terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Reservas de mesas para a noite do Pavilhão da Festa da Luz 2011 já estão sendo realizadas



Aprefeita com algumas amigas

A tradicional noite do Pavilhão da Festa da Luz a cada ano atrai um número maior de participantes, e a secretária adjunta de Cultura e Turismo, Girleny Fernandes, já está reservando mesas.

De acordo com Girleny Fernandes, a procura por mesa no Pavilhão da Festa da Luz 2011 vem acontecendo desde o início do mês de dezembro, e mesmo sem saber qual a banda a se apresentar as pessoas já deixam reservadas as mesas.

“Esperamos este ano ter mais famílias guarabirenses comparecendo na noite do Pavilhão, que foi resgatada pela prefeita Fátima Paulino, sendo melhorada em cada edição para atender aos participantes da Festa da Luz”, disse a secretária.

Como de costume a noite do Pavilhão terá sempre uma novidade, agradando aos participantes da festa, e a atração da noite do dia 28 de janeiro será revelada pela prefeita Fátima Paulino ainda esta semana.

As pessoas interessadas podem procurar Girleny Fernandes na Secretaria de Cultura e Turismo (3271-4351), em seu estabelecimento comercial (Personalize – 3271-2250) ou pelo fone (83) 8802-6119.

Escolas e creches da rede municipal de Guarabira já estão com matrículas abertas

A partir desta segunda-feira (03) as escolas e creches da rede municipal de Guarabira estão com as matrículas abertas, e as aulas começam no início do mês de fevereiro. A informação é da secretária de Educação, Michelline Paulino.

De acordo com a secretária Michelline, os pais já podem procurar as escolas e creches do município para efetuarem a matrícula dos filhos, mesmo que já sejam alunos da rede municipal.

“Estamos com as equipes das escolas e creches trabalhando diariamente para atender aos pais que desejarem matricular o filho na rede municipal de Guarabira, garantindo vaga a todos os estudantes”, disse a secretária.

As matrículas nas escolas e creches irão acontecer até o início das aulas em fevereiro, para que os pais possam aproveitar e efetuar a matrícula do filho com comodidade, sabendo ter a vaga garantida para o mesmo.

CRECHE

A Secretaria de Educação informa que para se matricular na creche a criança deve ter menos de quatro, pois quem completa quatro anos a partir do mês de abril já será aluno apto para a Pré-Escola.

Outra informação da Secretaria de Educação é que a Creche Tia Lea, que funciona na Faixa da Pista, a partir desse ano funciona como creche e Pré-Escola, atendendo solicitação dos moradores das localidades próximas, facilitando o atendimento das crianças carentes dessas comunidades.

Unidades do PETI do município de Guarabira também já estão com matrículas abertas

As três unidades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) estão com as matrículas abertas a partir de hoje (03), sendo realizadas nos locais onde funcionam.

De acordo com a secretária de Ação Social, Roseane Marinho Amorim, as matriculas podem ser realizadas nas unidades do PETI como também na sede da Secretaria, onde uma equipe já está disponível para atender os interessados.

Para realizar a matrícula em uma das unidades do PETI se faz necessário levar os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, Cartão do Bolsa Família e o Registro de Nascimento da criança a ser matriculada.

A Unidade do PETI I funciona no prédio do antigo Pré-Escolar no Conjunto Assis Chateaubriand, o PETI II na Escola Maria de Lourdes de Souza Amorim no Mutirão e o PETI III na Rua da Santa no bairro do Nordeste (MAC).

Codecom-PMG

Prefeita Fátima Paulino recebe elogios de João Rafael pelo trabalho realizado como gestora do município de Guarabira



Durante a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ocorrido na semana passada, o empresário e suplente de senador, João Rafael de Aguiar, concedeu entrevista para a imprensa local, e elogiou o trabalho executado pela prefeita Fátima Paulino, principalmente com relação as instalações do SAMU e da UPA em Guarabira.

