quarta-feira, 8 de setembro de 2010

IBGE: Paraíba tem cem mil mulheres a mais que homens

A Paraíba já conta com 3 milhões e 826 mil habitantes, segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio - Síntese de Indicadores - 2009, divulgada nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

De acordo com a tabela divulda pelo IBGE, desse total, 1 milhão 859 mil são de homens e 1 milhão 967 mil são de mulheres. As mulheres totalizam mais de cem mil pessoas a mais no Estado.

A grande maioria da população paraibana está nas cidades. São 2 milhões, 976 mil morando nas Zonas Urbanas e apenas 849 mil estão na Zona Rural.

O maior contingente ainda está entre os jovens de 17 a 19 anos.

Portal Correio

Paraíba é o segundo Estado do país com maior número de casados

A Paraíba é o segundo Estado do país com maior número de casados. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (8), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com 50,8% de casados, a Paraíba só perde para Santa Catarina (56,1%) e ganha dos Estados de Alagoas (50,5%), Paraná (50,5%) e São Paulo (48,9%).

De acordo com os dados da pesquisa realizada pelo IBGE, o Sul era, em 2009, a região com o maior percentual de pessoas casadas, com 49,7% da sua população com mais de 15 anos comprometida. Em números absolutos, a Região Sul tem 10,7 milhões de casados. O estado de Santa Catarina apresenta o maior percentual: 56,1%. O Brasil tinha, no ano passado, mais de 66,6 milhões de casados (45,8% da população), e 62 milhões de solteiros (42,8%), entre a população com mais de 15 anos de idade.

A Região Norte era, em 2009, a região com o maior percentual de solteiros: 57,8% da população com mais de 15 anos residente na região – o que corresponde a mais de 6 milhões de pessoas na faixa etária. O estado com maior índice é o Amapá, com 63,9%.

Nas Regiões Sudeste e Sul, a proporção de casados era maior que a de solteiros, enquanto nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a proporção de solteiros superou a de casados.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo, divulgado nesta quarta-feira (8), investiga ainda dados sobre população, migração, educação, trabalho, família, domicílios e rendimento.

A Pnad 2009 ouviu 399.387 pessoas em 153.837 domicílios. Éramos em 2009, segundo o IBGE, 191,8 milhões de pessoas.

População envelhecida

Entre as pessoas de 0 a 24 anos, foi observada uma redução da participação na população residente, em relação a 2008. Já nas faixas etárias de 25 a 59 anos, e 60 anos ou mais, houve aumento do contingente.

A tendência de envelhecimento da população observada nos últimos anos foi refletida no crescimento da participação dos grupos etários. A participação dos grupos compreendidos por pessoas de 0 a 24 anos totalizou 41,6% (79,8 milhões) em 2009; no ano de 2004, essa proporção foi de 46,3%. Em 2009, os grupos de idade de 25 a 39 anos, 40 a 59 anos e 60 anos ou mais corresponderam a 23,7% (45,4 milhões), 23,4% (44,8 milhões) e 11,3% (21,7 milhões), respectivamente, da população. Em 2004 foram, respectivamente, 22,9%, 21,1% e 9,7%.

No que se refere à cor ou raça, a população residente brasileira era composta, em 2009, por 48,2% de pessoas que se declararam brancas; 6,9%, pretas; 44,2%, pardas; e 0,7%, amarelas e indígenas. Em relação a 2004, observou-se crescimento de dois pontos percentuais na proporção das pessoas que se declararam pardas, enquanto entre aquelas que se declararam brancas houve redução de 3,1 pontos percentuais.

Regionalmente, as características conhecidas se mantiveram: na Região Sul, as pessoas brancas correspondiam a 78,5% da população residente e, nas Regiões Norte e Nordeste, as pessoas pardas atingiram 71,2% e 62,7% das respectivas populações residentes.

Domicílios

Em 2009, o número médio de pessoas por família residente em domicílios particular foi de 3,1 pessoas, o mesmo registrado em 2008. Por região, o menor valor foi observado na Região Sul (2,9), também igual ao de 2008. A Região Norte apresentou as maiores médias: 3,4, em 2009, e, 3,5, em 2008. As mulheres representavam 51,3% (98,4 milhões) e os homens 48,7% (93,4 milhões) da população residente.

