quinta-feira, 3 de maio de 2012

Entenda as novas regras para a poupança

O governo mudou as regras da caderneta de poupança por causa da queda de juros. O rendimento passa a ser de 70% da Selic (taxa básica de juros) mais a TR (Taxa Referencial) sempre que a Selic ficar em 8,5% ou abaixo disso ao ano. Hoje essa taxa está em 9%, mas a expectativa é que ela seja reduzida em breve.

A mudança valerá para novas poupanças e depósitos realizados a partir desta sexta-feira (4). O dinheiro que já está depositado na poupança não sofrerá efeitos das novas regras.

Entenda as mudanças

  • Migração

    Migração - O governo vem reduzindo a taxa básica de juros (Selic). Com isso, investidores podem migrar dos títulos do governo (corrigidos pelos juros) para a poupança

  • Títulos públicos

    Títulos públicos - Isso é ruim para o governo porque os títulos são uma forma de o Poder Executivo conseguir dinheiro para obras e projetos. Quem investe em títulos empresta dinheiro ao governo

  • Selic

    Selic - Para emprestar esse dinheiro, o investidor quer ganhar. O retorno é baseado na Selic (taxa básica de juros). Se ela cai muito, a poupança pode valer mais a pena que os títulos. Essa fonte de renda do governo ficaria menor

  • Rendimento

    Rendimento - Até agora, o rendimento da poupança era fixado por lei em 6,17% ao ano, mais a TR (Taxa Referencial). A poupança não sofre incidência de IR nem de outras taxas. O rendimento das novas poupanças passa a ser de 70% da Selic sempre que a Selic ficar em 8,5% ou abaixo disso ao ano. O ganho do poupador fica menor. Se a Selic for de 8%, por exemplo, a remuneração da poupança será de 5,6%

  • Opções

    Opções - O governo teria outras duas opções: emitir mais moeda ou aumentar impostos. A emissão de moeda gera inflação. O aumento de impostos afetaria empresas e consumidores, enfraquecendo a economia (os produtos ficariam mais caros, as pessoas comprariam menos, haveria redução nos empregos)

  • Bancos

    Bancos - Os bancos também tendem a perder com a migração dos títulos para a poupança. Por lei, 65% dos recursos da caderneta devem ser usados para financiar imóveis. A demanda por financiamentos pode cair. Isso deixaria esse dinheiro parado nos bancos

  • Imóveis

    Imóveis - O aumento da oferta de crédito para imóveis também pode causar mais aumento do preço deles, como já tem acontecido

  • Outros países

    Outros países - O problema não acontece em países como os EUA, que têm juros baixos, porque não existe aplicação como a poupança, com rendimento fixo


Portal UOL /Portal Correio

RC descarta racha com Agra, mas vê disseminação de discórdia: ‘Não somos bobos;somos irmãos’


O governador Ricardo Coutinho tratou de colocar uma pá de cal nos rumores de racha entre ele e o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra – briga que estaria dividindo o PSB na Paraíba – mas admitiu a existência de “semeadores” de discórdia.
“Tem muito boi na linha tentando semear a discórdia”, disse, adiantando, porém, que os articuladores vão “se dar mal”.
Coutinho garantiu que a relação dele com Agra é sólida e está imune aos ataques.
“Luciano Agra e eu não somos bobos”, assegurou Coutinho em entrevista ao programa Correio Debate, da 98 FM.
O governador disse ainda que aposta na incorporação de Agra ao projeto eleitoral do partido – que decidiu pela candidatura de Estelizabel Bezerra a prefeita de João Pessoa. E atestou que o elo entre eles é forjado na confiança e irmandade.
“Luciano Agra é um irmão, um companheiro com quem eu tenho uma militância de mais de 30 anos. Depositei nele uma confiança enorme porque acho que ele está à altura dessa confiança. Ele é do PSB, do projeto e tenho certeza absoluta que ele vai honrar tudo isso e nos ajudar a caminhar pra frete”, finalizou.

Adriana Bezerra Portal Correio

Humberto Costa pedirá cassação de Demóstenes Torres

Relator no Conselho de Ética dirá que senador goiano mentiu sobre as relações que tinha com Carlinhos Cachoeira.

