quinta-feira, 22 de março de 2012

Clésio deixou o PR em dezembro e, desde então, estava sem partido


Foto:José Cruz/Senado

O PMDB tem um senador a mais na sua bancada desde segunda-feira (19). Agora são 19 os peemedebistas no Senado com a entrada no partido do senador mineiro Clésio Andrade. A filiação de Clésio, presidente da Confederação Nacional de Transporte (CNT), aconteceu hoje em Belo Horizonte, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Clésio estava sem partido desde dezembro, quando obteve autorização da justiça para deixar o PR. Na decisão, o ministro do TSE, Marcelo Ribeiro, entendeu que Clésio não cometeria infidelidade partidária deixando o PR. Para o ministro, a saída tinha “justa causa”. O senador mineiro alegava que sofria discriminação do partido, que não o permitia formar base própria em Minas Gerais. Como presidente da CNT, Clésio queria ter influência na escolha de cargos para o Ministério dos Transportes, cargo da cota do PR, que foi comandado pelo senador do PR do Amazonas Alfredo Nascimento. Suplente, Clésio assumiu o mandato de senador com a morte de Eliseu Rezende.

por Rudolfo Lago
Congresso em Foco

Em seu blog pessoal, José Dirceu diz que militância petista na Paraíba deu seu recado

Em seu blog pessoal, o petista José Dirceu publicou artigo a respeito das eleições internas do Partido dos Trabalhadores em João Pessoa, e disse que a militância petista da Paraíba deu seu recado ao PT: elegeu 55% dos delegados municipais que apoiam a candidatura própria neste ano em João Pessoa, desbancando a tese do apoio a uma aliança municipal com o PSB. A capital está numa região metropolitana que já soma perto de um milhão de habitantes.

Confira o artigo na íntegra

A militância petista da Paraíba deu seu recado ao PT: elegeu 55% dos delegados municipais que apoiam a candidatura própria neste ano em João Pessoa, desbancando a tese do apoio a uma aliança municipal com o PSB. A capital está numa região metropolitana que já soma perto de um milhão de habitantes.

O assunto será definido em uma nova rodada, neste domingo, na reunião que discutirá a tática eleitoral da campanha. Em entrevista a este blog, o presidente estadual do PT na Paraíba, Rodrigo Soares (PT-PB), informa que o nome defendido pela maioria para concorrer à prefeitura da capital é do deputado Luciano Cartaxo (PT-PB).

“O PT tem uma tradição muito forte em João Pessoa. As maiores lideranças petistas no Estado são da capital”, comenta ele, frisando a estreita relação do partido junto aos movimentos social, sindical e popular.

“Contamos com experiências que mostram que nosso partido tem, sim, vocação para administrar João Pessoa e para fazer um novo processo de concertação que nos permita implantar no município essas experiências”, defende o dirigente. Para Soares, a candidatura própria trará uma renovação política e colocará à disposição da cidade – assim como a outros municípios do Estado, a exemplo de Campina Grande, Patos e Cajazeiras, uma nova geração do partido.

Desenvolvimento e sustentabilidade

O papel da capital é ressaltado pelo presidente local do partido: “João Pessoa tem hoje uma grande vocação econômica e condições de avançar em seu desenvolvimento com sustentabilidade, esta é a agenda do Nordeste brasileiro”.

Os próximos passos do PT da Paraíba, agora, de acordo com Soares, passam por construir uma grande frente partidária no Estado, com os partidos da base do governo Dilma. Depois de realizado o encontro de domingo, a tarefa será abrir o diálogo com estes partidos, explica.

Fonte:Thiago Moraes

Climatização das salas do CEOA é concluída e aulas foram iniciadas nesta quarta-feira

Com a conclusão da climatização das salas do Centro Educacional Osmar de Aquino (CEOA) iniciou ontem, quarta-feira, dia 21, as aulas do ano letivo em curso, bastante aguardadas pelos estudantes matriculados na unidade.

Segundo o gestor escolar, Gerson Morais, a melhoria na infra-estrutura do Osmar de Aquino vem beneficiar os estudantes e os funcionários da unidade, que passam a ter mais comodidade e segurança.

“Os alunos estão satisfeitos com a climatização das salas, bem como os professores, que acreditam num melhor rendimento do alunado, além de proporcionar bem estar durante a aula”, disse o gestor do CEOA.

