Bíblia Sagrada


 Palavra do Dia-18-12-2014
E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para te livrar.
Jeremias, 1, 19
17
Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
Tiago, 1, 17



xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


Curiosidades biblicas

*A palavra Bíblia vem do grego, através do latim, e significa: livros

*A Bíblia já foi traduzida por mais de 1500 línguas e dialetos.

*No ano de 1250 o cardeal Caro dividiu a Bíblia em capítulos, que foram divididos em versículos no ano de 1550, por Robert Stevens.

*A Bíblia inteira foi escrita num período que abrange mais de 1600 anos.

*É uma obra de cerca de 40 autores, das mais variadas profissões: de humildes agricultores, pescadores até renomados reis.

*O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, com exceção de algumas passagens em Esdras, Jeremias e Daniel que foram escritas em aramaico.

*O Novo Testamento foi escrito em grego.

*O Codex Vaticanus é provavelmente o mais antigo exemplar da Bíblia em forma completa.

*A primeira tradução completa da Bíblia para o inglês foi feita por Wycliffe, em 1380.

*Martinho Lutero foi o primeiro tradutor da Bíblia para a língua do povo alemão.

*Na biblioteca da Universidade de Gottingen, Alemanha, existe uma Bíblia que foi escrita em 470 folhas de palmeira.

*O Livro mais antigo da Bíblia não é o Gênesis, mas Jô. Acredita-se que foi escrito por Moisés, quando esteve no deserto.

*O primeiro Salmo encontra-se em II Samuel 1:19-27, uma elegia de Davi em memória de Saul e seu filho Jônatas.

*A Bíblia contém 1189 capítulos e 31102 versículos.

*Ester 8:9 é o maior versículo da Bíblia.

*No livro de Ester e no livro de Cantares não se encontra a palavra Deus.

*O Antigo Testamento termina com uma maldição, e o Novo Testamento termina com uma benção.

*O último livro da Bíblia a ser escrito foi III São João.

*Há 3573 promessas na Bíblia.

*O livro de Isaías assemelha-se a uma pequena Bíblia: contém 66 capítulos; os primeiros 39 falam da história passada, e os 27 restantes apresentam promessas do futuro.

*Dos quatro evangelistas só dois andaram com Jesus; Marcos e Lucas não foram seus discípulos.

*Todos os versos do Salmo 136 terminam com o mesmo estribilho: "Porque a Sua misericórdia dura para sempre."

*O profeta que veio depois de Malaquias foi João Batista.

*Judas foi o único dos doze apóstolos que não era Galileu.

*João era o discípulo mais jovem dos doze.

*Os versículos 8, 15, 21 e 31 do Salmo 107 são iguais.

*Matusalém, o homem mais velho da Bíblia, morreu antes de seu pai, Enoque, que ascendeu ao Céu.

*Ló era o pai de Moabe e Bem-ami, e também o avô dos dois porque "as duas filhas de Ló conceberam do próprio pai". (Gen. 19:36-38)

*42 mil pessoas perderam a sua vida por não saberem pronunciar a palavra Shiboleth. (Juízes 12:5, 6)

*Adão não teve sogra.

*A única idade de mulher que se menciona na Bíblia é a de Sara (Gên. 23:1)

*A primeira cirurgia foi realizada por Deus, quando tirou uma costela de Adão. (Gên. 2:21,22)

*Além de Jesus, Elias e Moisés foram os únicos homens que jejuaram 40 dias e 40 noites. (I Reis 19:8 e Deut. 9:9)

*A arca de Noé tinha três andares. (Gên. 6:16)

*O Salmo 119 é o mais longo da Bíblia, é um acróstico. Os 176 versículos acham-se divididos em 22 seções de oito versos cada uma, correspondendo a cada uma das letras do alfabeto hebraico.

*Em Gate houve um homem de grande estatura, que tinha 6 dedos em cada mão e em cada pé. (II Samuel 21:20)

*Elias teve o privilégio de comer uma refeição preparada por um anjo.

