segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PSDB nacional escolhe Cícero Lucena como pré-candidato para disputar prefeitura de JP



Com eventos que englobaram a realização de filiações e outras definições de políticas para 2012, os diretórios estaduais do PSDB consolidaram, nas últimas semanas, suas pré-candidaturas para as eleições municipais do próximo ano. Na Paraíba, o nome da Executiva Nacional para a disputa é do senador Cícero Lucena.

O PSDB terá candidato próprio em 20 capitais do país. O partido – que ainda definirá se fará o mesmo em Belém, Boa Vista, Macapá e Salvador – decidiu que em Belo Horizonte e Curitiba apoiará representantes de forças políticas com quem tem alianças.

Confira os candidatos em cada Capital brasileira:

Aracaju: João Alves

Belém: a definir

Belo Horizonte: apoiará Márcio Lacerda (PSB)

Boa Vista: indefinido

Campo Grande: Reinaldo Azambuja

Cuiabá: Guilherme Maluf

Curitiba: apoiará Luciano Ducci (PSB)

Florianópolis: João Batista Nunes

Fortaleza: Marcos Cals

Goiânia: Leonardo Vilela, João Campos ou Fábio de Sousa

João Pessoa: Cícero Lucena

Macapá: indefinido

Maceió: Rui Palmeira

Manaus: Arthur Virgílio ou Paulo De´Carli

Natal: Rogério Marinho

Palmas: Eduardo Gomes

Porto Alegre: Nelson Marchezan Jr.

Porto Velho: a definir candidato

Recife: Daniel Coelho

Rio Branco: Tião Bocalom

Rio de Janeiro: cotados: Otávio Leite ou Andrea Gouvêa Vieira

Salvador: pode lançar Antonio Imbassahy ou apoiar ACM Neto (DEM)

São Luís: João Castelo

São Paulo: cotados: Bruno Covas, José Aníbal, Andrea Mattarazzo, Ricardo Trípoli

Teresina: Firmino Filho

Vitória: Luiz Paulo Velloso Lucas ou César Colnag


Do Política PB com o PSDB
Portal Correio

Ricardo assina convênio que beneficiará crianças com problemas cardíacos

Ampliar e melhorar a realização de procedimentos clínicos e cirúrgicos voltados para a cardiologia congênita infantil, desenvolver pesquisas científicas e qualificar profissionais da rede de saúde cardiológica infantil.

Esse é o objetivo do convênio que será firmado nesta segunda-feira (17), às 10h, entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e a Associação Círculo do Coração de Pernambuco.

A solenidade acontece no Salão Nobre do Palácio da Redenção, com presenças do governador Ricardo Coutinho e do titular da Secretaria de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza.

No Estado, 12 maternidades e o Complexo de Pediatria Arlinda Marques serão favorecidos. As cidades que serão beneficiadas com o convênio são João Pessoa, Picuí, Monteiro, Esperança, Itaporanga, Guarabira, Campina Grande, Sousa, Patos e Cajazeiras. Segundo a diretora do Arlinda Marques, Ana Márcia, o hospital será referência na realização de cirurgias cardíacas infantil, para casos identificados nas maternidades de todo o Estado.

“Com o convênio, será possível identificar se uma criança tem problema cardíaco congênito ainda dentro da barriga da mãe, o que significa um grande avanço deste Governo”, destacou.

Segundo ela, haverá ainda o desenvolvimento de uma rede de telemedicina, que será utilizada para a qualificação profissional e consultoria online, que abrangerá a assistência em neonatologia e cardiologia infantil.

“Nas próximas 12 semanas, serão organizadas vídeo aulas, que acontecerão três vezes por semana, para a qualificação profissional e consultoria clínica”, disse.

Telemedicina – A telemedicina é a utilização da internet para a realização de consultoria à distância entre profissionais de saúde. Os profissionais, pela internet, poderão tirar dúvidas e trocar experiências, além de compartilhar exames e dados do paciente durante o intercâmbio.

Para o secretário Waldson Souza, após o período do convênio, que é de dois anos, os profissionais de saúde do Estado da Paraíba estarão qualificados para fazer a triagem, diagnóstico e realizar cirurgias em crianças que tenham doenças cardíacas congênitas complexas, assim como o diagnóstico de cardiopatias fetais.

“O Estado está investindo na tecnologia, na qualificação do profissional de saúde e na qualidade do atendimento as nossas crianças”, disse.

Ele destacou ainda que será feito um investimento de R$ 3.327.633,12 no projeto, durante este período de dois anos, além melhorias na infraestrutura do Hospital Arlinda Marques, por meio de reforma e ampliação, no intuito de obter o credenciamento dessa unidade hospitalar para alta complexidade em cirurgia cardíaca, neurocirurgia e ortopedia infantil.

Da Secom da PB
Portal Correio

PT e PMDB discutem união das oposições em Lagoa Seca

O PT e o PMDB deram início a um processo de discussão sobre a possibilidade de união das oposições, com vistas às eleições do próximo ano, em Lagoa Seca. A afirmação é do deputado estadual Frei Anastácio que participou, no final de semana, de uma das reuniões programas pelos dois partidos, no município.

