quarta-feira, 2 de março de 2011

Governo diz que não negociará ‘cópia da PEC 300’

Dois secretários do Governo do Estado – Nonato Bandeira (Comunicação) e Gilberto Carneiro (Administração) – informaram hoje que não negociará contraproposta apresentada ontem pelo comando de greve dos policiais, parados desde a zero hora da terça-feira 1º.

Os dois disseram que a proposta oficializada por escrito pelos policiais é uma “cópia da PEC 300” e mantém os benefícios previstos no pacote de lei aprovado pelo ex-governador José Maranhão.

“Esperava algo mais factível”, disse Carneiro.

“Vamos recusar esta proposta”, adiantou Bandeira.

Os policiais disseram, porém, que flexibilizaram em prazo e em valores – especialmente no tocante aos subsídios – para negociar o fim da greve. Querem, contudo, encerrar a paralisação com alguma garantia.

“Queremos números e não postergações evasivas”, disse o coronel Maquir Cordeiro.

Leia o que acordaram antes dos secretarios afirmarem que o governo não cederá aos Policiais

Os representates dos policiais redigiram um documento com uma contraproposta a ser apresentada ao governo do Estado.

A redação da nova proposta foi acordada em reunião realizada na manhã de terça-feira entre representantes do movimento grevista e os secretários Nonato Bandeira (Comunicação) e Aracilba Rocha (Finanças), no Centro Administrativo.

Bandeira informou que aguardará a contraposta para nova rodada de negociações e antecipou que o governador Ricardo Coutinho fará um pronunciamento logo mais a respeito das providências para enfrentar a greve dos policiais - ele pediu tropas federais e a ilegalidade da paralisação.

O secretário disse ainda que considera um avanço o encontro que ocorreu na Secom.

A negociação foi promovida pelos radialistas Samuka Duarte e Emerson Machado, âncoras do Programa Correio da Manhã, da 98 FM.

Veja balanço da greve no Estado:

Balanço realizado esta manhã pelo Portal Correio junto às sucursais do sistema, mobilizando correspondentes em várias regiões do Estado, apontou que a greve dos policiais, que iniciou à zero hora de hoje, se concentra em João Pessoa.

Mesmo sem adesão maciça, o governador Ricardo Coutinho declarou no final da manhã que já solicitou ao ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) o envio de tropas federais para a Paraíba.

Coutinho também informou que a Procuradoria Geral do Estado acionou a Justiça, pedindo a ilegalidade da greve.

Leia mais: Reunião na Secom é a portas fechadas; clima é de expectativa por um desfecho favorável

Correio da Manhã intermedia negociação entre Governo e PMs para fim da greve; reunião acontece agora na Secom

Veja a situação nas principais cidades:

Campina Grande – O corresponde Carlos Sousa, da Correio Sat, informou que viaturas estão nas ruas fazendo patrulhamento e boa parte do efetivo se apresentou para o trabalho esta manhã.
Cajazeiras – O major Romildo, do 6º Batalhão Militar, informou que houve acordo, evitando a paralisação imediata. As viaturas estão nas ruas e o efetivo trabalha normalmente.
Patos – Relatos de ataques a viaturas e boa parte dos militares foram aquartelados no 3º Batalhão por grevistas.
Sousa - Fontes do 14º Batalhão asseguraram que a greve não atingiu a cidade e que o efetivo atua normalmente nas ruas. A informação foi confirmada pelo correspondente Levy Dantas, da Correio Sat.
Itaporanga – O corresponde da Correio Sat Flávio José informou que os policiais trabalham normalmente, sem adesão a greve.
Guarabira – O correspondente Herbert Araújo informou que efetivos policiais estão nas ruas e não há indícios de adesão a paralisação.

Secretário vê esvaziamento
O secretário Cláudio Lima (Segurança Pública) declarou que os policiais militares não aderiram à greve, mesmo em João Pessoa.

“Os trabalhos estão acontecendo 100% dentro da normalidade”, garantiu.

Negociações intermediadas pelo Correio da Manhã

O Programa Correio da Manhã da 98 FM desta terça-feira (1º) ancorado pelos radialistas Samuka Duarte e Emerson Machado promoveu um encontro de negociação entre o secretário de Comunicação do Estado, Nonato Bandeira, e o Major Fábio para tentar por fim à greve dos policiais militares.

O programa promoveu um debate ao vivo por telefone entre os dois lados para tentar por fim ao impasse entre Governo e Policiais que querem o cumprimento de uma Lei aprovada no fim do governo passado e que reajustava os salários da categoria com base nos reajustes dados no estado de Sergipe. Lei esta que teve os efeitos suspensos pela Justiça, em ação impetrada pelo Ministério Público do Estado.

A reunião para negociar o fim da greve está ocorrendo na Secretaria de Comunicação do Estado, no Centro Administrativo. em Jaguaribe, na Capital, com a presença da secretária Aracilba Rocha (Finanças).

Portal corrreio

Comentário do Blog:
Nada contra aos radialistas que promoveram o encontro entre os policiais grevistas e representantes do governo RC. Mas diga-se de passagem ta faltando diálogo e pulso do governo. Eu acho inadmissível uma discussão tão importante como essa ter que usar pessoas intermediárias(comunicadores), que não são secretários, para negociar com os grevistas. Será que o governo RC que tão convicente e persuasivo foi no periodo da campanha eleitoral perdeu seus atributos de convencer? Ou os policiais grevistas estão irredutiveis por que sabem que tem o direito garantido de melhorar seus salários. A queda de braço pelo jeito vai continuar...

