quarta-feira, 28 de março de 2012

REVIRAVOLTA: PT nacional pode tirar de Cartaxo ‘sonho’ de disputar PMJP

Cúpula nacional do partido estuda ‘oferecer’ João Pessoa ao PSB em troca de outra Capital
Luciano Cartaxo (PT)O portal do Jornal “O Estadão” trouxe nesta quarta-feira (28) uma matéria apontando para uma possível reviravolta nos planos do PT para João Pessoa. Depois de lutar ferrenhamente pela candidatura própria na Capital paraibana, sob a liderança do deputado Luciano Cartaxo, o PT nacional pode mudar o jogo, e entregar nas mãos do PSB a aliança, em troca do inverso na Capital do Amapá.

Segundo a matéria, a mudança de peças faz parte da estratégia nacional do PT para as eleições de 2012. As articulações têm como foco fundamental a disputa pela Prefeitura de São Paulo e como personagem coadjuvante importante o PSB. De acordo com as informações coletadas pelo portal, o plano seria o seguinte: o PSB abdicaria de qualquer pretensão de candidatura na maior cidade da América latina e, em troca, teria caminho livre para brigar por outras capitais.

Nessa “bandeja” ofertada pelo PT estaria a capital paraibana. No caso específico, segundo o Estadão, o PT abriria mão da candidatura própria na cidade, para apoiar o PSB de Ricardo Coutinho e Agra. Para não ficar de mãos vazias, o PT teria prioridade na disputa pela cidade de Macapá, onde o PSB aparece com mais força na disputa.

Confira o texto na íntegra matéria do Estadão

Petistas oferecem várias cidades ao PSB de olho na capital

Para convencer a direção do PSB a avalizar uma aliança com o ex-ministro Fernando Haddad para a Prefeitura de São Paulo, o PT apresentou um cardápio de municípios onde pode ceder a vice ou a cabeça de chapa ao aliado. Os socialistas esperam receber o apoio do PT em cidades estratégicas como Campinas (SP), Mossoró (RN) e Duque de Caxias (RJ), e em grandes municípios paulistas como Franca, Taubaté, Taboão da Serra e Itanhaém. As negociações entre os partidos foram impulsionadas também no ABC paulista, onde o PT pretende ceder a vaga de vice ao PSB em troca do apoio a Haddad. O pedido foi feito pelo presidente nacional do PSB, governador Eduardo Campos (PE), ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Quem coordena as articulações na região é o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT), que passou a tratar os socialistas como aliados preferenciais. O PSB condiciona o apoio à garantia da vaga de vice em três cidades: Santo André, Diadema e Mauá. O primeiro acordo deve ser firmado até o fim de abril em Santo André. O vereador do PSB José Ricardo é o nome mais cotado para a vaga de vice do candidato petista, o ex-sindicalista Carlos Grana. Em Diadema, o vice-prefeito é o socialista Gilson Menezes, que quer manter o posto na chapa do prefeito Mário Reali (PT). O PSB também pretende incluir no acordo um espaço nas chapas petistas de Guarulhos e Osasco.

A direção do PT paulista espera que a abertura de espaço a seus aliados quebre as resistências do presidente estadual do PSB, Márcio França, que é secretário de Turismo do governo Geraldo Alckmin (PSDB) e favorável a uma aliança com José Serra. Para facilitar um acordo com o PSB, o PT negocia ceder a vice ou a cabeça de chapa em cidades com mais de 150 mil eleitores.

"Há vontade de ter um entendimento estratégico, que passa pela visão de País. Eles (PSB) colocaram uma lista de cidades. Não é uma imposição. É um esforço, por isso precisa de tempo até junho", disse o presidente municipal do PT em São Paulo, Antonio Donato, coordenador da campanha de Haddad.

No Recife e em Fortaleza, capitais governadas pelo PT, o partido cederia a vaga de vice aos socialistas. Os petistas estudam, também, abrir mão de candidatura própria em João Pessoa e pedem que o PSB apoie sua candidatura em Macapá. As negociações no País são conduzidas por Campos e pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão. Um mapeamento mais detalhado será feito nos próximos dias pelo vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, e pelo secretário nacional de Organização do PT, Paulo Frateschi. A equipe de campanha de Haddad diz que a negociação sobre o apoio a sua candidatura com o PR "é a que está melhor". Donato retomará conversas com o PCdoB em abril, pois o partido pediu prazo até o fim de março, "para uma rodada de avaliação das candidaturas deles em dez capitais".


MaisPB

Situacionista acha ingenuidade falar em impeachment do governador Ricardo

CONTRAPONTO
Situacionista acha ingenuidade falar em impeachment do governador Ricardo
Para deputado, oposição espetaculariza caso do ‘Jampa Digital’ para atingir chefe do executivo
O deputado ricardista Adriano Galdino (PSB) taxou de imatura a idéia da oposição de tentar o impeachment do governador Ricardo, após matéria do Fantástico apontando possíveis irregularidades com relação ao projeto Jampa Digital, desenvolvido durante a gestão do socialista como prefeito.

Para Galdino, a posição do líder da oposição na Assembleia, André Galdino, é balizado por pura ingenuidade, lembrando que a matéria da Globo não tinha como foco o governador, ou mesmo a prefeitura, mas sim o ministro Aguinaldo Ribeiro, que, segundo destaca, “ocupa um dos ministérios mais poderosos do Brasil”.

“As insinuações da matéria fizeram breve referência a Ricardo Coutinho, lembrando que era prefeito à época. A intenção é exclusivamente derrubar o paraibano Aguinaldo Ribeiro do ministério. Se André não viu isso, é por que ta sendo muito ingênuo”, declarou o deputado, completando: “Eles (oposição) querem de todo jeito atingir o governador. Espetacularizam tudo”.


