quarta-feira, 30 de maio de 2012

Volta Agra: prefeito da Capital envia carta a PSB nacional: 'Quero ser candidato'

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), encaminhou nesta terça-feira (29) ao presidente nacional do seu partido, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, um documento onde analisa o quadro eleitoral da Capital paraibana e revela que quer ser o candidato do PSB nas eleições de 2012 (veja documento abaixo).
Agra
Agra havia renunciado ao direito em concorrer ao pleito e revelou alguns motivos. O documento já teria sido protocolado junto a executiva nacional do partido.

Segue na íntegra o documento enviado por Agra ao comando nacional do PSB:

Ao companheiro Governador Eduardo Campos, Presidente Nacional do PSB
O Partido Socialista Brasileiro em João Pessoa - PB tem sido responsável por implementar uma forma diferenciada de gestão, que compartilha responsabilidades e avança na construção democrática com inclusão e transformação social.
Como militante deste projeto político, me coube a honra de assumir a gestão municipal, com os desafios que são inerentes aos cenários da modernidade e a esperança das pessoas.
O nosso esforço, juntamente com a colaboração da categoria de servidores, trabalhadoras da PMJP e da população em geral, faz com que a gestão viva um dos seus melhores momentos. Constatados pelos sempre crescentes números de aprovação popular em pesquisas de opinião: evolução da aprovação da administração do prefeito Luciano Agra (Data Direct – Pesquisa e Desenvolvimento) dez 2011 – 63,7%; jan 2012 – 73,2%; fev 2012 – 69,4%; mar 2012 – 75,8%; mai 2012 – 76,9%, corroborados pelo enorme volume de obras e ações em toda João Pessoa.
O trabalho irá a julgamento popular nas eleições deste ano. Creio que teremos uma eleição eminentemente plebiscitária, onde João Pessoa dirá se quer continuar as mudanças estruturais iniciadas desde janeiro de 2005 ou quer dar um passo atrás e perder todas as conquistas alcançadas, seja no planejamento urbano, na qualidade de vida e nas políticas públicas que geraram avanços sociais elevando a auto-estima de nossos concidadãos.
Como é do conhecimento de todos, retirei meu nome da disputa em janeiro deste ano para me concentrar na gestão. E assim procedi. A partir desta data recebi cotidianamente inúmeros apelos populares para retomar a candidatura, mas relutava até porque a direção do partido tinha optado por outro nome.
É importante que se ressalte que em janeiro deste ano tínhamos uma aliança com mais de 15 partidos. Esta ampla base consolidava a firmeza e a credibilidade do Projeto Político capitaneado pelo PSB. Tínhamos, ainda, a perspectiva de ampliar não somente a aliança que foi vitoriosa em 2008, mas também a recente política de alianças que tornou vitorioso o companheiro Ricardo Coutinho.

A expectativa de manter unida a base partidária em torno da pré-candidatura do PSB infelizmente não se consolidou. O que presenciamos foi uma intensa desagregação, fruto da atipicidade da situação.
O que era coesão em torno de apenas uma pré-candidatura, transformou-se em fragmentação e o nosso campo passou a apresentar três candidaturas. Além da candidatura do PSB, o PPS apresentou o nome do secretário de Comunicação, Nonato Bandeira, e o PDT, a do vereador Geraldo Amorim.
A nossa pré-candidatura também enfraqueceu a aliança com o PT, que definiu pela candidatura própria do partido. Além disso, a pouca viabilidade do nome do PSB facilitou o avanço da aliança entre o PT e o PP.
A companheira Estelizabel Bezerra foi lançada pela direção partidária, mas infelizmente não conseguiu alcançar índices de competitividade que conduzam nosso partido a manter o projeto político do PSB. Pesquisas de opinião com ela, realizadas até agora, colocam o PSB fora da disputa por um segundo turno. Não avançamos junto aos partidos e lideranças políticas, em que pese estarmos à frente do Governo do Estado e da Prefeitura da Capital.
Diante destes fatos, do conhecimento público e partidário, e atendendo o desejo de vários companheiros do PSB, de membros da nossa gestão, de lideranças partidárias, de líderes comunitários, sindicais e movimentos sociais, de segmentos religiosos, de empresários e trabalhadores e, principalmente, do cidadão simples, da dona de casa que me cumprimenta na rua, do povo de nossa cidade que sonha com dias cada vez melhores, quero ter o direito em reconsiderar minha decisão anterior em carta divulgada.
Quero ser candidato. Para unir forças, o partido, as demais legendas e dar sequência ao trabalho que estamos desenvolvendo na Prefeitura de João Pessoa, e, acima de tudo, fortalecer o nosso projeto político, solidificando as bases imprescindíveis da capital para as disputas futuras em 2014, nos cenários estadual e nacional.

