quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Festa da Luz de 2011 Imperdível

Público se despede da Festa da Luz curtindo Prakathan, Desejo de Menina, Niedson Lua e Forró Pegado

Na última noite da Festa da Luz um grande público se fez presente para curtir o grupo de pagode guarabirense, Pakatchan, a banda Desejo de Menina, Niedson Lua e Forró Pegado, que tocaram até as 04:30h da manhã da quinta-feira (03).




As Bandas Garota Safada e Encantu's levaram uma multudão ao delírio no dia 01 de fevereiro no Palco Luz em Guarabira


Aviõs do forró é consagrada mais uma vez pelo público da Festa da Luz em 2011. Palco da Luz brilha com a presença da Banda que arrastou uma multidão de vários lugares da Paraíba



Limão com Mel: Mais de 20 mil pessoas estiveram presentes prestigiando os 20 anos da Banda




Genival Santos encantou a multidão no Palco do Brega no dia 30 cantando melodias como "Se errar outra vez" e "Eu te peguei no Flagra"


Mais de 60 mil pessoas prestigiaram os shows de Leonardo e Celione David - forró da Galega, no dia 29



Pavilhão Central dia 28-01 - Animação da Orquestra Super Ohara



Festa Da Luz 2011
20

Fotos da Codecom-PMG

Coordenadoria de Saúde Mental realiza campanha contra álcool e droga na Festa da Luz


Dando continuidade a campanha “Todos contra o crakc, inclusive eu!”, lançada pela prefeita Fátima Paulino o ano passado, a Secretaria de Saúde do município e a Coordenadoria Municipal de Saúde Mental realiza, durante a Festa da Luz 2011, o movimento de conscientização para que a população não use drogas, lembrando ainda que os maiores índices de violência no trânsito são em virtude do uso de bebida alcoólica.

A campanha é coordenada pela psicóloga Penha Pontes, coordenadora de Saúde Mental de Guarabira. Ela afirma que panfletos estão sendo distribuídos com os participantes da festa com o apelo: “Álcool não combina com direção. Se beber não dirija!”

Penha afirma que a distribuição dos panfletos está sendo feita em toda a área da Festa da Luz. A campanha alerta a juventude para que não use drogas, nem beba dirigindo ou dirija bebendo. “Se vier para o evento, pegue um táxi, mototáxi, venha até de bicicleta, pois é mais seguro”, apela Penha Pontes.

Ela revelou ainda que a campanha tem todo apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da própria prefeita Fátima Paulino

Codecom-PMG

Frei Anastácio comemora possena Assembléia com coco de roda e ciranda

O deputado estadual Frei Anastácio (PT) irá comemorar a posse na Assembléia Legislativa, nesta terça-feira (01/2), com a “feijoada da vitória”, no Clube dos Veteranos, na Praça 11, bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, partir das 11h, com forró pé de serra, coco de roda e muita ciranda.
A “feijoada da vitória” terá a participação de pessoas do campo e da cidade, além de representantes dos movimentos sociais, entidades sindicais dirigentes do PT estadual e de vários municípios que ajudaram Frei Anastácio a retornar à Assembléia Legislativa, em seu terceiro mandato. As apresentações culturais serão feitas por grupos de trabalhadores assentados da reforma agrária, e o forró será comandado pelo grupo pessoense Três do Norte.
Segundo o petista, o retorno ao poder legislativo significa reabrir os espaços da Assembléia para os movimentos sociais e para trabalhadores do campo e da cidade reivindicar seus direitos. “Assim como foi nos outros dois mandatos, será nesse que começa agora. Nossa presença na Assembléia Legislativa é para defender os interesses do povo paraibano e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, dar vez e voz aos desvalidos, cansados e oprimidos que vivem às margens da sociedade”, disse Frei Anastácio.

Bandeiras de lutaFrei Anastácio disse ainda que o mandato atuará na defesa dos professores do estado, movimentos de mulheres e idosos,crianças e adolescentes, comerciários, polícias, atingidos por barragens, famílias sem teto, além da defesa do meio ambiente e dos animais. O parlamentar também destacou que sua base de atuação continua sendo os movimentos sociais ligados ao campo, com a luta na terra e pela terra, na defesa do fortalecimento da agricultura familiar e por uma reforma agrária justa.