*Existem muitos dados curiosos relativos às estatísticas bíblicas. Um dos números que mais aparece na Bíblia é o 7. Entre os Hebreus este número era considerado sagrado e símbolo da perfeição.

*Noé tinha 600 anos quando terminou a arca.

*O sábio Salomão deixou mais de três mil provérbios.

*A operação matemática mais rendosa foi efetuada por Jesus quando multiplicou 5 pães e 2 peixes para alimentar a mais de cinco mil pessoas e ainda sobraram 12 cestos cheios.

*Talento era uma moeda grega que valia o equivalente a uns mil e quinhentos dólares.

*Judas vendeu a Jesus por 30 moedas de prata, equivalentes a uns 20 dólares.

*Calcula-se que o presente que Naamã ofereceu a Eliseu, do qual Geazi finalmente se apropriou, equivalia a uns 48.000 dólares.

* Tiago, filho de Zebedeu, foi o primeiro dos apóstolos a morrer por sua fé. Foi decapitado a espada por ordem do rei Herodes Agripa I, por volta do ano 44 de nossa era.

* Paulo, o grande apóstolo dos gentios, foi decapitado em Roma por ordem do tirano Nero.

* Em I Samuel 17:18, o queijo é mencionado pela primeira vez na Bíblia.

* Em juízes 14:18 encontramos um dos exemplos mais antigos de enigma.

* Dois reis dos Amorreus foram postos em fuga por vespões.

* A última cidade mencionada na Bíblia é a cidade santa. (Apoc. 22:19)

* Salmo 117 é o capítulo mais curto da Bíblia

* Salmo 118 é o capítulo que está no centro da Bíblia. Há 594 capítulos antes e depois do Salmo 118

* O Versículo que se encontra no centro da Bíblia está em Salmo 118:8

Fonte:
http://www.comunicandojesus.net/biblia/curiosidades.htm




xxxXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Filipenses 1.4, 1a 21



xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


Provérbio  10.4 - O que trabalha com mão displicente empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece.


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Salmos - Conheça a sua história

Salmos

É o Livro de louvores de Israel.

