quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Governo entrega 63 UTIs móveis, ambulâncias e camionetas para reforçar ações de saúde



O Governo do Estado entrega, na manhã desta sexta-feira (22), 63 novos veículos para reforçar as ações de saúde, na Paraíba. São sete UTIs móveis para hospitais da rede estadual, 36 ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de vários municípios paraibanos e 20 camionetas para o trabalho de apoio à Vigilância em Saúde, no Estado. Os veículos foram adquiridos com recursos do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde (SES). A entrega será feita pelo governador em exercício, Ricardo Marcelo, em duas solenidades. A primeira será no Palácio da Redenção, em João Pessoa, às 9h e a segunda em frente à Prefeitura de Patos, às 11h.
As UTIs móveis são destinadas aos hospitais de Trauma Senador Humberto Lucena (2 veículos), Arlinda Marques (1), Regional de Campina Grande (1), Regional de Sousa (1), Regional de Cajazeiras (1) e Regional de Patos (1). As ambulâncias do Samu serão distribuídas para vários municípios, como Mamanguape, Mataraca, Jacaraú, Rio Tinto, Sapé, Caaporã, Guarabira, Caiçara, Lagoa de Dentro, Alagoinha, Bananeiras, Serraria, Belém, Araruna, Cacimba de Dentro, Itabaiana, Gurinhém, Pedras de Fogo, Ingá, Mogeiro, Juripiranga, Patos, São José de Espinharas, Areia de Baraúnas, Condado, Teixeira e São José do Bonfim.

Regionalização do Samu – Segundo a gerente de Atenção Especializada da SEs, Alana Barreto, a aquisição das ambulâncias faz parte do plano de regionalização do Samu, elaborado pela SES, em parceria com os municípios, com o aporte de 128 novos veículos (sendo 22 já entregues). O objetivo do projeto é promover o acesso de todos os paraibanos ao serviço que, hoje, atende pouco mais de 46% dos 3.769.977 habitantes da Paraíba. A regionalização do Samu prevê a cobertura de 100% da população, com a inauguração de duas centrais de regulação médica e 96 bases descentralizadas.

A primeira central foi inaugurada há dois meses, em Cajazeiras, beneficiando 15 municípios da região. O serviço conta com sete bases descentralizadas, nove ambulâncias e 109 profissionais. A outra central está sendo construída em Monteiro, no Cariri paraibano. Antes do plano, o Samu só atendia dez municípios, com cinco centrais de regulação de urgência e emergência locais: em João Pessoa (que cobre também Bayeux, Santa Rita, Conde e Cabedelo), Campina Grande, Patos, Piancó e Sousa. Hoje, há três centrais regionais, em Cajazeiras, Sousa e Piancó, que regulam a demanda não só desses municípios, mas das regiões onde estão inseridos.

“Com a entrega dessas ambulâncias, o Governo cumpre mais uma etapa do projeto de regionalização do Samu, com o objetivo de construir um Plano Estadual de Atenção às Urgências, atendendo às prerrogativas da portaria 2970. Agora, cabe aos municípios inaugurar as suas bases descentralizadas. Acredito que esse processo não vai demorar, já que a maioria dos municípios vem fazendo adequações nos espaços físicos destinados para o funcionamento do serviço”, disse Alana.

O projeto inclui, ainda, o funcionamento de unidades de pronto-atendimento (UPAs), em alguns municípios. A primeira UPA começou a funcionar nesta quinta-feira (21), em Santa Rita, e outras três estão sendo construídas em Cajazeiras, Princesa Isabel e Guarabira. A instalação das unidades é uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Click PB

Milanez critica Campos e diz que Ricardo que entregar soberania do Estado


O vereador licenciado, Fernando Milanez (PMDB) fez duras críticas ao governador reeleito do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que ao apoiar a candidatura de Ricardo Coutinho estaria tentando "interferir nas questões do Estado da Paraíba". Em entrevista a imprensa hoje, Milanez disse que é preciso barrar essa ingerência que Campos tenta fazer no Estado por conta do seu apoio logístico e financeiro à candidatura do PSB.

