domingo, 19 de setembro de 2010

Nota de Pêsames

O nosso blog envia nota de pesar ao prefeito Geraldo Mendes Júnior(esposa Franciana),do município de Pilõesinhos e familiares pelo falecimento da sua mãe, dona Marlene Mendes, que na manhã de domingo(19), faleceu no Hospital Regional de Guarabira. O corpo de dona Marlene está sendo velado em Pilõesinhos, onde será sepultado às 9 da manhã desta segunda-feira(20) no cemitério central. Que Deus possa consolar os familiares por essa perda irreparável.

Maranhão tem 46% das intenções de voto seguido por Ricardo com 32%


Se as eleições fossem hoje, o governador e candidato à reeleição, José Maranhão (PMDB), da coligação Paraíba Unida, teria 14 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado na corrida eleitoral, o ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), da coligação Uma Nova Paraíba.
Os dados são da pesquisa encomendada pelo jornal O Norte ao Instituto Diário Data Associados, que entrevistou 1.100 pessoas entre os dias 12 e 15 deste mês. O intervalo de confiança da consulta é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos para cima ou para baixo.

De acordo com a pesquisa estimulada, quando é apresentada ao eleitor a lista dos candidatos, Maranhão tem 46% das intenções de voto, seguido por Ricardo, com 32%. Em terceiro lugar aparece Loudes Sarmento (PCO), com 1%. Francisco Oliveira (PCB), Marcelino Rodrigues (PSTU) e Nelson Júnior (Psol) não atingiram o percentual mínimo de 0,5% e, por isso, não pontuaram. Pretendem votar nulo,5% dos eleitores. O número de indecisos chega a 15%.

Com base nos dados da pesquisa estimulada, o instituto elaborou um quadro levando em consideração apenas os votos válidos. Neste cenário, José Maranhão aparece com 58% dos votos, seguido de Ricardo Coutinho com 40%. Marcelino, Lourdes e Nelson Júnior aparecem com 1%. Já Francisco Oliveira não pontuou na consulta. Neste quesito se exclui os 20 pontos percentuais dos votos nulos e dos indecisos.

Os dados da estimulada demonstram uma oscilação nos percentuais conquistados pelos postulantes, em relação à pesquisa anterior, publicada em 15 de agosto. Na primeira consulta, Maranhão aparecia com 58%, enquanto que o segundo colocado, Ricardo Coutinho, aparecia com 26%. Entre os outros candidatos, apenas Lourdes Sarmento pontuou, com 1% das intenções de voto.

Na atual consulta, o Instituto Diário Data Associados também quis saber, de forma espontânea, a intenção de voto dos eleitores. Neste cenário, sem a apresentação dos nomes dos candidatos, José Maranhão aparece com 39% das intenções de voto, seguido por Ricardo Coutinho, com 28%. Pelo menos 1% dos eleitores citou outros candidatos. Os indecisos somaram 25% e os votos nulos, 7%.

O instituto procurou saber a intenção de voto dos eleitores no caso de um eventual segundo turno. Neste quesito, os números mostram Maranhão com 46% das intenções de voto, contra 34% de Ricardo Coutinho. O percentual de eleitores indecisos é de 16%, enquanto que os que pretendem anular o voto giram em torno de 5%. Os percentuais da pesquisa estão arredondados e, por esta razão, pode acontecer que a soma não atinja 100%, podendo ficar entre 99% e 101%.

Intenção estimulada de voto para governadorZé Maranhão - 1ª Pesquisa: 58% / 2ª Pesquisa: 46%

Ricardo Coutinho - 1ª Pesquisa: 26% / 2ª Pesquisa: 32%

Lourdes Sarmento - 1ª Pesquisa: 1% / 2ª Pesquisa: 1%

Marcelino - 1ª Pesquisa: 0% / 2ª Pesquisa: 0%

Francisco Oliveira - 1ª Pesquisa: 0% / 2ª Pesquisa: 0%

Nelson Júnior - 1ª Pesquisa: 0% / 2ª Pesquisa: 0%

NR/ninguém nulo - 1ª Pesquisa: 6% / 2ª Pesquisa: 5%

NS/indeciso/ branco - 1ª Pesquisa: 9% / 2ª Pesquisa: 15%

Total - 1ª Pesquisa: 100% / 2ª Pesquisa: 100%

Intenção espontânea de voto para governadorZé Maranhão 39%

Ricardo Coutinho 28%

Outros nomes 1%

NR/ninguém/voto nulo 7%

NS/indeciso/voto branco 25%

Total 100%

Conhecimento do número do candidato a governador

Qual o número de seu candidato a governador?15 - 27%

40 - 19%

45 - 1%

13 - 0%

19 - 0%

50 - 0%

NR - 3%

NS - 49%

Total - 100%

Simulação de segundo turno para governadorZé Maranhão 46%

Ricardo Coutinho 34%

NR/ninguém/voto nulo 5%

NS/indeciso/voto branco 16%

Total 100%

Fonte:Norte On line

Mini-trio que transportava Vitalzinho e Nilda Gondim tomba em carreata no brejo

A candidata a deputada federal Nilda Goldim, mãe do também candidato ao Senado Federal Vitalzinho e do prefeito licenciado de Campina Grande Veneziano Vital, teve que passar por uma cirurgia depois que o mini-trio em que estava tombou, durante carreata realizada na tarde deste domingo, dia 19, no brejo paraibano.

