quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Ricardo Coutinho, PSB, oficializa apoio a Dilma no segundo turno Oficialização ocorreu na noite desta quarta-feira. Candidato à reeleição na PB recebeu presidente no Aeroporto Castro Pinto.

Ricardo Coutinho ao lado de Temer, em evento na Paraíba (Foto: Rizemberg Felipe/Jornal da Paraíba)
O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), que busca a reeleição, declarou, nesta quarta-feira (8), que vai apoiar a presidente Dilma Rousseff (PT) no segundo turno das Eleições 2014. O anúncio foi feito por meio das redes sociais e a oficialização ocorreu na noite desta quarta-feira, logo após o desembarque de Dilma Rousseff no Aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa, por volta das 19h30. A presidente visita a capital paraibana para realizar evento de campanha.
"Política se faz vendo não apenas o presente, mas vendo o passado e projetando o futuro. Esse pais mudou muito de 2002 para cá e vai continuar mudando, e a Paraíba tá no meio disso", afirmou Ricardo Coutinho ao lado de Dilma, em coletiva no aeroporto.
Embora nacionalmente, o PSB tenha oficializado apoio no segundo turno a Aécio Neves(PSDB), Ricardo Coutinho informou que o posicionamento na Paraíba já havia sido definido o apoio à Dilma e comunicado ao diretório nacional.

Durante a manhã, o PMDB anunciou apoio a Ricardo Coutinho no segundo turno. O evento contou com a presença do vice-presidente da república, Michel Temer. Na ocasião, o governador da Paraíba afirmou que apoiaria Dilma mesmo que não houvesse segundo turno o estado. “Eu comuniquei que não apenas em função do quadro local, mas mesmo se não houvesse segundo turno aqui, eu daria o mesmo voto e o mesmo apoio à chapa Dilma/Temer”, disse Ricardo Coutinho. Aécio Neves, no segundo turno das eleições. Na ocasião,  o PSB decidiu que dois diretórios estaduais não precisam seguir a decisão da cúpula nacional, entre eles o da Paraíba.
Ricardo Couteinho (PSB) disputa o segundo turno com Cássio Cunha Lima (PSDB). O primeiro turno da eleição para o governo da Paraíba foi disputado voto a voto entre os candidatos, nos 223 municípios paraibanos.

Cássio Cunha Lima ficou em primeiro lugar com 47,44% dos votos válidos e teve maioria de votos em 124 cidades de todo o território paraibano contra as 99 em que Ricardo Coutinho conseguiu maioria chegando em segundo lugar com 46,05% do total de votos do Estado, embora o candidato do PSB tenha vencido em sete dos 10 maiores colégios eleitorais.
G1/Paraíba

Dilma voltou a afirmar que no Brasil não há donos de eleitores


A presidente Dilma Rousseff chegou ao aeroporto Castro Pinto, em João Pessoa, acompanhada do governador da Paraíba Ricardo Coutinho, do senador Vital do Rêgo e de outros políticos, onde concedeu uma rápida entrevista coletiva (Foto: Frederico Martins/G1)Dilma Rousseff  desembarcou no aeroporto Castro Pinto, em João Pessoa, acompanhada do governador Ricardo Coutinho e de outros políticos, onde concedeu rápida entrevista coletiva (Foto: Frederico Martins/G1)
Após o PSB Aécio Neves, no segundo turno, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, afirmou nesta quarta-feira (8), em entrevista coletiva durante visita a João Pessoa, na Paraíba, que a decisão do partido é "legítima da democracia". Como havia dito em outros atos políticos, Dilma voltou a afirmar que no Brasil não há donos de eleitores. Depois da entrevista, a candidata seguiu para uma casa de shows da cidade onde participou de comício, que contou com a presença de líderes do PMDB, PSB e PT na Paraíba.
"Eu acredito que a posição do PSB é uma posição legítima da democracia. Agora, como eles liberaram os seus governadores, é isso que explica o governador Ricardo Coutinho me apoiar. Eu acredito que é importante também, claro, falar com todos os eleitores dos demais partidos, os que fecharam comigo no primeiro momento e os que não fecharam. E você não tem donos de eleitores no Brasil", disse a presidente.
Reunião do PSB
Embora tenha aprovado o apoio a Aécio, o PSB decidiu que dois diretórios estaduais não precisam seguir a decisão da cúpula nacional. Um desses casos é a Paraíba, onde o candidato a governador do PSB, Ricardo Coutinho, enfrentará no segundo turno o tucano Cássio Cunha Lima. O outro é o Amapá, onde o PT integra a coligação que apoia a candidatura a governador de Camilo Capiberibe (PSB).


