segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Ricardo quer iniciar já debates sobre formação de seu futuro GovernoSocialista quer também iniciar imediatamente o governo de transição.

FUTURO GOVERN0
O governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) declarou em entrevista nesta terça-feira (1º), concedida a uma emissora de rádio local, que a partir desta semana vai começar a conversar com as “forças aliadas” para definir a formação do futuro Governo. Ele diz que as escolhas serão feitas de forma conjunta, mas avisa que não vai existir ninguém intocável.

“Não existe estabilidade nos cargos de auxiliares. Como eleitos, eu e Rômulo temos uma estabilidade de quatro anos, mas os outros têm que mostrar que estão alinhados ao nosso projeto político. A permanência destes vão depender do cumprimento de metas”, destacou.

Ainda de acordo com o governador eleito, ele vai escutar as diferentes opiniões, mas a palavra final será dele. “Vou conversar com os aliados e recolher suas sugestões. Depois disto vou sentar e escolher os nomes que comporão o quadro de auxiliares”, frisou.

Sobre as eleições estaduais deste ano, ele criticou a “sujeira” da campanha e pediu para que a Justiça Eleitoral e a Polícia Federal não permitam que a impunidade prevaleça. “Não podemos permitir que os mesmos compradores de votos estejam na ativa daqui a dois ou quatro anos”, disparou, fazendo alusão às próximas eleições.

Depois, ele disse que espera ainda hoje conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com a presidente eleita Dilma Rousseff (PT), para falar das eleições, congratulá-los pela vitória e já para abrir uma via de diálogos entre o Governo da Paraíba e o Governo Federal.

Ricardo disse também que quer iniciar já nesta semana as discussões com o atual Governo para dar início a um Governo de Transição na Paraíba.

Phelipe Caldas - MaisPB

Ricardo Coutinho é eleito governador com a maior votação da história da Paraíba


Uma virada histórica. Isso se as pesquisas de intenções de votos do primeiro turno forem levadas em conta. Ricardo Coutinho (PSB) contrariou todos os números e foi eleito governador do estado com mais de 1.079.000 votos no segundo turno.

O resultado não só significou uma diferença de mais de 149 mil votos, como fez de Ricardo o candidato com o maior número de votos na Paraíba, superando a marca de Cássio (PSDB), no primeiro turno, que obteve mais de 1.004.000 votos.

Mesmo antes da apuração ser encerrada, a diferença era tão esmagadora que o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), Genésio Gomes, anunciou o nome de Ricardo como o mais novo governador da Paraíba, em entrevista coletiva.

Genésio informou que o segundo turno transcorreu dentro da normalidade com apenas 27 substituições de urnas e 16 prisões por crimes eleitorais, a maioria deles, boca-de-urna.

A diplomação de Ricardo Coutinho, governador eleito com mais de 53% dos votos válidos, deverá ocorrer no próximo dia 17 de dezembro.

24hs

Governador eleito Ricardo Coutinho tem minoria na Assembleia, mas quadro pode ser revertido rapidamente Composição hoje é de 20 contra 16.

O governador eleito da Paraíba, o ex-prefeito pessoense Ricardo Coutinho, tem hoje, pelo menos oficialmente, minoria na futura Assembleia Legislativa da Paraíba. Ricardo teria atualmente 16 deputados estaduais aliados, contra 20 parlamentares que seriam de oposição. Na prática, porém, o socialista deve reverter esta vantagem sem muitas dificuldades.

Dentre os eleitos que fizeram campanha aberta a Ricardo e naturalmente ocuparão a bancada de situação estão os colegas de partido Adriano Galdino (PSB), Edmilson Soares (PSB) e Léa Toscano (PSB); os tucanos Antônio Mineral (PSDB) e Dinaldo Wanderley (PSDB); e ainda Branco Mendes (DEM), João Henrique (DEM), José Aldemir (DEM), Lindolfo Pires (DEM), Eva Gouveia (PTN), Gilma Germano (PPS), Janduhy Carneiro (PPS) e Manoel Ludgerio (PDT).

Já o ex-deputado estadual Tião Gomes (PSL) votou em Maranhão no 1º turno, mas aderiu a Ricardo no 2º turno. Deve permanecer na base aliada. Ricardo Marcelo (PSDB) e o recordista de votos Toinho do Sopão (PTN) mantiveram-se neutros, mas tendem a apoiar Ricardo ou pelo menos não devem fazer uma oposição mais ferrenha. Juntos eles somam 16 parlamentares.

Entre os opositores que devem permanecer com estão condição estão André Gadelha (PMDB), Arnaldo Monteiro (PSC), Caio Roberto (PR), Francisca Motta (PMDB), Genival Matias (PTdoB), Gervásio Maia (PMDB), Guilherme Almeida (PSC), Trocolli Junior (PMDB), Doda de Tiao (PMDB), Olenka Maranhao (PMDB), Raniery Paulino (PMDB), Dr. Aníbal (PSL), Frei Anastácio (PT), Batinga (PSC), João Gonçalves (PSDB).

Outros opositores pediram votos a Maranhão, mas de uma forma ou de outra teriam mais facilidade para aderir ao futuro governador. Daniella Ribeiro (PP), por exemplo, até pouco tempo era aliado do socialista, assim como Vituriano (PSC). Luciano Cartaxo (PT), por sua vez, já foi líder de Ricardo na Câmara Municipal de João Pessoa. Wilson Braga (PMDB) e Anísio Maia (PT) fecham a lista.

Em resumo, o futuro governador teria minoria na Casa, mas diferente do que aconteceu com o governador José Maranhão (PMDB) durante quase toda sua curta atual gestão, ele pode rapidamente mudar este quadro.