O mini-trio que vinha de Alagoa Nova com direção ao município de Matinhas transportava cerca de 20 pessoas, entre elas, a candidata Nilda Gondim, seu filho, candidato ao Senado, Vitalzinho, e Ivaldo Morais, que disputa uma cadeira na Assembleia Legislativa do estado.

O acidente aconteceu na entrada de Matinhas, onde a estrada de barro apresenta um desnível bastante acentuado. Na curva, o veículo acabou pendendo para o lado direito e só não tombou por completo porque uma ribanceira o sustentou. Com o movimento, várias pessoas que estavam no mini-trio acabaram caindo, entra elas Nilda Gondim. Ela tentou "aparar" a queda com uma das mãos e acabou fraturando o punho em três lugares.

A candidata foi encaminhada para o Hospital João XXIII, em Campina Grande, onde foi submetida a uma cirurgia. Nilda já foi transferida para um apartamento e está bem.

O candidato Ivaldo Morais sofreu um corte na mão direita, enquanto Vitalzinho apenas apresentou leves escoriações. Nenhuma outra pessoa que estava no veículo acidentado teve ferimentos mais graves.

Mesmo com o acidente, os compromissos da campanha eleitoral da Coligação Paraíba Unida não foram cancelados. Veneziano, que participava de um arrastão no bairro Zé Pinheiro, foi informado do que havia acontecido com sua mãe, e logo que terminou seu compromisso eleitoral se encaminhou para o hospital.

Segundo a assessoria de imprensa de Vital Filho, o mini-trio elétrico perdeu o controle em uma curva e tombou. Nilda Gondim rompeu os ligamentos do antebraço, Margareth Rocha quebrou o pé direito e outras lideranças políticas como o deputado estadual Ivaldo Morais e o prefeito de Alagoa Nova, Cléber Morais, tiveram ferimentos leves.

Vital Filho sofreu apenas escoriações. No final da tarde ele participou de carreata em Mari.Políticos que estavam sobre o trio foram jogados para fora do veículo, mas os ferimentos não foram tão graves. A assessoria de imprensa do parlamentar informou que Vital Filho segue normalmente a agenda de campanha.


Do MaisPB e Norte online

Governo inaugura campus da UEPB em Araruna, nesta segunda

O governador em exercício, desembargador Luiz Sílvio Ramalho Júnior, prestigiará nesta segunda-feira (20), o início das aulas no campus VIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Araruna.

A programação começa às 9h no Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde – CCTS, com descerramento da placa; visita às dependências do Campus; aula inaugural proferida pelo professor Dr. Lemuel Guerra, da UFCG; e atividades culturais.

A oferta inicial é de 130 vagas para os cursos de Engenharia Civil, Odontologia e Ciências da Natureza, nos turnos da manhã e tarde.

O novo campus VIII recebeu o nome “Professora Maria da Penha”. Cerca de 80% dos professores do campus têm Doutorado e os demais serão Doutores dentro de pouco tempo. Um outro componente positivo é a ótima estrutura física, concluída ainda em 2002. A Universidade tem hoje 17 mil alunos, oito campi, 45 cursos, mil professores e pouco mais de mil funcionários.

Mais desenvolvimento econômico, cultural e humano para as regiões do Curimataú e Brejo paraibanos é o que vai proporcionar a instalação da unidade de ensino superior pela Universidade Estadual da Paraíba, na cidade de Araruna, distante 219,3 quilômetros de João Pessoa.

Esse marco na história da população ararunense beneficiará ainda as cidades de Cacimba de Dentro, Dona Inês, Campo de Santana, Riachão, Arara e até municípios do Rio Grande do Norte. Os jovens da região não terão mais a necessidade de se deslocarem para os campi de Guarabira, Campina Grande ou João Pessoa.


Da Secom-PB

Correio Brasiliense: Efraim usa comissionados como cabos eleitorais

Reportagem do Jornal Correio Brasiliense destaca que 52 servidores comissionados do Senado Federal, à disposição do gabinete do Senador Efraim Moraes (DEM-PB) estão trabalhando, na Paraíba, como cabos eleitorais, “pagos com recursos da casa”, diz a matéria.

“O recordista do Senado em número de funcionários lotados em seu gabinete tem à disposição, apenas no Estado, 52 servidores comissionados, cabos eleitorais pagos com recursos da Casa. Ao todo, no gabinete de Efraim, estão lotados 73 servidores”.

O jornal diz ainda que o escândalo dos funcionários fantasmas afastou os doadores da campanha de Efraim. A matéria afirma que, apesar de ser campeão no número de funcionários, Efraim não consegue chamar a atenção dos doadores.