TJ decreta ilegalidade da greve dos policiais

O desembargador Manoel Monteiro, do Tribunal de Justiça da Paraíba, concedeu liminar ao Governo do Estado decretando a ilegalidade da greve dos policiais militares, deflagrada à zero hora de ontem.
Leia mais: Tropas federais não devem chegar a tempo para integrar esquema de segurança do Muriçocas
Ricardo garante Muriçocas de paz: mil homens farão segurança dos foliões na quarta-feira de fogo
A liminar prevê ainda multa diária de R$ 30 mil para as entidades que representam os policiais e determina o retorno imediato da tropa ao trabalho.

Veja o release da Secom PB:

A greve decretada na última segunda-feira (28) pelos policiais militares e civis paraibanos é ilegal. Foi esse o entendimento que o Pleno do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba manifestou na tarde desta quarta-feira (2), quando foi concedida por unanimidade Tutela Antecipada decretando a ilegalidade do movimento paredista.

O relator do processo foi o desembargador Manoel Soares Monteiro, que opinou pelo retorno imediato ao trabalho por parte dos grevistas. Os grevistas que não retornarem ao trabalho imediatamente estarão desrespeitando uma ordem judicial, cabendo contra tal desobediência o registro das faltas e o desconto nos salários pelos dias não trabalhados.

Às entidades representativas das categorias envolvidas no movimento caberá a aplicação de multa no valor de R$ 30 mil por dia de falta dos seus associados.

Segundo informou a procuradora-geral do Estado, Livânia Farias, como a ilegalidade foi decretada em sessão do Pleno do Tribunal de Justiça, os grevistas não podem recorrer da decisão neste momento; e se pretenderem questionar o entendimento dos desembargadores, terão que esperar pelo julgamento do mérito da questão, ainda sem data para ser realizado.

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) entrou com uma ação na Justiça, na tarde da terça-feira (1º) pedindo a ilegalidade da paralisação dos policiais, decretada na última segunda-feira (28). A Ação Declaratória de Legalidade da Greve foi impetrada com base na Lei 7.783/89, que dispõe sobre o exercício do direito à greve.


Portal Correio
Adriana Bezerra

Bel Marques tira barba


Bell Marques vai aparecer no Carnaval deste ano em Salvador com visual novo. Depois de 30 anos barbudo, o líder do Chiclete com Banana fez a barba na manhã desta quarta-feira (2), durante evento patrocinado pela Gillette no Unique Eventos, em Salvador.

Participaram do momento histórico de Bell Marques a apresentadora Astrid Fontenelle, o ator Malvino Salvador, que também tirou a barba ao lado da namorada Sophie Charlotte, e Daniela Mercury, que chegou a declara que o líder do Chiclete com Banana “está um gato” sem a barba.

O líder do Chiclete com Banana já chegou a declarar que ninguém o reconheceria sem a barba, a bandana e o cabelo comprido. Bell Marques comanda o bloco Nanabanana durante o Carnaval de Salvador.

Este ano o Chiclete com Banana vem com três hits para a folia baiana: Meu coração voou, Minha preta e Chorarei amor.


Abril.com

Prefeitura de Guarabira entrega ajuda de custo para carnavalesco




A Prefeitura de Guarabira, através da prefeita Fátima Paulino investiu no Carnaval 2011 da cidade. O secretário de Cultura, Paulo Costa e a sub-secretária, Girlene Fernandes, entragaram cheques na última terça-feira(1) aos carnavalescos responsáveis que farão a festa monesca do municpio.
Os recursos na ordem de 20 mil reais foram distribuídos entre as 12 agremiações oficiais que colocarão seus blocos na rua a partir desta quinta-feira(3), às 16h com término previsto para às 22 horas.

Em entrevista ao nosso Blog, o secretário Paulo Costa informou que a cada ano vem se inovando com blocos que participam do momento monesco. A programação está prevista para ter inicio nessa quinta-feira(3) com o desfile do bloco do Educandario Nossa Senhora da Lurdes(bloco independente), o Caps(Prefeitura), os Presiarcas"(que ja desfila ha 4 anos tem o Artur Silva, como um dos grandes articuladores e incentivadores ) e o bloco Gute-Gute, que é a grande novidade podemos assim dizer, que contará com banda musical, Trio elétrico, abadadá, cordão de isolamento para os participantes, enfim de uma estrutura realmente para o folião.

"O Gute-Gute desfila a partir das 19 h, quando vai estar se concentrando na Praça Lima e Moura e percorrerá a avenida Dom Pedro II, no centro da cidade.
Já na sexta-feira será a vez do Colégio Nossa Senhora da Luz, e do Bloco Cheiro de Essencia, que se apresentará com a Banda Essencia do Samba, além da Escola de Samba Mocidade Unida, do bairro de Santa Terezinha, com reapresentação no domingo.
No domingo se apresentarão o Bloco dos Idosos, Orquestra do Maestro Beto, bloco Esquisito, Timbalada, Escola de Samba Mocidade Unidade e os Baratas do Cordeiro.

Na Terça-feira, encerrando o carnaval será a vez da tradição do bloco dos Índios, As virgens de Santa Terezinha(homens vestidos de mulheres) o bloco Criança Esperança e o Bloco Mal Acabado, além da orquestra do Maestro Beto, e de um serviço de som que ficará durante os dias do evento ligado para aquecer os foliões na Praça Lima e Moura, informou Paulo Costa.

Agneide Menezes