Comentário:
Os Salmos, metade dos quais é atribuída por suas inscrições a Davi, o suave cantor de Israel, em geral procedem da idade áurea de Israel, por volta do ano 1000 a.C. Sem a menor dúvida, alguns foram escritos mais tarde, na época do cativeiro (por exemplo, o Salmo 137). Os salmos expressam verdades profundas num estilo poético, com a intenção de penetrar os recônditos do coração. Devem ensinar-nos que o conhecimento intelectual não é suficiente; o coração deve ser alcançado pela graça redentora de Deus. A poesia hebraica não consiste no rítimo, mas principalmente na repetição de pensamentos apresentados em cláusulas paralelas, como, por exemplo: "Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos retribuiu segundo as nossas iniquidades" (103:10). Se prestarmos atenção a este paralelismo, poderemos, às vezes, interpretar palavras obscuras mediante o paralelo mais claro. Outro recurso que se emprega com freqüência no artifício poético é a dramatização. Davi não escreve para si próprio. Escreve para outros. O salmista escreve para todos nós, e podemos apropriarmos de que aqui também Davi escreve às vezes na primeira pessoa do singular; não obstante isso, proporciona-nos pormenores vividos das experiências do Messias.
Cerca da metade dos salmos pode ser classificada como orações de fé proferidas em épocas de angústia. Salmos tão preciosos como os de número 23, 91, 121 e muitos outros, sustentam-nos nos momentos de necessidades mais urgentes. Seria bom que apredêssemos de cor estes salmos e os repetissemos com freqüência, a fim de fortalecer-nos com a Palavra quando a hora da provação nos apanha de surpresa. Mais ou menos 40 salmos são dedicados ao tema do louvor. A nota de louvor a Deus deve constituir-se em uma parte da respiração mesma do crente, e salmos tais como os de números 100 e 103 devem figurar com proeminência em nossas devoções.
É difícil fazer uma classificação minuciosa dos salmos, visto como são obras profundamente poéticas, e um salmo pode tratar de assuntos diferentes. Sugerimos, contudo, várias categorias: os salmos do homem justo são representados pelos de números 1, 15, 101. 112 e 133. Seis poderiam denominar-se salmos messiânicos: 2, 21, 45, 72, 110 e 132. Os salmos 32 e 51 são chamados, de modo geral, penitenciais, juntamente com partes dos salmos 38, 130 e 143. Os salmos imprecatórios pedem vingança sobre os inimigos de Deus; são eles: 69, 101, 137 e parte dos salmos 35, 55 e 58. Há, pelo menos, quatro salmos históricos: 78, 81, 105 e 106. Dois ressaltam a revelação: 19 e 119.
Os salmos messiânicos que se referem a Cristo, no Novo Testamento, são: 2, 8, 16, 22, 40, 41, 45, 68, 69, 89, 102, 109, 110 e 118. Alguns destes são tipicamente messiânicos, isto é, escritos a respeito de nossas experiências em geral, mas aplicados a Cristo. Outros são diretamente proféticos. Os salmos 2, 45 e 110 predizem o Rei messiânico. No salmo 45:6, o Messias é Deus; no 110, é ele o Sacerdote, Rei e Senhor de Davi; no salmo 2, é o Filho de Deus que deve ser adorado. Outros salmos fazem referência a seus sofrimentos (22), seu sacrifício (40), sua ressurreição (16:10, 11). No salmo 89, ele é quem completa a aliança davídica em cumprimento das esperanças de Israel. .

Autor:
Segundo os títulos, Davi foi o autor de 73 salmos; Asafe, de 12. Os filhos de Coré, 11; Salomão, 2; Moisés e Etã um cada um. No caso de 50 salmos, não se menciona seu autor. A versão dos Setenta ou Septuaginta acrescenta Ageu e Zacarias como autores de 5 salmos.
O valor das inscrições tem sido posto em dúvida, mas é evidente que figuravam muito antes do ano 200 a.C., visto que a Versão dos Setenta, traduzida em torno dessa época, interpretou erroneamente várias das anotações musicais dos títulos. As composições poéticas que figuram nos livros históricos da época do pré-exílio assinalam o uso semelhante de inscrições (Habacuque 3:1; Isaias 38:9; II Samuel 1:17; 23:1). O salmo 18, atribuido a Davi por sua inscrição, também se diz em II Samuel 22:1 que foi escrito por ele. Esta reputação de Davi como músico é mencionada repetidamente (II Samuel 23:1; I Samuel 16:18; Amós 6:5). Os livros das Crônicas explicam com clareza que Davi organizou coros no templo e compôs salmos para eles (I Crônicas 16:4, 5; 25:1-5). As expressões musicais enigmáticas das inscrições acham-se freqüentemente relacionadas pelo livro das Crônicas com este trabalho de Davi (I Crônicas 15:20, 21; 16:4; compare os títulos dos salmos 12, 38, 46; e 105:1; 148:1 e outros). Finalmente, o Senhor Jesus Cristo fundamentou um importante argumento sobre a validez do título do salmo 110 (Marcos 12:36). Não parece existir prova positiva contra o ponto de vista tradicional de que a maior parte dos salmos foi escrita em torno do ano 1000 a.C., como afirmam as inscrições. As novas provas derivadas dos pergaminhos do mar Morto descartam a idéia de que a escritura de alguns salmos se estendeu até ao segundo século antes de Cristo conforme o sustentaram alguns exegetas no passado.

