segunda-feira, 18 de março de 2013

Deputado Raniery pede que Defesa Civil paraibana tome providências para situação na Baia da Traição

Através de requerimento apresentado na secretaria da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado estadual, Raniery Paulino (PMDB), solicitou da Defesa Civil da Paraíba que previdências sejam adotadas, como relação à grave situação que passa a cidade litorânea de Baia da Traição.

 O município de Baia da Traição, localizado no Litoral Norte paraibano, está enfrentando graves problemas em virtude do avanço do mar e das fortes ondas que tem feito com que inúmeros imóveis estejam ameaçados, inclusive já tendo paredes e muros n pela força da água. Além disso, calçadas e escadarias já se encontram destruídas, dificultando o acesso da população.

Para o deputado Raniery, diante da situação, se faz imprescindível que sejam adotadas providências para que  famílias residentes naquele município e que se encontram ameaçadas pelo avanço do mar, recebam a devida proteção do Poder Público de modo a se evitar danos ainda maiores do que já estão ocorrendo.

“Apresentamos o pedido. Ficarei na expectativa e se necessário cobrarei em caráter de urgência dos devidos serviços públicos, na busca de uma solução, que evite até mesmo uma catástrofe”, enfatizou o parlamentar.  

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Senador aposta na candidatura própria do PT ao governo da Paraíba em 2014

Em recente visita à Paraíba, o senador pernambucano Humberto Costa (PT), que já ocupou cargo de ministro da Saúde no governo do ex-presidente Lula, apostou na candidatura própria do Partido dos Trabalhadores ao Governo do Estado em 2014.Humberto Costa lembra que o pleito do próximo ano será muito difícil, mas acredita que o Partido dos Trabalhadores estará bem posicionado nesta eleição. “Em plano nacional a presidenta Dilma Rousseff (PT) está fazendo um bom governo e acredito que no ano que vem iremos colher os frutos do trabalho que foi feito até agora. Temos tudo para dar continuidade a este projeto que começamos em 2003,” disse.
Se referindo às eleições na Paraíba, Humberto Costa apostou na candidatura própria do partido ao Governo do Estado. “Na Paraíba, o PT até pela vitória que teve no ano passado na prefeitura de João Pessoa, é um partido que precisa ser visto de uma forma diferente, já representa um fator novo e importante na política local”, refletiu.
O presidente do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, Rodrigo Soares, ficou bastante satisfeito e animado com as expectativas expostas por Humberto Costa e não tem dúvidas de que seja qual for o nome, o PT estará bem representado e numa forte aliança política nas eleições de 2014. “Hoje, nós do PT, PP e PSC dialogamos rotineiramente, observando os principais anseios e dificuldades da população, afim que apresentarmos à sociedade no pleito do próximo ano um nome que tenha compromisso e acima de tudo competência para administrar um estado como a Paraíba”, disse.


Assessoria de Imprensa



4ºBPM REALIZA MAIS UMA OPERAÇÃO DIVISA SEGURA.


O comandante interino do 4º Batalhão, Major Givaldo Medeiros participou da operação Divisa Segura realizada na tarde desta sexta-feira (15) na localidade de Marco Zero, entre os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte.
A barreira policial foi montada na fronteira com o objetivo de impedir a passagem de drogas, veículos furtados e coibir a entrada de quadrilhas organizadas, sobretudo as especializadas em furto a caixas eletrônicos. A operação contou com o apoio de 20 policiais da PB e 15 do RN entre militares e civis que na oportunidade abordaram e revistaram aproximadamente 230 veículos e 270 pessoas.
Os Subsecretários de segurança publica, Airton Ferraz do RN e Dr. Jean da PB estiveram acompanhando os trabalhos dos militares. Em entrevista a nossa reportagem os mesmos disseram que os estados que fazem fronteiras com a PB estavam realizando operações.
Os veículos apreendidos foram encaminhados para o batalhão de transito do Rio Grande do Norte para as devidas providências.

