segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A escritora Maria Valéria Rezende palestra e lança livro em Guarabira

No próximo dia 17, às 14 horas a escritora Maria Valéria Rezende fará uma palestra e lançamento de um livro na Universidade Estadual de Guarabira- Campus III, Guarabira, num evento promovido pelo CA de Letras.

Maria Valéria Rezende é escritora e uma das fundadoras do SEDUP - Serviço de Educação Popular, uma organização não governamental que este ano completa 30 anos de atuação na região do brejo paraibano. Valéria nasceu em Santos, São Paulo, onde viveu até aos 18 anos. Em 1965 entrou para a Congregação de Nossa Senhora – Cónegas de Santo Agostinho. Dedicou-se sempre à Educação Popular, primeiro em São Paulo, e a partir de 1972 no Nordeste, vivendo em Pernambuco e na Paraíba, no meio rural, até se fixar em João Pessoa, onde vive atualmente. Em 2001 publicou o livro de contos, Vasto Mundo, e em 2005 O Vôo da Guará Vermelha (veja resenha abaixo), o seu primeiro romance. Revolucionária, educadora e escritora polémica, Maria Valéria Rezende deixou o convento e transformou a vida religiosa numa aventura radical.

Respeitada e admirada pela suas qualidades como educadora popular, militante dos Direitos Humanos e escritora, Valéria sempre recebe com interesse os convites recebidos da cidade de Guarabira, onde está situado o SEDUP, uma das organizações das quais se orgulha ter ajudado a erguer e manter.

Sedup

Secretaria de Saúde realiza no dia 13 o Dia “D” da vacinação contra pólio e sarampo nos PSF´s de Guarabira


A segunda etapa da campanha de vacinação contra Paralisia Infantil acontece a partir do dia 13, e a Secretaria Municipal de Saúde de Guarabira já está preparando a mobilização no município.

No próximo dia 13 os pais e/ou responsáveis devem levar as crianças de 0 a 5 anos ao Posto de Saúde do seu bairro, para que recebam a segunda dose contra a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Ednamar Andrade, as crianças guarabirenses de 01 a 06 anos irão receber a dose da vacina contra o sarampo, por isso os pais devem estar atentos à chamada da Secretaria de Saúde, imunizando seus filhos na data certa.

“A Secretaria de Saúde estará divulgando a vacinação durante a próxima semana em diversos veículos de comunicação, para que as crianças recebam as doses das duas vacinas, ficando imunizadas contra a pólio e o sarampo”, disse a coordenadora.

As equipes das unidades de Saúde do município já estão recebendo orientações, bem como os agentes comunitários visitarão as residências informando sobre a campanha de vacinação contra a Paralisia Infantil e o Sarampo.

Codecom-PMG