sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Com mais de 80 anos, aluna de cursos da Fundação Ulysses Guimarães chama atenção em Guarabira


Presidida pelo deputado estadual Raniery Paulino (PMDB), a Fundação Ulysses Guimarães Paraíba abriu mais uma turma na cidade de Guarabira. Na noite dessa quinta-feira (20-02) em aula inaugural, o curso de Agente de Cidadania contou com uma turma formada por populares do conjunto Mutirão.
A surpresa ficou por conta da presença senhora Zefinha de 81 anos de idade. Para os demais alunos do curso, a nova cursista chamou atenção e serve como exemplo para muitos jovens, que mesmo com a idade avançada foi à busca de um novo aprendizado.
A aula aconteceu na sede da Associação dos Moradores do Conjunto Mutirão.  O presidente da Associação de Moradores, Rivo Marconi Maciel (Rivo do Mutirão) disponibilizou as instalações do prédio para que fosse passado aos alunos o conteúdo do curso Agente de Cidadania Comunitária.
De acordo com o deputado Raniery, o conteúdo programático do curso engloba: O Poder e suas formas, As dimensões da cidadania e Os conselhos e o controle social.
Raniery fez gestão de mostrar sua satisfação com a entrada da mais nova aluna dos cursos da FUG-PB. “Temos o objetivo de aproximar a Fundação Ulysses Guimarães da população com a realização de nossos cursos. Em Guarabira, agora com a grata surpresa e satisfação em recebermos Dona Zefinha no alto dos seus 81 anos de idade, nos contemplando com sua presença”, disse Raniery.


_______________________________
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA

Guarabira está entre as dez maiores cidades da Paraíba que não cumprem a lei de transparência, diz TCE A partir da notificação, os municípios têm prazo para justificativa

Assessoria/TCE-PB
Pleno do TCE-PB
O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Fábio Nogueira, voltou a alertar os gestores dos municípios paraibanos sobre a obrigatoriedade do cumprimento das leis da Transparência Pública (LC 131/09), de Acesso à Informação (Lei 12.527/11), da Lei 12.232/2010 e da Resolução Normativa (RN) - TC 05/2013, que dispõe sobre a divulgação de dados relativos à execução contratual de serviços de publicidade e cobra mais clareza em dados sobre licitação.

De acordo com Fábio Nogueira, o Grupo Especial de Auditoria (GEA) do TCE-PB constatou que os 10 maiores municípios paraibanos - João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Patos, Sousa, Cajazeiras, Sapé e Guarabira – estão descumprindo a legislação e serão punidos se não regularizarem a situação dentro de um prazo pré-estabelecido. 
O presidente explicou que a Lei 12.232/2010, que institui normas gerais para licitações e contratações de serviços de publicidade no âmbito da administração pública, determina a publicização dos contratos publicitários em um sítio específico na internet. A RN 05/2013, que também corrobora essa exigência e foi elaborada pelo TCE-PB a partir de um diagnóstico preliminar anterior de descumprimento da norma.
Portal Correio

Veneziano pode ser senador na chapa de Cássio

Veneziano e Cassio
A coluna Esplanada, do jornalista Leandro Mazzini, publicada em diversos jornais do país, traz nesta quinta-feira (20) uma informação apimentada sobre as conversas de bastidores para fechamento das chapas majoritárias na Paraíba.
O pré-candidato do PMDB ao Governo, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) teria sido convidado para compor com o PSDB de Cássio Cunha Lima para concorrer ao cargo de senador nas eleições de outubro. Em tese, o assunto teria sido tratado em recente jantar mantido por Cássio com Vital Filho, irmão do ex-prefeito de Campina Grande.
Portal Tambaú

Pessoas ligadas ao senador Cássio Cunha Lima começam entregar cargos no governo Ricardo


Gustavo Nogueira
A informação consolidada é que o secretário de Planejamento do Estado, Gustavo Nogueira, deixará o cargo nas próximas horas. Talvez na segunda-feira, quando o PSDB vai decidir o que fazer em relação ao governo neste momento de iminente rompimento da aliança entre tucanos e socialistas que vigora desde 2010.
O problema é que Nogueira é, praticamente, o único nome no governo adotado pelo senador Cássio Cunha Lima como indicação de sua lavra, que sustenta não ter outros apadrinhados na estrutura do Estado. Talvez seja uma meia verdade. Ou seja, no primeiro escalão restaria a fidelidade de Nogueira, mas haveria centenas de parentes e afilhados nos demais escalões do governo. Mas essa é outra questão.
Importa que o PSDB deverá usar o pedido de exoneração do secretário Gustavo Nogueira como suposta bandeira ética. Já que pode romper e lançar candidato, entregaria o cargo que tem. No caso dos demais postos, a responsabilidade de demissão seria repassada ao governador Ricardo Coutinho.
Fonte:PortalTambaú/Josival Pereira


A procuradora Mônica e o senador Cássio
A diretoria da Associação dos Procuradores do Estado da Paraíba (Aspas-PB) demonstrou apoio irrestrito à procuradora de carreira, Mônica Nóbrega Figueiredo, que nesta segunda-feira (17), entregou pedido de exoneração do cargo de procuradora Geral Adjunta da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Após entregar o pedido de exoneração, a procuradora Mônica Figueiredo afirmou que não estava mais se sentindo à vontade para continuar no exercício da função.
“A doutora Mônica é uma mulher guerreira, uma procuradora destemida e com bom trânsito em qualquer esfera. A Aspas, enquanto entidade em defesa dos procuradores de Estado, não poderia deixar de apoiá-la em sua decisão. Aproveitamos também para parabenizá-la pela coragem e pelo gesto em favor da carreira”, comentou a presidente da Aspas-PB, Sanny Japiassú.

ParlamentoPB