As aulas iniciaram pela manhã no Osmar de Aquino com a presença de mais de 90% dos alunos matriculados. A unidade este ano tem mais de 1.200 estudantes distribuídos nos três turnos.

Codecom-PMG

Caravana de Combate a Dengue estará dia 27 com ações no bairro do São José

Guarabira (Codecom) – A Secretaria Municipal de Saúde continua realizando ações intensivas nas comunidades guarabirenses de combate a dengue, e a próxima localidade a receber as equipes será o São José.

De acordo com a secretária de Saúde, Alana Brandão Barreto, a Caravana de Combate a Dengue estará no bairro do São José no próximo dia 27, visitando os domicílios para destruição de focos de larvas, além de orientação dos moradores sobre a prevenção.

A Caravana conta com a participação dos agentes de combate as endemias, supervisores, profissionais das secretarias municipais de Saúde, Infra-Estrutura e Meio Ambiente, realizando serviços na comunidade que previnam o aparecimento do mosquito Aedes Aegypti.

Na semana passada a mobilização aconteceu no bairro do Cordeiro, onde a comunidade facilitou o trabalho das equipes envolvidas no combate a dengue.

Codecom-PMG

Seminário em Guarabira sobre a Lei Maria da Penha discute a violência contra à mulher na região do Brejo paraibano

O SEDUP – Serviço de Educação Popular e a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) estão promovendo uma atividade em parceria em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em todo mundo no dia 8 de março. O seminário, Lei Maria da Penha: desafios e perspectivas, acontecerá no dia 22 de março de 2011, às 14h, no auditório do Centro Educacional Nossa Senhora da Luz que está apoiando a atividade.

O evento proposto pelo SEDUP, que todos os anos desenvolve ações no mês de março para comemorar e marcar esse dia de luta das mulheres, integra a programação do mês da mulher da SEMDH, que vem realizando atividades em vários municípios da Paraíba desde o início o mês. De acordo com Laurineide Laureano dos Santos, educadora do SEDUP, a realização desse seminário tem como finalidade “oferecer informações teóricas e práticas sobre como enfrentar as diferentes formas de violências praticadas contra as mulheres, particularmente no âmbito doméstico, espaço considerado de domínio da mulher, mas que em muitos casos tem se transformado num lugar de predominância de violação dos direitos humanos das mulheres; daí a importância de se intensificar a realização de eventos dessa natureza”, explica.

Assessoria do Sedup

Trabalhadores expulsam areieiros do rio Paraíba, em Cruz do Espírito Santo

Cento e cinqüenta assentados da reforma agrária, representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e membros do Fórum em Defesa do Rio Paraíba, retiraram por conta própria duas escavadeiras que estavam retirando areia do rio, no assentamento Dona Helena, em Cruz do Espírito Santo, na manhã desta quinta-feira (22).

Segundo o deputado o deputado estadual Frei Anastácio (PT), os trabalhadores obrigaram os maquinistas das dragas a colocar, de volta ao rio, uma grande quantidade de areia que estava pronta para ser vendida. A ação faz parte das comemorações do Dia Mundial das Águas, que contou ainda com uma caminhada e um ato público em Cruz do Espírito Santo, em defesa dos mananciais.

Frei Anastácio, que luta em defesas do rio Paraíba, desde o primeiro mandato (1998), disse que a retirada indiscriminada de areia naquela área, já acontece há 16 anos. “As conseqüências disso são graves. Uma delas é que o curso do rio foi desviado em direção a cidade de Cruz do Espírito Santo. O rio também ficou sem as proteções naturais e quando há uma enchente a água provoca inundações nas cabeceiras e áreas próximas e causam estragos, como aconteceu com a ponte da Batalha, que foi destruída no ano passado”, disse o deputado.

O parlamentar disse ainda que a retirada de areia provocou o desaparecimento de muitas espécies de peixes que habitavam no rio. Uma delas é o peixe papa-areia, que não existe mais no Paraíba. “Outra conseqüência desastrosa é a inexistência da mata ciliar ( vegetação nas laterais do rio) que foi totalmente destruída. Como as autoridades e os órgãos ambientalistas não agem, os trabalhadores estão tomando providências para chamar a atenção para esse problema tão sério”, disse Frei Anastácio.

Assessoria do deputado