quinta-feira, 23 de outubro de 2014

TSE aprova tropas federais para 2º turno em 2 cidades no sertão da PB Decisão considerou pedido de juíza eleitoral da região. Ela citou 'limitações' da PM em garantir segurança durante o pleito.

O pedido de tropas federais para as cidades de Pombal e Cajazeirinhas, no sertão da Paraíba, foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O pedido foi encaminhado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), "a fim de garantir o pacífico exercício do voto, a ordem pública e o desembaraço no cumprimento das decisões judiciais". A decisão da ministra Maria Thereza de Assis Moura é da terça-feira (21).
O pedido inicial ao TRE foi feito pela juíza Isabelle Braga Guimarães, da 31ª Zona Eleitoral, que relatou uma série de incidentes nas duas cidades no primeiro turno. Segundo ela, a própria Polícia Militar reconheceu as limitações para garantir a segurança na região. A juiza também mencionou que as coligações teriam solicitado uma espécie de “toque de recolher” por conta das denúncia de crimes eleitorais. Diante das alegações, o TRE considerou necessária a requisição de força federal.
Acompanhando a decisão do TRE, a ministra Maria Thereza decidiu monocraticamente atender ao pedido. "Verifico que, de fato, as justificativas apresentadas pela juíza eleitoral são sinalizadoras da necessidade de auxílio pelas tropas federais para a garantia da ordem pública nas localidades em questão durante as eleições 2014”, disse em sua decisão. A ação das tropas federais deve seguir até o fim da apuração dos votos no domingo (26).
Do G1 PB com Lenilson Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.