João Rafael disse ter ficado encantado com a Unidade de Pronto Atendimento, que possui uma infra-estrutura de qualidade para atender a comunidade guarabirense e da região.

“Só as grandes cidades possuem Unidade de Pronto Atendimento”, disse o suplente de senador, destacando o empenho de Fátima, Roberto e Raniery Paulino nas parcerias com os governos estadual e federal.

Ao participar da inauguração da UPA em Guarabira no último dia 30 de dezembro, João Rafael ficou surpreso com o tempo em que a obra foi concluída. Ele disse que se trata de um dos mais importantes investimentos na área de saúde para Guarabira e região.

Indagado pelo repórter da Rádio Cultura AM, Rudney Araújo, acerca da vinda da UPA e do SAMU para Guarabira, o empresário disse que, somente quem deles precisa sabe da importância que cada um dos serviços representa na hora da urgência e da emergência.

João Rafael disse que Guarabira precisa continuar unida para, dessa maneira, conseguir muito mais benefícios, ao destacar o empenho de Fátima, Roberto e Raniery Paulino quanto a UPA e o SAMU.

As duas emissoras de rádio do empresário João Rafael (Cultura e Rural AM) estiveram participando da cobertura e da transmissão das solenidades de inauguração do SAMU e da UPA.

Codecom-PMG

Ricardo veta reajustes salarial para governador, vice e secretários



O governador Ricardo Coutinho anunciou, nessa segunda-feira (3), um pacote de medidas como a suspensão do reajuste do seu salário, do vice Rômulo Gouveia e de todos os secretários empossados. O governador ressaltou que o momento é de ‘apertar o cinto’ durante os primeiros meses de governo.

Esta medida, anunciada durante a posse dos novos secretários, que ocorreu na manhã desta segunda-feira no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, em João Pessoa, veta o reajuste de 27,92% concedido pelo ex-governador José Maranhão, que passaria a vigorar em 1º de fevereiro.

Segundo o governador, todas as diretrizes apontadas pelo novo governo tem o objetivo de buscar o equilíbrio financeiro do Estado. Dados preliminares apresentados à equipe de transição de governo, antes da posse, davam conta de que o antigo governo ultrapassava o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal e que diversas dívidas com fornecedores ainda teriam que ser saldadas pelo novo governo.

Ricardo Coutinho também informou o cancelamento de todos os convênios que garantiam verbas para a realização de festividades, assinados pelo seu antecessor, com alguns municípios. De acordo com o socialista, a medida deve gerar economia aos cofres públicos estaduais.

40 horas – Ricardo Coutinho também garantiu mudanças para o expediente do funcionalismo estadual, que volta a ser de 40 horas semanais. Para isso, três liminares garantem o funcionamento da máquina, sendo uma que trata do estouro da folha de pessoa e outras duas sobre inadimplências e convênios. De acordo com Ricardo, o Governo da Paraíba tem nove inscrições inadimplentes. Ele afirmou ainda que equilibrará financeiramente o Estado e para tal, deixará de preencher 40% dos cargos comissionados.

Orçamento Democrático e Empreender PB – Outra medida anunciada foi a criação do Programa Empreender Paraíba e do Orçamento Democrático, ambos projetos de sucesso de sua gestão como prefeito de João Pessoa, que contemplarão todas as regiões do Estado. O programa Empreender pretende gerar emprego e renda e contribuir para inclusão social. Já o Orçamento Democrático, pretende atender cada região conforme as necessidades apresentadas pela população.

Retomada das obras – Ricardo Coutinho afirmou que o prazo para retomada das obras paralisadas é de 45 dias. Para tanto, uma comissão será formada para garantir o levantamento das obras e a retomada dos serviços.

Ele anunciou ainda que órgãos como Cagepa, Infraestrutura e Recursos Hídricos têm 30 dias para fazer um levantamento de todas as obras que foram iniciadas e não foram concluídas, dando início a sua conclusão.

