quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Setor de serviços da Paraíba tem expansão de 8,9% em setembro e é terceiro maior do país


Paraíba fica atrás apenas do Distrito Federal (19,1%) e do Goiás (10,5%). A média de crescimento dos nove meses do país é de 6,6%

Infraero
Aeroporto Internacional Castro Pinto
O setor de serviços da Paraíba registrou expansão de 8,9% em setembro, na comparação com o mesmo mês de 2013, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)divulgados nesta terça-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o melhor resultado do Estado no segundo semestre no indicador, que também mais uma vez ficou bem acima da média nacional 6,4%.

Com o resultado de setembro, a Paraíba acumula alta de janeiro a setembro de 9,5%, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Em setembro, a taxa de serviços do Estado ultrapassou Mato Grosso, passando a ocupar, agora, a terceira maior de serviços do país. Entre as 27 unidades da federação, a Paraíba fica atrás apenas do Distrito Federal (19,1%) e do Goiás (10,5%). A média de crescimento dos nove meses do país ficou em 6,6%.

No Nordeste, a Paraíba manteve a liderança na região no acumulado do ano. A receita das empresas paraibanas no setor de serviços continua expressiva. Nos nove meses deste ano, a taxa de crescimento do Estado (9,5%) permanece na liderança desde janeiro deste ano. Na segundo posição, agora, é do Ceará (6,7%) e na terceira posição o Rio Grande do Norte (5,9%). (Veja o ranking do quadro completo).

Segundo o técnico da coordenação de serviços e comércio do IBGE, Roberto Saldanha, setembro registrou “uma recuperação bem substancial em relação aos dois meses (julho e agosto)”. De acordo com o IBGE, os serviços prestados às famílias cresceram; os serviços de informação e comunicação, os serviços profissionais, administrativos e complementares; transportes e os serviços auxiliares dos transportes e correio.

Na Paraíba, o setor de serviços também lidera o saldo de geração de empregos entre as atividades econômicas. De acordo com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o setor de serviços acumula saldo de mais de 7.888 postos de janeiro a setembro no Estado, expansão de 21,35% sobre o mesmo período do ano passado.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), primeiro indicador conjuntural mensal que investiga o setor de serviços no país, abrange as atividades do segmento empresarial não financeiro, exceto os setores da saúde, educação, administração pública e aluguel imputado (valor que os proprietários teriam direito de receber se alugassem os imóveis onde moram).
Fonte:Portal Correio

Chuvas de até 86 mm caem no Cariri e Sertão e aliviam estiagem na Paraíba


Município onde mais choveu é São José de Piranhas, com 86 milímetros de precipitação, tendo chovido também em cidades próximas como Cajazeiras e Cachoeira dos Índios

Reprodução/Google Street View
São José de Piranhas
As populações do Cariri e do Alto Sertão foram agraciadas pelas chuvas que caíram na nessa segunda (17) e terça-feira (18). Devido à intensa estiagem que atinge o estado, muitas cidades estão enfrentando uma triste realidade, sem abastecimento de água e mananciais entrando em colapso.

O município onde mais choveu é São José de Piranhas, com 86 milímetros de precipitação, tendo chovido também em cidades próximas como Cajazeiras e Cachoeira dos Índios.
Na cidade de São Sebastião do Umbuzeiro choveu 56,9 milímetros. A maior parte da extensão do açude do Congo está localizada no município. A adutora do Congo estava com cerca 10% de sua capacidade total para abastecer os municípios de Serra Branca, São João do Cariri, Sumé, Parari, Gurjão, Prata, Ouro Velho, Amparo, Monteiro, São José dos Cordeiros e Livramento. A Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba ainda não havia atualizado dados sobre previsão do tempo para os próximos dias.
Confira dados atualizados sobre volume de açudes neste link.
Fonte:Portal Correio

EM BRASÍLIA: Ricardo defende ampliação das escolas em tempo integral em seminário do TCU

O governador Ricardo Coutinho participou, na tarde de segunda-feira (17), de um painel sobre educação no seminário Pacto pela Boa Governança: Um retrato do Brasil, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Na ocasião, ele defendeu a escola em tempo integral com reforço das disciplinas de português e matemática, além das atividades lúdicas e também mudanças no financiamento público com uma maior participação da União para a melhoria da qualidade do ensino.