Fonte:Assessoria de Imprensa

IAPM de Guarabira inicia recadastramento dos aposentados e pensionistas do município

O Instituto de Assistência e Previdência Municipal (IAPM) de Guarabira está a partir desta terça-feira (1º) realizando o recadastramento dos aposentados e pensionistas do município, convidando os mesmos a comparecerem a sede do órgão.

De acordo com o presidente do IAPM, João de Farias Filho, o recadastramento dos dados funcionais e pessoais dos aposentados e pensionistas acontecerá até o dia 1º de abril.

O IAPM fica localizado na rua Sabiniano Maia, 903, bairro Novo, e funciona no horário das 07:30h as 11:30h e das 13:30h as 17:30h de segunda a sexta-feira.

Para o recadastramento o segurado inativo ou pensionista da Prefeitura de Guarabira deverá levar: Carteira de Identidade e CPF; Portaria de aposentadoria ou pensão se for o caso; comprovante de endereço atual; cartão da conta bancária e no caso de inativos apresentar os documentos dos dependentes.

Segundo Juka como é mais conhecido o presidente do IAPM, a não efetivação do recadastramento dentro das normas estabelecidas e no prazo de 60 dias, implicará na suspensão do pagamento do benefício, até que seja regularizada a situação pelo segurado.

Codecom-PMG

Jornal A União de Cara Nova Volta as Bancas

O terceiro Jornal mais antigo em circulação no Brasil,A UNIÃO, com 118 anos de existência voltou a circular nesta terça-feira(2) com uma nova roupagem. Com tamanho stand, informações variadas, mas primando sempre pelo seu contexto cultural.
Observamos que aquela "cara" de "Jornal do governo", onde informações constantes e em sua maioria eram dada ênfase foi deixada de lado pela nova diretoria e editoria do Jornal.
Muito boa a diagramação, mas acredito que ainda precisa ser interiorizado, ou seja noticias de todo Estado, tendo como fontes as Sucrusais regionais de A União, existentes na Paraíba, para que assim, ele possa se tornar um jornal competitivo e mais informativo, de intresse mais amplo e popular em nível estadual.
Para isso, a superintendência do Jornal deverá investir em mão de obra especializada, no que tange o jornalismo nas sucursais para uma melhor performance desse matutino.
No mais estão todos de parabéns pela nova "cara" de A União".

Agneide Menezes

Leia Mais:Jornal A União comemora 118 anos com novo projeto gráfico e editorial

O jornal A União completa, nesta quarta-feira (2), 118 anos de existência. A data será comemorada com o retorno do jornal às bancas totalmente reformulado, com novo projeto gráfico e editorial. A edição comemorativa vai presentear os leitores com um caderno especial, que faz o resgate de fatos que o jornal cobriu, bem como traz depoimentos de pessoas que passaram e que continuam n’A União.

A diretora técnica e editora geral de A União, jornalista Beth Torres, revelou que o jornal volta a circular de “cara nova”, com formato standard e um projeto gráfico com mais recursos, que vão tornar a leitura mais agradável e atrativa.

Ela adiantou que o novo jornal terá um diferencial: os cinco cadernos – compostos por quatro páginas, cada – serão identificados por cores. E ainda haverá o retorno do caderno de política, que também contará com um colunista e notícias nacionais. O esporte terá um caderno inteiro, com espaço para o esporte amador, assim como terá um caderno dedicado inteiramente à cultura.

A jornalista Beth Torres declarou que a meta do novo A União é trazer em suas páginas informação de interesse da população, nas diversas áreas – economia, cotidiano, política, cultura e esporte – para que as pessoas possam ter o jornal como uma verdadeira fonte de serviços. Para isso, serão divulgadas diariamente a tábua de marés, previsão do tempo, delegacias de plantão, cotação do dólar, etc, além de matérias de prestação de serviço.

Aos domingos, o jornal vai circular com o caderno Mercado de Trabalho, que vai informar sobre concursos abertos, vagas de empregos, dicas para o trabalhador, entre outros serviços; e o caderno Atual, que terá matérias sobre moda, estilo, decoração, comportamento, etc.

História – Fundado em 2 de fevereiro de 1893, no Governo de Álvaro Lopes Machado, A União é o terceiro jornal mais antigo em circulação no Brasil.

A União é um referencial histórico e ao longo desses anos se tornou conhecido como escola do jornalismo paraibano. No passado, escreveram em suas páginas nomes como Augusto dos Anjos, Orris Soares, Gama e Melo, José Lins do Rego e José Américo. Inúmeros jornalistas que passaram por sua redação ocuparam ou ocupam redações de outros jornais da Paraíba e do Brasil.