Assessoria

Brejo.com

Ricardo deve exonerar metade dos temporários até dia 11



O governador Ricardo Coutinho (PSB) reuniu-se com o Procurador-Geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro, na tarde de ontem, nas dependências do Palácio da Redenção, no Centro de João Pessoa, para dialogar sobre as recomendações do Ministério Público do Estado, quanto às demissões de servidores não concursados e assinar um termo de ajustamento de conduta (Tac) e garantir o equilíbrio financeiro do Estado.

Acompanhado do secretário Chefe de Governo, Walter Aguiar, da procuradora Geral do Estado, Livânia Farias, do secretário Executivo da Casa Civil, Lúcio Flávio Vasconcelos e do secretário de Administração, Gilberto Carneiro, o governador voltou a afirmar que sua meta é a total transparência das despesas.

“A Paraíba chegou ao limite. Temos que cortar despesas e ao mesmo tempo, não podemos investir o mínimo em áreas como Saúde, Educação e Segurança, que precisam de muito investimento. Os serviços essenciais serão mantidos. Mas é preciso verificar que a Paraíba vive um sério problema financeiro, causado, em grande parte, pelo inchaço da folha e dívidas com fornecedores”, desabafou o socialista.

Segundo Ricardo Coutinho, o Estado não pode continuar trabalhando na ilegalidade, pois corre o risco de perder alguns recursos de ordem federal, além da capacidade de assinar convênios. Para ele, o Estado deverá recuperar sua “sanidade financeira” e cumprir as recomendações do Ministério Público o quanto antes. “A situação é delicada e pede responsabilidade ao agir. O que fizemos hoje, nós e o Ministério Público, é uma questão de responsabilidade”, declarou.

Exoneração – Segundo o procurador Oswaldo Trigueiro, a orientação é que, em um primeiro momento, até o dia 11 deste mês, ocorra o desligamento e a exoneração de cerca de 50% dos temporários, para que se alcance o equilíbrio das contas do Estado. “Em um segundo momento, iremos formar um gabinete de interlocução, com dois representantes do Ministério Público e dois representantes do Estado, para recadastrar os remanescentes e avaliar o saldo e as necessidades do Estado. Só depois disso, poderemos avaliar a necessidade de concurso público”, finalizou.

O procurador Oswaldo Filho informou que será criado um gabinete de interlocução institucional formado pelos promotores Adrio Nobre Leite, por parte do Ministério Público, e do secretário de Administração do Estado, Gilberto Carneiro, e pelo secretário chefe da Controladoria Geral do Estado, Luzemar da Costa Martins, representando o governo. “Será feito um recadastramento dos 50% dos servidores que continuarem contratados. Feito o levantamento teremos condição de avaliar a iniciativa dos concursos ao longo de um período, além também da avaliação do equilíbrio financeiro do estado para a implementação dos concursos”, esclareceu o procurador.

Parcerias – O procurador-geral de Justiça disse ainda deverão ser estabelecidas parcerias entre o MPPB o Estado. “O governador estará no MP para estabelecer os níveis de parceria. No nosso planejamento estratégico há vários projetos de interesse comum tanto do Estado como dos municípios, como o projeto Bairro sem Medo, que será desenvolvido em João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras e o governador se mostrou sensível a se incorporar aos projetos. Isso é importante para o MP, porque a implementação desses projetos depende de parcerias”, concluiu o procurador.

Além do Procurador-Geral, participaram do encontro o subprocurador-geral de Justiça, Nelson Lemos, o coordenador do CCIAIF e responsável pela recomendação das demissões dos servidores, Carlos Romero Neto, o secretário-geral do MPPB, promotor Bertrand Asfora e o coordenador do 1º Centro de Apoio Operacional às Promotorias e titular da Promotoria do Patrimônio Público, Ádrio Nobre.

Com parlamentopb