Lia de Paula/Senado
Humberto dirá que Demóstenes mentiu aos demais senadores
O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) mentiu aos senadores em plenário sobre as suas relações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Mentir em plenário configura quebra de decoro parlamentar. Essa será a base do relatório preliminar do senador Humberto Costa (PT-PE) no Conselho de Ética. Com base nisso, Humberto pedirá a cassação do mandato de Demóstenes. Além de mentir, o senador goiano também auferiu bens indevidos na sua relação com Cachoeira, o que também configura quebra de decoro.
 Congresso em Foco

Assembléia Legislativa realiza sessão especial em Campina Grande para discutir violência

A Assembléia Legislativa realiza sessão especial, em Campina Grande, para discutir a violência que atinge as cidades do interior e os moradores da zona rural. A propositura é do mandato do deputado estadual Frei Anastácio (PT). A sessão será realizada segunda-feira, (7) às 14h, na Câmara de Vereadores de Campina Grande. Segundo o deputado, a ação parlamentar atende a uma reivindicação das entidades que congregam os agricultores familiares que estão sofrendo com furtos, assaltos e mortes, sobretudo, na região da Borborema.

O deputado afirma que “houve uma época em que a migração de pessoas do interior para os grandes centros se dava em função da busca por melhores condições de vida. Era a fome, o desemprego a falta de perspectiva que tiravam o homem e a mulher do campo. Hoje, esta migração se dá em razão da violência. Muitas famílias estão deixando suas casas no campo, seus meios de vida e se mudando para a cidade com medo desta onda de crimes. Existem lugares que estão virando desertos”, disse o deputado.

Frei Anastácio destaca que as mudanças acontecidas na última década são visíveis. No ano 2000, segundo ele, eram poucos os municípios que registraram homicídios. “Naquele ano, 71% dos municípios paraibanos se encontravam nessa situação, sem registro de crimes. Esse índice caiu vertiginosamente no ano de 2010. O número de municípios com mais de 26 homicídios em cada 100 mil habitantes mais que triplicam na década. Passaram de 14 para 47, com esses registros tristes”, relatou.

O petista explica que continua existindo uma grande concentração de criminalidade nos dois maiores municípios do estado: João Pessoa e Campina Grande. Contudo, tal concentração tem caído.  Os pequenos municípios, que em 2000 foram responsáveis por 25% do total de homicídios, em 2010 passaram para 35% do total”, disse.

O parlamentar alerta que existe uma sensação de que a violência está caindo nos grandes centros. “Da mesma forma, cabe questionar se a violência nas grandes cidades está diminuindo, ou apenas se desloca para as cidades mais distantes e para o campo?.Dessa forma, vamos realizar essa sessão especial, em Campina Grande,para discutir o assunto com trabalhadores rurais, moradores da zona urbana,autoridades políticas e do estado para buscamos soluções”, concluiu.

Assessoria do Frei

Americanas se instala em Guarabira; Fátima destaca geração de emprego e renda

 O município de Guarabira recebeu mais um grande empreendimento no dia de hoje(3): Lojas Americanas, marcando o início do Shopping Cidade Luz e a administração da prefeita Fátima Paulino, que tem buscado sempre o desenvolvimento da “Rainha do Brejo”.

Com a presença de diversas autoridades, convidados e a imprensa guarabirense e da região, o grupo Guaraves apresentou a primeira loja âncora do Shopping, numa solenidade simples, que contou com a presença da prefeita Fátima Paulino, o ex-governador Roberto Paulino, o deputado Raniery Paulino, vice-prefeito Josa da Padaria, vereadores, prefeitos de outros municípios, além de empresários de Guarabira e secretários municipais.

A gestora municipal deu as boas vindas a equipe das Lojas Americanas, desejando sucesso no empreendimento, além de parabenizar o empresário Ivanildo Coutinho pela construção do Shopping Cidade Luz, e a geração de emprego e renda no município, transformando Guarabira realmente na “Capital do Brejo”.

Na solenidade de inauguração fizeram uso da palavra o coordenador regional das Lojas Americanas, Antônio Carlos, Veronildo Coutinho representando o grupo Guaraves e a prefeita Fátima Paulino. Após as falas os convidados puderam visitar e fazer compras, participando ainda de coquetel servido numa área vip da loja.

Codecom-PMG