O governador da Paraíba participou do painel junto com o governador eleito do Piauí, Wellignton Dias, do presidente do Instituto Rui Barbosa, Sebastião Hevelcio, do professor doutor Gustavo Balduíno e do jornalista e mediador, Josias de Sousa. Ricardo esteve acompanhado do secretário de Comunicação Institucional, Luís Torres, durante o seminário.
Questionado pelo mediador Josias de Sousa sobre o que fez nesta questão em seu primeiro mandato, Ricardo destacou que sua gestão priorizou a ampliação das escolas em tempo integral elevando de 105 escolas em 2010 para 579 escolas no ensino fundamental em 2014 e abrindo as primeiras 49 escolas em tempo integral no ensino médio. Ele garantiu a universalização do ensino integral no ensino fundamental e ampliar para 150 no ensino médio. “As escolas hoje em dia precisam ser mais atrativas com a informatização, robótica e ensino integral para diminuirmos a baixa escolaridade, a evasão e a distorção série e idade”, ressaltou.
Durante o seminário em formato de talk show, o TCU apresentou aos governadores eleitos, senadores e deputados federais documento contendo diagnóstico sobre importantes temas do País, como saúde, educação, previdência social, segurança pública e infraestrutura.
O presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, destacou que o evento integra um grande projeto nacional de promoção do diálogo interinstitucional federativo com foco no aperfeiçoamento da administração pública e no desenvolvimento integrado da nação, sempre em benefício da sociedade.
Fonte: PB Agora

Estudante vai representar a Paraíba no projeto jovem Senador


jovem_senadorUm jovem estudante da cidade de Pocinhos, no Agreste paraibano, vai participar do projeto jovem senador, que leva jovens de várias regiões do país para conhecer o Senado Federal.
Kaique Porto, de 15 anos, participou de uma seleção e teve sua redação aprovada, dentre mais de 10 mil textos somente da Paraíba. Ele será o representante do estado no projeto. O estudante vai passar uma semana em Brasília conhecendo toda a estrutura do Poder Legislativo. Ele foi destaque na edição de ontem do JPB veiculado pela TV Paraíba.
Fonte / Imagem: PB Agora/SNN

Bombeiros realizam dia de ações da campanha “Novembro Azul”

bombeiros_novembro_azulOs heróis responsáveis por salvar as vidas de tanta gente nos momentos de emergência tiveram nesta terça-feira (18) outra missão: orientar as pessoas para a necessidade dos cuidados com a saúde. A ação fez parte da campanha “Novembro Azul” e foi uma parceria do 2º Batalhão de Bombeiros Militar da Paraíba com a Secretaria de Saúde de Campina Grande.
O “Dia Azul” com os profissionais do Corpo de Bombeiros e da Secretaria foi para chamar a atenção dos homens sobre a necessidade da prevenção aos problemas da saúde. Os bombeiros, junto com os técnicos de saúde, prestaram serviços de saúde e orientações para os seus próprios profissionais e para os pedestres que caminhavam ou faziam atividade às margens do Açude Velho durante toda a manhã.
Desde cedo foram oferecidos testes de glicemia para medir o nível de glicose para qualquer pessoa e também foi aferida a pressão arterial dos participantes. Os homens que foram ao local também puderam fazer teste rápido de diagnóstico da Aids e se vacinar contra hepatite, tétano e gripe.
O foco principal da campanha este mês é a prevenção quanto ao câncer de próstata, o mais fatal para os homens. Por isso, também foram feitos exames de sangue para medição da glândula da próstata. Houve também palestra sobre a importância da boa alimentação e sobre os fatores de risco do Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A programação foi encerrada com atividades físicas na academia popular e uma caminhada em volta do Açude Velho. “A ideia é chamar a atenção dos homens para o cuidado principalmente com o câncer de próstata e fazer com que eles busquem a unidade próxima de casa para iniciar consulta e exame. Também estamos preocupados com a saúde do público masculino de forma integral e por isso oferecemos outros serviços”, explicou o coordenador de Imunização das DSTs, Silvestre Maia.
Fonte: Ascom

Cantor brega Genival Santos morre aos 71 anos

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,perda-da-petrobras-com-desvios-pode-chegar-a-r-21-bi-diz-morgan-stanley-imp-,1594820O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,perda-da-petrobras-com-desvios-pode-chegar-a-r-21-bi-diz-morgan-stanley-imp-,159
O cantor brega Genival Santos, morreu na tarde desta terça-feira, 18, aos 71 anos de idade, no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. A informação foi confirmada pela família do cantor em redes sociais. Ele estava internado há seis dias. Genival é natural de Campina Grande, na Paraíba, e morava no Ceará há 30 anos. Cantor do gênero brega, teve como maior sucesso a música “Eu te peguei no flagra”.
Segundo a assessoria de comunicação do Hospital de Messejana, ele sofria de doença pulmonar e faleceu no leito da enfermaria da unidade H, onde ficam pacientes de pulmão.
De acordo com o filho e cantor Rodrigo Santos, o velório de Genival Santos acontece na Funerária Alvorada, na Avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza. O enterro ocorrerá às 15h de quarta-feira (19), no cemitério Jardim Metropolitano.
Fonte: cearaagora/SNN