domingo, 22 de julho de 2012

Solânea: Juiz indefere candidatura do professor Josenias e partidos da coligação devem anunciar novo nome

O juiz da Comarca de Solânea (PB), Osenival dos Santos Costa, da 48º zona eleitoral, indeferiu nessa sexta-feira (20) o pedido de registro de candidatura da chapa Solânea Unida (PRB, PT, PTB, PMDB, PSL, PTN, DEM, PHS, PTC, PRP e PCdoB), encabeçada pelo professor Josenias Pereira da Silva (prefeito) e Allan Thales Rocha e Viana (vice). Alguns candidatos a vereador também tiveram o registro negado.


Justiça eleitoral e coligações assinam TAC e mais dez municípios do Brejo não terão carreatas durante a campanha

Mais dez cidades da região polarizada por Guarabira não terão carreatas durante a campanha eleitoral. Essa semana foram assinados Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) com candidatos, representantes de coligações, Ministério Público e Justiça Eleitoral.
Os municípios que aderiram foram Guarabira, Araçagi e Pilõezinhos, da 10ª zona; Pirpirituba, Sertãozinho e Duas Estradas, da 47ª, Pilões e Cuitegi, da 45ª e Alagoinha e Mulungu, da 46ª zona eleitoral. Em cinco deles, Pirpirituba, Sertãozinho, Duas Estradas, Alagoinha e Mulungu também ficou acordado que não será feita propaganda através de pintura de muros. Nos municípios de Pilões, Cuitegi e Pirpirituba as coligações pactuaram com a justiça eleitoral que a propaganda eleitoral em carros de som só será realizada nos finais de semana. Nos dez municípios toda segunda-feira durante o período de campanha será a folga e não haverá nenhuma manifestação política.
A juíza Giuliana Madruga, da 47ª zona, defendeu a não realização de carreatas e disse que vivemos temos diferentes. “Hoje a realidade é totalmente diferete a de alguns anos, nós temos um grande número de veículos em circulação, então se houver uma carreata vai acabar atrapalhando o fluxo normas desses outros veículos que não são obrigados a participar da carreata”, disse a magistrada.
O promotor eleitoral da 46ª zona, Edmilson de Campos (FOTO), disse que foi positiva a decisão das coligações e segundo ele o eleitor não é influenciado por carreatas. “Realmente pra gente é tranquilo que não haja carreata. O eleitor hoje em dia o eleitor é tão bem informado que por maior que seja a carreata, por mais que ela comece na BR-230 e termine em Guarabira, o eleitor não se deixa influenciar por isso”, argumentou o promotor.

Jota Alves/Nacola
Brejo.com

Jornal da Paraíba registra pesquisa para prefeito de Guarabira e Santa Rita



pesquisa-graficoO Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas (Ipespe) registrou nesta sexta-feira (20) as primeiras pesquisas eleitorais encomendadas pelo Jornal da Paraíba com vistas às sucessões municipais de Guarabira e Santa Rita.
Em Guarabira, o Ipespe ouviu entre os dias 19 e 20 de julho, 500 eleitores que manifestaram suas intenções de votos entre os candidatos Josa da Padaria (PMDB) e Zenóbio Toscano (PSDB).
Em Santa Rita, O Ipespe ouviu, nos dias 18 e 19 de julho, 500 eleitores que opinaram entre os candidatos Adones Júnior (PMDB), Zé Paulo (PTB), Reginaldo (PRP) e José Silva (PSOL).
As pesquisas custaram R$ 12.500,00 cada, e deverão ser divulgadas na próxima quarta-feira (25). A margem de erro ficará em 4,5 % para intervalo de confiança de 95%.
Já no próximo domingo (22), o Jornal da Paraíba deverá divulgar os novos números da corrida eleitoral em João Pessoa. A pesquisa custou R$ 20 mil e ouviu 800 eleitores entre os dias 14 e 16 de julho.
No questionário, os eleitores optaram entre os candidatos a prefeito Cícero Lucena (PSDB), José Maranhão (PMDB), Luciano Cartaxo (PT), Estelizabel Bezerra (PSB), Renal Palmeira (PSOL), Antônio Radical (PSTU) e Lourdes Sarmento (PCO).

