segunda-feira, 23 de abril de 2012

Pré-candidato do PSOL, Renan Palmeira diz que primeira pesquisa de intenção de votos foi positiva

O pré-canditado a prefeitura de João Pessoal, Renan Palmeira (PSOL), avaliou como positiva a primeira pesquisa de intenção de votos pesquisa estimulada na Capital, realizada pela Consult Pesquisa, em parceria com o Sistema Correio de Comunicação, e divulgada neste final de semana. “Mesmo pontuando na primeira pesquisa com uma margem de 0,2%, fiquei satisfeito. Meu nome ainda é desconhecido da grande população de João Pessoa, é a primeira candidatura que participo”, disse o pré-candidato.

Segundo ele, sem densidade eleitoral configurada, o PSOL ainda é um partido em construção e que conta com pouco espaço na mídia regional. Ainda assim, o primeiro pré-candidato homossexual a disputar as eleições majoritárias em uma capital brasileira, Renan diz que os números apresentados configuram aspectos importantes de diálogos com setores da população. “Entre pessoenses de classe média, a pré-candidatura obteve 1,3% da preferência, e quando apresentada a pessoas com ensino superior completo, obtivemos 0,6%, demonstrando uma possibilidade e disposição de crescimento real com os setores formadores de opinião em João Pessoa”, avaliou.

Renan ressalta ainda a importância do diálogo com outras forças políticas para a composição de uma Frente de Esquerda. “Até o início da campanha, em agosto, teremos diversas atividades que possibilitarão o crescimento da nossa pré-candidatura, consolidando uma frente de esquerda com PSTU, PCB, PCR e Consulta Popular”, finaliza o pré-candidato, que já conta com o apoio de figuras como os deputados estaduais Jean Wyllys (PSOL-RJ), Ivan Valente (PSOL-SP), a ex-senadora e vereadora Heloísa Helena (PSOL-AL), o compositor Vital Farias, o professor Nelson Junior, além de diversas lideranças socais.



William De Lucca
Assessor de Imprensa

Artistas de Guarabira terão mais chance de se classificar para a 2ª etapa do Forró Fest 2012

Por ser um celeiro de artistas, o município de Guarabira vem mantendo grandes eventos promovidos pela Prefeitura através da Secretaria de Cultura e Turismo, a exemplo da 2ª etapa do Forró Fest 2012, que poderá contar com a participação de mais cantores guarabirenses.

De acordo com a secretária adjunta de Cultura, Girleny Fernandes, este ano se inscreveram 14 músicos, sendo que na maioria são de Guarabira, dando mais chance aos artistas da terra se classificar para etapa local.

“Com a entrada do município de Alagoa Grande no circuito de etapas o número de artistas da região diminuiu, e isso dá mais oportunidade aos guarabirenses terem suas músicas escolhidas para a 2ª etapa, bem como se classificar entre as três finalistas”, disse Girleny.

A etapa do Forró Fest em Guarabira acontecerá na Praça do Novo Milênio no dia 12 de maio, antecedendo o Dia das Mães, e terá como atrações o cantor Ton Oliveira e as bandas Três Desejos e Forró Bakana.

Assessoria da PMG

Prefeita autoriza a Secretaria de Esportes de Guarabira realizar a Maratona do Trabalhador


O secretário municipal de Esportes de Guarabira, Ivanildo Cassiano, recebeu a autorização da prefeita Fátima Paulino para realizar a tradicional Maratona do Trabalhador, que acontecerá no dia 1º de Maio.

De acordo com o secretário de Esportes, com a autorização da prefeita o projeto dará andamento, e melhorias serão realizadas para que o evento tenha maior participação de competidores, especialmente de Guarabira.

“Breve estaremos divulgando o início das inscrições, bem como os locais, para que os atletas possam se preparar para a Maratona”, disse Ivanildo confiante no sucesso evento.

A Maratona do Trabalhador a cada ano vem recebendo maior número de participantes, recebendo atletas de diversos estados, bem como de Guarabira.

Assessoria da PMG

Salário do Governador é criticado por Frei Anastácio na AL

O deputado Frei Anastácio criticou o aumento salarial de 22,92%, que no qual o governador se auto-beneficiou, sem consultar a Assembléia Legislativa. “O governador faz isso para ele, mas para os servidores do estado deu apenas 3% e ainda acha que fez um grande benefício”, disse o deputado. Ele também citou o reajuste de 71,7% concedido aos diretores da Agevisa. Para os diretores técnicos da agência, segundo o deputado, o reajuste chegou a 83%. “Enquanto isso, fiscais concursados passaram R$ 1.500 para R$ 1.545”, lamentou Frei Anastácio.

Assessoria do Frei

Entidades discutem problemas relacionados à seca na sede do Incra-PB

Representantes de entidades ligadas à área rural estiveram reunidos na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Paraíba, em João Pessoa , para discutir medidas de assistência aos trabalhadores rurais paraibanos atingidos pela estiagem. Cerca de 20 pessoas participaram da reunião, proposta pelo presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar no Estado da Paraíba (Fetraf-PB), Ednaldo Leite Pereira. Segundo ele, existem municípios paraibanos onde os agricultores familiares perderam mais de 95% da safra.

Além do superintendente do Incra-PB, Lenildo Morais, participaram das discussões a delegada federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na Paraíba, Giucélia Figueiredo, representantes da Fetraf-PB, da Secretaria de Agricultura Familiar da Paraíba, da AS-PTA-Agricultura Familiar e Agroecologia, do Sindicato dos Trabalhadores em Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Sinter-PB), dos Pólos Sindicais da Borborema e do Curimataú, de Sindicatos de Trabalhadores Rurais, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A pauta da reunião contemplou questões como o abastecimento emergencial de água com carro pipa nas comunidades e projetos de assentamento mais atingidos; a doação de cestas básicas às comunidades que tiveram plantações prejudicadas pela estiagem; a intermediação junto ao MDA da liberação de parcela do Programa Garantia Safra referente à safra 2011; a construção de obras permanentes para o enfrentamento da seca; e ainda a sugestão para que o Governo do Estado diminua os impostos para a aquisição de ração animal pelos agricultores familiares.

“Se não forem tomadas medidas emergenciais vamos passar por sérias dificuldades na Paraíba”, afirmou a delegada federal MDA na Paraíba.

Giucélia Figueiredo também enfatizou que os trabalhadores rurais devem cobrar das Prefeituras Municipais a decretação de estado de emergência em decorrência do quadro de estiagem.

Assesoria do Indra/PB

ASTAJ cobra, na Justiça, pagamento de hora trabalhada a mais pelos servidores do judiciário paraibano

A ASTAJ- Associação dos Técnicos, Analistas e Auxiliares Judiciários da Paraíba -, impetrou, na Justiça, ação de cobrança contra o Poder Judiciário Paraibano, para que seja paga a sétima hora trabalhada pelos servidores do judiciário. “Queremos o pagamento dessa hora trabalha a mais retroativa a novembro de 2009. Por incrível que pareça, esse tipo de causa é dado como direito certo pelo Tribunal para outras categorias. Mas, a mesma Corte não olha para seus servidores assim. Casa de ferreiro, espeto de pau”, disse o presidente da ASTAJ, José Ivonaldo.

A ação, impetrada no dia 20 deste mês, segundo Ivonaldo, visa resgatar um dos principais direitos dos servidores em qualquer esfera, que é o de receber quantia equivalente a sua jornada de trabalho. No Poder Judiciário, de acordo com ele, atualmente a jornada é de sete horas por dia. “Desde novembro de 2009, os servidores do judiciário paraibano estão obrigados a essa carga horária, sem, contudo, ter salário equivalente.Antes eram seis horas”,destacou.

“O conflito não reside simplesmente no aumento da jornada de trabalho de seis para sete horas. O conflito reside, isso sim, no fato de que estão trabalhando mais horas e não estão percebendo pelas mesmas. Das 35 horas que o servidor é obrigado a cumprir durante a semana, exatamente cinco horas não são remuneradas, em outras palavras, não são pagas pelo Tribunal de Justiça”,garante o presidente da ASTAJ.

Hora a mais é paga em outros estados

O presidente da ASTAJ garante que a alegação de que a posição do TJ encontra amparo em decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), não justifica a apropriação indevida de horas de trabalho do servidor.Vários Tribunais de Justiça da federação que adotaram a jornada de sete horas, o fazem mediante o pagamento correspondente a jornada de trabalho de sete horas, o mesmo que é pleiteado, mediante a ação de cobrança, aqui na Paraíba.

Ivonaldo informa que há muito tempo que a ASTAJ busca solucionar junto ao TJ o problema decorrente da sétima hora trabalhada e não paga. A matéria, inclusive, já foi alvo de pauta de reivindicação quando da última greve da categoria ocorrida em 2010. Recentemente, ainda quando do debate ocorrido em 2011 sobre o PCCR, a ASTAJ se esforçou para resolver a demanda, contudo, sem êxito.

Assembléia geral

Ivonaldo disse que a cobrança da sétima hora é um dos pontos de pauta da assembléia geral da categoria que será realizada sexta-feira (27) às 10h30, no Auditório do Fórum Cível da Capital.

Assessoria astaj paraiba

PT e PP firmam aliança em Campina Grande

O Partido dos Trabalhadores e o Partido Progressista firmaram aliança para as eleições 2012 na cidade de Campina Grande, extensiva a João Pessoa. A decisão foi tomada neste domingo (22) durante encontro do PT.
No encontro realizado em Campina Grande, que contou com a participação de aproximadamente 200 delegados do PT, mais 85% votaram pela aliança entre as legendas. Foi definido o apoio do PT a candidatura de Daniela Ribeiro a prefeitura municipal Campina Grande, extensivo apoio do PP a candidatura de Luciano Cartaxo em João Pessoa.No início foi feita uma carta aberta a toda Paraíba em que os partidos colocaram que estariam dialogando as alianças entre si, no primeiro e segundo turno das eleições, em João Pessoa, Campina Grande e outras cidades do Estado.


Em entrevista à imprensa o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, Rodrigo Soares, disse que foi colocada em votação a tese de candidatura de Alexandre Almeida, presidente municipal do PT em Campina Grande, e a tese de apoio a candidatura de Daniela Ribeiro (PP), vencendo por ampla maioria a aliança entre as legendas.
“Estamos formatando um novo bloco político para o Estado da Paraíba e queremos ampliar esta aliança para João Pessoa e demais cidades da Paraíba”, destacou.
Quem também falou com a imprensa após a confirmação da tese de aliança foi o vereador Péron Japiassu. Ele declarou que a decisão foi a melhor estratégia tomada pelo Partido dos Trabalhadores, que mostrou ter liberdade para tomar suas decisões.


Thiago Moares
Asessoria do PT

Programa Minha Casa Minha Vida beneficia vários municípios na região

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), anunciou na tarde desta quinta-feira (18) a relação das cidades paraibanas que serão beneficiadas com unidades habitacionais no Programa Minha Casa Minha Vida, na modalidade especial que beneficia municípios de até 50 mil habitantes.

Do total de 2.582 municípios do país contemplados no programa, 190 são da Paraíba. Ao todo, serão construídas 7.425 unidades habitacionais no Estado, com investimentos de R$ 198,5 milhões do Governo Federal.

Veja alguns dos municípios benficiados:

Alagoa Grande - 50
Alagoinha - 40
Araçagi - 40
Arara - 40
Araruna - 40
Areia - 50
Bananeiras - 50
Barra de Santa Rosa - 40
Belém - 40
Borborema - 40
Caiçara - 40
Capim - 40
Casserengue - 40
Cuité - 40
Cuitegi - 40
Dona Inês - 40
Duas Estradas - 40
Gurinhém - 40
Ingá - 40
Itabaiana - 50
Itatuba - 40
Lagoa de Dentro 40
Lagoa Seca 50
Logradouro 40
Marcação 40
Mari 50
Massaranduba 40
Mataraca 40
Mulungu 40
Nova Floresta 40
Pedras de Fogo 50
Pedro Régis 40
Picuí 40
Pilar 40
Pirpirituba 40
Remígio 40
Riachão 40
Serra da Raiz 40
Sertãozinho 20
Solânea 50
Tacima 40
Seminário Cidades em Cidades

O Ministério das Cidades promoveu na última sexta-feira (20), em João Pessoa (PB), o primeiro seminário Cidades em Cidades – Integração para o Desenvolvimento.

O evento teve como objetivo informar prefeitos e gestores públicos da Paraíba sobre os programas do ministério nas áreas de saneamento, mobilidade urbana, habitação, programas urbanos e acessibilidade, além do programa Minha Casa Minha Vida.


Assessoria Ascom