quinta-feira, 22 de julho de 2010

Equipe guarabirense conquista 30 medalhas na II Etapa do Campeonato Paraibano de Kungu Fu / Wushu

A equipe guarabirense de artes marciais conquistou 30 medalhas na II Etapa do Campeonato Paraibano de Kung Fu/ Wushu, realizado no último domingo (18), no colégio Pio X, em João Pessoa.
Os 22 atletas de Guarabira, dentre os 230 competidores que participaram do evento, conseguiram 13 medallhas de ouro, 10 de prata e 7 de bronze. Os alunos da escola guarabirense Fukien de Kung-Fu mantiveram o mesmo desempenho obtido na I etapa do campeonato esportivo, promovido em março deste ano na cidade de Guarabira.

O destaque mirim da escola, Natan Campos, conquistou duas medalhas de ouro. O garoto de nove anos, que começou a competir em 2009, já coleciona quatro medalhas douradas.

Todos os participantes do campeonato que lideraram o ranking de classificação, em suas modalidades, serão convocados a fazerem parte da Fekep (Federação de Kung Fu do Estado da Paraíba) e estarão aptos a disputarem, em setembro, o Campenato Brasileiro, em São José dos Campos, São Paulo.

Dez guarabirenses estão no topo do ranking, mas dependem de patrocinadores para puderem participar do Campeonato Brasileiro. Qualquer pessoa ou empresa que quiser contribuir pode entrar em contato com a comissão técnica pelo e-mail: kungfugba@hotmail.com.

Simone Bezerril
Brejo.com

Caps-ad completa 1 ano de fundação e comemora conquistas relevantes na reabilitação social

Ao completar um ano de fundação, nesta quinta-feira (22), o Caps-ad (Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Droga) pode destacar algumas conquistas relevantes no processo de reabilitação social de dependentes químicos de Guarabira e de outras cidades do Brejo paraibano.
Segundo a coordenadora de Saúde Mental do município, a psicóloga Penha Pontes, o centro atende aproximadamente 200 usuários, que podem contar com um tratamento humanizado. “Nosso trabalho vem se destacando no Estado devido à dedicação dos profissionais que atuam no CAPS, pois são orientados a atenderem os pacientes com profissionalismo e humanidade”, disse.

De acordo com a coordenadora, o Caps-ad oferece à sociedade um serviço destinado a acolher pessoas que fazem uso prejudicial de substâncias psicoativas. Penha explica que a unidade faz uso de ações voltadas para a inserção social, visando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários dos pacientes.

Depoimentos de ex-usuários comprovam o sucesso do Caps-ad no processo de reabilitação. Segundo um dos jovens que frequentam o centro, sua vida modificou completamente depois que veio pedir ajuda ao Caps para se livrar das drogas: “Antes passava o dia todo na rua. Cheguei a ficar quatro noites fora de casa, sem dormir, apenas consumindo maconha. Agora, tudo é diferente, passo o dia no Caps e à noite vou à escola. Lá em casa, também é outra coisa, não existe mais discussão nem tristeza; meus pais me olham com mais carinho e tranquilidade, o convívio é bem melhor”, relatou um jovem, de 18 anos, que está sendo auxiliado pelo Caps há cinco meses.

Através do atendimento diário, individualizado e comunitário, a unidade de sociabilização procura minimizar as conseqüências do uso abusivo de substâncias químicas. Qualquer pessoa pode procurar os serviços do centro, que também recebe pacientes encaminhados por outros órgãos.

Suas principais atividades são: atendimento familiar, em grupo e individual (psicológico e medicamentoso), oficinas terapêuticas, visitas domiciliadas, ambiente de repouso e de desintoxicação, além de exercícios físicos.

O Capas-ad dispõe de oito profissionais, que trabalham de forma interdisciplinar: psiquiatra, clínico, psicólogo, assistente social, enfermeira, professor de dança, artesão e instrutor de artes marciais, além de uma carinhosa equipe de apoio.

