quarta-feira, 30 de junho de 2010

Ficha Limpa exige que Tribunais recebam listas contendo os nomes dos fichas sujas

BRASÍLIA -O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai recomendar hoje, em sessão plenária, que os tribunais de Justiça de todo o País encaminhem aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) a relação de pessoas condenadas com o objetivo de facilitar o cumprimento da lei da Ficha Limpa.De acordo com a nova lei, políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada, mesmo em processos não concluídos e anteriores à sanção da lei no início de junho, não podem concorrer nas eleições de outubro.

No parecer, que sustenta o pedido que será remetido aos tribunais estaduais, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, disse que a lista é importante para que a Justiça Eleitoral possa tipificar os casos de inelegibilidade, além de assegurar a dignidade do processo eleitoral. O CNJ ainda não informou o prazo nem as regras que serão estabelecidas para que os tribunais apresentem a relação de nomes.

Para o cientista político Leonardo Barreto, da Universidade de Brasília (UnB), a medida tem como objetivo pressionar os TREs a manter um padrão homogêneo de cumprimento da nova legislação.

Se não houver esse tipo de pressão, possivelmente teremos disparidades no julgamento dos processos em cada Estado. Não sabemos como a Justiça Eleitoral funciona regionalmente nem a pressão que é exercida sobre ela em cada Estado. Essa é uma forma de fiscalização, que cabe tanto ao CNJ quando à sociedade, avalia Barreto.

Fonte: Jornal do Commercio PE - Recife/PE, 29 de junho de 2010

Carro voador é aprovado pelos EUA

O Terrafugia Transition, é o mais próximo que já se chegou de um carro voador e acaba de ser aprovado pelo governo dos Estados Unidos. Agora, ele espera apenas passar nos testes de colisão para começar a ser comercializado.


O “carrovião” foi desenvolvido pela empresa Terrafugia e recebeu aprovação da FAA – Federation Aviation Administration, a agência reguladora da aviação no país – para ser produzido como uma aeronave esportiva leve. A aprovação dada pela FAA é de certa forma uma exceção, pois pesa cerca de 50 kg a mais do que uma aeronave “normal” dessa categoria. Isso servirá para que o veículo possa atender os requisitos de segurança tanto nas estradas quanto no ar, conta o site The Register .


O Transition é um avião monomotor normal de dois lugares (piloto e passageiro), que possui asas dobráveis e uma carenagem com quatro rodas e mais resistente. O comprimento total do veículo é de seis metros e trinta centímetro, não exatamente pequeno para um automóvel terrestre mas ainda assim compatível com trânsito urbano. De acordo com informações do site de notícias MSNBC , o carro voador atinge mais de 100 km/h em estradas e 185 km/h em voo, fazendo a transição entre carro e avião em 10 segundos.


Os modelos devem começar a ser vendidos em 2011 com valores perto de US$ 200 mil (cerca de R$ 380 mil). A empresa espera um público consumidor de pilotos amadores que vivem perto de campos abertos que sirvam de pistas para decolagem e aterrisagem. A Terrafugia garante que mais de 70 aeronaves já foram encomendadas.


Imagens da máquina em ação podem ser vistas no site da empresa ( Terrafugia.com ). Embora a categoria de vôo esportivo exista no Brasil, a atual legislação do país é incompatível com o Transition da Terrafugia, portanto não espere vê-lo por aqui tão cedo.

Por Nátaly Dauer - yahoo

CAPS AD de Guarabira é referencia na Paraíba


CAPS AD de Guarabira atende mais de 200 dependentes químicos por mês e é referência na PB.O Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Droga (CAPS AD) do município de Guarabira vem se destacando no estado, se tornando referência no tratamento de dependentes químicos.Segundo a coordenadora de Saúde Mental do município, Penha Pontes, o CAPS AD está funcionando há um ano, e hoje já atende mais de 200 dependentes.

“Nosso trabalho vem se destacando devido a dedicação dos profissionais que atuam no CAPS, atendendo aos usuários com profissionalismo e humanidade”, disse a coordenadora.O trabalho do CAPS AD consiste em acompanhar o dependente, com atendimento de psiquiatra e psicólogo, além de terapias ocupacionais entre outras.

No CAPS do município de Guarabira os casos de dependência são relacionados com álcool (cerca de 60%), seguido pelo crack e a maconha.

Fonte; codecom(PMG)