quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Estado convoca 1.774 candidatos para a 3ª etapa do concurso da PM e Corpo de Bombeiros



Foto: Wagner Varela/PM
Mais de 58 mil pessoas se inscreveram no certame
Os 1.774 candidatos aprovados no concurso público para soldado da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros estão sendo convocados para realizar os exames de saúde. A avaliação será feita entre os dias 3 e 14 de novembro. A listagem dos candidatos, assim como o dia e local de apresentação, estão disponíveis no site www.pm.pb.gov.br.
Esta é a terceira etapa do concurso e, conforme o edital, tem cárater eliminatório. Estão aptos a participar os candidatos que foram aprovados no exame psicotécnico, realizado em setembro.
Conforme a assessoria da PM, os candidatos foram divididos em grupos. Entre os dias 3 e 7 de novembro a avaliação será no Centro de Educação, em João Pessoa; de 10 a 12 no 2º Batalhão, em Campina Grande; e nos dias 13 e 14, no 3º Batalhão, na cidade de Patos. O local varia de acordo com a opção de vaga feita por cada candidato.
Conforme a capitã Carla Marques, coordenadora adjunta de Comunicação da PM, "a avaliação é feita para apontar se o candidato possui condições indispensáveis ao desempenho da atividade policial militar, que exige critérios de saúde específicos dos profissionais que vão trabalhar para promover a segurança pública dos cidadãos paraibanos", disse.
Requisitos - Os candidatos devem observar atentamente a data de apresentação e levar, no horário e local estabelecidos na convocação, todos os 14 exames laboratoriais exigidos no concurso. No dia da entrega, os convocados irão se submeter também a exames médicos, odontológicos e biométricos - este último avaliando altura, que é de no mínimo 1,65 m para o masculino e 1,60 m para o feminino. Os detalhes sobre as exigências desta etapa podem ser conferidos no item 9 do edital do concurso, disponível também no site da Polícia Militar, na parte de concursos públicos. O certame terá ainda duas fases, a física e a avaliação social.



 Portal Tambaú 247

Tamarineiro das obras de Augusto dos Anjos é recuperado na Paraíba Árvore fica na zona rural da cidade de Sapé, onde Augusto nasceu. Poeta descansava e escrevia poesias embaixo do pé de tamarindo.

Um pé de tamarindo localizado na zona rural do município de Sapé, na Zona da Mata paraibana, está passando por um processo de revitalização por parte da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater). A árvore é um dos principais símbolos presentes na obra do poeta Augusto dos Anjos, que nasceu e viveu no município por muitos anos. Segundo pesquisadores da vida de Augusto, desde criança o poeta costumava descansar e escrever poesias embaixo da árvore.
A preocupação com a recuperação do tamarineiro surgiu a partir de um barulho que um funcionário do memorial Augusto dos Anjos ouviu quando capinava próximo da árvore. “Senti um vento forte e em seguida ouvi um estalo na árvore. Quando fui olhar, o concreto dentro dela havia rachado”, disse o funcionário Emmanuel Morais em entrevista à TV Cabo Branco.
O concreto colocado dentro da árvore foi uma das técnicas utilizadas na última tentativa de recuperação do pé de tamarindo, feita na década de 80. A técnica foi feita sob orientação de um biólogo, mas já está ultrapassada pois não acompanha o desenvolvimento da árvore. Após Emmanuel avisar sobre o problema, técnicos da Emater analisaram a árvore e constataram que era preciso realizar uma revitalização para que ela continue a crescer sem risco de desabamento.
“Percebemos que ela estava sofrendo ataques de pragas e de doenças, a exemplo do cupim e de alguns fungos se desenvolvendo no tronco. Estamos fazendo inicialmente uma poda de limpeza onde aplicamos um produto antifúngico e nos orifícios da árvore aplicamos uma técnica com espuma expandida, onde a gente preenche o buraco para evitar que se acumule água e consequentemente a proliferação de fungos”, disse Vlaminck Saraiva, diretor técnico da Emater.
O plano de revitalização do local também envolve a recuperação e desassoreamento de um lago conhecido como o ‘lago encantado de Augusto’ e a construção de um tablado e uma ponte ao redor da árvore. “A ideia é fazer um tratamento urbanístico de toda a área, preservando tudo o que existe. Nos paredões iremos colocar figuras e elementos animados de forma a resgatar a vida de Augusto dos Anjos no entorno do tamarineiro”, completou a secretária de administração e planejamento de Sapé, Graça Feliciano.
G1 Paraíba

TSE aprova tropas federais para 2º turno em 2 cidades no sertão da PB Decisão considerou pedido de juíza eleitoral da região. Ela citou 'limitações' da PM em garantir segurança durante o pleito.

O pedido de tropas federais para as cidades de Pombal e Cajazeirinhas, no sertão da Paraíba, foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O pedido foi encaminhado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), "a fim de garantir o pacífico exercício do voto, a ordem pública e o desembaraço no cumprimento das decisões judiciais". A decisão da ministra Maria Thereza de Assis Moura é da terça-feira (21).
O pedido inicial ao TRE foi feito pela juíza Isabelle Braga Guimarães, da 31ª Zona Eleitoral, que relatou uma série de incidentes nas duas cidades no primeiro turno. Segundo ela, a própria Polícia Militar reconheceu as limitações para garantir a segurança na região. A juiza também mencionou que as coligações teriam solicitado uma espécie de “toque de recolher” por conta das denúncia de crimes eleitorais. Diante das alegações, o TRE considerou necessária a requisição de força federal.
Acompanhando a decisão do TRE, a ministra Maria Thereza decidiu monocraticamente atender ao pedido. "Verifico que, de fato, as justificativas apresentadas pela juíza eleitoral são sinalizadoras da necessidade de auxílio pelas tropas federais para a garantia da ordem pública nas localidades em questão durante as eleições 2014”, disse em sua decisão. A ação das tropas federais deve seguir até o fim da apuração dos votos no domingo (26).
Do G1 PB com Lenilson Guedes

Venda de bebida alcoólica no 2º turno é liberada através de liminar do TJ-PB Decisão atende pedido da Abrasel e Seds diz que vai cumprir determinação. Juiz diz que não há previsão legal para proibir a venda do produto.

A comercialização de bebidas alcoólicas está liberada no domingo (26), dia do segundo turno das Eleições, em estabelecimentos vinculados à Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) na Paraíba. A decisão é do Tribunal de Justiça, que atendeu a mandado de segurança  preventivo com pedido de liminar impetrado pela Abrasel e foi publicada no Diário Oficial da Justiça desta quinta-feira (23).
Cerca de 30% dos bares e restaurantes do estado são vinculados à Abrajet. A ação da associação se antecipou a uma possível portaria da Secretaria de Defesa Social do estado estabelecendo a lei seca durante o segundo turno das Eleições.
O pedido foi analisado pelo juiz João Batista Barbosa, que citou em seu despacho a ausência de previsão legal para a proibição do exercício da atividade comercial. “Não havendo previsão legal no sentido de proibir a comercialização de bebida alcoólica no dia das eleições, resta patente a fumaça do bom direito”, diz.
O Secretário de Defesa Social do estado, Claudio Lima, disse que já foi notificado sobre a decisão e que vai cumpri-la. Segundo ele, ainda não há definição da secretaria sobre a publicação de portaria decretando a lei seca.
G1 Paraíba