Para desenvolver um trabalho de qualidade e incentivar os usuários a voltarem todos os dias ao Caps, são oferecidas 14 oficinas. Confira abaixo:

Oficina de autoestima;

Oficina de tai chi chuan;

Oficina de musicoterapia;

Oficina de expressão corporal;

Oficina de cerâmica;

Oficina de higiene corporal;

Oficina Como parar de fumar;

Oficina de mutuo ajuda;

Cine CAPS;

Oficina psicoterapêutica;

Oficina de orientação familiar;

Oficina DST/AIDS;

Oficina operativa;

Oficina espaço sóciolúdica (jogos, leituras, etc.).

O Caps-ad está localizado no bairro Cordeiro, em Guarabira.

Simone Bezerrill
brejo.com

Guarabira receberá amanhã 21 prefeitos do Brejo para debate sobre estímulos aos pequenos negócios

Os pequenos negócios na liderança do desenvolvimento municipal. Este é o tema do encontro que reúne prefeitos, secretários municipais e vereadores nesta sexta-feira, dia 23 de julho, às 9h, na Maison de Mel, em Guarabira. Na pauta das discussões, a adoção de medidas que estimulem o surgimento de novos negócios. Entre eles, a implantação da Lei Geral Municipal que prevê tratamento favorecido para microempresas em licitações públicas e simplificação para abertura e fechamento de empresas.
Levantamento realizado pela IPC Target, empresa de pesquisa demonstra que existem 3.280 empresas nos 21 municípios do Brejo e microrregião de Guarabira. Destas, quase 60% estão no comércio. Em alguns municípios o número de empreendimentos é de 21 empresas, enquanto em outras cidades este número supera 1,2 mil estabelecimentos.

O estudo aponta que um número bem maior de empreendimentos atuam na informalidade, ou seja, sem direito a benefícios como aposentadoria, auxílio doença ou mesmo salário maternidade. Segundo a pesquisa, 9.840 empresas informais estariam sem contribuir com impostos ou receber assistência governamental. Número este que, segundo o Sebrae, poderá ser transformado com a adoção de políticas de incentivo às micro e pequenas empresas.

Segundo o gerente da agência do Sebrae no Brejo, José Marcílio, o encontro de prefeitos permitirá aos participantes conhecerem experiências exitosas em outras regiões, possibilitando a interação entre os poderes legislativo, executivo, municipal e a iniciativa privada do Agreste e Brejo paraibano.

No encontro dos prefeitos, em Guarabira, o tema do evento “Os pequenos negócios na liderança do desenvolvimento” será exposto por João de Paula, do Sebrae Nacional, que apresentará práticas focadas no desenvolvimento municipal. O presidente da Associação dos Municípios do Cariri Paraibano, Luiz Carlos Lira, conduzirá a palestra “Criação de ambiente Favorável para as Micro e Pequenas Empresas”. O encontro está sendo promovido pelo Sebrae e tem o apoio da Federação dos Municípios Paraibanos – Famup e terá a presença de lideranças das cidades de Alagoa Grande, Alagoinha, Araçagi, Areia, Bananeiras, Belém, Borborema,Caiçara, Cuitegi, Duas Estradas, Guarabira, Lagoa de Dentro, Logradouro, Mari, Mulungu, Pilões, Piloezinhos, Pirpirituba, Serra da Raiz, Serraria e Sertaozinho.

Regulamentação municipal ainda é desafio

Depois de quase quatro anos de Lei Geral aprovada no Congresso Nacional, na Paraíba apenas 28 municípios dos 223 aprovaram a lei e mais 12 estão com projetos em tramitação nas Câmaras Municipais. Como é uma Lei federal que exige aprovação e ajustes municipais, a atuação dos gestores é imprescindível.

