quinta-feira, 15 de julho de 2010

Comissão aprova volta da exigência de diploma para jornalista

A comissão especial da Câmara dos Deputados que discute o restabelecimento da exigência de diploma para jornalistas aprovou na tarde desta quarta-feira o substitutivo do relator, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 386/09. As informações são da Agência Câmara.

Pelo substitutivo, a Constituição passaria a trazer de forma explícita que "a exigência de graduação em jornalismo e de registro do respectivo diploma nos órgãos competentes para o exercício da atividade profissional não constitui restrição às liberdades de pensamento e de informação jornalística".

Em junho de 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) retirou a obrigatoriedade do diploma, sob o argumento de que ele restringe a liberdade de expressão.

A PEC agora irá a plenário, onde terá de ser votada em dois turnos.

JB online

Um comentário:

  1. Nós jornalistas agradecemos a decisão. Principalmente para quem investiu na sua graduação de se tornar reconhecido pela profissão que escolheu. Ser Jornalista é ter responsabilidade com o que fala, escreve e pensa!!!!!!!!!! Pensando sempre na imparcialidade das informações divulgadas. Requisito que a gente não observa muito nos dias de hoje....

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.