quinta-feira, 24 de junho de 2010

Padre é chantageado após ser filmado fazendo sexo

Caso de extorsão começou em 2009, quando mulher de 28 anos da sérvia engabelou o padre com história de doença de seu pai; A comunidade da paróquia já desconfiava do religioso.

Na Itália, uma sérvia de 28 anos chantageou um clérigo de 80 anos com um vídeo de um ato sexual entre os dois. Se o padre não desse dinheiro, Olivera Petrovich Ristic ameaçava colocar o vídeo online.

Antes de denunciar o caso às autoridades, o padre octogenário cedeu às pressões, entregando um total, em remessa esparsas, de 5 mil euros. Rumores já haviam surgido na paróquia do religioso, que não teve o nome divulgado, em 2009.

A sérvia emplacou, primeiramente, um verdadeiro conto do vigário. Olivera disse que seu pai estava doente e precisa de dinheiro para uma cirurgia cardíaca. Depois, o padre sucumbiu aos desejos da carne e rompeu com seu voto de castidade.

Ao receber ameaças constantes, o padre decidiu denunciar a mulher. Olivera está presa e responderá por fraude e extorsão. O vídeo foi encontrado em sua casa, fazendo com que o religioso durma em paz.

Da Abril.com

Cientistas americanos criam pulmão artificial com células-tronco

O primeiro passo para a criação de pulmões artificiais foi dado por cientistas dos EUA. Em estudo da Universidade de Yale, pesquisadores conseguiram regenerar o tecido pulmonar de ratos usando células-tronco. Já um time da Havard desenvolveu um tecido para testar novas drogas.

Os estudos, publicados na Science desta quinta-feira (24), indicam que dentro de alguns anos será possível substituir órgãos com problemas e testar o funcionamento de tecidos em dispositivos artificiais e não em animais. “Este é um pequeno passo na regeneração de pulmões inteiros para animais maiores e, eventualmente, para o homem”, disse Laura Niklason de Yale.

Sua equipe retirou praticamente todas as células do pulmão, deixando apenas a estrutura básica, similar em todos os seres. Como ela é feita de colágeno, praticamente não há chances de rejeição. Eles, então, colocaram esse tecido em uma cultura de células-tronco específicas dentro de uma incubadora.

As células se posicionaram corretamente nos locais necessários, o que fez os cientistas acreditarem que elas possuem códigos postais. Assim, elas criaram alvéolos, vias aéreas e vasos sanguíneos para permitir a troca de oxigênio do pulmão com o sangue.

Ao ser implantado novamente em ratos, o tecido funcionou como verdadeiro, auxiliando-os a respirar. Porém, após pouco mais de duas horas, coágulos de sangue apareceram. Eles trabalham agora para resolver este problema.

Os cientistas esperam fazer órgãos com as próprias células-tronco da pessoa e induzir o processo de diferenciamento celular a partir daí.

Sem cobaias animais

Já os pesquisadores liderados por Donald Ingber, da Harvard, buscaram um novo meio de estudar o pulmão para desenvolvimento de drogas sem utilizar animais. O microchip do tamanho de uma ervilha imita as funções dos alvéolos pulmonares, simulando a troca de oxigênio do pulmão com o sangue. Ele é composto por três partes, células do pulmão, uma membrana permeável e um vaso sanguíneo. Eles precisam ainda provar que o dispositivo consegue trocar gases, função essencial do pulmão.

Dilma tem a preferencia do eleitorado brasileiro


Pesquisa CNI/Ibope mostra Dilma à frente
de Serra pela 1ª vez na disputa eleitoral
Tucano cai 3 pontos e tem 35%, enquanto a petista salta 7 pontos, para 40%



Os candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT), José
Serra (PSDB) e Marina Silva (PV): disputa apertada
Pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), divulgada nesta quarta-feira (23), coloca a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, à frente do adversário do PSDB, José Serra, com 40% das intenções de voto, contra 35% do tucano. Já a candidata do PV, Marina Silva, continua isolada na terceira colocação, com 9% da preferência do eleitorado.
Essa foi a primeira vez que a ex-ministra da Casa Civil apareceu na liderança da pesquisa, sem que o índice se configurasse como um empate técnico com o ex-governador de São Paulo - a margem de erro é de dois pontos. O cenário considera apenas os três principais candidatos na disputa.
Em relação ao levantamento anterior da CNI/Ibope, divulgado em março deste ano, Serra caiu três pontos, Dilma subiu sete pontos, e Marina cresceu um ponto.
Considerando um cenário com os demais candidatos, os chamados "nanicos", Dilma ainda aparece na liderança, com 38,2% das intenções de voto, contra 32,3% de Serra e 7% da candidata verde.
No início do mês, levantamento realizado pelo Ibope (encomendado pelo jornal O Estado de S. Paulo e TV Globo), apresentava Dilma e Serra empatados com 37% das intenções de voto, e Marina com 9% da preferência do eleitorado. Em um eventual segundo turno, o tucano e a petista permaneciam empatados, com 42% das intenções de voto.
O levantamento da CNI/Ibope ouviu 2.002 pessoas, entre os dias 19 e 21 de junho, em 140 cidades. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 16292-2010.

Fonte:Priscilla Mendes, do R7 em Brasília, com R7 em São Paulo