Para os municípios que aprovarem a Lei Geral estão assegurados direitos para as MPE como exclusividade de compras para licitações com valor de até R$ 80 mil e que 20% dos recursos ligados à inovação e tecnologia sejam destinados para esse setor. Outro aspecto que a LG contempla é a desburocratização com a diminuição de pedidos de documentos, exigências e obrigações de quem deseja ter ou tem um negocio próprio. Por meio da Lei é possível integrar e compatibilizar procedimentos legais de diversos órgãos, diminuindo a burocracia e o tempo de registro.

Programação

08h – Credenciamento e café da manhã

09h – Solenidade de abertura

09h50 – Apresentação do Vídeo – “Cidade do Futuro”

10h – Palestra: “Os pequenos negócios na liderança do desenvolvimento”

Palestrante: João de Paula – Sebrae Nacional

10h50 – Depoimento: Experiência Empreendedora

Marta Ramalho – Prefeita de Bananeiras

João Clemente Neto – Prefeito de Sapé

11h30 – Palestra: “Criação do Ambiente Favorável para as MPE – Lei Geral

Palestrante: Luiz Carlos Lira – Associação dos Municípios do Cariri

12h – Debates

12h40 – Encaminhamentos

- Apresentação do cronograma de oficinas

- Criação do comitê gestor da região

- Agendamento da primeira reunião do comitê gestor

13h – Almoço

Da Assessoria

Prédio da UPA começa a ser construído na cidade de Guarabira


O prédio da UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Guarabira começou a ser construído. Foi iniciado o canteiro da obra e as primeiras fundações, conforme informou o secretário de infra-estrutura do município, engenheiro Antonio Moura.

A UPA foi conseguida pela prefeita Fátima Paulino junto ao Ministério da Saúde do Governo Federal. A obra está sendo implantada numa parceria com o Governo do Estado e está orçada em quase R$ 4 milhões de reais, de acordo com informações da Suplan-PB.

Os casos de emergências e acidentes graves serão atendidos na UPA. Em seguida e, conforme o estado clínico do paciente, encaminhados para as unidades básicas de saúde do município, bem as unidades hospitalares de Guarabira.

A prefeita Fátima Paulino disse que a Unidade de Pronto Atendimento é mais um grande benefício para a área de saúde pública de Guarabira. Segundo ela, com a implantação do órgão no município e a prioridade no atendimento de emergência, irá desafogar os postos de saúde e os hospitais da cidade.




Antonio Santos
Da Codecom – Prefeitura de Guarabira

Maranhão inaugura Comitê Central da Coligação "Paraíba Unida"

Nesta quinta-feira, 22, às 18 horas, o governador José Maranhão (PMDB), candidato à reeleição pela Coligação "Paraíba Unida" inaugura o Comitê Central de sua campanha, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, n° 1.777. Ao lado do governador estarão os candidatos que compõem a chapa majoritária – Rodrigo Soares (PT), Vital do Rêgo Filho (PMDB) e Wilson Santiago (PMDB).


De acordo com Rui Leitão, coordenador do Comitê Central de campanha, o local será o ponto de encontro das lideranças do Estado com o governador José Maranhão. “Será nossa base de articulações políticas, onde vamos receber as lideranças estaduais e dar encaminhamento as demandas da campanha”, disse.


O Comitê Central funcionará em tempo integral e vai concentrar as ações de campanha em todo o Estado. Aliado a esse espaço, será instalado o Comitê de Articulação Municipal de João Pessoa, na avenida Ruy Carneiro. “O espaço vai atender os vereadores e lideranças municipais ligados a Coligação Paraíba Unida”, explicou Rui Leitão.


