quarta-feira, 2 de maio de 2012

Bebê que nasceu com apenas 360 gramas tem alta de hospital


Thiago Parreiras e Alexandra Térzis com a filha, Carolina (Foto: AE)
Carolina Terzis veio ao mundo com 27 centímetros e apenas 360 gramas. Ao descrever as primeiras horas da filha, o mecânico Thiago Fernandes, de 31 anos, compara a finura do dedo de Carol a um cotonete. Depois de quase seis meses de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de "muita luta", como definiram os pais, ela teve alta nesta quarta-feira (02). Para a equipe médica do Hospital Vila da Serra, em Nova Lima, na Grande BH, trata-se do menor bebê que conseguiu sobreviver no Brasil.

Carolina saiu do hospital com 3,365 quilos e 47,5 centímetros. Segundo os médicos que a atenderam, bebês com menos 400 gramas têm pouquíssimas chances de sobreviver. Entre 500 e 750 gramas, as chances sobem para entre 30% e 40% e a criança tem 60% de chances de ter sequelas. Para o chefe do Centro de Terapia Intensiva (CTI) Pediátrico e Neonatal do Vila da Serra, Marcus Jannuzzi, a vontade de viver da criança e o trabalho multidisciplinar da equipe, que incluiu fisioterapeutas e psicólogos, fizeram a diferença no caso de Carol. De acordo com médicos, apenas 138 bebês conseguiram sobreviver no mundo com menos 400 gramas.
Carol passou por várias cirurgias, como uma ligadura do canal arterial. Apesar de formados, os órgãos do bebê não conseguiam funcionar normalmente. Ela recebia nutrição por sonda e via venosa, além de respirar com ajuda de aparelhos. Ainda terá a ajuda de um cilindro de oxigênio nas primeiras semanas em casa, mas, para os pais, o pior já passou:
- Fazíamos visitas diárias. Cada 10 gramas engordados eram comemorados como se fossem um quilo - relata a mãe, a psicóloga Alexandra Terzis, de 32 anos. Em novembro, ela teve uma crise de hipertensão e, levada ao hospital, teve Carol aos cinco meses de gravidez. Ela só viu a filha depois de cinco dias. Enquanto isso, o pai se revezava entre os quartos da mulher e da filha.
No Brasil, Carolina Terzis é a única que conseguiu sobreviver pesando tão pouco (Foto: AE)Orgulhoso pela recuperação, Fernandes repetiu o peso da filha cinco vezes ao longo da entrevista. Segundo ele, os médicos disseram que ela pode ter sequelas, como doenças respiratórias, mas pode também não sofrer consequências por ter nascido prematura. Por ora, a recomendação é de que faça o acompanhamento médico e não receba muitas visitas.
A mãe segurou Carol pela primeira vez apenas quando a garota fez três meses:
- Fiquei impressionada com o quanto era frágil fisicamente, mas principalmente com o quanto conseguiu ser forte para lutar pela vida. Agora, minha filha tem duas datas de aniversário: 16 de novembro, o dia do parto, e hoje (quarta-feira), dia em que deixou o hospital.

Frei Anastácio apresenta projeto de lei que beneficia agricultor dono de moto

O deputado estadual Frei Anastácio (PT) apresentou projeto de lei, na Assembléia Legislativa, que propõe a concessão de desconto de 50% no pagamento de Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) para os agricultores que possuem motocicleta de até 150 cilindradas.

“Somos conhecedores da importância desse tipo de veículo para o pequeno trabalhador rural, uma vez que não dispõem de opções de transporte para se deslocar para as cidades circunvizinhas e mesmo para seus roçados. As motocicletas têm sido a opção da grande maioria das famílias do campo”,argumentou o deputado.

Segundo Frei Anastácio, o projeto irá beneficiar a motocicleta com tempo de uso de até cinco anos, datada de sua fabricação. Como forma de assegurar o benefício, o trabalhador rural deverá ter filiação ao respectivo sindicato por no mínimo três anos.
O deputado explica que o presidente do sindicato de trabalhador rural ficará responsável pela emissão da declaração de filiação do agricultor à entidade classista.
 “Evidentemente que sob o mesmo presidente deverá recair todas as conseqüências civis e criminais sob a emissão de possível declaração fraudulenta. Se for comprovado que o sindicato concedeu declaração sem os pré-requisitos estabelecidos,o presidente do sindicato vai responder pelos seus atos”,destacou.
De acordo com o projeto de lei, o sindicato deverá manter mensalmente junto ao Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN, relação atualizada com informações pormenorizadas sobre seus filiados. “Espero que a Assembléia aprove esse projeto É uma forma de incentivar a atualização do pagamento do IPVA dos trabalhadores rurais e, ao mesmo tempo, proporcionar a essas famílias que substituíram o jumento pelas motos,uma forma de manter seu transporte em dia”,disse Frei Anastácio.