-
R. Laird Harris
Doutor em Filosofia e Letras

TABELA DE SALMOS E AUTORES:

Davi: (3 A 9; 11 a 32; 34 a 41; 51 a 65; 68 a 70; 86; 101; 108 a 110; 122; 124; 131; 133; 138 a 145)

Pastor Eudes, Garanhus, Pe.
Pastor Geremias Linhares, da cidade de Sousa

Durante a noite de sábado (31), foi realizado na Igreja Presbiteriana, o lançamento do Projeto ''Resgatando Vidas'' na cidade de Sousa, que tem como o objetivo restaurar vidas que entraram no mundo das drogas.
A Residência que será usada na recuperação dos dependentes químicos fica localizada nas imediações do Aeroporto da cidade sorriso.
A Abertura do Culto foi realizada pelo Pastor da Igreja, Geremias Linhares.
O Culto contou com a participação de um ex - drogado, o senhor Edmundo que falou da dificuldade que passou para conseguir se libertar verdadeiramente das drogas.
''Quando o Homem não quer, nem a ajuda de Deus resolve. O Homem tem que querer ajuda divina, Deus está pronto para atender.
''Minha vida foi liberta do álcool, das drogas, mas tudo isso foi pela graça de Deus.
''Famílias que estavam destruídas pelo vício do álcool e das drogas hoje são famílias restauradas pela Palavra de Deus.''

Sidney Medeiros, um dos idealizadores do Projeto, também testemunhou sobre a mudança que Deus causou em sua vida. ''Os meus amigos me chamavam para experimentar lança-perfume, loló, chegando até a cocaína, foi ai que eu paguei um preço alto.''
''Nunca queira passar o que muitos pais de família estão passando para tentar recuperar o filho viciado em drogas''.
''Atualmente eu sou um homem totalmente transformado pelo poder da Palavra de Deus, que mudou a minha história, mudou a minha vida''. Concluiu Sidney;

A senhora Graça, que era mãe de um filho viciado em drogas, contou detalhes dos momentos difíceis que passou tentando trazê-lo de volta. ''Eu lutava pelo meu filho desesperadamente. Um dia ele me pediu socorro e enfim conseguimos interná-lo em uma clínica de recuperação, porém após voltar para casa continuou consumindo droga.
''O caminho das drogas é uma entrada sem saída. Meu filho continuou nas drogas, em seguida entrou em depressão, e consequentemente acabou tirando a própria vida.
''Que Deus abençoe esse projeto e que vidas sejam resgatada, e que não seja tarde demais.'' Finalizou emocionada a senhora Graça.


LANÇAMENTO DO PROJETO


O Empresário e idealizador do Projeto, Francisco Medeiros, da Rio Vale, declarou que uma das coisas que mais o impulsionou para realização do 'Resgatando Vidas foi o depoimento emocionante de Graça, a mãe que perdeu seu filho para o 'mundo das drogas'.
''Nós estamos entregando à Igreja Presbiteriana aquela casa de recuperação, e a partir de hoje está Lançado o projeto Resgatando Vidas''.

MENSAGEM DE REFLEXÃO

O Culto também contou com a presença do Pr. Eudes da Igreja Presbiteriana de Garanhuns-PE que trouxe a mensagem da noite.
O Reverendo concluiu a reflexão da noite dizendo: ''Devemos Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo.''


LOUVOR E ADORAÇÃO

A Banda ''Alumiar'' de João Pessoa, entoou vários louvores durante o lançamento do Projeto Resgatando Vidas.
A Canção ''Ressuscita-me'' de Aline Barros, foi uma das músicas louvadas pela Banda Alumiar. A Música fala de milagre e transformação de vida.
Veja o Vídeo do Lançamento
Portal Folha do Sertão