Phelipe Caldas - MaisPB

Vereador é preso acusado de compra de votos; ele nega todas as denúncias

EM GUARABIRA
Advogados dizem que dinheiro apreendido era para água e lanches de fiscais. | |
O vereador Luiz Martins de Lima, popularmente conhecido por Lula das Bolas (PV), foi preso na manhã deste domingo (31), por volta de 10h, sob a acusação de compra de votos. Ele está com várias notas em dinheiro e foi levado à delegacia. O parlamentar nega as denúncias.

Por meio de advogados da coligação Uma Nova Paraíba, o vereador defende a tese de que estava apenas dando dinheiro aos fiscais da coligação que trabalham ao longo de todo o dia, para que eles pudessem comprar água e lanches.

Já os advogados da coligação Paraíba Unida rebatem esta teoria e dizem que o vereador estaria sim tentando comprar votos a favor do candidato de oposição Ricardo Coutinho (PSB).

Phelipe Caldas - MaisPB

RESULTADO DAS ELEIÇÕES: PARAÍBA

Seções: 8.737
Seções Apuradas: 8.737 (100,00%)

Eleitorado: 2.738.389
Apurado: 2.738.389 (100,00%)
Abstenção: 521.249 (19,03%)
Comparecimento: 2.217.140 (80,97%)
Votos: 2.217.140
Brancos: 38.572 (1,74%)
Nulos: 169.073 (7,63%)
Válidos: 2.009.495 (90,63%)



Seq. Nº Cand. Nome Candidato Partido / Coligação Qtde. Votos
1 40 * RICARDO COUTINHO PSB - PDT / PTN / PPS / DEM / PTC / PSB / PV / PRP / PSDB 1.079.164 (53,70%)
2 15 ZE MARANHAO PMDB - PRB / PP / PT / PTB / PMDB / PSL / PSC / PR / PHS / PMN / PC do B / PT do B 930.331 (46,30%)
* Eleito

RESULTADO DAS ELEIÇÕES: BRASIL

Seções: 400.001
Seções Apuradas: 399.979 (99,99%)

Eleitorado: 135.804.433

Apurado: 135.799.043 (99,99%)
Abstenção: 29.194.356 (21,50%)
Comparecimento: 106.604.687 (78,50%)
Votos: 106.604.687
Brancos: 2.452.591 (2,30%)
Nulos: 4.689.310 (4,40%)
Válidos: 99.462.514 (93,30%)



Seq. Nº Cand. Nome Candidato Partido / Coligação Qtde. Votos
1 13 DILMA PT - PRB / PDT / PT / PMDB / PTN / PSC / PR / PTC / PSB / PC do B 55.752.092 (56,05%)

2 45 JOSÉ SERRA PSDB - PTB / PPS / DEM / PMN / PSDB / PT do B 43.710.422 (43,95%

Coligação move Aije contra socialista por crime eleitoral

A coordenação jurídica da coligação Paraíba Unida, que teve o governador José Maranhão (PMDB) como candidato à reeleição, entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra o governador eleito Ricardo Coutinho (PSB), por suposta prática de crime eleitoral.


A ação foi impetrada no final da tarde de ontem, junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Segundo advogado Fábio Brito, que integra a coordenação jurídica da coligação peemedebista, um dos motivos da ação é a prática de abuso de poder econômico e uso da máquina administrativa da Capital com conotação política para beneficiar a campanha eleitoral do socialista na disputa pelo Governo do Estado.


De acordo com Fábio Brito, na Aije foram apresentados como fundamento, entre outras denúncias de supostos atos que denotam a prática de abuso de poder econômico e político, o programa Empreender- JP - que é um programa de incentivo de crédito pequeno produtor - e a promoção de uma festa em homenagem ao dia das crianças, chamada “Dia de Brincar”, que foi promovida pela Prefeitura de João Pessoa, no Parque Solon de Lucena, no centro da cidade.

José Maranhão envia nota oficial ao povo da Paraíba

O governador José Maranhão (PMDB) publicou uma nota oficial na noite deste domingo (31), externando agradecimentos à toda militância, líderes políticos, amigos e familiares que o acompanharam e acreditaram e honraram as suas idéias e projeto de Governo.

Na nota, José Maranhão reconhece a derrota nas urnas e deseja sorte ao candidato eleito Ricardo Coutinho (PSB).

O governador José Maranhão concederá uma entrevista coletiva na próxima quarta-feira (3) em local e horário que ainda serão definidos.

Confira a íntegra da nota logo abaixo:

'Queremos agradecer a todos os paraibanos e as paraibanas que acreditaram nas nossas idéias e nos honraram, mais uma vez, com os seus votos. Agradecemos também a todos os partidos aliados, deputados federais e estaduais, senadores, prefeitos, vereadores e lideranças políticas que estiveram conosco.

Fizemos uma grande campanha e defendemos o projeto de uma Paraíba desenvolvida com grandes propostas e ações para melhorar a vida da nossa população. Reconhecemos que não tivemos o sucesso eleitoral que gostaríamos, mas manteremos até o último dia de nosso governo o compromisso de trabalhar pela Paraíba e fazer sempre mais pelo nosso povo.

A Paraíba terá um novo governador. Desejamo-lhe todo o êxito na condução dos destinos do nosso Estado e da nossa gente. Deixaremos nossa contribuição e vamos torcer para que a Paraíba tenha um futuro próspero e grandioso.

João Pessoa, 31 de outubro de 2010

José Targino Maranhão

Governador'


Da redação do Portal Correio com Verônica Guerra