Fonte: Site do Governo do Estado

Reeleito, Ricardo Marcelo convoca Colegiado de Líderes



Reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Estado, quando comandará a Mesa Diretora no biênio 2011/2013, o deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB), anunciou em seu discurso de posse, nesta terça-feira (01.02), a convocação do Colegiado de Líderes para a próxima terça (09). Ricardo Marcelo obteve 34 votos e houve apenas duas abstenções.

Ao assumir o primeiro biênio da atual legislatura, Marcelo já adiantou que vai propor a redução do número de honrarias e a definição de critérios mais rigorosos para concessões de medalhas.

Ricardo Marcelo prometeu que a Mesa oferecerá cursos de qualificação e treinamento para os servidores efetivos e que vai trabalhar para a realização de concurso público, especialmente para preencher as lacunas nas áreas de técnica legislativa e na Procuradoria Jurídica. “Essa otimização na prestação da assessoria está diretamente ligada ao processo parlamentar”, disse.

Para Ricardo Marcelo, a nova gestão da Assembleia Legislativa, juntamente com todos os deputados, “será desafiada a cada momento pela eficiência e a produtividade do trabalho parlamentar”. Ele defendeu a unidade da classe política paraibana em favor da aceleração do desenvolvimento do Estado. O deputado estadual ficou na presidência da Assembleia do final de maio do ano passado até esta terça-feira, 31 de janeiro de 2011. Ele frisou que, em menos de um ano à frente da Mesa, buscou o fim dos conflitos internos e “inaugurou um novo tempo de relacionamento entre os Poderes”. Ele destacou que a Assembleia tem que ser um só Poder. “Não podemos perder tempo em divergências fúteis, paroquiais e improdutivas, que levam do nada ao lugar nenhum”, afirmou. Ricardo Marcelo enfatizou que, a partir de agora, é presidente de todos os 36 deputados estaduais. “Todos os senhores e senhoras deputados e deputadas, em alguma medida, concorrem a partir de agora para garantir aos cidadãos paraibanos uma participação mais direta no processo legislativo”, afirmou.

O presidente destacou pontos de sua ex-gestão falando do processo de acessibilidade assegurado aos portadores de necessidades especiais, com a construção de rampas na sede do Poder Legislativo; das melhorias na Escola do Legislativo, que já dispõe de obras em Braille e oferecerá cursos de idiomas estrangeiros; e dos investimentos feitos na compra de equipamentos digitais da TV Assembleia.

Em seu discurso, outro ponto destacado pelo presidente foi o do processo de transparência. Segundo ele, a digitalização de todos os processos administrativos, que já foi iniciada no ano passado, acabará com o uso do papel e permitirá a publicação de todos os atos na internet. “Estou ciente de que a transparência é a meta a ser perseguida. É a exigência imediata da sociedade, assim como é a cobrança pela harmonia, dentro e fora da Assembleia”, observou.

Comentário do Blog: Demonstração de liderança tem dado o deputado Ricardo Marcelo aos paraibanos e especialmente ao povo de Belém, cidade natal do parlamentar, que fica a 115km da capital, em direção ao brejo paraibano. Guarabira que tem uma maior densidade eleitoral, sempre elegeu deputados estaduais, e seus parlamentares nunca oculparam um cargo tão importante em nível estadual no que tange a Asssembléia Legislativa do Estado. Ricardo é um homem de força... Agneide Menezes

24hpb

Wilson Santiago e Cícero Lucena são eleitos para Mesa do Senado



O Plenário acaba de aprovar os nomes dos membros titulares da Mesa do Senado para o biênio 2011-2012. A composição proposta por consenso dos líderes teve 71 votos a favor, 4 contra e uma abstenção. Entre os seis senadores na mesa, há dois paraibanos: Wilson Santiago (PMDB) foi eleito 2º vice-presidente e Cícero Lucena (PSDB) para a 1ª Secretaria. A escolha dos quatro suplentes da Mesa deverá ocorrer às 13h desta quarta-feira (2).

