segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Com três gols de Oscar e Mano no estádio, Brasil bate Portugal e fica com título do sub-20

Brasil Sub 20 campeão

De autoridades como o presidente da Fifa, Joseph Blatter, até o técnico Mano Menezes. A grande decisão do Mundial sub-20 contou com diversas personalidades, mas quem acabou brilhando mesmo foi o meia Oscar.
O jogador do Internacional marcou os dois gols que garantiram o empate por 2 a 2 no tempo normal e, na prorrogação, viu um cruzamento seu acabar no fundo das redes, decretando a vitória por 3 a 2 sobre Portugal e o pentacampeonato à seleção brasileira.
"Em todos os jogos fui bem, mas não vinha fazendo gols. Todo mundo já estava me cobrando, e hoje [sábado] saíram todos os meus gols. Fiquei feliz e nossa equipe merecia ser campeã", afirmou Oscar.
Os três gols, além de garantirem o segundo título a essa equipe na temporada, já que o Brasil também venceu o Sul-Americano sub-20 no primeiro semestre, ainda dá mais destaque para um grupo que irá lutar pela inédita medalha de ouro olímpica em Londres, no ano que vem. Tudo isso acompanhado de perto por Mano Menezes, que viajou neste sábado para a Colômbia e assistiu de perto à partida no estádio em Bogotá.
Depois de conquistar o Sul-Americano da categoria, o Brasil vinha confirmando seu favoritismo neste Mundial, com uma campanha invicta (quatro vitórias e dois empates). Do outro lado, Portugal também não havia sucumbido até aqui e, além disso, ainda contava com uma defesa imbatível.
Esse fantasma, no entanto, assustou os brasileiros por apenas cinco minutos. Logo no início da partida, Oscar cobrou falta, o português Sergio Oliveira desviou e acabou marcando contra. A arbitragem, no entanto, confirmou o gol para o camisa 11 da seleção do técnico Ney Franco.
A alegria brasileira, no entanto, não durou muito. Quatro minutos depois, o sistema de marcação falhou e, após um cruzamento rasteiro da direita, o atacante Alex apareceu livre, de frente para o gol, e empurrou para as redes.
A partida seguiu equilibrada e muito movimentada, com chances para os dois lados. O Brasil, que chegou para a grande final com o melhor ataque, mostrou deficiência justamente em seu ponto forte. Artilheiro do torneio, com cinco gols, Henrique se acomodou com a marcação e pouco produziu, assim como seu companheiro, Willian José. Philippe Coutinho manteve a sina de atuações apagadas e também pouco criou.
Na segunda etapa, Ney Franco voltou a apostar em Negueba e Alan. Mesmo assim, o nível do futebol apresentado despencou. Os dois times já não conseguiam criar como antes. Portugal, no entanto, voltou a aproveitar o descontrole e a falta de habilidade do zagueiro Juan, além de contar com a ajuda do goleiro Gabriel, para marcar o segundo gol. Nelson Oliveira ganhou na corrida do zagueiro e chutou cruzado. A bola passou por baixo do camisa 1 e acabou nas redes.
Atrás do marcador, o Brasil começou a mostrar descontrole emocional. Em duas oportunidades, Juan se desentendeu com os atacantes portugueses e, por pouco, não foi expulso. Porém, mesmo com todos os problemas, a equipe conseguiu empatar, após Oscar aproveitar um rebote de Mika e fazer o seu segundo gol na partida.
Já na prorrogação, apesar de o Brasil aparentar superioridade na parte física, foi Portugal quem quase marcou. Desta vez, no entanto, Gabriel conseguiu se redimir e impediu o gol dos rivais. Com o cansaço cada vez maior, Oscar foi feliz ao acertar um cruzamento diretamente para o gol e marcar o gol que garantiu o título aos brasileiros.
BRASIL 3 X 2 PORTUGAL
Brasil -Gabriel; Danilo, Bruno Uvini, Juan e Gabriel Silva (Allan); Fernando, Casemiro, Philippe Coutinho (Dudu) e Oscar; Henrique e Willian José (Negueba)Técnico: Ney Franco
Portugal- Mika; Cedric (Julio Alves), Nuno Reis, Roderick e Mario Rui; Saná (Ricardo Dias), Sérgio Oliveira, Pelé e Danilo; Alex (Caetano) e Nelson OliveiraTécnico: Ilidio
ValeData: 20/08/2011 (sábado)Local: Estádio El Campin, em Bogotá (Colômbia)Árbitro: Mark Geiger (Estados Unidos)
Gols: Oscar, aos 5min e Alex, aos 9min do primeiro tempo; Nelson Oliveira, aos 13min e Oscar, aos 32min do segundo tempo; Oscar, 5min do segundo tempo da prorrogação.Cartões amarelos: Juan e Henrique (Brasil); Nelson Oliveira, Saná, Julio Alves, Sérgio Oliveira, Pelé e Roderick (Portugal)

Do Uol Esporte
Portal Correio

Professor paraibano ganha prêmio nacional



O professor da Escola Municipal Ministro José Américo de Almeida, Edson Thó Rodrigues, foi premiado nacionalmente pela Fundação Victor Civita, com o projeto “Espelhos e Caleidoscópios: investigações matemáticas sobre simetrias”, que rendeu o Prêmio Professor Nota 10.
O educador ficou entre os dez escolhidos pela comissão julgadora. Mais de três mil candidatos participaram da seleção.
Como reconhecimento ao trabalho desenvolvido em sala de aula com alunos do 9º ano, uma equipe da TV Cultura de Minas Gerais estará em João Pessoa para gravação de um vídeo documentário, mostrando o passo a passo do projeto.
As filmagens acontecem nesta segunda (22) e terça-feira (23), na Escola Ministro José Américo de Almeida, situada à Rua Cel. Augusto F. Maia, s/n, no José Américo. A gravação será nos turnos manhã e tarde.
Edson Thó explica que a ideia do projeto é trabalhar as transformações geométricas utilizando espelhos e caleidoscópios, envolvendo os alunos em investigações matemáticas.
“Durante 15 anos em sala de aula percebi que os alunos sempre mostraram dificuldades na construção de conceitos geométricos, e para minimizar possíveis deficiências, criei uma sequência de atividades explorando a geometria com cerca de 50 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II”.
A iniciativa deu certo. “A aceitação de trabalhar a geometria plana com o uso de espelho foi bastante positiva, o que me fez acreditar que esse projeto contribuiu para uma aprendizagem significativa e que motivou para concorrer ao prêmio”, enfatizou Edson.
Os ganhadores irão receber troféu, prêmio de 15 mil reais em dinheiro, participação em seminário de educação com renomados pesquisadores internacionais, divulgação dos trabalhos na revista e no site Nova Escola, visibilidade nos meios de comunicação de todo o País e visita a São Paulo com roteiro cultural na cidade.
Premiação – A solenidade de reconhecimento e premiação aos educadores vencedores será no dia 17 de outubro, em São Paulo, com transmissão pela TV Cultura para 14 estados brasileiros. Na noite da cerimônia, entre os 10 Professores Nota 10, um é eleito Educador do Ano, que vai ganhar, além dos outros prêmios, um curso de pós-graduação.
Educador Nota 10 – Criado em 1998 para identificar e valorizar professores que adotam boas práticas em sala de aula de todo o Brasil, o Victor Civita Educador Nota 10 é hoje o mais importante prêmio da Educação brasileira. É a premiação recordista em número de inscrições de toda América Latina, ultrapassando a marca de 40 mil participantes em sua história.
Fundação Victor Civita – Com a missão de contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica brasileira, a Fundação valoriza os bons educadores e dissemina para todo o Brasil a profissionalização da carreira docente, destacando aqueles profissionais que investem em seu aperfeiçoamento, que são estudiosos das didáticas específicas e que obtêm bons resultados na aprendizagem de seus alunos.



Da Secom da PMJP

Portal Correio

Governo lança 33 projetos do Programa "Paraíba faz Educação"