Saudações Socialistas,
João Pessoa, 29 de maio de 2012
Luciano Agra
Prefeito de João Pessoa

 Assessoria de Comunicação /Portal Correio

Planalto quer distância da briga entre Lula e Mendes

Preocupada com o acirramento dos ânimos às vésperas do julgamento do mensalão, a presidente Dilma Rousseff disse que o governo não entrará na briga entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.

Dilma avalia que a situação é perigosa, tem potencial de estrago que beira a crise institucional nas relações entre Executivo e Judiciário, e transmitiu esse recado na conversa mantida nesta terça com o presidente do STF, Ayres Britto. O encontro durou uma hora e dez minutos, no Planalto.

Embora petistas estejam fazendo desagravos públicos a Lula, a presidente ordenou silêncio aos auxiliares após falar com ele por telefone. A ordem é blindar o Planalto dos torpedos vindos da CPI do Cachoeira e dos ataques de Mendes.

Lula estará nesta quarta em Brasília, onde fará uma palestra no 5.º Fórum Ministerial de Desenvolvimento, e vai se encontrar com Dilma. Pela estratégia definida até agora, o governo fará de tudo para se desviar da polêmica e repassará a tarefa das respostas políticas ao PT. O ministro do STF jogou nesta terça mais combustível na crise, ao responsabilizar Lula por uma “central de divulgação” de intrigas contra ele.

Embora dirigentes do PT saiam em defesa de Lula, a cúpula do partido avalia que é preciso calibrar o contra-ataque, porque qualquer reação intempestiva contra o Judiciário prejudicaria os réus do mensalão.

Fora do foco

"Não acreditamos que Mendes nem nenhum integrante do Supremo esteja ligado ao crime organizado de Carlinhos Cachoeira”, disse o deputado Jilmar Tatto (SP), líder do PT na Câmara. “A CPI não foi instalada para apurar possíveis desvios de conduta de ministros do Supremo, mas, sim, para desbaratar o crime organizado de Cachoeira. Quem alimenta esse tipo de polêmica quer desviar o foco da CPI e vamos dar um basta nisso, encerrando essa polêmica.”

Mesmo ressalvando que não baterá boca com Mendes, o deputado André Vargas (PR), secretário de Comunicação do PT, achou “estranha” a versão do magistrado sobre o encontro. “Por que Lula iria falar com um ministro que foi indicado pelo PSDB e não com os oito que ele indicou?”, questionou. “E por que Mendes só divulgou essa conversa um mês depois, às vésperas do depoimento de Demóstenes Torres no Conselho de Ética?” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Festival de Quadrilhas acontece em Guarabira dias 21 e 22 de junho e inscrições continuam abertas



A secretária adjunta de Cultura e Turismo de Guarabira, Girleny Fernandes, confirmou que o Festival de Quadrilhas Juninas do Brejo acontecerá nos dias 21 e 22 de junho, e 12 quadrilhas já confirmaram participação.

Segundo a secretária, desde o primeiro ano de mandato a prefeita Fátima Paulino tem incentivado a cultura popular, em especial o Festival de Quadrilhas, e este ano não poderia deixar de realizar esse importante evento cultural.

