quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Convido você a participar da Homenagem a Elizabete Teixeira Confirmação da Medalha do Mérito Universitário

No dia 12 de agosto de 2011, data em que rememoramos, com pesar, o brutal e covarde assassinato da líder sindicalMARGARIDA MARIA ALVES, o Núcleo de Estudos Rurais – NER - da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no intuito de manter viva a memória da luta camponesa, concederá a ELIZABETH ALTINA TEIXEIRA, por notório merecimento, enquanto liderança das ligas camponesas, a homenagem de confirmação da Medalha do Mérito Universitário, em reconhecimento às ações por ela protagonizadas na década de 60, juntamente com seu esposo João Pedro Teixeira, líder assassinado no mesmo período, por conta da sua atuação na luta pela conquista e afirmação de direitos para os camponeses.
Diante do exposto, convidamos a todos para participar desse importante evento.
Programação
Abertura: 19:30 Horas
Mesa Redonda: Elizabeth Teixeira
Prof. Alder Júlio Calado
Profª. Patrícia Cristina Aragão
Homenagem e entrega da Medalha do Mérito Universitário
Abertura do concurso de redação e artigos científicos sobre as mulheres e os movimentos sociais no campo.
Encerramento: Coquetel - 21:30 Horas

Conheça um pouco da história de Elizabeth Altina Teixeira

No Sertão, ainda se morre de fome e de bala, como nos tempos de João Pedro Teixeira, mas alguma coisa mudou – as ligas camponesas deram frutos e engendraram os milhares de sindicatos de trabalhadores rurais e suas federações, prova de que o povo se organiza e conduz a luta de outra forma. Assim fala o grupo Tortura Nunca Mais/RJ (GTNM/RJ), na ocasião da Medalha Chico Mendes concedida a Elizabeth Altina Teixeira há cerca de 20 anos.

Paraibana, hoje com 84 anos, Elizabeth é viúva do líder sindical João Pedro Teixeira, o “cabra marcado pra morrer” do filme homônimo (Brasil, 1984) do cineasta Eduardo Coutinho. De inicio, ela não participava na luta de João Pedro, na Paraíba, quando ele resolveu reunir os camponeses para criar uma associação para defender os seus direitos. Quando os latifundiários perceberam que as ligas camponesas estavam cada dia mais fortes, resolveram assassinar João Pedro, morto em abril de 1962. Dois de seus filhos também foram assassinados. Sua filha mais velha não suportou o sofrimento e, inconformada com a impunidade diante do assassinato do pai, se suicidou.

Com a morte de João Pedro, Elizabeth Teixeira assumiu a direção da liga. Foi perseguida e injuriada, mas nunca desistiu nem deixou de reclamar, junto aos proprietários, os direitos dos companheiros.

Após o golpe de 64, Elizabeth foi presa por mais de dois meses; ao sair da cadeia, para escapar das perseguições, teve de fugir com um dos filhos para o Rio Grande do Norte, onde viveu 17 anos clandestinamente, com outro nome. Trabalhou colhendo feijão e arrancando batata. Ela e os filhos passaram fome. Elizabeth lavou pratos, lavou roupas, precisava tocar a vida, apesar da dureza do destino e da raiva dos assassinos de João Pedro.

Vivia escondida para não ter o mesmo fim do marido. Em 1980, foi encontrada pelo diretor Eduardo Coutinho que queria terminar o seu filme sobre as ligas camponesas; e reencontrou o filho Abrão. Depois desse encontro, ficou mais fácil localizar os outros filhos. Em 1981, retomou seu nome de batismo, Elizabeth Altina Teixeira.
acc.ner
ação cultural
camponesa

u e p b

Paraíba terá locações da próxima novela da Globo

De acordo com matéria divulgada pelo Jornal A União, João Pessoa e Cabaceiras serão palcos de gravações da próxima novela das 19h da Rede Globo, "Aquele Beijo". A equipe de gravação já se encontra no Estado e deverá permanecer até sábado(13) fazendo as locações.
A novela escrita por Miguel Falabela está prevista para estrear em outubro, tem entre seu atores Diogo Vilela, que gravará cenas na Paraíba.
A gravação tem parceria com o governo do Estado e apoio da Prefeitura de João Pessoa.

