terça-feira, 21 de setembro de 2010

Roberto Paulino consta entre os 20 candidatos a deputado federal da Paraíba que poderá oculpar uma vaga na Câmara de acordo com o Diap


O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) fez um prognóstico com o nome de 812 candidatos com chance de eleição para as 513 cadeiras da Câmara dos Deputados. O levantamento abrange todos os 26 estados e o Distrito Federal. Vinte paraibanos são apontados como possíveis ocupantes da Câmara.

Feito com base em informações qualitativas e quantitativas, o levantamento, que não possui caráter de pesquisa eleitoral nem a pretensão de ser conclusivo, considerou os seguintes aspectos: desempenho individual do candidato (perfil, vínculos políticos, econômicos e sociais, experiência política anterior e serviços prestados); trajetória e popularidade do partido, com base nas últimas cinco eleições; os recursos disponíveis (financeiros e humanos, como financiadores e militantes); coligações e vinculação a candidatos majoritários (senador, governador e presidente); apoio governamental (máquinas municipais, estaduais e federal); e pesquisas eleitorais.

A metodologia considera como candidatos competitivos todos os 406 atuais deputados que concorrem à reeleição. São considerados candidatos à reeleição apenas os deputados federais que estão no efetivo exercício do mandato. Não são considerados candidatos à reeleição os suplentes que em algum momento, ao longo dos últimos quatro anos, exerceram o mandato. São classificados como novos todos os demais, inclusive os ex-deputados ou suplentes que exerceram o mandato na atual legislatura.

Por partido, o PT, que ocupa em todo o Brasil a terceira colocação de candidatos lançados para a disputa da Câmara Federal, aparece em 1º lugar no ranking de chance de eleger deputados federais. O partido do presidente Lula lançou 371 candidatos nos 26 estados e no Distrito Federal e 137 deles têm boas chances de serem eleitos.

O PMDB, que aparece em 2º lugar com chance de eleger deputados federais, também ocupa a 2ª posição de maior quantidade de candidatos lançados para a disputa das vagas do Parlamento. O partido lançou 422 candidatos para a Câmara dos Deputados e 115 dos seus filiados têm chance de eleição.
O terceiro partido com maior chance de eleger deputados federais é o PSDB, que lançou 323 candidatos a deputado federal. O partido, que ocupa a 7ª posição no ranking nacional de candidatos lançados para a disputa de cada uma das vagas da Câmara dos Deputados, tem chance de eleger 87 candidatos.
Segue abaixo o nome dos vinte paraibanos que integram a lista (vale ressaltar que a Paraíba tem 12 vagas na Câmara):

1. AGUINALDO RIBEIRO (PP)

2. ARMANDO ABÍLIO (PTB)

3. BENJAMIN MARANHÃO (PMDB)

4. CLEROT (PMDB)

5. DAMIÃO FELICIANO (PDT)

6. EFRAIM FILHO (DEM)

7. HUGO MOTTA (PMDB)

8. JEOVA (PT)

9. JULIO RAFAEL (PT)

10. LEONARDO GADELHA

11. LUIZ COUTO (PT)

12. MAJOR FÁBIO (DEM)

13. MANOEL JUNIOR (PMDB)

14. NILDA GONDIM (PMDB)

15. QUINTO (PMDB)

16. ROBERTO PAULINO (PMDB)

17. ROMERO RODRIGUES (PSDB)

18. RUY CARNEIRO (PSDB)

19. WELLINGTON ROBERTO (PR)

20. WILSON FILHO (PMDB)


pb1

Prazo para segunda via do titulo eleitoral foi prorrogado por mais uma semana

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu prorrogar por mais uma semana o prazo para que os eleitores solicitem a segunda via do titulo. Os ministros do tribunal acataram, por unanimidade, sugestão do corregedor Aldir Passarinho Júnior.

Esse prazo terminaria no dia 23 de setembro, na próxima quinta-feira, mas foi prorrogado para o dia 30 deste mês, quinta-feira da semana que vem --ou três dias antes do primeiro turno das Eleições.
A partir destas eleições, os eleitores são obrigados a apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto. Antes, era preciso levar apenas um dos dois.
Só poderão pedir a impressão do título os eleitores que se cadastraram até o dia 5 de maio.
Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade, carteira de trabalho ou de habilitação com foto, reservista e passaporte. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas.

PERDIDO OU ROUBADO

O eleitor que não tenha mais seu título --foi roubado ou sumiu, por exemplo-- deverá se dirigir a qualquer cartório eleitoral de seu Estado, inclusive numa cidade que não seja a sua de residência, para solicitar a segunda via. Basta levar um documento de identidade.
Nenhum dado poderá ser alterado. O local de votação, portanto, será o mesmo que constava do título de eleitor desaparecido --ainda que a segunda via tenha sido tirada em outra cidade.
Não serão emitidos, durante o plantão deste fim de semana, novos títulos de eleitor. Só poderão votar nas eleições deste ano as pessoas que tiraram seus títulos originais até o dia 5 de maio.

GRATUITA

Os cartórios não cobram taxa para imprimir a segunda via, e o título de eleitor fica pronto na hora.
O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 3 de outubro, um domingo. O segundo turno, onde houver, será realizado no dia 31 de outubro, também um domingo.
Serão eleitos presidente da República, senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais. Neste ano, os eleitores deverão votar em dois senadores.

Recomenda-se que o eleitor leve uma "cola" com os números de seus candidatos.

O Brasil tem, segundo a Justiça Eleitoral, cerca de 136 milhões de eleitores. O voto é obrigatório para todos os brasileiros maiores de 18 anos e menores de 70. Para os analfabetos e os que têm de 16 a 18 anos ou mais de 70 anos, é facultativo.

TSE -UOL
FELIPE SELIGMAN
DE BRASÍLIA

Léa Toscano realiza comicio em Guarabira nesta quarta-feira. Presenças dos candidatos majoritários


De acordo com a agenda do site da candidata a deputada estadual Léa Toscano(PSB), a movimentação em Guarabira nesta quarta-feira consta de um comicio a partir das 8 da noite com os candidatos majoritários da coligação. Presenças de Ricardo Coutinho, Efraim e Cássio. O local não foi informado no site.

Coligação Paraíba Unida realiza movimento politico nesta quarta-feira a noite em Guarabira


A Coligação Paraíba Unida em Guarabira realiza nesta quarta-feira, a partir das 19:00h mais uma concentração na Casa 15, visando realizar um arrastão pelos bairros da cidade em prol das candidaturas de Zé Maranhão, senadores Vitalzinho e Santiago, do deputado federal Roberto Paulino e do estadual Raniery Paulino.
Nessa reta final de campanha os candidatos intensificam os movimentos junto ao eleitorado visando o pleito do dia 3 de outubro.