“Nós demos início a um processo que visa a união das oposições, e já temos outras reuniões marcadas para discutir o assunto”, disse Frei Anastácio, que também esteve em Esperança durante plenária de apresentação de novos filiados.

Na reunião em Esperança, segundo o parlamentar, foram discutidas as com junturas estadual, nacional e do município. “O partido já tem vários pré-candidatos a vereador e tenho certeza que eles irão se eleger e realizar um grande trabalho, na cidade, a partir da experiência que adquiriram na atua gestão”, argumentou o deputado.

Violência

O parlamentar também recebeu varias denuncias de violência no compartimento da Borborema. “Em Lagoa Seca, por exemplo, os moradores estão enfrentando assaltos a mão armada e arrastões, em plena luz do dia. Isso sem falar nas mortes violentas”, disse o parlamentar acrescentando que está solicitando à Assembléia Legislativa a realização de uma sessão itinerante para discutir a segurança na região. “Nós recebemos relatos tristes de cidadãos e cidadãs, que não suportam mais tanta violência”, disse.

Frei Anastácio também esteve em Campina Grande, onde participou do Encontro Estadual a Juventude PT, que teve como principal discussão a participação da juventude na política.

Assessoria do deputado

Frei Anastácio diz que Governo da PB rasgou lei do subsídio do Fisco

Frei Anastácio registrou na Assembléia Legislativa a greve dos servidores do fisco e disse que o governo do estado está rasgando a lei do subsídio, além de outras irregularidades que estão sendo cometidas contra a categoria.

O deputado destaca que o governo age de forma autoritária e que a lei que estava sendo cumprida desde 2007 foi desprezada a partir janeiro deste ano. “O governador Ricardo Coutinho deixou de repassar o subsídio, alegando desequilíbrio nas contas. Já se passaram nove meses, o equilíbrio já foi declarado e até agora a categoria nem se quer foi recebida para negociar”, ressaltou Frei Anastácio.

O parlamentar lamenta que com a greve da categoria, o estado esteja perdendo milhões em arrecadação. “Por causa da arrogância e prepotência, do governador, cerca de R$ 3 milhões deixam de ser arrecadação diariamente. Todos procuram saber qual é a justificativa do governo Ricardo Coutinho para rasgar a lei, e não aplicar, inclusive os retroativos ao mês de janeiro,” indaga o petista.

De acordo com o deputado, tudo é feito sem diálogo, sem levar em consideração as categorias, desde os policiais, passando pelos professores e agora o fisco estadual. “Alguns servidores do estado dizem que estão saindo de casa para trabalhar apenas com o café da manhã e que passam o dia inteiro nas repartições porque não tem como pagar para comer na rua. Se eles forem pagar passagem para almoçar em casa, o salário não dar”,denuncia Frei Anastácio.

O petista ressalta que em relação ao fisco, o silêncio autoritário impera no governo atual e até agora, os profissionais não conseguiram sentar para, pelo menos, ouvir mais uma daquelas desculpas que estamos cansados de escutar. “Nem isso foi feito com essa categoria que tem um papel fundamental para o estado”, conclui o deputado.


Assessoria do deputado FA

IFPB é uma realidade em Guarabira.


Em solenidade histórica, marcada pela presença de vários segmentos da sociedade paraibana, a prefeita Fátima Paulino e o reitor João Batista (IFPB), com o desenlace da fita simbólica e o descerramento da placa comemorativa, inauguraram o Campus Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba do município de Guarabira.
O antigo Colégio Diocesano Paulo VI, alugado a Igreja Católica e logo após reformado pela administração municipal para funcionamento, de forma provisória, do Campus do IFPB de Guarabira doi o palco para o evento.

Além da prefeita Fátima Paulino e do reitor João Batista, participaram do ato inaugural os pró-reitores Paulo de Tarso e Jimmy Léllis. Os três foram agraciados com os títulos de cidadãos guarabirense pela Câmara de Vereadores, em sessão especial realizada do local da inauguração.

O interior do “Paulo VI” ficou literalmente tomado de populares, dentre os quais, autoridades políticas, religiosas, empresariais, professores de diversas instituições de ensino públicas e particulares, além da juventude e da classe estudantil oriundas de diversas cidades da região.

Após a solenidade, foi servido um coquetel com as autoridades presentes. Em seguida, a banda Forró da Burguesinha tocou para a juventude.

Além das autoridades já citadas, também prestigiaram a solenidade inaugurativa, os empresários João Rafael de Aguiar, Ivanildo Coutinho, Veronildo Coutinho, o juiz Antonio Cavalcante (Vara do Trabalho de Guarabira), a secretária de Educação, Micheline Paulino (representou os secretários do Governo Municipal), o pastor Fábio Lobo, os padres Cícero Roberto e Gaspar Rafael, o deputado Raniery Paulino (representando a Assembleia Legislativa da Paraíba), o vice-prefeito José Agostinho, o diretor geral do Campus do IFPB de Guarabira, professor Umberto Gomes Júnior, além dos vereadores Francisco Ednaldo (presidente da Câmara Municipal), Gerson Cândido, Beto Meireles, Murilo Nunes, José Tolentino de Alustau, Luis Martins de Lima, Jáder Filho, José Antonio de Lima e Otoniel Batista.

