terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Novos Concursados da Prefeitura de Guarabira serão nomeados 

Nesta quinta-feira(9), a administração municipal realizará a segunda etapa de assinatura de decreto nomeando novos aprovados do Concurso realizado pela Prefeitura de Guarabira que também exercerão diversos cargos, e em especial funções da pasta de educação do município.


No último dia (03) aconteceu no Teatro Geraldo Alverga a solenidade de entrega dos termos de posse e das portarias aos 138 convocados no Concurso Público da Prefeitura de Guarabira, 1ª etapa.


O concurso foi homologado em 05 de dezembro pelo prefeito Zenóbio Toscano e nesse mês de janeiro fez a primeira convocação de aprovados que irão atuar nas mais diversas áreas da administração, em sua maioria como agentes administrativos e em funções da saúde.
Nessa segunda etapa será a vez da educação receber novos servidores, é oque informa a assessoria de imprensa da Prefeitura, a Codecom.



Aviões do Forró será atração da Festa da Luz 2014
O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano já definiu quem  serão as atrações musicais que se apresentarão no Palco Luz durante as festividades da padroeira,que acontece nesse mês de janeiro.
As principais atrações são:  As bandas Aviões do Forró, Magníficos, Forró de Griff, Gabriel Diniz, Encantu’s, Forrozão Espora de
Ouro, Bonde do Brasil e Parangolé, além dos Solteirões do Forró e João Lima, Forró Estilo
também se apresentarão no palco principal da festa.
A Festa da Luz é oficialmente a maior festa de padroeiro do Estado da Paraíba, a qual se iniciará no próximo dia 28/1 com a abertura do palco, denominado de ‘Brega Luz’ e termina no dia 1º de fevereiro, no palco principal, conhecido como ‘Palco Luz’.
A programação ainda não está definida. Outras bandas, juntas,
possivelmente com uma do Sul país poderão fazer parte das atrações que
farão show inclusive no palco do brega,conhecido como "Pilõezinhos",mas na gestão atual é denominado de "Brega Luz".
Mais uma vez a Festavda Luz acontecerá na rua Sabiniano Maia, no mesmo local(foto acima) das versões anteriores do evento.

Codecom

Wilson Filho garante recursos para ensino superior da Paraíba

A qualidade do ensino superior é uma das preocupações do mandato do deputado federal Wilson Filho (PTB). Pensando na melhoria da produtividade acadêmica na Paraíba, o político destinou emendas, que juntas somam R$ 400 mil, para universidades e instituto federal do estado. 
As instituições de ensino superior beneficiadas são as universidades Federal da Paraíba (UFPB) e Campina Grande (UFCG), a Estadual de Campina Grande (UEPB) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). 

Um dos principais articuladores de projetos destinados ao aprimoramento do ensino superior na Paraíba, o deputado comentou que as emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2014 vão garantir a melhoria da qualidade do ensino de graduação e a modernização da estrutura acadêmica e física das instituições, por meio de obras, aquisição de equipamentos, materiais e serviços. 

-" Nosso objetivo é fortalecer as universidades, para que ofereçam padrão de excelência no ensino superior. Sempre tive a preocupação com a qualidade do ensino, tendo em vista, que uma má formação vai, consequentemente, influenciar na formação profissional dos jovens.  Os recursos federais vão poder ajudar as universidades a dar continuidade ao programa de expansão do ensino público superior na Paraíba.  As emendas foram destinas após conversas, reuniões e encontro com reitores das instituições, que abordaram às reais situações" – comentou Wilson Filho.


Raniery garante que Governo pode pagar servidores mesmo com LOA travada

Segundo Raniery Paulino, o Legislativo Estadual tem tido a preocupação na apreciação da LOA para que o processo seja realizado com eficiência e não ocorra nenhum tipo de prejuízo
O presidente da Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Raniery Paulino (PMDB), garantiu que o Governo do Estado poderá utilizar o orçamento do exercício de 2013 para o pagamento dos servidores públicos estaduais e execução de serviços essenciais. A Lei Orçamentária Anual de 2014 ainda não foi votada porque se fez necessária uma análise detalhada das retificações que o Poder Executivo fez na peça, mas há prazo para que a votação aconteça sem prejuízos a população.
“O Executivo pode usar o orçamento do exercício anterior sem maiores dificuldades. Na verdade eu acredito que o Governo por desconhecimento jurídico ou por querer fazer de fato algum terrorismo, tem tomado essas medidas, através do procurador do Estado Gilberto Carneiro, ou então querem criar algum factoide. Não sei quais as motivações que estão levando o Governo a agir desta forma, mas é importante que se estabeleça a verdade”, ressaltou o parlamentar.
Segundo Raniery Paulino, o Legislativo Estadual tem tido a preocupação na apreciação da LOA para que o processo seja realizado com eficiência e não ocorra nenhum tipo de prejuízo. “A Assembleia Legislativa tem tido o máximo de cuidado buscando a total eficiência na análise e apreciação da Lei Orçamentária, mas o governador só nos encaminhou o projeto no dia 27 de dezembro, em uma sexta-feira no período da tarde. Foi encaminhado um ofício de retificação e todo um anexo, que são quatro volumes, para a Comissão de Orçamento apreciar”, destacou o deputado.
A votação do projeto não ocorreu devido as retificações necessárias por parte do Governo do Estado, após determinação judicial para que fosse garantida a autonomia do Defensoria Pública Estadual. Outro fator que impediu a realização do processo foi a retirada de recursos na área da saúde. ” Existiu problema nos recursos da saúde, especificamente para o Hospital de Mamanguape e o Hospital de Trauma de Campina Grande, em torno de R$ 8 milhões. Nós queremos fazer essa recomposição para que a saúde pública do Estado não tenha nenhum tipo de prejuízo e isto demanda tempo e análise, que é o que estamos buscando, disse Raniery.
A Comissão de Orçamento deve se reunir na próxima semana e em seguida os deputados da Casa devem apreciar o Projeto de Lei Orçamentária. As mudanças necessárias para que houvesse a votação foram encaminhadas pelo Legislativo ao Poder Executivo desde outubro. “Nós fizemos o encaminhamento e o governador não assimilou que era necessário as mudanças para a defensoria. Então virou este vexame nacional, pois a Associação dos Defensores Públicos pediu um liminar para garantir os seus direitos constitucionais. Infelizmente este clima todo que foi construído é culpa do Executivo porque eles não compreenderam e não transigiram com as sugestões que nós encaminhamos no início da tramitação do orçamento de 2014″, explicou o presidente da Comissão.

_______________________________
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA