sábado, 4 de dezembro de 2010

DATA LIMITE: 17/12:45 mil servidores estaduais já fizeram recadastramentoNos últimos dias procura para cadastramento diminuiu



A atualização cadastral dos servidores do estado da Paraíba continua nos postos espalhados por todas as regiões do Estado. De acordo com a direção da Empresa de Pesquisas Técnicas Exatta, responsável pelo processo, mais de 45 mil servidores já fizeram o recadastramento obrigatório, iniciado no dia 8 de novembro.

O cadastramento dos servidores vem sofrendo diversas criticas pela demora no atendimento, mas nesta sexta-feira (3) a empresa, por sua assessoria, informou que o atendimento foi abreviado e convocou os servidores a comparecer nos postos de cadastramento.

Segundo a Extta, o atendimento nos postos está normalizado, com tempo médio de permanência do servidor de 20 a 30 minutos para realizar todo o processo. Mas a direção da empresa faz um alerta. Nos últimos dias, houve uma significativa diminuição no movimento. No Espaço Cultural, onde aconteciam cerca de 1.500 atendimentos diários, nos últimos três dias caíram para cerca de 800.

“É importante o servidor não deixar para última hora. Estamos com um atendimento bastante eficaz em todos os postos com uma demanda normal. Vamos trabalhar mais fortemente para manter esse nível de prestação de serviço”, afirma Manoel Araújo, um dos diretores da Exatta.


MaisPB com Assessoria

1º SUPLENTE: Major Fábio manda recado a Ricardo e diz que quer assumir mandato na Câmara Federal em 2011



Parlamentar ficou na primeira suplência, mas quer permanecer em Brasília.

O deputado federal Major Fábio (DEM) mandou um recado velado na tarde desta sexta-feira (3) ao governador eleito Ricardo Coutinho (PSB). Mesmo depois de não conseguir se reeleger e ter ficado na primeira suplência, ele disse que está a disposição para assumir em 2011 uma vaga na Câmara dos Deputados.

Para que isto aconteça, contudo, algum dos quatro deputados federais eleitos pela coligação do policial militar teria que se afastar para ocupar um cargo de secretário de Estado do Governo Ricardo.

Destes aliados, Ruy Carneiro (PSDB) é ligado a Cícero Lucena (PSDB) e não é opção para ser secretário de Ricardo. Sobram três: Romero Rodrigues (PSDB), Doutor Damião (PDT) e Efraim Filho (DEM).

Major Fábio lembra que em 2006 teve pouco mais de quatro mil votos (ele era o terceiro suplente e assumiu depois da renúncia de Ronaldo Cunha Lima, da cassação de Walter Neto e da impugnação de Tarcísio Marcelo) e que agora conseguiu mais do que 65 mil. Segundo ele, é justamente esta diferença que lhe dá forças para continuar na política.

“Se tivesse conquistado apenas 10 mil votos, eu era o primeiro a abandonar a política. Mas os paraibanos me mostraram que me querem na política. E é por isto que estou na expectativa”, declarou. “Quero voltar à Câmara em 2011”, completou.

Phelipe Caldas - MaisPB

Comentário do Blog: Isso é uma ameaça do parlamentar? E é assim... "Casa de Mãe Joana", todo mundo manda. Abra o olho governador pq se não a "porca vai torcer o rabo", e o Senhor ficará sem autoridade para implementar sua marca... Mas como RC mesmo afirmou que pra se eleger precisava de alianças, com certeza ele vai atender o pedido do Major Fábio, e outros pedidos virão e ele terá que dizer amém.

Romero Menezes deve ser o novo secretário de segurança pública



Escolhido é paraibano de João Pessoa e delegado da Polícia Federal com atuação no Distrito Federal, Brasília

O secretário de Segurança do Estado no governo Ricardo Coutinho deverá ser o delegado da Polícia Federal (PF), Romero Menezes, que já foi o número dois na hierarquia da instituição.

Menezes, que é paraibano e foi criado no bairro de Jaguaribe, na Capital, também já foi Secretario de Defesa Social de Pernambuco.

O delegado Romero Menezes quer trazer Cláudio Leite, que também é da PF, para ser assessor imediato.

A informação foi antecipada neste sábado pela coluna do jornalista Josival Pereira, no Correio da Paraíba.

MAISPB


Comentário do Blog: Pela escolha do nome, podemos analisar que é um técnico no assunto, nada melhor para cuidar da segurança pública. Mas fica a pergunta: Será que não temos um técnico que ja mora na Paraíba e consequentemente conhece os problemas do Estado com maior precisão. Pq é diferente alguém que nasce num estado, mas que vive em outro, e portanto sem a convivência com a realidae paraibana. Fica nossa alerta e expectativa.

Maranhão sanciona nova Lei de Organização e Divisão Judiciária

O governador José Maranhão sancionou, na tarde desta sexta-feira (3), o projeto de lei complementar nº 30/2010 que dispõe sobre a Lei de Organização e Divisão Judiciária do Estado da Paraiba. A solenidade ocorreu no Salão Rosa do Palácio da Redenção, com a presença do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Luis Sílvio Ramalho Júnior, da vice-presidente do TJ, e primeira dama do Estado, Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, desembargadora do Estado de Pernambuco, Margarida de Oliveira Cantareli, e outros membros da Justiça do Estado.

José Maranhão avalia que a atualização da lei é um fato funcional e social da maior importância porque, com o tempo, a realidade do Judiciário muda muito e a nova lei atualiza os princípios ali definidos. O governador destacou ainda que assinava a lei com muita honra, por ser um instrumento da mais alta importância, ganhando com isto a magistratura e a sociedade. O Diário Oficial publicará a lei nos próximos dias.

O presidente do Tribunal de Justiça, Luiz Sílvio Ramalho Júnior, afirmou que a lei substituirá a atual que está em vigor há 40 anos. A nova Lei de Organização e Divisão Judiciária é um instrumento normativo e foi elaborada por todos os que fazem o Judiciário paraibano, fruto de um trabalho de quatro anos. O desembargador destacou que a lei vai trazer muita modernização para a magistratura do Estado. A atual lei foi assinada nos anos 70 quando o pai do presidente Luiz Sílvio Ramalho Júnior era o presidente do TJ.

A vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, destacou que a Lei de Organização e Divisão Judiciária além de trazer grandes avanços e atualizar os procedimentos com os tempos modernos, contempla a mulher através da criação e futura instalação de Juizados Especiais Contra a Violência Doméstica. “É uma grande conquista para a mulher e para a sociedade”, ressaltou a desembargadora.

O juiz Antonio Silveira, presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, afirmou que a nova lei vai facilitar o trabalho dos juízes e a população que terá um serviço judiciário mais ágil e com maior qualidade. O Judiciário será mais transparente, avaliou o magistrado.

O senador Roberto Cavalcanti, afirmou que a nova lei vai beneficiar a sociedade neste gesto de cidadania assinado pelo governador Maranhão e pelo presidente do TJ. Na opinião do senador da República, o novo instrumento fortalece a democracia em consonância dos anseios da sociedade.

Da Secom-PB

Troca de prestadores de serviço por questão política é injusto, afirma Ruy Carneiro



“Você não pode trocar prestadores velhos por novos apenas por questão política”, essa é a posição que defende o deputado federal eleito e atual deputado estadual pelo PSDB, Ruy Carneiro. A declaração foi feita durante entrevista concedida ao programa Paraíba Agora, da rádio 101 FM.

Para o deputado o procedimento correto seria anunciar a realização de concursos públicos para preencher essas vagas, ao mesmo tempo em que se inicia o processo de exoneração dos prestadores de serviço. Segundo Carneiro, o mérito deles também deve ser levado em consideração, mesmo assim, o prestador não pode acreditar que é efetivo, já que “a Constituição de 1988 é clara sobre a importância e a necessidade do concurso público”, resumiu.

Sobre a substituição dos funcionários a cada eleição, Ruy disse que “isso legalmetne não tem nenhuma lógica, a troca tem que ter algum tipo de justificativa”. Durante a entrevista o deputado também comentou a situação do Estado e disse que o desafio da nova gestão vai ser “administrar uma folha de pessoal numa situação bastante difícil”.

Contudo, ele acredita que em termos de projetos estruturantes, a situação é confortável, tantos dos que já estão em andamento, quanto ao número proposta encaminhadas a órgãos como o próprio BNDES, visitado pelo governador eleito, Ricardo Coutinho.

Por fim, o deputado estadual comentou a atual situação do PSDB, dividido entre os grupos liderados pelo ex-governador Cássio Cunha Lima e pelo atual Senador Cícero Lucena. Ele acredita que "o ninho está tranquilo”. Ruy Carneiro disse que “notei extrema disposição de Cássio e Rômulo para unificiar o PSDB e isso é uma questão de inteligência”.

Paraíba1

Comentário do Blog:
Esse comentário do deputado Rui Carneiro é muito sensato, mas vale salientar que os eleitores do segmento politico eleito não pensam assim. E muitos ja votam por interesse de conseguir um trabalho durante aquela gestão, pq sabem que por mais que o Estado ou Prefeitura realizem concursos e contrate novos servidores, os chefes dos executivos sempre deixam umas vagas para beneficiar seus correligionários, ou então essas vagas surgem qd novos orgãos institucionais são abertos. Realmente tem muita gente que sofre, que depende desse único trabalho, outros não, acumulam salários pq ja exercem outras funções que esse "trem da alegria" oferece. Mas quem não tem estabilidade no serviço público deve entender que as bençãos são para quem esteve votando no candidato eleito. Se bem que existem os sortudos que votam no candidato contrário, fazem campanha e ainda permanecem no poder.Vamos esperar pra ver qual será a atitude do governador eleito Ricardo Coutinho.