O Correio Brasiliense diz também que se Efraim sair vitorioso do pleito deste ano, vai iniciar um novo mandato enrolado com a justiça, do jeito que encerrará este atual. “Se o senador do DEM conquistar a reeleição, vai iniciar o mandato com o Supremo Tribunal Federal (STF) no seu encalço, para averiguar as denúncias de uso irregular do dinheiro público na contratação de funcionárias fantasmas”, afirma a reportagem.

A reportagem é encerrada afirmando que os colegas de Efraim estão fazendo ‘vistas grossas’ para as denúncias. Porém, a Polícia Federal e outras instâncias governamentais continuam com as investigações. “Se Efraim é preservado por seus pares políticos, outras instâncias governamentais realizam pente-fino para levantar o volume de dinheiro público desviado com as contratações irregulares registradas pelo gabinete do senador do DEM”.

Veja a matéria, na íntegra:

Ele contrata muito, mas arrecada pouco

Candidato à reeleição e campeão em número de funcionários, senador Efraim Morais só recebeu R$ 10 mil de pessoas físicas para a campanha

O escândalo dos funcionários fantasmas no gabinete do senador Efraim Morais (DEM-PB) afastou os doadores da campanha do parlamentar. De acordo com a prestação de contas de Efraim ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até agora sua campanha à reeleição só alcançou R$ 85 mil. Desse montante, R$ 75 mil vieram do bolso do próprio senador e os outros R$ 10 mil foram doados por pessoas físicas.

Apesar da falta de dinheiro, Efraim mantém a campanha na rua e roda a Paraíba atrás de votos. O recordista do Senado em número de funcionários lotados em seu gabinete tem à disposição, apenas no estado, 52 servidores comissionados, cabos eleitorais pagos com recursos da Casa. Ao todo, no gabinete de Efraim, estão lotados 73 servidores. O Correio ligou para o celular do senador e entrou em contato com a assessoria e, embora tenha deixado mensagens, não obteve resposta.

Na corrida pelas duas vagas para o Senado pela Paraíba, Efraim disputa o segundo lugar com Vital Filho (PMDB), enquanto Cássio Cunha Lima (PSDB) lidera as pesquisas de intenção de votos. Se o senador do DEM conquistar a reeleição, vai iniciar o mandato com o Supremo Tribunal Federal (STF) no seu encalço, para averiguar as denúncias de uso irregular do dinheiro público na contratação de funcionárias fantasmas.

A disputa eleitoral retardou as investigações contra o parlamentar. Até hoje o inquérito encontra-se na Procuradoria-Geral da República (PGR), que se pronunciará antes de devolver o processo ao relator, o ministro Celso de Mello.

No Senado esvaziado pela eleição, a comissão de sindicância que apurou o envolvimento de servidores no esquema de contratação irregular no gabinete de Efraim já venceu o prazo estipulado pela direção da Casa sem apresentar conclusão das investigações. A corregedoria do Senado, aparentemente, também decidiu “esquecer” o processo durante as eleições.

Mas se Efraim é preservado por seu pares políticos, outras instâncias governamentais realizam pente-fino para levantar o volume de dinheiro público desviado com as contratações irregulares registradas pelo gabinete do senador do DEM.

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu a indisponibilidade dos bens de seis pessoas da família do motorista de Efraim, Antônio Sérgio Rocha Bicalho, para garantir que os supostos recrutadores de funcionários fantasmas tenham recursos para ressarcir os cofres públicos assim que as investigações em cursos apontarem a responsabilidade do senador e de servidores na contratação irregular de funcionários no Senado. A Polícia Federal também apura as fraudes bancárias que permitiram a movimentação da conta de servidores fantasmas por integrantes da família Bicalho.


Por Carlos Magno

Cícero Lucena reafirma voto em Cássio, mas exclui nome de Efraim

O senador Cícero Lucena (PSDB) provocou polêmica neste final de semana durante um evento de campanha de seu aliado Hervázio Bezerra (PSDB), que é vereador e candidato a deputado estadual.

Num discurso público do senador tucano, ele reafirmou que apesar de não votar em Ricardo Coutinho (PSB) para o Governo da Paraíba vota sim em Cássio Cunha Lima (PSDB) para o Senado Federal. O detalhe é que ao anunciar os seus votos o parlamentar excluiu o também senador Efraim Morais (DEM).

Cícero simplesmente ignorou o até então aliado democrata, dizendo apenas que o seu voto para senador seria depositado em Cássio Cunha Lima. Ele mantém assim segredo sobre qual seria o seu segundo voto para o Senado.

Dois dias atrás, o candidato do DEM tinha culpado Cícero pela “pífia campanha” do presidenciável tucano José Serra (PSDB) na Paraíba, mas agora recebeu o troco.

No que diz respeito ao Governo da Paraíba, o tucano manteve mais mistérios. Ele disse apenas que não votava “de jeito nenhum” em Ricardo e que também não iria anular seu voto. Não confirmou voto no governador José Maranhão (PMDB), como muitos de seus aliados já fizeram, mas também não descartou.


Do MaisPB