4ºBPM REALIZA MAIS UMA OPERAÇÃO “CIDADE SEGURA”

O comandante interino do 4º Batalhão de Polícia Militar, Major Givaldo, participou pessoalmente neste fim de semana de uma Mega Operação nas cidades de Bananeiras, Solânea, Arara, Borborema, Serraria e Belém, no brejo paraibano.
Cerca 30 policiais militares em 10 viaturas estiveram realizando rondas e abordagens de rotinas nas principais ruas e periferias das seis cidades citadas acima. De acordo com o Major Givaldo, quatro motocicletas foram apreendidas, e inclusive uma delas poderia ter sido roubada na região.
A operação denominada “Cidade Segura” estava abordando veículos e pessoas. O Major Givaldo ficou feliz por ter ouvido de pessoas que observavam as abordagens, agradecimentos pelos os trabalhos desenvolvidos pela a gloriosa Polícia Militar.
“Essa é a nossa missão, dá mais segurança a sociedade, a qual servimos com respeito e dedicação. Agradeço a DEUS por nos ter protegido durante o nosso trabalho e a todos os companheiros que nos apoiaram nas cidades acima citadas”. Enalteceu .

Fim de semana movimentado no 4°BPM

4° BPM sob o Comando interino do Maj Givaldo, deflagou na noite de ontem (sábado) várias Operações policiais para manter a segurança da sociedade do brejo. Operação Cidade Segura, nas cidadedes de Mulungu, Alagoinha, Alagoa Grande e Areia; Operação Nômade nos bairros da cidade de Guarabira, a qual teve um saldo positivo com a prisão de um elemento, o qual portava uma arma de fogo, apreensão de um menor de idade e um revólver no bairro do Nordeste; Operação Visibilidade, que aconteceu em todas as cidadedes de juridição do 4° BPM, onde todos os policiais dos Destacamentos se posicionaram em local de destaque e desembarcados das viaturas para dá apoio aos moradores de cada cidade e com isso aumentar a sensação de segurança. O comando do 4° agradece a cada policial militar que participou das operações pelo bom desempenho e eficiência nas abordagens realizadas.

 Ranieri Santos
Siga-me no Twitter: @RanieriSaantos





Astaj afirma que retroativo de auxílio-alimentação de juízes paraibanos não possui base legal e prejudicará servidores

Diante da informação de que o Pleno do Tribunal de Justiça do estado irá apreciar nos próximos dias pedido formulado pela Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), para o pagamento de retroativo do auxílio-alimentação dos juízes aos últimos oito anos, a ASTAJ-PB – Associação dos Técnicos, Auxiliares e Analistas Judiciários da PB -, alertar para os prejuízos que a medida poderá causar aos servidores e afirma, inclusive, que a solicitação não possui base legal.

O presidente da Astaj, José Ivonaldo, afirma que está preocupado com o desdobramento da questão. Ele revela que os servidores estão revoltados com a situação e reclamam por Justiça. Ivonaldo argumenta que “o judiciário estadual não existe apenas a partir do trabalho dos magistrados, todo um corpo de profissionais qualificados atua de maneira a promover a boa prestação jurisdicional, entre eles estão os técnicos, analistas e auxiliares da justiça”, disse.
Segundo o presidente da Astaj, de acordo com levantamentos preliminares fetos pela entidade, o impacto financeiro da medida deverá ser superior a R$ 10 milhões, e cada magistrado, inclusive, desembargadores, poderão receber mais de 50 mil reais cada a título de retroativo.