TV Correio recebe Cabine do Gugu a partir desta sexta-feira

Nos dias 12, 13 e 14 de agosto, João Pessoa- PB irá receber o Evento Cabine do Gugu na praia de Tambaú, no Busto de Tamandaré. A TV Correio em parceria com a Rede Record e o Programa do Gugu irá realizar o sonho de um paraibano com o quadro “Sonhar mais um Sonho”.
Clique aqui e assista
O quadro “Sonhar mais um Sonho” do Programa do Gugu já virou sucesso nacional e agora é itinerante com a Cabine do Gugu. Toda semana a cabine percorre cidades em todo Brasil dando a chance ao público de participar deixando pedidos ao apresentador. Agora é a vez da Paraíba, o grande escolhido vai participar do programa do Gugu e ter o seu sonho realizado.
A cabine do Gugu vai estar em um dos cartões postais de João Pessoa, na praia de Tambaú no Busto de Tamandaré. Para participar é preciso chegar cedo e garantir a sua senha. (Senhas limitadas) Caso o participante não consiga a senha e não seja atendido pela Cabine pode levar uma carta para a produção.
As gravações acontecem a partir desta sexta-feira, 12, e se estende até o domingo, 14, sempre das 12h às 18h. No domingo, o horário se estende, e às 16h vai estar ao vivo com o Programa do Gugu que encerra as atividades às 20h. O telespectador não pode perder esta oportunidade de fazer do impossível possível, através da Cabine do Gugu.
A TV Correio reforça mais uma vez o seu compromisso de estar ao lado dos telespectadores e do povo paraibano, trazendo projetos nacionais para Paraíba. TV Correio a Paraíba já vê em primeiro lugar.

Da Redação do Correio com Marketing do Sistema Correio

Presidente do STF designa Ricardo Lewandowski como novo relator do recurso de Cássio


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, deferiu o pedido dos advogados do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) para substituir o relator no Recurso Extraordinário nº 634250. O pedido foi acolhido no final da noite de ontem e o novo relator será o ministro Ricardo Lewandowski. A informação é do advogado que atua na defesa, Luciano Pires.
Ele acredita que Lewandowski deverá apreciar, inicialmente, a Ação Cautelar nº 2923, impetrada pela defesa de Cássio, para que seja feita a imediata comunicação ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba do provimento do recurso, pelo ministro Joaquim Barbosa, atual relator do processo, para que o tucano seja diplomado e empossado senador pela Paraíba.
“Considerando a necessidade de deliberação sobre pedido de liminar e a ausência, por licença médica, do Ministro Relator, Joaquim Barbosa, determino o encaminhamento dos autos ao eminente Ministro Ricardo Lewandowski”, diz o despacho do presidente do Supremo Tribunal Federal.
Os advogados de Cássio entraram com a petição no Supremo, no início da tarde de ontem. Com a prorrogação da licença médica do ministro Joaquim Barbosa, relator do processo que definirá a diplomação e posse de Cássio no Senado, a defesa solicitou a redistribuição da relatoria. “Tal indefinição tem causado dano irreparável que se renova a cada dia e a soberania popular, expressa nas urnas, fica comprometida”, disse Luciano Pires.


Astier Basílio e sony lacerda do Jornal Correio da PB

José Maranhão confessa: 'Podemos estar juntos com Cícero nas eleições de 2012' O ex-governador José Maranhão (PMDB) confirmou agora há pouco em entre

O ex-governador José Maranhão (PMDB) confirmou ontem(10) em entrevista ao programa Correio Debate, que pode fazer uma parceria com o senador Cícero Lucena (PSDB) nas eleições do ano que vem, em João Pessoa.
"Não é só útil, como também interessante para as duas legendas. Cícero foi um aliado do passado e poderá ser também nas eleições municipais de 2012." disse ele.
Os comentários de que os dois políticos poderiam ter feito uma aliança surgiram após o almoço de aniversário do tucano, na última sexta-feira (05). Várias lideranças políticas, inclusive do PMDB - partido tido como adversário do PSDB - estiveram presentes no evento.
A presença de Maranhão e a ausência de Cássio Cunha Lima (PSDB) geraram muita especulação nos bastidores políticos. O evento teve semelhança de pré-lançamento da candidatura de Cícero a prefeitura de João Pessoa.
Maranhão está em Brasília onde participa de uma reunião com a bancada federal do PMDB. Na ocasião, o ex-governador não adiantou qual será a pauta discutida no encontro.


Felipe Silveira
Portal Correio