Defesa dos nordestinos
Mais cedo, durante entrevista em Teresina (PI), a presidente defendeu os nordestinos após internautas publicarem em redes sociais mensagens ofensivas contra a população do Nordeste, em razão da quantidade de votos dados à candidata do PT à Presidência. A presidente afirmou também que existe uma visão "elitista" que prejudica o Nordeste.

"As pessoas que falam mal do Nordeste não conhecem a região. Dizem que aqui as pessoas são desinstruídas. Nunca estiveram aqui, não sabem que o povo nordestino é mais compreensivo e desconhecem a revolução que aconteceu no Nordeste. Vocês têm que superar esta visão porque o Nordeste cresceu muito nos últimos 12 anos", disse a presidente.

G1/Paraíba

Luiz Couto revela ameaças de morte recebidas durante a campanha pela reeleição Parlamentar conhecido por denúncias contra a pistolagem em todo o país relatou ameaças durante a campanha, quando achavam que ele não seria reeleito


Deputado Luiz Couto
O deputado Luiz Couto (PT) revelou, nesta quarta-feira (08), durante pronunciamento na tribuna da Câmara Federal, que enfrentou ameaças de morte durante a campanha eleitoral na Paraíba. Luiz Couto contou que em alguns lugares por onde passava muitos gritavam e diziam em tom de ameaça: “Seu tempo de vida esta terminando, pois sua derrota nos dará a chance de executá-lo”.
Couto relatou que quando sabiam que os resultados das pesquisas eram favoráveis à sua candidatura, aqueles que detêm o poder econômico usavam “de expediente escuso, imoral e ilegal, destruindo nosso material de campanha; espalhando calúnias e injúrias sobre minha pessoa; comprando votos; ameaçando eleitores e dizendo que não votassem em mim, pois eu já estava eleito”.
“Espalharam mentiras sobre votações contraria aos interesses de corporação, o que não ocorreu. Espalharam a calunia de que eu defendia bandido e várias vezes me chamaram de bandido. Deus me deu força e coragem e com sua graça resisti", complementou.
Luiz Couto foi reeleito com 69.922 votos (3,61% dos válidos).  No atual mandato, ele é o primeiro vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça na Câmara Federal. 
Portal Correio

PT faz campanha contra era FHC e PSDB prega mudança

Campanha acirrada apresenta propostas diferentes para País

Na volta da propaganda eleitoral na TV, o PSDB de Aécio Neves vai bater na tecla da mudança e o PT de Dilma Rousseff vai explorar comparações com a era FHC. "Quero começar o segundo turno desta eleição dando parabéns ao vencedor do primeiro turno, que foi você. Você que disse sim às mudanças, à eficiência, à dignidade. Você que quer um governo que trate com respeito e serenidade o Brasil e os brasileiros. A grande maioria já escolheu a mudança, e ela nunca esteve tão perto de nós. Não vamos nos dispersar. Vamos juntos porque a mudança já começou", diz a vinheta do progama tucano.
Nas inserções no rádio, partido vai partir para o ataque: "PT de sempre vem jogando pedra, nem parece que é culpado porque a inflação voltou (...) Tem gente na cadeia pela grana que roubou. O país teve nas urnas e um recado ele mandou: que o PT tá de saída e a mudança começou."
Já a campanha pela reeleição, Dilma não vai aparecer. PT vai exaltar esforços para combater à corrupção e insistir na polarização com o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB): "A gente tem um lado, eles têm o deles. Com Dilma e Lula, o salário e emprego cresceram como nunca. Nos governos do PSDB, sempre foi arrocho e desemprego. Com Dilma e Lula, o Brasil se tornou país de classe média. Com o PSDB, milhões de pessoas continuavam na miséria. Eles querem voltar ao passado, a gente quer seguir mudando", afirma o programa.
247

Coligações firmam acordo e farão apenas três debates no segundo turno

Os debates serão na TV Cabo Branco, na TV Correio e na Associação das Empresas de Rádio e Televisão da Paraíba

As Coligações “A Vontade do Povo” e “Força do Trabalho”, encabeçadas respectivamente pelos candidatos Cássio Cunha Lima (PSDB) e Ricardo Coutinho (PSB), entraram em acordo eparticiparão de apenas três debates na televisão e um na rádio.
Os debates na TV  serão conduzidos pela TV Cabo Branco, pela TV Correio e o terceiro Associação das Empresas de Rádio e Televisão da Paraíba, contando com a participação de todas as emissoras de TV que desejarem retransmitir simultaneamente.
da Redação (com assessoria)
WSCOM Online