terça-feira, 19 de outubro de 2010

PALANQUE ARMADO – Couto é vaiado por seguidores de Léa, Zenóbio, Cássio e Ricardo ao pedir votos para Dilma

Vaias laranja

Guarabira-PB – Para alguns observadores da cena política guarabirense, as vaias, recebidas pelo deputado federal Luiz Couto (PT) em Guarabira, quando o mesmo pediu votos para Dilma no palanque de Zenóbio, Léa, Cássio e Ricardo Coutinho, soou como “palanque armada”.
O deputado veio participar de comício no último domingo (17) em Guarabira. Subiu ao palanque e ouviu o discurso de Cássio pedindo votos para José Serra. Luiz Couto também observou os aplausos da platéia quando Cunha Lima, eufórico, pediu ao povo guarabirense para votar em José Serra. Até aí tudo bem.
Quando o locutor anunciou a fala de deputado federal Luiz Couto e esse pediu que os eleitores votassem em Dilma, a reação dos presentes foi humilhante. O deputado petista levou seguidas vaias dos seguidores de Cássio, Léa, Zenóbio e do ex-prefeito Ricardo Coutinho, que gritavam “Serra, Serra, Serra”.
Sem deixar a “peteca cair”, o vigário segurou firme o microfone e disse: “Vocês aplaudem quando eu peço voto para Ricardo Coutinho. (...) Eu sou 40 desde o início, mas sou 13 desde muito tempo. Vim aqui com o maior respeito. Quando o senador pediu voto para o candidato dele, vocês respeitaram. Me respeitem também. Vocês não podem deixar que esse país retorne àquele momento do atraso. Eu tenho certeza de que com a graça de Deus, vamos eleger Dilma presidente".
Quanto aos gritos de Serra, o pestista emendou: “a única serra que existia ali era a da geografia local”. Daí em diante, o clima em cima do palanque, foi de “vaca desconhecer bezerro”.
OPINIÃO DO BLOG FATOAFATO – Mestre Bedelho, presente ao comício do domingo (17), disse que ficou com muito medo de o deputado Luiz Couto receber uma "chuva de laranja" quando pediu voto para Dilma. Já pensou se quem estava vestido de laranja carregasse uma fruta nas mãos?

Cícero Lucena defende candidatura de Maranhão na TV e critica apoio de Cássio a Ricardo Coutinho: “Ele defende o falso novo”



Fiel da balançaO senador Cícero Lucena (PSDB) sabe da importância de seu apoio à candidatura do governador José Maranhão (PMDB) e parece que agora no segundo turno, ele irá vestir a camisa do PMDB. Apesar de ter evitado declarações sobre preferência, Cícero defendeu a reeleição de José Maranhão e teceu duras críticas a Cássio e a Ricardo Coutinho durante entrevista na TV Master.
Cícero disse que espera “sinceramente” que o governador chegue à vitória no segundo turno. De acordo com o senador, o melhor para a Paraíba é o projeto do PMDB.
O tucano falou com mágoas sobre a postura do ex-governador Cássio Cunha Lima e disse que não sabe se quando terminar o processo político a amizade será restaurada:
“Nós estamos conseguindo separar a amizade da política. Esperamos, porque a gente sabe como começa, mas não sabe como termina, que depois das eleições nós possamos virar essa página e retomar a convivência política. Não vou dizer que seja uma coisa fácil. Ele tem uma posição clara. Ele defende o falso novo e eu não posso concordar. Nossas relações pessoais, temos todo o cuidado para tentar preservar”, revelou.
Cícero ainda fez alerta a população em relação aos debates. Para Cícero, Ricardo faz uso de jogo de palavras para confundir o povo, por isso os telespectadores devem ter cuidado com os debates. No primeiro embate do segundo turno, “o povo viu apenas jogos de palavras de quem quer confundir a população”, finalizou Lucena.

