quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Possíveis candidatos a Prefeitura de Guarabira em 2012

O empresário João Rafael de Aguiar, que filiou-se ao PMDB na convenção do Partido, e que já passou por vários partidos politicos, está sendo cotado para ser o candidato do PMDB as eleições municipais de Guarabira em 2012.
Com ele, estuda-se compor uma chapa com alguns nomes da politica guarabirense. Entre eles Zé do Empenho, atualmente vereador.
O empresário João Rafael, realmente tem estrutura financeira para bancar uma campanha politica em Guarabira. E com certeza poderia ser um excelente administrador público, já que suas empresas(área de confecções e comunicação(Rádios Cultura e Rural,concessionária...) são empresas bem administradas e que ao longo dos anos empregam em massa muitas pessoas na cidade.
Devemos lembrar no entanto que o empresário poderá ter um grande opositor, ou opositora. Trata-se de Zenóbio Toscano ou da deputada Léa Toscano(PSB), que já foram administradores em Guarabira e podem querer disputar a Prefeitura nas eleições de 2012. Ambos tem cacife para chegar mais uma vez ao poder.

Supremo começa a analisar validade de exame da OAB Ação pede que exame seja considerado inconstitucional pela Corte


POLÊMICO

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a analisar na tarde de quarta-feira (26) um processo que trata da necessidade de aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para exercer a profissão.

No processo, que tramita no STF há dois anos, o bacharel em Direito João Antonio Volante afirma que a exigência prévia de aprovação no exame fere a Constituição Federal. Ele recorreu à Corte contra a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região que julgou legítima a aplicação da prova pela OAB.

A prova aplicada pela entidade é condição para que o bacharel em direito se torne advogado e atue na profissão.

Diante da importância do tema, os ministros do STF determinaram que a decisão tomada no processo será aplicada a todos os outros casos semelhantes. A decisão que vier a ser tomada no julgamento desta tarde deverá colocar fim às polêmicas sobre o exame da Ordem dos Advogados.

Em eventos públicos e entrevistas, o relator do caso ministro Marco Aurélio Mello já comentou o assunto e deu a entender que votaria pela extinção da necessidade do exame. No despacho que reconheceu a repercussão geral do caso, Mello reforçou a importância de o Supremo “pacificar a matéria pouco importando em que sentido o faça”.

OAB

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcanti, disse que a entidade tem "permissão constitucional" para aplicar o exame.

“A Ordem está acobertada pela permissão constitucional, e essa postura não é diferente em outros países do mundo. Não se está inovando no Brasil. O exame passou a ser necessidade social na medida em que há um número cada vez maior de faculdades de direito e de alunos”, disse Cavalcante.

“A Ordem está acobertada pela permissão constitucional e essa postura não é diferente em outros países do mundo não se esta inovando no Brasil. O exame passou a ser necessidade social na medida em que há um número cada vez maior de faculdades de direito e de alunos”, disse Cavalcante.

De acordo com dados da OAB, atualmente funcionam no Brasil 1.174 faculdades de direito com 651 mil alunos matriculados entre o 1º e o 5º ano do curso. Por ano, são formados todo o país cerca de 100 mil bacharéis na área, segundo a entidade.

“Considerando o afrouxamento das regras para criação de cursos, o exame é essencial e acaba fazendo as vezes da universidade de reprovar. Deixar para o mercado fazer essa seleção é extremamente perigoso. O exame é um instrumento de defesa da sociedade para receber serviços de qualidade em dois aspectos vitais: a liberdade e o patrimônio”, completou o presidente da OAB.

Ministério Público

Em parecer enviado ao relator do processo, o subprocurador-geral da República Rodrigo Janot afirmou que a prova viola o princípio constitucional do direito ao trabalho e à liberdade de exercer uma profissão.

“Não contém a Constituição mandamento explícito ou implícito de que uma profissão liberal, exercida em caráter privado, por mais relevante que seja, esteja sujeita a regime de ingresso por qualquer espécie de concurso público”, afirmou Janot no parecer.

Nesta quarta (26), o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou que vai retificar o parecer.

"A manifestação foi a de um colega que entendeu que haveria inconstitucionalidade. Hoje no pleno vou retificar, como procurador-geral, para sustentar a constitucionalidade. A meu ver, não só ele é constitucional, como ele representou um grande avanço em termos de um aprimoramento não apenas da advocacia, mas da própria Justiça, porque passamos a ter profissionais melhor qualificados."


G1

Portal Mais PB

Vasco atropela; Fla e São Paulo perdem e são eliminados da Sul-Americana

A noite de quarta-feira (26) teve um salvador, que representou bem o Brasil na Copa Sul-Americana, o Vasco da Gama, que aplicou um verdadeiro chocolate nos bolívianos. Já o Flamengo e o São Paulo perderam e foram eliminados da competição.