Ainda segundo Leitão, serão instalados comitês regionais nas cidades-pólo do interior do Estado, a começar por Campina Grande que deve receber o comitê na semana que vem. A Coligação "Paraíba Unida" reúne 12 partidos na chapa majoritária. São eles: PMDB, PT, PSC, PTB, PCdoB, PR, PRB, PTdoB, PMN, PHS, PSL e PP. Na aliança proporcional, outros dois partidos - PSDC e PRTB - se somam aos 12.



parlamentopb

Servidores do TJPB decidem pelo fim da greve na Paraíba

Após reunião com representantes do Poder Judiciário estadual, realizada no Tribunal de Justiça da Paraíba (foto) na tarde desta quarta-feira (21), os servidores, logo após o encontro, decidiram, em assembléia, retornar as atividades nesta sexta-feira (23). Por outro lado, não acataram a proposta de oito por cento (8%), a título de reajuste salarial, dos quais quatro por cento (4%) seriam incorporados no mês de agosto e o restante, no mês de novembro.

A respeito da elaboração de um novo Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR), com a participação dos representantes das categorias; a regulamentação das remoções e o expediente forense único, de sete horas corridas, coincidindo com a jornada de trabalho, os líderes do movimento informaram que estes pontos serão avaliados em agosto.

Segundo o secretário de Planejamento e Finanças do TJPB, Paulo Romero, este é o máximo valor a ser oferecido para ser cumprido ainda nesta gestão, sem prejuízo de discussões posteriores. “Fizemos todos os cálculos a partir de cortes que serão necessários para trabalharmos com este percentual. Não podemos negociar com receitas previstas, mas concretas e este é o limite seguro para o Tribunal não ferir o orçamento”, analisou.


Da ascom TJPB

Correio Braziliense: Correligionários de Efraim fazem propaganda enganosa na PB

O Jornal Correio Braziliense desta quinta-feira (22) traz matéria que enfoca que os correligionários do senador Efraim Morais estão fazendo propaganda enganosa no Estado da Paraíba . O jornal mostra que eles têm divulgado a notícia de que o parlamentar foi absolvido das acusações de ter contratado funcionárias fantasmas em seu gabinete no Congresso.

Leia a matéria na íntegra:

"Nos primeiros 15 dias da campanha eleitoral na Paraíba, os correligionários do senador Efraim Morais (DEM), candidato à reeleição, têm divulgado a notícia de que o parlamentar foi absolvido das acusações de ter contratado funcionárias fantasmas em seu gabinete no Congresso. A investigação, entretanto, está em curso no Supremo Tribunal Federal (STF), como mostra a tramitação do Inquérito nº 2.987.

No processo, Efraim é investigado por estelionato, falsidade ideológica, crime contra o patrimônio e contra a fé pública. No dia 7 deste mês, Efraim entrou com uma petição prestando informações e uma manifestação contra o inquérito, encaminhado pela Polícia do Senado. Como o Judiciário está de recesso, o presidente em exercício do STF, ministro Ayres Britto, rejeitou o pedido de Efraim para que a petição fosse analisada em regime de urgência.

O inquérito que apura a participação do parlamentar na contratação de funcionários fantasmas está na Procuradoria-Geral da República, que o devolverá ao STF após parecer. A assessoria da PGR informou que o inquérito está em análise e que a tese de “absolvição” não existe, e só o STF pode decidir arquivar o processo.

A investigação da Polícia do Senado que deu início ao inquérito contra Efraim teve início depois de denúncia registrada na 13ª Delegacia de Polícia de Sobradinho por duas estudantes que descobriram que suas identidades estavam sendo usadas de maneira irregular pelo gabinete do senador. Kelly Janaína Nascimento e Kelriany Nascimento estavam lotadas no Senado, mas não trabalhavam. Os salários das funcionárias fantasmas eram sacados por integrantes da família Bicalho, parentes do motorista de Efraim.

No parecer da Polícia Legislativa encaminhado à Corregedoria do Senado e ao STF, Everaldo Bosco, relata que há indícios da participação do senador no esquema de contratação de funcionários fantasmas. Ontem, Efraim participou de uma caminhada contra a Lei da Ficha Limpa, conhecido como movimento “Deixa o povo votar”, na capital da Paraíba.

O número
2.987
Número do inquérito do STF que investiga a contratação de funcionários fantasmas no gabinete do senador Efraim Morais


Do Jornal Correio Braziliense