Fonte: Blog do Dércio

OPINIÃO DO BLOG FATO A FATO – Se o PMDB conseguir o apoio integral do senador Cícero Lucena, sobretudo na cidade de João Pessoa, o grupo do PSB sabe das dificuldades que encontrará pela frente, principalmente nessa reta final do segundo turno. Manter a mesma diferença de votos, conseguida em prol de Ricardo Coutinho na parte primeira da campanha, seria algo quase impossível. Lucena foi prefeito de João Pessoa, tem forte penetração no eleitorado humilde da cidade e pode conseguir outras adesões tucanas em favor do candidato do PMDB. Esse tende a ser o novo cenário com Cícero Lucena entrando de “corpo e alma” na campanha peemedebista. Por enquanto, tratamos apenas de conjecturas. Não há, formalmente, o apoio de CLF ao governador Maranhão. Enquanto não ocorre esse acordo, o PSB ganha tempo até a chegada do dia 31 de outubro, dizendo-se está à frente das pesquisas eleitorais. Como diz Geraldo Vandré: “vem vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe, faz a hora, não espera acontecer”.

Vox Populi: Dilma tem 51%, Serra tem 39%. Indecisos são 4%

Pesquisa Vox Populi/iG divulgada nesta terça-feira mostra que a vantagem da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, em relação ao tucano José Serra aumentou para 12 pontos percentuais. Segundo o Vox Populi, Dilma tem 51% contra 39% de Serra. Na última pesquisa, realizada nos dias 10 e 11 de outubro, a vantagem era de 8 pontos (Dilma tinha 48% e Serra 40%). Os votos brancos e nulos permaneceram em 6% e os indecisos passaram de 6% para 4%.

Se forem considerados apenas os votos válidos (sem os brancos, nulos e indecisos) a vantagem subiu de 8 para 14 pontos. Dilma tinha 54% e passou para 57%. Serra caiu de 46% para 43%. A margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.

A candidata do PT tem o melhor desempenho na região Nordeste, onde ganha por 65% a 28%. Já Serra leva a melhor no Sul, onde tem 50% contra 41% da petista. No Sudeste, que concentra a maior parte dos eleitores, Dilma tem 47% contra 40% do tucano.

O Vox Populi ouviu 3 mil eleitores entre os dias 15 e 17 de outubro. Os resultados, portanto, não consideram o impacto do debate realizado pela Rede TV no último domingo, nem a entrevista concedida por Dilma ao Jornal Nacional ontem à noite. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral com o número 36.193/10.

Recortes

Depois de toda a polêmica envolvendo temas religiosos como o aborto, Serra atingiu 44% entre os entrevistados que se declararam evangélicos. Dilma tem 42%. Entre os que se declararam ateus, Dilma vence por 49% a 36%.

Entre os católicos praticantes Dilma tem 54% contra 37% do tucano. No segmento dos católicos não praticantes a petista consegue seu melhor desempenho, 55% contra 37% de Serra.

A petista ganha em todas faixas etárias. Já no recorte que leva em conta a escolaridade dos pesquisados, Serra vence entre os que tem nível superior por 47% a 40% da petista. No eleitorado com até a 4ª série do ensino fundamental Dilma tem 55% contra 38% do tucano.

Serra também vai melhor entre o eleitorado com mais renda. Entre os que declararam ganhar mais de cinco salários mínimos, ele tem 44% contra 42% da petista. Dilma tem seu melhor desempenho entre os mais pobres, que ganham até um salário mínimo, 61% a 31%.

Embora seja mulher Dilma tem índices melhores entre os homens. Conforme o levantamento ela tem 54% contra 38% de Serra no eleitorado masculino e 48% contra 40% do tucano no eleitorado feminino.

No recorte que leva em consideração a cor da pela Dilma atinge 59% entre os entrevistados que se declararam negros contra 29% de Serra. Entre os brancos, a petista tem 45% contra 44% do tucano.

Segundo o Vox Populi, 89% dos entrevistados disseram estar decididos enquanto 9% admitiram que ainda podem mudar de ideia. Entre os eleitores de Dilma a consolidação do voto é maior, 93%. No eleitorado de Serra, 89% disseram que estão decididos.


Do IG