Só o Vasco permanece na competição após atropelar por 8 a 3 o Aurora e fazer o que o Flamengo não fez está noite.

Salvou o Brasil

Mesmo com um time misto, o Vasco não precisou se esforçar muito para aplicar a impressionante goleada de 8 a 3 sobre o Aurora, da Bolívia, nesta quarta-feira, em São Januário, e assim garantir classificação às quartas de final da Copa Sul-Americana. No jogo de ida, em Cochabamba, a equipe carioca havia perdido por 3 a 1. Seu próximo adversário será o Universitário, do Peru.

Com o meia Juninho Pernambucano recuperado de contusão e no comando das ações do time, o Vasco foi sempre superior e não teve dificuldade para derrotar o visitante. Contou com uma noite inspirada de Bernardo e Alecsandro - cada um fez dois gols. O primeiro tempo terminou com o placar de 3 a 1 para o Vasco, o que levava a decisão da vaga para a disputa de pênaltis.

A vantagem de ter um jogador a mais durante todo o segundo tempo - Galindo foi expulso - aumentou a pressão do Vasco em busca de mais gols. Leandro fez o quarto e Juninho Pernambucano ampliou em cobrança de pênalti. Depois, o Aurora diminuiu, mas a sequência de gols continuaria até o fim.

O Vasco agora começa os preparativos para o duelo de domingo contra o São Paulo, também em São Januário, pela 32.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time carioca lidera a competição e deve ter o reforço de Juninho Pernambucano, que não atuou nas últimas partidas da competição.

Eliminação esperada

Eliminado. Com apenas três titulares em campo o Flamengo não teve forças para reverter a desvantagem e foi derrotado, novamente, pelo Universidad do Chile. O) jogo de volta das oitavas-de-final da Sul-america, realizadi no Estádio Nacional, em Santigago (CHI) terminou 1 a 0, para o time chileno.

No jogo de ida, no engenhão, o Flamengo foi surpreendido e acabou sendo goleado por 4 a 0. Precisando vencer por cinco gols para avançar, o time foi facilmente marcado pelpos chilenos e caiu precocemente no torneio continental, caminho mais curto para a Libertadores 2012.

Com a vitória, a Universidad vai encarar o Arsenal de Sarandí (ARG), que eliminou o Olimpia, do Paraguai.

Nem Leão deu jeito

Não foi a estreia que Emerson Leão esperava. Contratado para dar uma mudança de ânimo no elenco, o treinador viu o São Paulo ser derrotado na noite desta quarta-feira para o Libertad, por 2 a 0, no Estádio Nicolás Leoz, em Assunção. Com isso, o Tricolor está eliminado na Copa Sul-Americana.

Na partida de ida das oitavas-de-final, o São Paulo venceu por 1 a 0, com gol de Luis Fabiano. Agora, o Libertad enfrenta a LDU-EQU, que eliminou o Independiente.

Fonte: Futebol Interior
Portal Correio

Cássio tomará posse em novembro, decide mesa diretora


A mesa diretora do Senado Federal já definiu a data em que Cássio Cunha Lima vai tomar posse. A informação foi dada por volta das 17h, desta quarta-feira (26), no microblog twitter @cassiocl.

A posse ocorrerá no dia 07 de novembro às 10h, em Brasília.

Atividades no Centro da Visão são iniciadas com consultas e marcação de cirurgia de Catarata



O Centro da Visão Genival Lucena está atendendo aos pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Guarabira desde o dia 18, quando foram realizadas as primeiras consultas de vistas e marcação de cirurgias.

De acordo com a secretária de Saúde, Alana Brandão Barreto, após a autorização da prefeita Fátima Paulino foi realizado o processo licitatório de escolha dos médicos para realização das consultas e cirurgias, e com a contratação da Dr.ª Camila Gadelha e do Dr. Fernando Gadelha as atividades no Centro da Visão se iniciou.

O primeiro dia de consultas aconteceu no último dia 18, quando na ocasião 46 pessoas foram atendidas. Na terça-feira passada (25) mais 37 pacientes se consultaram, e os casos que se faziam necessário saíram do Centro da Visão com a cirurgia de Catarata marcada.

As 15 primeiras cirurgias de Catarata no Centro da Visão foram marcadas para o dia 07 de novembro, e serão realizadas pelo oftalmologista Dr. Fernando Gadelha.

Estão sendo disponibilizados mais de 3.500 exames de vistas, 480 cirurgias de Catarata, 96 de Glaucoma e 60 de Pterígio, para a população de Guarabira e dos municípios da Programação Pactuada Integrada.

Para ter acesso à consulta o paciente deve ir ao Posto de Saúde do seu bairro e solicitar encaminhamento do médico, em seguida vai a Secretaria de Saúde onde efetua a marcação, saindo já com a data agendada.

Codecom-PMG