Primeiras turmas – As primeiras turmas do Curso Técnico de Informática já funcionam nesta terça-feira (11) nos turnos da tarde e da noite. O Campus Avançado do IFPB de Guarabira está com as inscrições abertas para novo processo seletivo até o dia 21 de outubro. Estão sendo oferecidas 30 vagas para o curso Integrado de Contabilidade e mais 60 de Técnico em Informática. O site do IFPB é www.ifpb.edu.br

A inauguração ocorreu no ultimo dia 10 de outubro de 2011.

Codecom-PMG

Servidores e Governo do Estado debatem na ALPB greve do Fisco Estadual

A falta de cumprimento por parte do Governo do Estado da Lei do Subsídio, que beneficia os servidores fiscais tributários da Paraíba, e que tem sido objeto da atual greve da categoria, será tema da sessão especial, de autoria do deputado Raniery Paulino (PMDB), realizada nesta segunda-feira (17) às 15h na Assembleia Legislativa da Paraíba.

O objetivo da propositura conforme destacou Raniery, é encontrar uma solução para as divergências existentes com relação ao pagamento dos subsídios do Fisco Estadual, previstos na lei n⁰ 8.438 /07 (Lei do Subsídio), e que desde janeiro deste ano não estão sendo pagos, como vinha ocorrendo nos governos anteriores, que cumpriram rigorosamente com o que determina o instrumento legal.

“Essa situação gera apreensão e preocupação dessa categoria tão importante e da população em geral. Queremos que seja aberto o canal de diálogo e feitos os encaminhamentos necessários para que as reivindicações sejam debatidas e por conseguinte restabelecida a normalidade dos serviços públicos”, enfatizou o parlamentar, que mesmo antes da greve ser deflagrada ocupou a tribuna da Casa de Epitácio Pessoa por diversas vezes para tratar da questão e pedir providências.

Além de mobilizados a categoria e representantes do Sindicato dos Servidores Fiscais Tributários do Estado da Paraíba (Sindifisco-PB), foram convidados a participar da sessão, o procurador Geral do Estado, Gilberto Carneiro, a secretária estadual de Administração, Livânia Farias, a secretária estadual de Finanças Aracilba Rocha, assim como o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, Luzemar Martins (que responde interinamente pela Secretaria de Estado da Receita) e o procurador geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

Bombeiros de Guarabira comemoram Dia das Crianças nas Creches


Na última sexta-feira (14/10) o 3º Batalhão de Bombeiros Militar, comemorou o Dia das Crianças em creches localizadas nas comunidades carentes da cidade de Guarabira. No período da manhã os bombeiros estiveram na Creche São Miguel, localizada na Fundação AMECC, que fica no Conjunto Nossa Senhora Aparecida e beneficiou 47 (quarenta e sete) crianças. No período da tarde a Fundação CUCA, localizada no bairro do Mutirão, recebeu a mesma visita e 80 (oitenta) crianças foram beneficiadas.

Durante as comemorações foram realizadas diversas atividades como brincadeiras (pula-pula, falsa baiana, tirolesa), distribuição de algodão doce, pipoca, bolo, refrigerante e entrega de brinquedos arrecadados a partir de doações voluntárias dos bombeiros do 3º BBM.

A comandante dos Bombeiros em Guarabira, a Major Jousilene de Sales Tavares, relata a importância do constante desenvolvimento de Ações Sociais que envolvam os diversos segmentos e visem interagir a comunidade com o Corpo de Bombeiros, estreitando cada vez mais os laços de cooperação.

Assessoria do 3ºBBM

Vara Federal do município de Guarabira será inaugurada no próximo dia 21


Mais um sonho será realizado em Guarabira, fruto da parceria da Prefeitura com o Governo Federal. É a instalação da Vara Federal no município, que acontece no próximo dia 21 de outubro.

A 12ª Vara Federal da Paraíba será instalada no prédio do antigo INSS, que foi cedido pelo Governo Federal a Prefeitura de Guarabira, mas após encontro com o desembargador Rogério Fialho a prefeita Fátima Paulino decidiu ceder para a Justiça Federal, beneficiando a região do Brejo e outras cidades de abrangência da referida Comarca.

O prédio está recebendo serviços de melhorias em sua infra-estrutura, bem como na parte elétrica e hidráulica, que vem sendo realizados pela Prefeitura de Guarabira com recursos próprios, para a Vara Federal funcionar com toda comodidade.

As pessoas que tinham processos de âmbito federal não mais precisarão se deslocar para os grandes centros, pois em Guarabira contarão com os serviços da 12ª Vara.

Codecom-PMG