MaisPB

PT nacional confirma nome de Cartaxo como candidato do partido à PMJP

O site institucional do diretório nacional do Partido dos Trabalhadores confirmou o nome do deputado estadual Luciano Cartaxo como pré-candidato do partido à Prefeitura Municipal de João Pessoa no pleito deste ano.

Confira a entrevista de Cartaxo ao site nacional do PT

O PT de João Pessoa (PB) realizou encontro de delegados no domingo (25), quando decidiu lançar candidatura própria à prefeitura da cidade. Mais de 200 delegados e delegadas participaram do encontro, sendo que uma ampla maioria aprovou a tese da candidatura própria e definiu o nome do deputado estadual Luciano Cartaxo como pré-candidato à prefeitura da capital paraibana.

Em entrevista ao Portal do PT, Luciano Cartaxo, que também já foi vice-governador da Paraíba, falou sobre o processo de discussão e de construção da tese da candidatura própria no PT de João Pessoa. Ele afirmou que a militância petista saiu unida do encontro e disposta a ir para as ruas fazer campanha.

“Existe um sentimento muito forte na militância em voltar a fazer campanha para o PT. O PT deve à cidade de João Pessoa uma administração e essa é a oportunidade que o militante petista está enxergando para que possamos concluir um processo novo no estado da Paraíba começando por João Pessoa. Tivemos uma participação efetiva de praticamente três mil militantes em todo este processo. Nós vamos continuar dando passos decisivos para criaruma grande unidade para poder apresentar um grande projeto para a nossa cidade”.

Cartaxo falou também sobre a próxima etapa que será fazer o debate político com a cidade e negociar com os partidos que já tem uma boa relação política com o PT para construir uma aliança forte que permita conquistar a vitória.

Ele reforçou ainda a possibilidade de inclusão das muitas experiências bem sucedidas do Modo Petista de Governar na construção do programa de governo que será apresentado à população de João Pessoa.


Com relação à sua avaliação sobre o desempenho eleitoral do PT na Paraíba em 2012, Cartaxo afirmou que existe uma boa expectativa.

“A partir de João Pessoa, o PT pretende criar um processo de ampliação da sua participação no cenário político estadual. Consideramos que já temos uma grande vitória, que é recolocar o PT no debate político da capital. João Pessoa vai irradiar para o interior do estado uma perspectiva real de que o Partido pode apresentar diversas candidaturas.”

Luciano Cartaxo agradeceu a militância petista de João Pessoa pelo apoio e reafirmou a sua confiança para a disputa eleitoral. “A alegria estampada no rosto e o sorriso largo do militante do PT no últimos dias pela conquista da candidatura própria é uma sinalização muito clara de que o PT vai avançar muito nestas eleições em 2012e temos a expectativa de que a gente possa alcançar uma grande vitória e fazer uma grande administração em João Pessoa”.


Assessoria Estadual do PT
Thiago Moraes


































































































































































Frei Anastácio cobra investigação de depósitos na conta de campanha de Governador e pede CPI na Assembléia

O deputado estadual Frei Anastácio (PT) pediu hoje, na tribuna na Assembléia Legislativa, que seja instalada uma CPI na Casa para apurar o escândalo do “JampaDigital” e outros desmandos do governo do estado. “Já temos elementos suficientes para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Não podemos ficar parados diante de tantos fatos que só denigrem a imagem de nosso estado”,disse o petista.

Frei Anastácio também cobrou que o Ministério Público investigue os 21 depósitos bancários feitos pela empresa baiana “Idéia Digital” responsável pela implantação do JampaDigital, em João Pessoa, na conta de campanha do governador Ricardo Coutinho, em 2010,fato denunciado hoje pela mídia. “É muita coincidência na “boa ação” dessa empresa que fez o contrato com o então prefeito Ricardo Coutinho e depois o agracia na campanha para governador”, disse Frei Anastácio.

O deputado destacou que dos 21 depósitos em espécie, 20 foram feitos em apenas um dia, 08/09/2010. “Esses depósitos, do ponto de vista jurídico aparentemente não apresentam ilegalidade, já que o contrato é com a prefeitura.

“Mas o fato de Ricardo ter sido prefeito e a Digital Sistemas Consultoria, ter recebido 10 dias antes do depósito na conta de campanha do governador Ricardo Coutinho, a importância R$ 1.500.000,00, é muito estranho. Esse valor foi referente a prestação de serviço e compra de equipamentos para contrapartida do projeto cidade digital, denunciado pelo Fantástico domingo passado”,destacou o deputado.

Frei Anastácio lembrou que o “JampaDigital” foi objeto de denúncia no Fantástico e repercutiu em todo o Brasil. “O que está em foco é o dinheiro público.A prefeitura de João Pessoa investiu, segundo a matéria, R$ 1,5 milhões no programa e o ministério da Ciência e Tecnologia R$ 4,7 milhões, o que eleva o desperdício a mais de R$ 6 milhões "jogados no lixo”, já que o serviço não funciona”,disse o deputado.



O parlamentar disse que o governador Ricardo Coutinho e o prefeito, Luciano Agra, a ex-secretária de Administração, Estelizabel, e aos demais citados têm que responder onde foi parar estes mais de R$ 6 milhões gastos com o programa.

Defesa do ministro das cidades

Frei Anastácio também prestou solidariedade ao ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, que teria sido o alvo da reportagem do Fantástico, como responsável pelo escândalo do JampaDigital. “Ora, Aguinaldo fez apenas o contrato. O desenrolar do projeto,depois que ele saiu, foi que não funcionou. A responsabilidade é da Prefeitura de João Pessoa, que na época era comandada pelo governador Ricardo Couitinho, e não do ministro”, afirmou Frei Anastácio.


Assessoria de Frei