Assessoria

Professores de Capim entram em greve por tempo indeterminado

Os professores da rede Municipal do município de Capim, a 72 quilômetros de João Pessoa, estão em greve, por tempo indeterminado, desde domingo (30). Os docentes querem um aumento salarial de acordo com o reajuste nacional da categoria que é de 22,22%. Dessa forma, o salário da categoria ainda, não atingiria o piso nacional que é de R$ 1.451,00. O deputado estadual Frei Anastácio (PT) está apoiando o movimento grevista dos professores. “É uma greve justa. Os docentes estão reivindicando um direito deles, que está sendo negado”, disse o parlamentar. “Os professores afirmam que a categoria tentou negociar com a gestão municipal. Houve reunião e a publicação de uma tabela com os reajustes que foram acordados em uma reunião. Só que quando os professores foram analisar a tabela, existiam erros de cálculos que prejudicavam a categoria”, disse o deputado. O comando de greve informou que o prefeito da cidade, Sérgio Lima (PSDB), disse em uma emissora de rádio, que os profissionais da Educação de Capim já ganham muito bem. Apesar do prefeito ter mandado retirar faixas sobre a greve e colocado um carro de som na rua avisando que iria ter aula,na segunda-feira, as escolas não funcionaram.Os professores não se intimidaram, e apenas 30% irão ficar em sala de aula. O comando de greve explica que salário bruto dos professores é calculado juntamente com as vantagens que são: Titulação de especialização (20%) e nível por tempo de trabalho (10%). O prefeito questiona que os professores ganham proporcional ao que trabalham. Diz isso porque a carga horária do professor é de 30 horas semanal. Ele alega que nenhum professor trabalha 40 horas semanais. Mas, segundo os grevistas, no edital do concurso a carga horária estabelecida é 30 horas para o magistério. O Plano de Cargo, Carreira e Remuneração do Magistério também é feito em cima de 30 horas semanal. Assessoria de Frei Anastácio

Prefeitura de Guarabira vai adquirir tomógrafo para atender população

A Prefeitura de Guarabira vai adquirir um tomógrafo para atender a população local e de outros municípios da região na realização de vários exames. A prefeita Fátima Paulino assina, na próxima sexta-feira (04), a autorização para abertura do processo licitatório destinado a compra do aparelho, considerado verdadeira revolução na medicina moderna. A solenidade será na sede da Secretaria de Agricultura do município, a partir das 08h. Centro de Imagem - A prefeita Fátima pediu ao setor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, a elaboração de estudos visando a possibilidade de se instalar um Centro de Imagem na cidade de Guarabira. O órgão seria para atender pacientes da cidade e de municípios da região. Codecom-PMG Opinião do Blog: Está de parabéns a prefeita Fátima Paulino pela ousadia de adquirir um equipamento tão caro e importante para cuidar da saúde dos guarabirenses e do povo da região. evitando assim o deslocamento de quem precisa para a capital do estado. Tiro o chapéu para a chefe do executivo.

Prorrogado o prazo para pagamento da cota única com desconto do IPTU em Guarabira

Atendendo a solicitação dos contribuintes guarabirenses, a prefeita Fátima Paulino assinou Decreto de prorrogação do pagamento da cota única do IPTU com 30% desconto. De acordo com o secretário municipal de Finanças, Manoel Clementino, o prazo encerrado no dia 30 de abril foi prorrogado para 31 de maio, dando condições ao contribuinte pagar a cota única do Imposto. Com o pagamento do Imposto Predial eTerritorial Urbano o guarabirense contribui com o desenvolvimento do município, pois os recursos são revertidos em obras e serviços que visam melhorar a qualidade de vida da população. O secretário informa ainda, que a guia de recolhimento já encaminhada ao contribuinte poderá ser paga normalmente nos agentes arrecadadores municipais, sem necessidade de reemissão com a indicação da nova data. Codecom-PMG