Brejo.com

Pesquisa aponta empate entre Cícero e Maranhão com 27% em João Pessoa

Pesquisa ouviu 800 eleitores de João Pessoa. Luciano Cartaxo tem 12% e Estelizabel Bezerra 7%


Esta é a primeira pesquisa realizada dentro do período eleitoral em João Pessoa
(Crédito: Fotomontagem - WSCOM)

Cícero Lucena (PSDB) e José Maranhão estão rigorosamente empatados com 27% das intenções de voto para prefeito de João Pessoa. Os números são de pesquisa realizada pelo Instituto Ipespe realizada entre os dias 14 e 16 de julho. A consulta está publicada na edição deste domingo (22) do Jornal da Paraíba.

De acordo com os números, o candidato Luciano Cartaxo (PT) aparece na terceira colocação com 12%, enquanto que Estelizabel Bezerra tem 7%, na quarta posição. Lourdes Sarmento (PCO) ficou com 1% das intenções de voto. Já Renan Palmeira (PSOL) e Antonio Radical (PSTU) não pontuaram.
Já 13% disseram votar em branco, nulo, ou em nenhum dos candidatos. Enquanto que 14% não saber em quem votar ou preferiram não responder a consulta.

COMPARATIVO
A pesquisa do Ipespe ouviu 800 eleitores de João Pessoa. Se comparada com a consulta publicada em junho, Maranhão subiu 5 pontos percentuais, e Cícero, 6. O peemedebista tinha 22%, contra 21% do tucano, o que é considerado um empate técnico.
A pesquisa também mostra um crescimento da candidatura de Luciano Cartaxo (PT), que passou de 8% para 12%. Estelizabel Bezerra (PSB) também melhorou seu desempenho, saindo de 5% em junho para 7% em julho.

Da Redação com informações do JP Online
WSCOM Online

Maranhão, Cícero, Estela, Cartaxo, Renan, Radical e Loudes revelam segredos para enfrentar campanha em JP


Os candidatos revelaram os segredos para manter a saúde durante a campanhaFaltando 11 semanas para o término da campanha, os candidatos terão que fazer aproximadamente seis visitas por semana para atingir a meta estabelecida. Os candidatos revelaram os segredos para manter a saúde durante a campanha.

Dos sete candidatos a prefeito de João Pessoal, quatro disseram que pretendem visitar os 65 bairros da Capital. São eles o ex-governador José Maranhão (coligação ‘João Pessoa mais feliz’), o deputado estadual Luciano Cartaxo (‘Unidos por João Pessoa), o senador Cícero Lucena (‘Por amor a João Pessoa sempre’) e a ex-secretária de Planejamento do município, Estelizabel Bezerra (‘Pra seguir em frente’).
No entanto, para isso, eles terão que ter fôlego e uma programação matemática impecável para dar conta da programação. Faltando 11 semanas para o término da campanha, os candidatos terão que fazer aproximadamente seis visitas por semana para atingir a meta estabelecida.
Com uma rotina que chega até a 18 horas diárias, de segunda a segunda, os candidatos garantem que não terão problemas para cumprir a extensa agenda de compromisso que engloba arrastões pelos bairros, caminhadas, visitas às comunidades, adesivagem, comícios, reuniões com lideranças comunitárias, entidades de classe e com a coordenação de campanha.

O senador Cícero Lucena disse que só dorme de cinco a seis horas por dia e que no resto do tempo está trabalhando em sua campanha. Apesar da carga horária de trabalho ser considerada pesada pelos profissionais da área de saúde e pelos preparadores físicos - que recomendam que se durma entre seis e oito horas por dia -, o tucano disse que se sente muito bem. Já José Maranhão declarou que dedica até 15 horas do seu dia para a campanha política em João Pessoa. “Eu não tenho nenhum problema com esse ritmo”.

Começando as atividades de campanha às 7h e encerrando por volta da 23h, Luciano Cartaxo destacou que o clima de campanha se confunde com o do seu dia a dia. “Meu dia a dia na Câmara sempre foi intenso e agora na Assembleia mais ainda”. Em sua primeira eleição, Estelizabel Bezerra disse que dorme cinco horas por dia e o resto é dedicado à campanha. Ela contou que já chegou a perder cerca de três quilos desde a pré-campanha.

Já os candidatos do PSTU, PSOL e PCO, Antônio Radical, Renan Palmeira e Lourdes Sarmento, respectivamente, informaram que vão construindo suas agendas de acordo com a solicitação das pessoas.

Jornal da Paraíba