O governador Ricardo Coutinho lança hoje(22) o plano de gestão educacional “Paraíba faz Educação”, que consta de 33 projetos, em solenidade no Cine Banguê do Espaço Cultural, em João Pessoa.
Escolas técnicas, concurso e capacitação – Elaborado em oito eixos temáticos, o plano engloba ações e obras, entre elas a formação continuada de profissionais, a implantação de centros de educação profissional, o processo seletivo simplificado para a escolha dos gerentes regionais de educação e o concurso público para professores.
Educação de Jovens e Adultos – No conjunto de ações, está o reforço do programa de alfabetização de jovens e adultos e a ampliação da rede de escolas integrais do Estado, dentro dos programas Mais Educação e Médio Inovador, realizados em parceria com o Governo Federal.
Reforço escolar – Também está previsto reforço pedagógico para estudantes do Ensino Médio, inicialmente nas áreas de Linguagens e suas tecnologias e na de Matemática.
Sistema de avaliação – Será implantado o Sistema de Avaliação Educacional da Paraíba, como forma de monitorar a qualidade do ensino e aprendizagem da educação pública. O sistema funcionará a partir a aplicação de provas objetiva para estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, nas 1.036 escolas da rede pública do Estado.
Reordenação da rede – O plano também reordenará toda a rede de escolas sob a administração estadual, com o objetivo de otimizar os recursos humanos, materiais e financeiros; assim como implantará o Sistema SEE, uma rede de informações gerenciais on line que vai ajudar no planejamento, implementação e acompanhamento das políticas públicas da educação.
Democracia na escola – Dentro dessa nova lógica de gestão educacional, será implantado o Projeto Gestão Cooperada, que envolverá as comunidades escolar e local nas decisões sobre o uso dos recursos que são transferidos diretamente às escolas.
Prêmio – O Estado cria o Prêmio Educação Exemplar para fomentar, selecionar, valorizar e premiar as melhores práticas nas escolas públicas estaduais. Escolas e profissionais de educação serão premiados.
Educador digital – Serão capacitados professores da rede estadual de ensino dentro do programa Educador Digital. Cada um desses profissionais terá, ao final da capacitação profissional nos moldes do Proinfo, um netbook.
Gestão participativa – O plano “Paraíba faz Educação” prevê ainda a implantação do programa Caminhos da Gestão Participativa, voltado para o estreitamento das relações institucionais entre a Secretaria de Estado da Educação e as Gerências Regionais, além das escolas.
Escola e comunidade – No Projeto Educação em Movimento, serão implementadas ações que estimulem a relação entre escola e comunidade.
Paz nas escolas – No combate à violência nas escolas, a plano prevê a busca por estratégias que fortaleçam a cultura de paz em defesa dos direitos humanos e da cidadania da criança, do jovem e do adulto no ambiente escolar.
No rádio – O governador Ricardo Coutinho abordará o plano “Paraíba faz Educação” no programa “Fala Governador”, Rádio Tabajara. O programa desta segunda-feira (22) será especialmente dedicado ao tema e será transmitido diretamente do Espaço Cultural.


Da Secom/PB

Portal Correio





Raniery lamenta que governador não tenha tratado da instalação de novos campi na audiência com Dilma

O deputado Raniery Paulino (PMDB) lamentou nesta quarta-feira (17) que o governador Ricardo Coutinho não tenha incluído na pauta da audiência com a presidenta Dilma Rousseff (também realizada na manhã desta quarta), o pleito para a instalação dos campi da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) nas cidades de Guarabira e Pedras de Fogo.
“A educação é o caminho para o pleno desenvolvimento de nosso Estado e aponta para o futuro. Por isso não podemos medir forças e sim somar o empenho de todos em função do objetivo maior, que é ter nas duas cidades, a instalação de unidades da universidade federal”, afirmou o deputado.
Raniery disse que conforme o veiculado pelos meios de comunicação, o chefe do Executivo Estadual abordou entre outros temas, a modernização do Porto de Cabedelo e a construção do Centro de Convenções de João Pessoa, contudo não falou dos campi. “Em um momento importante como esse, esperava que o governador tivesse tratado do assunto das instituições de ensino superior, como uma reivindicação de grande importância para a Paraíba”, destacou.
De acordo com o parlamentar, ele e a prefeita de Guarabira, Fátima Paulino fizeram contato na última terça-feira (16) em Brasília, com o senador Vital do Rêgo Filho (PMDB) e com deputado federal Manoel Júnior (PMDB), que intermediaram junto ao vice-presidente Michel Temer (PMDB) para que a questão fosse encaminhada à presidenta Dilma.
Ela garantiu na ocasião, que a expansão da UFPB para Guarabira e Pedras de Fogo serão prioritárias e determinou ao ministro da Educação Fernando Haddad, que sejam tomadas todas as providências para que seja agilizada a instalação da UFPB nos dois municípios.
“Há muito venho lutando para a realização de um antigo sonho da população do Brejo Paraibano, que é a instalação do campus da UFPB na região, notadamente em Guarabira, que polariza 32 cidades. A luta tem sido contínua e certamente teremos êxito”, declarou o deputado Raniery Paulino.


ASSESSORIA DE IMPRENSA