segunda-feira, 19 de julho de 2010

Ricardo Coutinho quer criar Sistema Único de Segurança Pública na Paraíba

A criação de consórcios metropolitanos e municipais de políticas de segurança pública, a regulamentação do ‘Conselho Estadual de Defesa Social’, com a participação da sociedade civil, e implantação do ‘Sistema Único de Segurança Pública’ são propostas feitas pelo candidato ao governo Ricardo Coutinho (PSB). Segundo ele, são formas inovadoras de prevenção à criminalidade, que hoje só é enfrentada por meio da repressão policial, uma estratégia preferencial e única adotada pelo atual governo estadual.

“A criminalidade nunca foi abordada na perspectiva do seu controle. Temos que reconhecer que o crime é um fato social, que se manifesta de acordo com as condições da vida coletiva”, aponta Ricardo, que é candidato pela Coligação Uma Nova Paraíba (PSB, PSDB, DEM, PPS, PDT, PRP, PV, PTN e PTC). “Tem gente que imagina que a criminalidade e a violência vão ser exterminadas somente através das ações combativas e repressivas da polícia, como se fosse uma patologia”, completou.

Em seu plano de governo apresentado aos paraibanos, Ricardo vai valorizar e fortalecer o trabalho da Ouvidoria e da Corregedoria de Polícia, dando-lhes autonomia administrativa e operacional, com mandato; garantir uma gestão integrada ampla e pactuada do Sistema de Justiça Criminal; e implementar o ‘Sistema Único de Segurança Pública no Estado’, conforme estabelece o ‘Plano Nacional de Segurança Pública do Governo Federal’.

“Também temos que fomentar, de forma sistemática, os conselhos comunitários de segurança, com o fim de oportunizar a participação popular, garantindo o controle social”, aponta Ricardo Coutinho, acrescentando que no seu governo será criado o ‘Centro de Estudos da Violência, da Criminalidade e da Segurança Pública’, com a finalidade de assessorar o governo e as instituições de segurança no planejamento e na implementação de políticas de segurança pública.

As medidas preventivas, segundo Ricardo, serão colocadas em prática na mesma dimensão das ações repressivas. “O controle da criminalidade e o enfrentamento da violência são desafios. Para isso, devemos conhecer essa violência, analisá-las, identificando seus determinantes ou fatores de risco. Para evitarmos a ocorrência de violência e promovermos a segurança da população, se faz necessário a adoção de medidas que reforcem os fatores de proteção e minimizem os riscos”, destaca.

Do Wscom (com assessoria)

Carreata de Maranhão chega a Pitimbu depois de quatro horas de percurso pelo Litoral Sul da PB

Domingo movimentado para a coligação "Paraiba Unida". Carros seguiram pelos municípios de Pedras de Fogo, Alhandra, Caaporã e Pitimbu.

Depois de passar em Caaporã e ser recebida pelo prefeito João Soares, pai do candidato a vice-governador, Rodrigo Soares (PT), a carreata promovida pela coligação Paraíba Unida se dirigiu até o município de Pitimbu, onde foi acompanhada também por motociclistas.

Desde a partida, em Pedras de Fogo, até a chegada em Pitimbu, foram quatro horas de percurso. Participaram o governador José Maranhão (PMDB), Rodrigo, os candidatos ao Senado, Vital Filho e Wilson Santiago (ambos do PMDB) e outros aliados.

Os vereadores Tavinho Santos (PTB) e Mangueira (PMDB) acompanham a carreata a partir de Pitimbu. Na cidade, Maranhão e sua comitiva foram recebidos pelo prefeito Rômulo Carneiro.

Do WSCOM Online

Em agosto: Advogado Claudio Cunha ministrará curso para a imprensa em Guarabira

O radialista e advogado Cláudio Cunha estará ministrando um curso sobre a linguagem jurídica, nos próximos dias 12 e 13 de agosto, no auditório da Rádio Rural de Guarabira. O curso é voltado para os profissionais da imprensa da região e tem o apoio da AGI – Associação Guarabirense de Imprensa e do Grupo João Rafael de Comunicação.

Segundo Cláudio Cunha, o curso tem o objetivo de capacitar os profissionais para comentar assuntos jurídico-legais com termos e expressões adequados e possibilitar a compreensão da linguagem jurídico-legal.

Para Gentil Filho, presidente da AGI, “essa é uma boa oportunidade para o profissional de imprensa da região, se capacitar cada vez mais na profissão em que atua. Saber conduzir uma entrevista com juízes, advogados e demais profissionais da Lei é preciso um mínimo de conhecimento, para se fazer um bom trabalho, e conhecer a linguagem jurídica é essencial para isso.”

“Convido os demais companheiros da associação para se inscrever neste curso. Conversamos com o palestrante Cláudio Cunha, também nosso associado, e ele assegurou um desconto para todos os sócios da AGI.” Finalizou Gentil Filho.

O valor do investimento é de apenas R$ 50,00 (cinqüenta reais). As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no Edifício Guaracenter, na Praça João Pessoa, sala 108 ou pelo e-mail do ministrante: claudiogcunha@hotmail.com.

O advogado Cláudio Cunha é ainda colunista do brejo.com onde sempre traz comentários atualizados sobre o mundo jurídico.

Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (83) 8814-8830 ou 9305-6960.

Da redação
Brejo.com

Ex-vereador de Cacimba de Dentro é vítima de latrocínio


Luíz Olegário levou três tiros, durante assalto

O ex-vereador e empresário Luiz Olegário da Silva, de 64 anos, foi vítima de latrocínio, roubo seguido de morte, na tarde desse domingo (18), em Cacimba de Dentro, a 88 km de Guarabira.

Segundo a polícia, a vítima estava em seu supermercado quando foi abordado por três homens armados com revólveres. De acordo com testemunhas, o proprietário do estabeleciemento comercial teria reagido ao assalto e acabou sendo atingido por três tiros. Ele foi ferido no rosto e no tórax.

O empresário, que é irmão do delegado de João Pessoa Isaías Olegário, ainda foi socorrido, mas morreu a caminho do hospital. Os assaltantes fugiram sem levar nada.

A polícia cercou a região, porém teve que suspender as buscas devido os bandidos terem adentrado numa mata ao anoitecer. Segundo o Comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, o coronel Alencar, uma equipe já foi designada para continuar as buscas nesta segunda-feira (19).

Cacimba de Dentro também foi notícia no último sábado (17), quando a polícia localizou um carro que tinha sido roubado na cidade de Petrolina, Pernambuco. O veículo (Hilux, de cor prata, ano 2009) estava na residência de Maria do Carmo Barbosa, sogra do acusado Marconde Arruda.

Simone Bezerrill
brejo.com

Areia é o primeiro destino da Rota Cultural Caminhos do Frio



Em Areia: Caminhos do Frio começa hoje e espera 40 mil pessoas na cidade


O turismo ecológico e cultural movimentará a economia de algumas das mais tradicionais cidades paraibanas até o final do mês de agosto. Em sua 5ª Edição, o programa “Rota Cultural Caminhos do Frio” realiza neste ano, eventos, oficinas e apresentações culturais e artísticas nas cidades de Areia, Bananeiras, Serraria, Pilões e Alagoa Grande. Serão investidos R$ 50 mil numa parceria das prefeituras com o Sebrae. A primeira rota turística tem início amanhã na cidade de Areia, Brejo paraibano, se estendendo até o dia 25 de julho.

Sob o tema “Frio, Cachaça e Arte”, o município de Areia pretende receber cerca de 40 mil turistas de todo o país, promovendo a beleza dos engenhos, o ecoturismo e a riqueza cultural areiense.