quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Movimento no Castro Pinto deve superar 1 milhão de passageiros até o final do ano

O movimento de embarques e desembarques no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa - de janeiro a agosto deste ano - superou em 5.047 passageiros o movimento de todo o ano passado. Os dados foram divulgados pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), de acordo com as informações prestadas pelas companhias aéreas.
De acordo com o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Tavares, a estimativa é de que o movimento no aeroporto paraibano deva superar 1 milhão de passageiros até o final do ano. “Batemos todos os recordes e a expectativa é de continuarmos crescendo”, afirmou o secretário. Atualmente, segundo Diego, o Castro Pinto é o 7º aeroporto do Nordeste em movimentação de passageiros. “Encerraremos 2010 em 6º lugar, certamente”, estimou.
Nos sete meses de 2010, o aeroporto pessoense registrou uma movimentação de 603.018 passageiros, contra 598.971 passageiros em 2009. Neste ano, 310.394 passageiros embarcaram, o que representa um aumento de 63,49% em relação ao ano passado. O número de desembarques de janeiro a agosto deste ano foi de 292.624, contra 292.624 passageiros no ano passado. Em 2010, o aumento chegou a 69,54%.
Em agosto de 2010, de acordo com a Infraero, o número de embarques teve um aumento de 74,02% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 39.454 embarques em agosto deste ano, contra 22.672 embarques no mesmo período. Já em relação aos desembarques, o aumento foi de 81,13%. Foram 35.068 desembarques em agosto deste ano, contra 19.361 desembarques no mesmo período do ano passado.
Esse resultado representa os segundo maiores aumentos do ano, perdendo apenas para fevereiro, que registrou um aumento de 81,84% no embarque de passageiros e de 84,19% de desembarques.

Secom-PB

Paraibeaba

Wilson Santiago afirma que sua atuação parlamentar o credencia para ser senador pela Paraíba



Durante debate realizado com os principais candidatos ao senado pela Paraíba na noite desta terça-feira (14), na TV Master, mediado pelo apresentador Alex Filho, o deputado federal e candidato Wilson Santiago (PMDB) afirmou que está preparado para ser senador e que sua atuação parlamentar o credencia para assumir essa nova responsabilidade. “Fui duas vezes deputado estadual e estou no meu segundo mandato de deputado federal e nestes 16 anos de vida pública contribui muito para o desenvolvimento da Paraíba. Sou o deputado federal que mais destinou recursos para a Paraíba e isso me credencia para ser Senador”, afirmou Wilson, lembrando que sempre esteve ao lado de Lula, que apóia a reeleição do governador José Maranhão e que vai estar ao lado da futura presidente Dilma.

Respondendo a pergunta “Quais projetos de autoria dos candidatos se tornaram leis e se transformaram em ações que beneficiam a população”, formulada por um internauta, Wilson destacou dois projetos de sua autoria. O primeiro, quando ele era deputado estadual, de interiorização das indústrias e o outro, de federalização de rodovias federais, encaminhado já como deputado federal. “O projeto de interiorização estimulou a instalação de indústrias fora da capital, possibilitando a geração de emprego e renda em várias cidades paraibanas, enquanto que o da federalização possibilitou a construção das BRs 434, 426 e 405, beneficiando populações de diversos municípios do Estado”, afirmou Wilson.

Indagado pelo comunicador Pe. Albeni, na rodada onde os profissionais do Sistema Master de Comunicação faziam perguntas aos candidatos, se a criação da Zona Livre do Semi Árido não seria um projeto “Muito grande para ser viabilizado”, Wilson respondeu: “Temos que pensar grande para resolver os grandes problemas do Nordeste e, particularmente, da Paraíba”. Sobre o projeto, que tramita na Câmara atualmente, Wilson esclareceu ainda que ele funcionará nos moldes da Zona Franca de Manaus e que, ao ser viabilizado, ele gerará em cinco anos, cerca de 5 mil empregos diretos.

No primeiro bloco onde os candidatos faziam perguntas entre si, Wilson respondeu, a um questionamento de Cássio sobre como ele avaliava o Fundeb, Ideb e Enem. Além de responder a pergunta, Wilson lembrou que foi no governo do próprio Fernando Henrique Cardoso que Estados e Municípios passaram a ser penalizados em função de terem que prover a maior parte dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação – Fundeb, quando, na realidade, essa maior parte deveria caber à União.

Abrindo o segundo bloco de pergunta entre os candidatos, Wilson dirigiu seu questionamento ao senador Efraim Morais, indagando sobre quais foram os encaminhamentos da CPI dos Bingos, mais conhecida como Final do Mundo, presidida pelo senador paraibano. Em sua réplica, Wilson esclareceu que nem relatório a CPI formalizou e que foi uma perca de tempo aquele trabalho. Questionado por Edgard Malagodi, no mesmo bloco, sobre como ele via a questão turística na Paraíba, Wilson respondeu que a Paraíba tem muitas potencialidades, mas que precisa de mais investimentos para poder competir com outras cidades do Nordeste e do país, dando destaque a algumas emendas de sua autoria que garantiram recursos para obras importantes neste setor. “Somente para as obras do Dentro de Convenções, que vai impulsionar o turismo de negócios na Paraíba, e para o projeto Via Jaguaribe, na capital destinei R$ 50 milhões, mas a Paraíba precisa de mais incentivos para que o turismo se desenvolva com mais profissionalismo, gere mais emprego e desenvolvimento”, disse Wilson, destacando as belas praias, a hospitalidade do povo paraibano e as belezas naturais do Estado como atrativos que impulsionam, ainda mais, o setor em nível local.

No último bloco do debate, na parte das considerações finais, Wilson relembrou que sempre representou a Paraíba com dignidade, historiou algumas de suas ações, falou da importância da eleição de Zé, Wilson, Vitalzinho e Dilma, e mostrou porque é o melhor candidato. “Minha meta sempre foi o trabalho de resultado e a defesa dos interesses da Paraíba e minha atuação mostra o quanto contribui para o desenvolvimento da Paraíba, nestes quase 16 anos de vida pública, por isso sou candidato e tenho certeza que farei ainda mais pela Paraíba no Senado Federal”, finalizou Wilson que foi recebido com euforia, inclusive, sendo carregado pela sua militância até o seu veículo logo após sair da emissora, pouco depois da meia noite.


News - Assessoria & Comunicação

Paraibeaba

Presidente do Tribunal de Justiça é empossado no cargo de governador

A posse ocorreu ontem no Palácio da Redenção, e o desembargador Luiz Sílvio Ramalho Júnior será o chefe do Executivo da Paraíba por um período de 15 dias. Na ocasião o governador José Targino Maranhão fez a transferencia do cargo elogiando o desembargador, afirmando que a Paraíba vai estar em boas mãos, desejando saúde, paz e muita energia ao governador empossado.
Acredita-se que essa transmissão de cargo acontece porque estamos num período eleitoral e o governador José Maranhão que tenta a reeleição deverá intensificar sua campanha pelo estado.
O vice-governador, Marcelo Cartaxo, não pode assumir porque também tenta se eleger para deputado, e consequentemente fica impossibilitado de assumsir o cargo de governador. Restando assim ao presidente do TJ da Paraíba, ja que o presidente da Asembléia Legislativa Ricardo Marcelo também é candidato a releição para deputado estadual.

Fonte: Jornal A União