Dos 58,6 milhões de domicílios particulares permanentes estimados em 2009, 18,3% tinham cinco ou mais moradores, representando uma redução dos 23,3% de 2004. Os domicílios com dois e três moradores aumentaram conjuntamente de 42,8% para 47,7% e os com apenas um morador passaram de 10,4% para 12% no mesmo período.

Sobre as condições em que vivem as famílias nos domicílios brasileiros, o IBGE registrou que, em 2009, 84,4% do total dos domicílios eram atendidos por rede geral de abastecimento de água (49,5 milhões) - uma melhora de 0,5 ponto percentual em relação a 2008.

Já a proporção de domicílios atendidos por rede coletora de esgoto (59,1%) praticamente não se alterou em relação à de 2008 (59,3%). As regiões Norte e Nordeste contam com as menores parcelas de domicílios atendidos pelo serviço, com 13,5% (555 mil domicílios) e 33,7% (5,2 milhões), respectivamente.

Migração

As pessoas não naturais do município de residência representavam, em 2009, 39,5% (75,8 milhões de pessoas) da população residente do país. Já os não naturais da Unidade da Federação em que moravam, correspondiam a 15,8% (30,3 milhões de pessoas). Em 2004, essas participações eram de 39,7% e 16,2%, respectivamente, segundo o IBGE.

A Região Centro-Oeste continuou sendo a única onde os residentes não naturais do município de moradia eram maioria, 54%. Em 2004, essa proporção foi de 54,4%. Já a Região Nordeste registrou 30,8% de não naturais do município, apresentando a menor proporção entre as Grandes Regiões.


Do G1

Detentos poderão votar dentro de presídios da Paraíba

Pela primeira vez na Paraíba, presos provisórios poderão votar dentro da cadeia. A Justiça Eleitoral instalou duas seções de votação em presídios de João Pessoa. Uma fica na Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, o “Presídio do Roger; e a outra está no Presídio Feminino Maria Júlia Maranhão, o “Bom Pastor”, em Mangabeira. Os locais de votação irão funcionar em caráter experimental neste ano, mas a expectativa é que o projeto pioneiro seja implantado em outras unidades prisionais do Estado já nas eleições de 2012.

De acordo com o secretário de Cidadania e Administração Penitenciária, Carlos Mangueira, as urnas serão usadas apenas por detentos que aguardam julgamento e que transferiram o título para as seções dos presídios. São 30 homens no “Presídio do Roger” e 25 mulheres no “Bom Pastor”. Apesar do pequeno número de eleitores, as seções irão funcionar em horário normal: das 8h às 17h.

O chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral, Fernando Henrique Menezes, explica que os presos julgados e condenados não podem votar porque perderam os direitos políticos. Só após o cumprimento da pena é que eles se tornarão novamente eleitores. Menezes ainda destaca que os detentos provisórios que transferiram o título para as unidades prisionais são obrigados votar. Se não comparecerem às seções no dia 3 de outubro, estarão sujeitos a sofrer as mesmas penalidades aplicadas ao cidadão que está fora da cadeia. “Se os presos não votarem, estarão sujeitos ao pagamento de multa e demais penalidades previstas na lei”, advertiu.

As unidades prisionais são obrigadas a disponibilizar meios e permitir que os detentos possam assistir aos guias eleitorais, a fim de conhecerem as propostas dos candidatos a cargos públicos.

Segurança

Para garantir a segurança de mesários e funcionários do Tribunal de Regional Eleitoral, a Secap irá montar um esquema especial e aumentar o efetivo de agentes penitenciários e policiais nos dois presídios durante o dia das eleições. “As seções em presídios serão usadas apenas por presos provisórios, porque aqueles que já foram condenados não podem votar”, lembrou Carlos Mangueira.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, além da Paraíba, serão instaladas seções eleitorais em outros 25 Estados do Brasil. Apenas Goiás não realizará este tipo de votação. O TSE ainda destacou que as seções serão implantadas também em unidades de internação de adolescentes. No total, haverá locais de votação em 424 estabelecimentos, somando 20.099 eleitores aptos a votar.