“A prefeita autorizou a realização do Festival, e de imediato começamos a prepará-lo contando com a ajuda da Federação do Brejo, que entrou em contato com os quadrilheiros e confirmou a inscrição de 12 grupos participantes”, informou Girleny.

Os quadrilheiros conhecem a qualidade do Festival do Brejo realizado pela Prefeitura de Guarabira através da Secretaria de Cultura e Turismo, e antes mesmo de ser anunciado o evento já confirmam a participação.

A quadrilha interessa em competir no Festival de Quadrilhas do Brejo pode procurar a Secretaria de Cultura e Turismo, que terá assegurada a inscrição.

Codecom-PMG

Prefeitura de Guarabira paga o piso nacional do professor desde o mês passado

 Os professores da rede municipal de ensino em Guarabira foram contemplados desde o mês de abril com o piso nacional da categoria, instituído pelo Ministério da Educação. A determinação foi da prefeita do município, Fátima Paulino.

Logo que, oficialmente, o novo piso do magistério foi anunciado, a gestora guarabirense autorizou a sua implantação nos contra cheques dos educadores lotados na Secretaria Municipal de Educação. Desde o mês de abril, o menor salário do professor de Guarabira é de R$ 1.451,00.

O aumento do Governo Federal para 2012 foi de 22,22%, mas, a Prefeitura de Guarabira já pagava o piso anterior, no valor de 1.187,00, conforme informações da secretária de Educação do município, Micheline Paulino.

O novo piso nacional de salário do professor foi anunciado pelo MEC no dia 27 de fevereiro de 2012. A partir daí, a prefeita Fátima Paulino já havia autorizado a Secretaria de Educação do município iniciar o planejamento financeiro para implantação do reajuste dos 22,22%.

A cidade de Guarabira foi uma das primeiras na Paraíba a instituir o novo piso do magistério. A gestora guarabirense disse que valorizar a educação é, no primeiro momento, cumprir a lei em favor do magistério. “Isso a nossa administração vem fazendo, capacitando professores, implantando merenda escolar de qualidade, mantendo as escolas recuperadas, funcionando e pagando salário digno aos educadores”, assegurou.

Cargos e Salários – A atual administração é a responsável pela implantação do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR) do magistério municipal, considerado um dos mais vantajosos e modernos da Paraíba. Há muitos anos a categoria vinha lutando pelo benefício.

O novo plano, além de contemplar o professor guarabirense com ascensão funcional, salarial e, entre outras vantagens, possibilita o educador a fazer cursos de pós-graduação com remuneração especial.

A implantação do PCCR do magistério municipal teve a participação da Câmara de Vereadores e do sindicato da categoria.

Codecom-PMG

Mais uma vez a administração da prefeita Fátima Paulino é destaque no Censo do IBGE

A administração da prefeita Fátima Paulino cada vez mais está tendo reconhecimento, e na última sexta-feira (25) o Censo do IBGE destacou Guarabira como uma das melhores cidades em infra-estrutura urbana na Paraíba.

O Censo mostra que, o município lidera em questão de iluminação pública (99,0%), meio fio/guia (90,3%) e pavimentação (92,3%), com dados coletados em 2010 com as características urbanísticas entorno dos domicílios, cruzando os mesmos com as características socioeconômicas e demográficas da população.

Para a prefeita o resultado do Censo do IBGE vem só comprovar o compromisso da sua administração para com os guarabirenses, e que até o fim do mandato mais benefícios serão levados a população, melhorando cada vez mais a qualidade de vida.

“Sempre lutei pelo crescimento do município, realizando projetos de melhorias da infra-estrutura e urbanização da cidade, e os dados apresentados pelo IBGE mostra que está no caminho certo, e quem ganha com isso é tão somente meu amado povo de Guarabira”, disse Fátima emocionada pelo reconhecimento do seu trabalho e da sua equipe administrativa.

Em outro Censo do IBGE a administração da prefeita foi destaque na geração de emprego e renda em 2º lugar e o 4º melhor PIB, mostrando o crescimento do mercado de trabalho na cidade.

Codecom-PMG