segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Prefeita participa da inauguração da UPA de Guarabira ao lado do governador da Paraíba


A prefeita Fátima Paulino participou, na manhã desta sábado (26), da solenidade de inauguração da UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 horas de Guarabira. A solenidade foi realizada pelo Governo do Estado, inclusive com a presença do governador Ricardo Coutinho.

Durante seu pronunciamento, Fátima Paulino agradeceu ao gestor estadual por o mesmo estar em Guarabira no aniversário da cidade. Em relação a UPA, a gestora guarabirense disse que com a parte do Governo do Estado sendo feita, quem estava ganhando com isso era a saúde da região do brejo paraibano.

A prefeita lembrou das várias viagens feitas a Brasília em busca da implantação da UPA no município. Ela disse que teve audiências no Ministério da Saúde, com o então presidente Luis Inácio Lula da Silva e técnicos da FNS, encontros esses que resultaram na vinda daquela unidade de atendimento de urgência para a Guarabira.

Fátima aproveitou a ocasião para prestar homenagem especial ao ex-presidente Lula. Ela disse que a UPA e o SAMU foram os seus primeiros pedidos em Brasília. “Agora, que vejo o sonho realizado, devo agradecer ao meu amigo Luis Inácio Lula da Silva por atender esses pleitos do povo guarabirense e do brejo paraibano”, ressaltou.

Ao lado do governador Ricardo Coutinho e do chefe de gabinete do Ministério da Saúde, Mozar Sales, a prefeita Fátima Paulino fez questão de destacar a iniciativa do Governo Federal, na parceria com a Prefeitura de Guarabira e o Governo do Estado, pondo a UPA a serviço da comunidade.

Ao encerrar sua fala, a prefeita ressaltou: “Não tem cor partidário, credo, religião, não tem posição social, só tem Deus e os profissionais da saúde para funcionar um equipamento tão importante que é a UPA de nossa cidade. Em nome de Guarabira, muito obrigado governador pela a ação”.

Além da prefeita Fátima Paulino, do governador Ricardo Coutinho e do chefe de gabinete do MS, Mozar Sales, estavam presentes a inauguração da UPA em Guarabira, o ex-governador Roberto Paulino, a deputada Léa e seu esposo, Zenóbio Toscano, o secretário estadual da Saúde, Waldson Souza, os empresários João Rafael (Grupo JR) e Ivanildo Coutinho (Guaraves), prefeitos, vereadores e outras autoridades da cidade e da região do brejo.


Codecom-PMG

Lei de Raniery beneficia mutuários portadores de deficiência

A partir desta quarta-feira (23), passa a ser lei na Paraíba a reserva preferencial, na ordem de pelo menos 10%, para distribuição ou venda de unidades habitacionais populares ou lotes individuais urbanos para pessoas portadores de deficiência.

A nova lei passa a vigorar por conta de ato do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), promulgando lei de iniciativa do deputado Raniery Paulino (PMDB). A promulgação foi publicada no Diário Oficial do Estado e no Diário do Poder Legislativo (DPL).

Pela nova lei, todos os programas de construção de habitações populares ou de distribuição de lotes individuais promovidos pelo Poder Executivo, no âmbito do Estado da Paraíba, sejam a título gratuito ou oneroso para o beneficiário, deverão garantir o direito preferencial para aquisição dos imóveis às pessoas portadoras de deficiência, mediante reserva em percentual não inferior a 10% (dez por cento) do total de unidades disponibilizadas.

Um detalhe previsto na lei: as unidades do andar térreo deverão ser destinadas prioritariamente às pessoas portadoras de deficiência.

Os beneficiários da nova lei devem ter a comprovação através de laudo médico, expedido por órgão oficial de saúde, reconhecendo a condição de portador de deficiência; ser residente e domiciliado no Estado da Paraíba há pelo menos 5 anos e não possuir nenhum imóvel urbano ou rural, além de reconhecidamente carente.

A única objeção prevista para a aplicação da lei, de acordo com o texto promulgado, é para os programas de atendimento a pessoas residentes em comunidades em áreas de risco e programas destinados a situações emergenciais.

ASSESSORIA DE IMPRENSA COM DIÁRIO DA PARAIBA