Mesa do Senado para o biênio 2011-2012:

1ª Vice-Presidência - Marta Suplicy (PT-SP)
2ª Vice-Presidência - Wilson Santiago (PMDB-PB)
1ª Secretaria - Cícero Luceno (PSDB-PB)
2ª Secretaria - João Ribeiro (PR-TO)
3ª Secretaria - João Vicente Claudino (PTB-PI)
4ª Secretaria - Ciro Nogueira (PP-PI)

O critério geral adotado para a distribuição das vagas é a proporcionalidade partidária, como destacado pelo líder do PT, senador Humberto Costa (PT-PE). No entanto, os dois maiores partidos da base cederam posições para atender aos aliados. O PMDB, que teria direito a exercer a titularidade de três cargos e ainda ficar com uma suplência, cedeu uma vaga titular para o PP. O PT, a quem caberia duas titularidades, cedeu um dos postos ao PR.

Wilson Santiago tem seu cargo no Senado questionado na Justiça, onde o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) ainda tenta reverter uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral que o enquadrou na Lei da Ficha Limpa e o impediu de tomar posse, mesmo tendo sido o candidato da Paraíba ao Senado mais votado. Cícero também teve sua vida na justiça levantada nos últimos dias pela imprensa nacional. O destaque foi o processo por improbidade administrativa e desvio de verbas na época em que era prefeito de João Pessoa.

Maurício Melo
Com Agência Senado
Paraiba1

PT e PMDB assumem as presidências da Câmara e do Senado

O novo Congresso tomou posse. PT e PMDB ficaram com as presidências da Câmara e do Senado, com o deputado Marco Maia e o senador José Sarney. São estilos bem diferentes. Ambos têm muito desafio pela frente.

O primeiro deles deve ser mesmo a votação do novo salário mínimo, votação que teoricamente não deveria ser nenhum problema para a presidente Dilma Rousseff. Afinal, no novo Congresso, os partidos que apoiam o governo são maioria. Mas deputados e senadores insatisfeitos podem mudar esse cenário. Ainda tem muita nomeação e muito cargo para ser ocupado. As indicações podem desagradar a alguns.

São caras novas e entusiasmo. “Estou chegando com muito ânimo, muita alegria e muita disposição para servir ao país. Quero continuar atuando nas áreas em que atuei ao longo dos anos, na defesa por direitos humanos e na luta por segurança pública”, declarou o deputado Alessandro Molon (PT-RJ).

“Pretendo acompanhar muito de perto as alterações que vão se promover na Justiça do país: Código de Processo Civil, Código de Defesa do Consumidor e a legislação penal”, disse o deputado Sérgio Zveiter (PDT-RJ).

Isso é que é disposição. Estreia na política, aos 87 anos, o senador Garibaldi Alves é o mais velho do Congresso. “Isso não me assusta. Eu vou procurar ser destemido e valente”, garante o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN).

O deputado mais votado do país, o palhaço Tiririca, falou sério: “Espero retribuir esses votos, a votação toda que eu tive com trabalho, se Deus quiser.”

Veterano, com 35 anos de mandato, José Sarney foi eleito presidente do Senado pela quarta vez – e última, disse ele. “É meu último mandato, não concorrerei mais a nenhuma eleição e, portanto, eu espero fazer neste mandato o melhor mandato que já fiz dentro do Senado Federal”, afirmou Sarney.

Na Câmara, quatro candidatos disputaram a presidência: Marco Maia, do PT; Sandro Mabel, do PR, Jair Bolsonaro, do PP; e Chico Alencar, do PSOL. A primeira deputada federal tetraplégica do país, Mara Gabrilli (PSDB-SP) usou um sistema especial para votar com os olhos. Ao fixar o olhar na direção de um dos candidatos, o sistema automaticamente marca em cima da imagem e registra o voto. “Foi muito mais difícil escolher em quem votar”, brincou a deputada.

Às 23h saiu o resultado. O deputado Marco Maia, do PT, vai ser o Presidente da Câmara nos próximos dois anos. Ele agradeceu os votos que ganhou brincando. “Eu disse que nós íamos fazer uma gestão tão boa nesses próximos dois anos na Câmara que os deputados iam pedir para nós ficarmos mais dois anos aqui”, declarou.

O novo Congresso ficou assim: tanto na Câmara como no Senado, o governo tem maioria folgada. Os partidos de oposição encolheram.

“Quantitativamente nós estamos um pouquinho menores. Agora, qualitativamente nós temos todas as condições de fazer um grande trabalho de oposição no Congresso”, contou ACM Neto (DEM-BA), líder do Democratas.

Na Câmara, os governistas somam 388 parlamentares. A oposição tem menos que a metade: 125 deputados. A oposição também perdeu espaço no Senado. São apenas 19 dos 81 votos.

