segunda-feira, 25 de abril de 2011

Pagamento do servidor público municipal de Guarabira terá inicio nesta quarta-feira

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Guarabira irá realizar a partir deste dia 27 o pagamento referente ao mês de abril, conforme tabela abaixo. Com isto, a prefeita Fátima Paulino, continua realizando o pagamento dentro do mês trabalhado.

Na quarta-feira dia 27 recebem os servidores lotados nas seguintes Secretarias: Agricultura, Administração e Recursos Humanos, Finanças, Procuradoria Jurídica, Infra-Estrutura, Gabinete da Prefeita e do vice-prefeito, Indústria e Comércio, Planejamento e Coordenação Geral e Aposentados e Pensionistas.

No dia 28 recebem as Secretarias: da Família, Bem Estar, Criança e Adolescente, da Saúde, Urbanização, Meio Ambiente e Saneamento (Sumasa), Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e Agentes da Dengue.

Já os servidores das Secretarias da Educação, Cultura e Turismo e Esportes e Lazer recebem dia 29 de abril.

Os servidores lotados na secretarias de educação e saúde, não precisam se deslocar até a agência do Banco Real, pois nestas duas secretarias, existe um caixa eletrônico, facilitando assim o pagamento dos servidores.

Codecom-=PMG

Lindolfo se queixa, mas não contesta reeleição de Ricardo Marcelo




O deputado estadual Lindolfo Pires (DEM), líder do Governo na Assembleia Legislativa da Paraíba, negou hoje que pretenda entrar na Justiça para contestar a reeleição do presidente do poder legislativo estadual, Ricardo Marcelo (PSDB), reconduzido previamente ao cargo numa eleição realizada na última quarta-feira, 20. As declarações foram dadas no Palácio da Redenção, onde Lindolfo participou da solenidade de assinatura da ordem de serviços para implantação da rede de fibra ótica da Paraíba.

- Não tenho interesse nisso, mas não posso dizer que outras pessoas não vão entrar. Não fiquei magoado. Tem que se desmistificar que eu seja eterno candidato a presidente da Assembleia. Eu não fui comunicado da eleição, como a maioria também não foi. Lá, apenas alguns deputados sabiam e o restante votou por opção própria, por livre e espontânea pressão. O processo foi irregular, o Diário do Poder Legislativo não circulou. Não se pode fazer uma convocação sem o instrumento legal necessário. Se ele não circulou, a eleição aconteceu apressadamente e cabe uma ação, mas não serei eu quem vai iniciar isso.

Ricardo Marcelo foi reconduzido por 30 votos a favor e apenas dois contra. Além de Lindolfo, só o deputado Tião Gomes (PSL) se posicionou contra a reeleição do tucano.

Governo promove atividades no Dia Nacional de Combate à Hipertensão



A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o município de João Pessoa, elaborou uma programação especial para marcar o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial que será lembrado na próxima terça-feira (26). As atividades serão realizadas no horário das 8h ao meio dia no Ponto de Cem Réis, no Centro da Capital. De acordo com dados no Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, ano passado a Paraíba tinha 10.150 hipertensos e este ano 1.255 pessoas estão com problemas de pressão arterial.

De acordo com a programação, nesse horário haverá verificação da pressão arterial, avaliação médica, orientação dos hipertensos com enfermeiros e orientação nutricional para avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) e circunferência abdominal. Ainda com parte das atividades, educadores físicos estarão auxiliando na avaliação nutricional, fazendo alongamentos e distribuindo material educativo.

A hipertensão arterial, também conhecida como 'pressão alta', pode ser encarada como uma doença ou como um fator de risco para o desenvolvimento de patologias do coração, pois, na maioria das vezes, não provoca sintomas ou os sintomas são gerais, como dores de cabeça, tonturas, mal-estar, náuseas, calor pelo corpo, sangramento pelo nariz, palpitações e falta de ar. A pressão alta tem como causas a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o estresse, o consumo de comidas gordurosas, o fumo, o consumo excessivo de sal e alimentos salgados.

A doença não tem cura e está diretamente ligada à mortalidade cardiovascular. A hipertensão arterial é responsável por 80% das mortes por acidente vascular cerebral (AVC) e 25% de infarto. A recomendação é para que as pessoas peçam para verificar a pressão arterial sempre que for fazer uma avaliação médica, pois a grande maioria dos hipertensos é assintomática. Fazer uma caminhada três vezes por semana entre 40 minutos e uma hora para combater o sedentarismo, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de comidas salgadas ajuda a prevenir a hipertensão arterial.

A hipertensão, geralmente ocorre após os 30 anos, mas o que tem se verificado nos últimos anos é que a doença tem atingido crianças e jovens e o sedentarismo tem sido um dos principais fatores. A pessoa obesa tem maior probabilidade de desenvolver a doença, que pode também ser causada pelo uso abusivo de antiinflamatórios, de anticoncepcionais e anticongestionantes nasais.

MaisPB com Secom-PB

PMDB articula levar Maranhão para o Dnocs


Informações de bastidores em Brasília dão conta de que o PMDB estaria articulando uma vaga para o ex-governador José Maranhão na presidência ou em uma diretoria do Departamento de Obras contra as Secas - Dnocs.

De acordo com informações da correspondente do Programa Correio Debate, da 98 FM (Rede Correio Sat) Hilda Cavalcanti, a expectativa é de que um desfecho para a questão saía até o fim desta semana.

Ela informou que o nome do ex-governador paraibano está bem cotado para um dos cargos do órgão.

A expectativa para que o ex-governador José Maranhão assuma um cargo federal no governo Dilma vem sendo prorrogada.

Em matéria publicada neste fim de semana, a Folha de São Paulo cita o ex-governador da Paraíba como um dos aliados do governo Federal que sofreram derrota nas últimas eleições que ainda estão à procura de cargo.


Portal Correio
Luciana Rodrigues

Expectativa entre assessores do STF é que Cássio não assumirá no Senado Federal

Joaquim Barbosa é relator do recurso de Cássio

Assessores do ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, revelaram a correspondente do programa Correio Debate (98 FM) em Brasília, Hylda Cavalcanti, que o senador eleito Cássio Cunha Lima não assumirá no Senado Federal.

De acordo com estes assessores, o ministro – que é relator do recurso extraordinário interposto por Cunha Lima - dará seu voto baseado na Lei Complementar 64/90 – que trata de inelegibilidade - e não da Ficha Limpa.

Cássio aguarda desfecho nesta semana. Existe o questionamento sobre se Cunha Lima teria cumprido o prazo de inelegibilidade (de três anos), determinado como punição em sua cassação, em novembro de 2008. Ele, porém, continuou no cargo por força de liminar, e só saiu do Governo em fevereiro de 2009.

O advogado do senador, Luciano Pires, disse que mesmo que a lei de inelegibilidade seja evocada no voto de Joaquim Barbosa, o acórdão que condenou Cunha Lima dizia que a inelegibilidade seria computada a partir do início do processo de cassação, em 2008.“E essa punição já foi cumprida”, garante Pires.

Barbosa já está com o recurso pronto para julgamento, com parecer desfavorável do procurador geral da República, Roberto Gurgel.


Portal Correio
Adriana Bezerra