Retroativo sem base legal

José Ivonaldo afirma que “objetivamente, não existe hoje qualquer lei que assegure tamanho benefício. Nem a Lei de Organização Judiciária da Paraíba (LOJE) nem tão pouco a lei Orgânica da Magistratura Nacional (LOMAN), ou qualquer outra lei, assegura o pretendido pelos juízes paraibanos. É puro proselitismo o que estão fazendo”, diz Ivonaldo.
O presidente da Astaj afirma ainda que o pedido da magistratura retroagi ao ano de 2004, período em que ainda não se pagava auxílio-alimentação no poder judiciário. “Só a partir de 2005 é que os servidores passaram a ter esse benefício. Os magistrados só a partir do ano de 2011, portanto, não há o que se falar de pagamento retroativo a período que eles mesmos não tinham direito (2004-2010)”, relata.
Segundo Ivonaldo,os magistrados baseiam seu pedido em simples resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho da Magistratura Federal (CMF), contudo, ambas estão sendo questionadas pela da OAB Nacional e Advocacia Geral da União (AGU) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Ivonaldo afirma, também, que o próprio STF, preocupado com a situação envolvendo o tema nos estados, está para editar uma súmula a fim coibir a prática de pagamento de qualquer forma de benefício a magistrados que não esteja inserido na LOMAN. Trata-se da chamada Súmula Vinculante nº 71, de autoria do Ministro Gilmar Mendes.
Para Ivonaldo, os magistrados paraibanos já percebem remuneração (subsídio) digna em relação ao cargo que exercem. Afirma que de acordo com a Lei Estadual nº 9.967, de 20 de fevereiro de 2013, os magistrados, entre juízes substitutos e desembargadores, percebem, em média, pouco mais de 21 mil reais por mês.

Servidores serão prejudicados

Ivonaldo garante que “os mais prejudicados com a possível aprovação do retroativo dos magistrados serão, justamente, os servidores do TJ, pois, não restará a eles qualquer possibilidade de concessão de aumento nos benefícios que fazem jus durante todo o ano de 2013”, enfatiza. “Estão querendo, a partir de um procedimento meramente administrativo, sem qualquer amparo constituído em lei, conceder uma situação totalmente privilegiada aos juízes em detrimento das demais categorias que compõem o quadro de servidores do poder judiciário estadual”, Afirmou Ivonaldo.



José Ivonaldo Batista
Pres. da ASTAJ-PB
Contato: (83) 8620-0999

Meio Ambiente de Guarabira realiza ações no Canal do Juá



Com Desobstrução, limpeza e capinagem Sumasa visa prevenção de moradores em período chuvoso

O Canal do Juá está recebendo uma grande atenção por parte da Sumasa - Secretaria de Urbanismo, Meio Ambiente e Saneamento do Município de Guarabira, que vem realizando diversas atividades de limpeza e capinagem no local, beneficiando os moradores dos bairros próximos e das pessoas que usam as vias laterais para a realização de Cooper.
A Prefeitura de Guarabira contratou, de forma exclusiva, um trator para fazer a limpeza de uma parte interna, pois há um acesso para a entrada do veículo para dentro do canal, a outra parte será feita com a própria equipe de saneamento da secretaria, pois será executada manualmente, já que não tem condições do trator entrar.
Além da limpeza interna e externa do canal, nesta mesma ação, também está sendo feita à retirada de entulhos e limpeza de todos os terrenos baldios localizados nas proximidades da Avenida Juscelino Kubitschek, nome dado às vias laterais do canal. Após a limpeza, será efetuada toda a pintura dos meios fios.O Secretário Alcides Camilo, disse que este trabalho é de prevenção, visando à desobstrução de todo o canal, numa forma de evitar que os moradores dos bairros próximos venham a ter problemas durante períodos chuvosos.
O Canal do Juá foi construído pela ex-prefeita e hoje deputada Léa Toscano, com a intenção de acabar com as inundações ocorridas no conjunto Nossa Senhora Aparecida e no bairro do Juá, que antes sofriam com tocante desastre natural. O prefeito Zenóbio pretende urbanizar e fazer o complemento do canal, no sentido do Nossa Senhora Aparecida e do rio Guarabira.



Codecom-PMG/Sumasa