terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Maranhão: substituir Agra por Estelizabel é 'trocar seis por meia dúzia'


O ex-governador do Estado da Paraíba, José Maranhão (PMDB), esteve na tarde desta segunda-feira (20) na cidade de Sousa, no Sertão paraibano para participar do sepultamento da Senhora, Alenice, Mãe do Deputado Estadual, André Gadelha. E previu dois pesos pesados fazendo oposição ao governo em João Pessoa, ele e Cícero Lucena.

“Nós temos conversado permanentemente com Cícero Lucena, de quem somos amigos pessoais, de quem recebemos apoio, ainda que discreta na última eleição. Mas, Cícero, o que tudo indica é candidato também. Isso não é óbice, antes pelo contrário, são dois pesos pesados pela oposição ao governo que está ai”, frisou Maranhão.

Durante a entrevista Maranhão afirmou que não tem como retroceder visto que a pesquisa é oficial e foi decisão do público. Ele afirmou que é o único pré-candidato pmedebista e que vai fazer uma campanha bonita.
“Agora não tenho mais como retroceder: Sou pré-candidato a Prefeito de João Pessoa, e tenho certeza que poderemos fazer uma campanha bonita, e uma campanha que chegará com resposta de soluções para os problemas que afligem a cidade”, pontuou o pré-candidato.

Com relação sobre a disputa de dois correligionários dentro do esquema governista. Ele afirmou que Agra ‘trocou seis por meia dúzia’.

“Agra já renunciou a candidatura por pressão do próprio governador que acostumou a resolver as coisas de forma ditatorial, e centralizada. Agora foi uma escolha infeliz. Há um provérbio popular que diz: ‘trocou seis por meia dúzia’. Eu acho que não foi seis por meia dúzia, foi por muito menos. Não estou querendo fazer intrigas, absolutamente, pra mim é indiferente. Tanto faria ser, Luciano Agra, como Estelizabel”, criticou.

Tirando Agra do circuito, o PSB perdeu um ano neste processo eleitoral.

“Era um político sem nenhuma história, sem nenhuma tradição, sem nenhuma experiência, mas estava na exposição do cargo de prefeito, há mais de um ano. Evidentemente estava presente nos noticiários de todos os dias, de todas as horas. Estava muito mais conhecido do que Estelisabel que surgiu agora. Eu acho que eles perderam um ano neste processo”, finalizou.

O governador foi ao velório se solidarizar com o líder do seu partido na Assembleia Legislativa da Paraíba, André Gadelha.

“Estamos aqui na condição de amigo pessoal de André e de toda a sua família, de líder do partido (PMDB), companheiro, e não de uma admiração política, mas uma admiração profunda, pessoal pelos seus atributos, qualidades. Sabemos que a Família está sofrendo muito. O mínimo que poderíamos fazer é está aqui presente para em meu nome pessoal, do nosso partido trazer a solidariedade a André Gadelha”, disse Maranhão


Folha do Sertão e Portal Correio

Prefeitura faz parceria para construção de casas na zona rural de Guarabira


A Prefeitura de Guarabira vai participar de parceria para a construção de 50 unidades habitacionais na zona rural do município. As casas serão construídas pelo Governo Federal, com recursos do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal.

A participação do Governo Municipal se dá pela certificação de que as moradias serão construídas em território guarabirense. Os agentes financiadores exigem que a Prefeitura de Guarabira acompanhe a construção das casas, destinadas aos agricultores inclusos no programa de agricultura familiar.

A prefeita Fátima Paulino participou de solenidade na Secretaria de Agricultura do município onde, ao lado do presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais do Carrasco e Sítios Vizinhos, José Gomes da Silva Terceiro (Neno do Carrasco), rubricou a ordem de serviço para a construção das moradias.

Durante a solenidade, a prefeita Fátima ressaltou o apoio da administração municipal em diminuir o índice habitacional no município de Guarabira. A gestora lembrou do programa “Nossa Casa” da Prefeitura de Guarabira que já construiu mais de quatrocentas moradias na cidade.

O ato solene teve a participação de secretários, auxiliares da administração municipal, do vereador Gerso do Gesso e a cobertura das rádios Guarabira FM, Rural e Cultura AM, dos sites Nordeste1 e Brejo.Com.

Codecom - PMG

Guarabira poderá ganhar tradição com pré- carnaval





Blocos animam a quinta-feira de fogo em Guarabira e o Guty Guty arrasta multidão
Mesmo tendo a quinta-feira (16) sido em Guarabira com muita chuva, os blocos carnavalescos saíram pelas principais ruas levando muito frevo e animação, o CAPS Folia,o Guty Guty, entre outros que representavam algumas escolas da rede particular de ensino, além de outros blocos populares.

Mesmo com a forte chuva caída à noite o bloco do empresário Mallaguty, o Guty Guty, levou uma grande multidão ao centro da cidade, para dançar ao som de Forró da Xêta Elétrica, acompanhando o trio até a Praça do Novo Milênio, onde o Forró do Malla assumiu o comando da festa, que prosseguiu pela madrugada.
Para a prefeita, o apoio aos blocos carnavalescos é muito importante no resgate da nossa cultura, mantendo viva a folia de momo em Guarabira, com a população podendo brincar antes e durante o carnaval.

