terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Unidades do ProJovem iniciam atividades e cursos no CRAS do Cordeiro irão começar na quarta-feira

As três unidades do ProJovem de Guarabira iniciaram suas atividades nesta segunda-feira (06), e na próxima quarta-feira começarão os cursos no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Cordeiro.

De acordo com a coordenação do CRAS do Cordeiro, serão iniciados os cursos de Cabeleireiro e Corte e Costura nos turnos tarde e noite, e que ainda há vagas para o Corte e Costura, devendo os interessados procurar a unidade.

A unidade do Rosário está com inscrições abertas para o curso de Cabeleireiro, e as aulas terão início na próxima segunda-feira (13). As vagas são oferecidas aos moradores do bairro e de comunidades próximas.

O ProJovem funciona nos bairros do Juá, Cordeiro e Rosário, atendendo mais de 500 jovens com atividades educativas, sociais, esportivas e culturais, além de grupos de convivência para crianças e idosos.

Codecom-PMG

Secretária de Saúde de Guarabira participa de programa e fala sobre as questões do SAMU e Centro da Visão

A secretária municipal de Saúde de Guarabira, Alana Brandão Barreto, participou do programa radiofônico Gente que Trabalha Cidade que Cresce desta segunda-feira (06), falando sobre as questões envolvendo o SAMU e o Centro da Visão.

Durante a entrevista Alana explicou, que por conta do tronco/link 192 não estar disponibilizado o SAMU de Guarabira não pode iniciar as atividades, mesmo estando com a parte da Prefeitura toda pronta, tendo inclusive adquirido aparelhos celulares para o serviço.

“Entrei em contato com o Ministério da Saúde e me informaram está tudo pronto da parte da Prefeitura, não entendendo o porquê da dificuldade da Central de Regulação de João Pessoa”, disse a secretária.

Para a Alana a própria burocracia emperra muito, mas as pessoas chaves as vezes não dão atenção, dificultando as soluções e até causando impasses.

“Acredito que com o acionamento do Ministério Público o SAMU de Guarabira irá funcionar, a exemplo do que ocorreu com a UPA”, declarou a secretária.

Com relação a denúncia de que o Hospital Regional não estaria lavando os lençóis do Centro da Visão, a secretária explicou que numa conversa com o diretor ele alegou dificuldade em atender, mas o serviço continuou e somente na semana passada é que recebeu a informação de continuar sujo o material.

A fim de solucionar o problema Alana entrou em contato com dr. Geraldo Camilo, que prontamente atendeu o pedido e realizou o serviço, garantindo que o atendimento aos pacientes no Centro da Visão continuasse sem problema.

“Mensalmente repassamos em torno de R$ 250 mil para o Hospital Regional pelos serviços comprados, lamento que a direção tenha feito o corte da lavagem do material do Centro da Visão”, concluiu a secretária.

Codecom-PMG

Médicos do Trauma anunciam que ‘cruzaram os braços’ em protesto por atraso salarial

GESTÃO PACTUADA
Especialistas afirmam que Cruz Vermelha vem atrasando o pagamento desde setembro
Cerca de 60 médicos de várias especialidades do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa decidiram cruzar os braços nesta terça-feira (7). Os profissionais alegam que a paralisação foi motivada pelo atraso de cinco meses do salário da categoria, por parte da Cruz Vermelha que faz gestão pactuada da unidade de saúde.

Segundo os profissionais o atraso acontece desde setembro do ano passado e em sua totalidade desde o mês passado. Os especialistas que decidiram parar com os atendimentos das áreas de cirurgia toráxica, neurologia e neurocirurgia.

O representante da Cooperativa dos Neurocirurgiões, Neurologistas e Cirurgiões Vasculares do Estado da Paraíba (NEUROVASC), Valdir Sipriano, disse que a Secretaria de Saúde do Estado, até o momento, não tomou nenhuma providência para minimizar a paralisação e por isso resolveram cruzar os braços.


MaisPB

Distribuição de sementes começa sexta

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) começa a distribuir nesta sexta-feira (10) sementes selecionadas de milho e feijão com agricultores familiares. A entrega se inicia no município de Emas, e chegará a todos os municípios da Paraíba no decorrer das próximas semanas.

Receberão os grãos agricultores que integram o Programa de Sementes para a Agricultura Familiar, que estão inscritos no programa Garantia-Safra. Inicialmente serão beneficiados agricultores dos municípios que compõem a região do Sertão, atendendo a mais de 25 mil famílias. Serão 275 toneladas de sementes para essa região.

O programa de distribuição de sementes do Governo do Estado é gratuito e tem como meta aumentar a renda e inclusão produtiva para o agricultor familiar. Também tem o objetivo de fortalecer e apoiar a produção local de sementes. A Emater, a Emepa e os Conselhos Municipais de Agricultura estarão envolvidos no processo de entrega. Para esse ano, o programa prevê a distribuição total de 955 toneladas.

Segundo o titular da Sedap, Marenilson Batista, a assistência técnica está garantida a todas as famílias que receberem os grãos. Em contrapartida, os produtores terão que repassar ao Governo a mesma quantidade de grãos que receberam em sementes para assegurar os estoques nos bancos de sementes comunitários.

Cronograma de distribuição - De acordo com o secretário, após o Sertão, as sementes começarão a ser distribuídas no restante do Estado, conforme o início do período chuvoso de cada região.

As sementes estão estocadas nos armazéns da Sedap e prontas para a entrega. Na compra das 955 toneladas de sementes de feijão, milho e sorgo, o Governo investiu mais de R$ 5,8 milhões. A secretaria está providenciando também a aquisição de 30 toneladas de sementes de algodão e 28 toneladas de batata semente (batatinha). Serão beneficiadas 140 mil famílias de agricultores familiares.

De acordo com o secretário Executivo da Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo, serão entregues a cada agricultor 20 quilos de sementes de milho e dez de feijão.

Este ano, a novidade é a distribuição de 25 toneladas de sementes de sorgo tipo "ponta negra" e de dez toneladas de milho BRS 1501, o "milheto", destinadas ao fortalecimento do Programa Estadual de Alimentação Animal, ação fundamental em benefício do pequeno produtor, que terá mais condições de alimentar seus animais - e, consequentemente, produzirão mais leite e mais carne.


Portal Correio com Secom/PB

Conte e Aponte

Cagepa 1
O governador Ricardo Coutinho afirmou ontem em entrevista radiofonica que o seu governo não privatizará a Cagepa. Investimentos estão sendo feitos para sanar as dívidas da empresa e melhorar cada vez mais o atendimento a população,informou.
Camara Municipal de Guarabira
Os trabalhos da Casa Legislativa Osório de Aquino tem inicio hoje(7) a tarde. Com certeza os parlamentares mirins estarão afiados depois de uma bom período de férias. Esperamos que projetos interessantes sejam aprovados e assuntos relevantes discutidos em prol da população guarabirense.
Roupa Suja
O Hospital Regional de Guarabira bateu o pé e não lavou a roupa suja,literalmente, digo os lençõis que são usados no Centro da Visão instalado naquele Complexo Hospitalar. Há quem diga que o entrave se dar por conta das forças politicas opositoras. Quem administra o Hospital é o Governdo do Estado, e o Centro da Visão é um trabalho administrado pela Prefeitura de Guarabira. Fica a pergunta? Com essas picuinhas como a saúde pode andar pra frente, e a população é quem sofre as consequências. Eita Brasilzinho!!!!!!