“A Paraíba precisa dar um grito de alerta à população de que o Estado tem governo e a Paraíba tem muito presente a sua história. Pernambuco não tem conosco vínculos históricos, aliás, andou por muito tempo na contramão em relação à Paraíba. Quem não sabe que foi lá que em 1930 tombou o presidente do Estado. Portanto, o Eduardo Campos não pode querer interferir nos problemas institucionais da Paraíba a exemplo do veto ao Porto de Águas Profundas e ao fazer isso, Campos está querendo proteger o Porto de Suape”, explicou.

Milanez criticou ainda a vinda do governador de Pernambuco ao Sertão paraibano para pedir voto para um candidato que tem como vice-governador um filiado do PSDB, Rômulo Gouveia e um democrata, Efraim Moraes, que mesmo não tendo sido eleito, está também no apoio e no mesmo palanque onde estão pedindo votos para a candidata do PT, Dilma Rousseff e para o candidato tucano, José Serra.

“Além de vir prestigiar os maiores inimigos do presidente Lula e da ministra Dilma ainda se dá ao deleite de entrar na economia interna do Estado. A Paraíba tem um governo instalado com um homem de moral ilibada, de história bem mais limpa que a do governador Eduardo Campos. Então nós não vamos aceitar essa ingerência”, argumentou.

Segundo Milanez, tem que se dar um basta nas intenções de Eduardo Campos que não só quer apoiar a candidatura de Ricardo como ter o apoio para a candidatura de presidente da República “passando a perna” em Dilma Rousseff mais na frente. “Que ele vá cuidar do Estado dele porque a Paraíba não é galinheiro de Pernambuco,” disse.

Milanez disse ainda que é chegada a hora dos petistas saberem quem são os aliados de primeira hora, ou seja, dos que estão com Dilma Rousseff para acabar com essa dubiedade que existe na candidatura do adversário. “Os problemas pessoais estão se sobrepondo ao objetivo maior que é o de eleger José Maranhão e Dilma conforme o compromisso afirmado com o presidente Lula”, ressaltou.

Parlamentopb

Ex-vereador sertanejo anuncia apoio a Zé Maranhão

Mais uma liderança política do município de Cachoeira dos Índios, localizada na microrregião de Cajazeiras, aderiu à reeleição do governador licenciado José Maranhão, trata-se do ex-vereador Aurino Rodrigues Pereira, que no primeiro turno apoio o candidato da oposição.

Aurino Pereira explicou que está apoiando Zé Maranhão no segundo turno porque o candidato da oposição, Ricardo Coutinho, foi desleal com o ex-vereador. “Colocamos mais de 400 votos de maioria pra Coutinho em Cachoeira dos Índios, depois fomos a João Pessoa para falar com ele que sequer agradeceu o empenho. Ao contrário, nos tratou com arrogância e prepotência”, queixou-se.

O ex-vereador já está trabalhando para Zé Maranhão juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei Marques, e com o prefeito de Cachoeira dos Índios, Arlindo Souza (PR). “Estamos unidos para fazer de Zé Maranhão nosso governador mais uma vez, pois ele sim é um homem de honra e atencioso com o povo e com as lideranças políticas”, frisou Aurino Pereira.

Opinião do Blog Está configurada a prepotencia de Ricardo coutinho em tratar seus aliados e as pessoas mais próxima dele, imagine os que não são aliados o que não pode receber. Já tinha ouvido falar, mas achava que não era verdade. Recentemnte recebi um email, em que a própria irmã de Ricardo Coutinho afirma que Ele é desumano,arrogante entre outras qualidades. A Paraíba de João pessoa, de Epitácio Pessoa e tantos outros vultos importantes não pode se deixar levar por palavras e promessas bonitas. Pois o povo é soberano e forte para entender que o crescimento do nosso Estado é um conjunto de qualidades importantes que um governante deve possuir.