Codecom-PMG

Ordem de Serviço das reformas do Mercado Público e de 04 PSF`s é assinada pela prefeita Fátima Paulino


Aconteceu na Secretaria de Agricultura a solenidade de assinatura de ordens de serviços pela prefeita Fátima Paulino, que irão beneficiar o Mercado Público e mais 04 Postos de Saúde.

A solenidade contou com a presença de diversos comerciantes do Mercado, bem como secretários municipais e auxiliares da administra, que foram acompanhar mais uma ação da prefeita Fátima Paulino para o desenvolvimento de Guarabira, beneficiando toda população.

Para o comerciante, Francisco de Assis Corcino, que há 56 anos trabalho no Mercado Público, a reforma dos boxes do galpão de carnes vem trazer melhorias tanto para os marchantes como as pessoas que compram no local.

Com a reforma os boxes serão padronizados, com bancada de trabalho em cerâmica, pontos elétricos e hidráulicos e pia com lavatório em granito, favorecendo o serviço dos comerciantes, dando mais condições de higiene.

Na oportunidade a prefeita Fátima Paulino assinou também a homologação da Merenda Escolar, que beneficiará os alunos das creches e escolas municipais.

Ficha limpa: quem está e quem não está inelegível

A partir de casos concretos envolvendo políticos, entenda os principais pontos da lei e veja casos de quem, segundo ela, deverá ser e de quem não deverá ser barrado nas eleições.
Na Paraíba, a lista dos ineligíveis consta o nome de:
Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)
Dono da maior votação ao Senado pela Paraíba, o tucano teve o registro de candidatura indeferido por conta de uma condenação sofrida no TSE por abuso de poder econômico e político. A denúncia feita pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) apontou, na época, que Cunha Lima teria distribuído cheques para cidadãos de seu estado, por meio de um programa assistencial mantido pela Fundação Ação Comunitária (FAC), instituição ligada ao governo do estado.
No julgamento realizado na época, os advogados do tucano argumentaram que ele não poderia ser cassado por causa do programa social. Ele foi enquadrado na alínea D da lei, que prevê oito anos de inelegibilidade para quem for condenado pela Justiça Eleitoral em processos de abuso de poder. De acordo com a ficha limpa, ele está inelegível até 2014. Cunha Lima, no entanto, permanece no Senado, já que as regras de inelegibilidade não valeram para a eleição passada.
O primeiro barrado pela ficha limpa no Senado

Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) foi considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no último dia (16), mas as dúvidas sobre as novas regras de inelegibilidade não acabaram. Uma mostra de que a ficha limpa provoca diferentes entendimentos é o placar final na mais alta corte do país. Sete dos 11 ministros votaram pela validade da regra, aprovada e sancionada em 2010. Quatro foram contrários a ela.

Com a decisão do STF, a Lei da Ficha Limpa tem suas duas principais novidades validadas para as próximas eleições. A primeira é a possibilidade de candidatos com condenações por órgãos colegiados terem os registros indeferidos pela Justiça Eleitoral. Antes, somente com uma decisão final sem mais possibilidades de recurso – trânsito em julgado – era possível barrar a candidatura de alguém com problemas judiciais.

A outra novidade trazida pela ficha limpa e ratificada pelos ministros foi a possibilidade de a lei valer para condenações e renúncias ocorridas antes de 10 de junho de 2010. Esta foi a data da sanção das novas regras de inelegibilidade pelo então presidente Lula.

Outra definição é referente à alínea E. Ela prevê que aqueles condenados por diversos crimes, como contra o patrimônio público, de abuso de autoridade e de
lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, por exemplo, ficarão inelegíveis por oito anos após o cumprimento da pena. Entre os ministros houve a discussão de quando começaria a sanção: ficou definido que a conta parte da decisão final, sem mais possibilidade de recursos.

Mesmo com o Supremo ratificando a constitucionalidade e aplicação da Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2012 e para as próximas, eventuais correções podem ser feitas tanto pela mais alta corte do país quanto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir de casos concretos. Os pilares da lei, no entanto – inelegibilidade por órgão colegiado e atos ocorridos antes da lei – vão continuar valendo.

Na cabeça dos eleitores, porém, dúvidas podem aparecer. Por conta disso, o Congresso em Foco selecionou exemplos de políticos que passaram por problemas recentes na Justiça. No caso de alguns, a inelegibilidade vai existir para as próximas eleições. Para outros, a possibilidade de serem barrados já passou, e eles estão livres para disputar as eleições. É preciso lembrar, porém, que a candidatura de alguns desses políticos não está barrada automaticamente. Qualquer um dos políticos alcançados pela lei pode, em tese, apresentar sua candidatura. Caberá à Justiça Eleitoral, com base na lei que o STF considerou agora constitucional, impugnar a candidatura.

Congresso em Foco
por Mario Coelho