Da Secom PB

Prefeita abre desfile cívico em Guarabira ao lado de autoridades militares



O hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal marcou, na manhã deste 7 de setembro, a abertura da Parada Cívica de Guarabira. A solenidade teve início às 8h.
A prefeita Fátima Paulino, o Coronel Robson Alencar (Comandante do IV BPM) e o Tenente Moisés Filho (3° Batalhão de Bombeiros Militar), foram quem hastearam as bandeiras e deram por aberto o desfile do dia da independência no município. O IV Batalhão de Polícia Militar, com sede em Guarabira, foi o primeiro a desfilar.

Mais uma vez, a chefe do Executivo Municipal se disse emocionada. Primeiro pela efetiva participação das escolas, professores e alunos na Avenida Pedro II. Depois, pelo espírito de patriotismo do povo guarabirense que lotou o local do desfile.

Pela manhã, desfilaram Escola São Francisco, Educandário Menino Deus, creches, pré-escolar do conjunto Assis Chateaubriand, Caic, Escola Maria Eulália, Edson Montenegro, Sérgio Luiz, Amália Freire, Paulo Brandão, Nazilda Cunha, Raimundo Asfora, João Fernandes da Cunha e a Auto Escola Frei Damião.

Um grande público compareceu para assistir ao desfile, que foi encerrado com as viaturas da Prefeitura de Guarabira.

Da Codecom

Corpos das vítimas carbonizadas no acidente na BR-230 serão sepultados em Itaporanga

Votos de Pesar

O nosso blog envia votos de pesar a Daniel(filho do casal que morreu carbonizado) e a esposa Flavinha(nora do casal), filha do Sr. Assis e /dona Nita da Guaramóveis, por tamanha fatalidade ocorrida na noite de ontem(7)em João Pessoa. Receba nossos sentimentos de dor e pesar pelo fato trágico. Que Deus possa consolar a familia.

Vamos a matéria:
Os corpos das duas vítimas que morreram carbonizadas no acidente ocorrido terça-feira, dia 7, na BR-230, ja estão sendo velados em Itaporanga, na igreja central. Após a chegada da filha do casal que mora nos Estados Unidos por volta da 4 da madrugada o cortejo seguiu para a cidade de Itaporanga, onde serão sepultados, ja que é a terra natal de Maria Alves(Doninha). Os corpos de Damião Leite Lima, 60 anos e Maria Alves de Carvalho Leite,(conhecida como Doninha) 63 anos, marido e mulher, ficaram totalmente carbonizados, sendo necessário fazer exame de arcada dentária para identificação. Ela era promotora executiva da Avon ha muitos anos.

Esse casal que faleceu era sogro de Flavinha, filha de Seu Assis e Dona Nita do grupo Guaramóveis de Guarabira.

O sepultadmneto está marcado para às 4 da tarde, no cemiterio central de Itaporanga segundo informou familiares das vitimas. O corpo está sendo velado na igreja da cidade. Com grande comoção amigos , familiares e o povo em geral estão dando adeus ao casal,

Como aconteceu

Três pessoas morrem e uma fica ferida no acidente na BR-230 em João Pessoa, que envolveu três veículos, uma saveiro(essa que perdu o controle e atravessou o canteiro atingindo o corola em que vinha o casal,que logo em seguida pegou fogo, deixando-os carbonizados, além de outro veiculo que tb se chocou no acidente, mas que a vitima teve apenas ferimentos leves e foi levada para o Trauma.O motorista da saveiro que perdeu o controle do veículo também morreu no local do acidente.


O casal estava no Corolla em que a Saveiro, de placas NPT-5129/PB, colidiu de frente, por volta das 17h20 de terça-feira(7). O condutor da Saveiro, Flaviano Régis Liberalino, 42 anos, também morreu no acidente, preso às ferragens. outro veículo também foi atingido na colisão. Contudo, o condutor do veículo Polo, Antônio de Sousa Castro, 37 anos, sofreu apenas ferimentos leves e foi socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.