Veja o email recebido:BLOG DO FABIANO ALBUQUERQUE
18.10.2010

Irmã adverte os paraibanos sobre erro de votar em Ricardoafirmando que Ele é capaz de passar por cima de tudo, até de Deus para ter o poder.

Verônica Vieira, irmã do ex-prefeito Ricardo Coutinho, encaminhou nota para umas das colunas políticas mais prestigiadas do Estado - a do jornalista Hélder Moura-, revelando a sua decepção com o irmão candidato.
De forma veemente, Verônica torna publica a sua preferência pelo governador Maranhão a quem enaltece as virtudes da honradez, da compreensão, da bondade, da coerência, da lealdade, do trabalho e, principalmente a sua formação religiosa ligada à igreja católica.
Essas seriam as qualidades que levaram Verônica optar pela candidatura de Maranhão em vez da do irmão. Verônica arremata que, sua vida é guiada pelo farol da luz divina e que a frase “dize-me com quem andas que te direi quem és” serviu de parâmetro para a opção política que fez.
A irmã de Ricardo afirma com convicção que Maranhão jamais se aliaria com quem Ricardo se aliou. Ela deixa claro o caráter ambicioso e nada escrupuloso do irmão que é capaz de passar por cima de tudo, até de Deus, para conquistar o poder.
A irmã diz textualmente ser Maranhão a melhor opção para os paraibanos e tem autoridade para falar do irmão, por ser mais velha e por conhecê-lo na intimidade. Verônica também faz referências à fé cristã de Maranhão ao afirmar ser ele um homem de Deus com capacidade de compreender e ouvir.
Verônica não é a primeira voz da família que se pronuncia para alertar aos paraibanos do erro que será eleger Ricardo governador. O candidato das oposições também já foi atacado pelo filho mais velho, que o acusou de abandono.

Governador em exercício, assina e PEC 300 é protocolada na ALPB; confira novos salários



Aumento inédito

João Pessoa-PB - O Projeto de Lei da PEC 300 acaba de ser protocolado na Assembleia Legislativa, na noite desta quarta-feira, (20). O teor do PL trata por parte do Poder Executivo do reajuste dos salários dos policiais militares, civis e do Corpo de Bombeiros com base no PEC 300, que tramita no Congresso Nacional.
A assinatura do documento estava prevista para acontecer na tarde desta quarta na Assembleia Legislativa, mas, um impasse provocou o atraso e a ida do chefe da Casa Civil do Estado, Inaldo Leitão, até a casa do governador em exercício, Ricardo Marcelo, que havia chegado de uma viagem ao Sertão do Estado, para que ele assinasse a PL.
Com a assinatura, o projeto foi protocolado e encaminhado ao presidente da Assembléia Legislativa, João Henrique, que entendeu por bem estender o expediente para aguardar a chegada do projeto à Casa de Epitácio Pessoa.
O projeto contempla os policiais militares, civis e bombeiros da Paraíba com aumentos nos moldes da Proposta de Emenda Constituicional - PEC 300, proposta que ainda não foi aprovada no Congresso Nacional. A medida também vai contemplar os aposentados e pensionistas do Estado.
Valores
Para elaboração dos projetos, que foram apelidados de “PEC-300”, a equipe econômica e administrativa do Poder Executivo Estadual tomou como base a tabela de vencimento dos policiais de Sergipe, que efetua, por graduações, os seguintes pagamentos:
Coronel: R$ 12.401,62;
Tenete Coronel: R$ 10.784,02;
Major: R$ 9.885,35;
Capitão: R$ 8.599,70;
1º Tenente R$ 7.166,41;
2º Tenente R$ 5.733,13;
Aspirante: R$ 5.512,63;
Subtenente: 4.793,59;
1º Sargento: R$ 4.566,32;
2º Sargento: R$ 4.004,67;
3º Sargento: R$ 3.512,87;
Cabo: R$ 3.193,52;
Soldado 1ª classe: R$ 3.012,75