Ficou mais tranquilo para o governo, mas é bom lembrar que alguns líderes de peso, que já foram governadores ou até presidentes da República, têm mais autonomia e podem surpreender em algumas votações.

“Existem algumas questões, como as reformas política e tributária e o próprio pacto federativo, que ultrapassam governos e devem encontrar a nossa disposição firme de votá-las”, comentou o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

O Senado tem agora três ex-presidentes da República: Itamar Franco, Fernando Collor e José Sarney.

Do Bom Dia Brasil

RC sanciona passe livre a portadores de câncer

O governador Ricardo Coutinho (PSB) declarou que irá sancionar no Diário Oficial da sexta-feira (4) a lei que garante a gratuidade dos pacientes de câncer nos transportes intermunicipais. A lei de autoria do ex- deputado estadual Quinto de Santa Rita (PMDB) foi aprovada na legislatura passada, mas não havia sido sancionada pelo Executivo.

Durante entrevista a uma emissora de TV na noite de terça-feira (1º), o governador declarou que a lei irá beneficiar milhares de pessoas que são portadoras da doença e que precisam se deslocar de ônibus do interior para a Capital ou Campina Grande para se tratar.

“O passe livre é importante e vai beneficiar milhares de paraibanos que necessitam se deslocar das suas cidades em busca de um melhor atendimento e nem sempre dispõe de condições sociais para arcar esse custo”, ressaltou Ricardo Coutinho.

Ao longo de duas horas de entrevista, o governador fez um balanço do primeiro mês de governo destacando que mesmo diante das dificuldades fiscais e financeiras está no caminho correto para poder investir com força e sustentabilidade.

O governador também reafirmou o compromisso de continuar as obras do Centro de Convenções tomando medidas com a Medida Provisória publicada no dia 31 de janeiro, remanejando de R$ 7,8 milhões destinado a reforma da barragem de Camará e a busca para incluir a obra na segunda etapa do empréstimo do BNDES.


Comentário do Blog: Essa decisão sem dúvida é por demais importante e com certeza vai beneficiar muita gente que precisa se deslocar do interior para a capital em busca do tratamento, e para tal vivem a mercê de liberação de transporte publico, que chega a capital sem ter hora para voltar, devido ao número de pacientes que traz para atendimentos em diversas especialidades ambulatoriais, sem falar ainda no poder aquisitivo da maioria que é de pessoas de classe com renda inferior ou igual a um salário-mínimo. Eu tiro o chapéu para a decisão do governo do estado.Agneide Menezes

Portal Corrreio
Adriana Bezerra

Ricardo avisa: duodécimos do TC, TJ, AL e MP vão continuar reduzidos

O governador Ricardo Coutinho avisou que a redução nos valores do duodécimo repassado aos poderes vai continuar este mês. A redução de 3,5%, já aplicada em janeiro, será mais uma vez solicitada na reunião Interpoderes programada para os próximos dias.
“A comissão Interpoderes contribuiu no primeiro mês e tenho certeza que vai continuar contribuindo”, declarou o governador em entrevista concedida a TV Máster.
Coutinho disse que o Executivo “vai sofrer mais” e solicitará dos demais poderes que dêem sua contribuição.

“Em janeiro foi uma redução de 3,5% em relação a dezembro. Espero que continuemos conversando e eu acho muito produtivo e bom para o Estado se esse encontro puder acontecer uma vez por mês", resumiu.

Coutinho destacou que continuará tratando com transparência a redução do duodécimo.

"Na primeira reunião da Comissão Interpoderes mostramos que nos últimos anos houve um crescimento maior dos duodécimos dos demais poderes do que a própria receita do Executivo", acrescentou o governador.

“Essa crise vivenciada não pertence apenas ao Executivo, mas ao Estado que é composto pelo Legislativo, Judiciário e Executivo. Por isso, vamos pedir aos representantes dos demais poderes para que a redução do duodécimo possa avançar um pouco mais", reforçou.

"Acredito que será possível esse esforço que é menor do que os ajustes do governo com corte de 30% do custeio e ocupação de apenas 40% dos cargos comissionados” completou.

Restabelecimento do teto
Alguns poderes já se manifestaram ao longo da semana, antecipando que vão pedir o restabelecimento do teto ou pelo menos a fixação de percentual.

Um deles foi o Tribunal de Contas, por meio de seu presidente, conselheiro Fernando Catão, para quem é muito complexo administrar um poder sem informações antecipadas a respeito das receitas.



Adriana Bezerra
Portal Correio