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Senhor! Ilumina meus olhos para que eu veja os defeitos da minha alma e vendo-os, para que eu não comente os defeitos alheios.
Senhor! Leva de mim a tristeza e não a entregueis a mais ninguém...
Encha meu coração com a divina fé, para sempre louvar O vosso nome e arranca de mim o orgulho e a presunção.
Senhor! Faz de mim um ser humano realmente justo...
Dá-me a esperança de vencer minhas ilusões todas.
Planta em meu coração a sementeira do amor e ajuda-me a fazer feliz o maior número possível de pessoas, para ampliar seus dias Risonhos e resumir suas noites Tristonhas...
Transforma meus rivais em companheiros, meus companheiros em amigos e meus amigos em Entes Queridos...
Não permita que eu seja um cordeiro perante os fortes nem um leão perante os fracos...
Dá-me, Senhor, o sabor de perdoar
E afasta de mim o desejo de vingança, mantendo sempre em meu coração Somente o AMOR.


(Autoria Desconhecida)

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



"Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos."
Efésios 6.18

A instrução dada por Paulo neste versículo é muito edificante de duas maneiras: para nossa própria vida espiritual e para os nossos irmãos, que recebem nossas orações. Nossa vida de oração deve ser constante, e não periódica ou de acordo com nossas necessidades. Além de pedirmos por nós, Paulo afirma que devemos PERSEVERAR em oração por todos os santos (ou seja, todos os da mesma fé, todos os que creem em Cristo). Às vezes é muito difícil orar por alguém que você não conhece, ou que está muito longe de você. Mas não desanime, persista em orar por nossos irmãos que estão sendo perseguidos. Cremos que a oração faz a diferença! Lembre-se especialmente daqueles cristãos que vivem no mundo muçulmano e estão enfrentando o período do Ramadã.

Deborah Stafussi
Portas Abertas Brasil
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


segunda-feira, 22 de agosto de 2011


I Encontro Católico de Operadores do Direito





A União dos Juristas Católicos da Paraíba e a Comunidade Maná promovem um final de semana de encontro de evangelização para membros da comunidade jurídica. Juizes, advogados, promotores, professores, serventuários da justiça e estudantes se reunirão em torno do tema: Família em Tempo de Mudanças.O evento ocorrerá nos dias 27 e 28 de agosto e contará com a presença do Prof FELIPE AQUINO, da Canção Nova, além de Gonçalo Júnior, Diácono Fabiano Moura e do Arcebispo da Paraíba Dom Aldo Pagotto. O encontro será realizado nas dependências da Comunidade Maná, situada na Rua Orlando Soares Oliveira, 299, Manaíra. 


O Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, tem participado da coordenação da atividade religiosa e acompanhará todo o evento, bem como celebrará a Missa de encerramento do evento no domingo. Toda a Comunidade Maná está participando ativamente com seus voluntários das atividades, o Diácono Fabiano Moura tem acompanhado pessoalmente todas as fases de preparação.


Os ministrantes são profundamente identificados com a temática e nacionalmente conhecidos como Felipe Aquino, um dos mais respeitados evangelizadores da Canção Nova, com participação ativa em programas de TV e Rádio, além de inúmeras palestras por todo o país. Durante o encontro as obras de Felipe Aquino estarão disponibilizadas. Os palestrantes Gonçalo Júnior é conferencista nacional e o diácono Fabiano Moura é um dos mais respeitados evangelizadores paraibanos.


As inscrições já estão abertas através do site http://www.comunidademana.com.br/, podendo também serem feitas no dia, pelo valor simbólido ce R $ 15,00 ( quinze reais). Quem desejar almoçar poderá também fazê-lo ao preço de 10,00 (dez reais).Os valores arrecadados serão utilizados na construção na capela da comunidade Maná.O Encontro se inclui nas festividades relativas às comemorações da diocese de João Pessoa e tem o propósito de reunir católicos da área jurídica que é uma das missões da União de Juristas Católicos e conta com o apoio da OAB, do Tribunal de Justiça e do Ministério Público Estadual.


A União de Juristas Católicos está vinculada à arquidiocese da Paraíba, é formada por sócios colaboradores na qualidade de magistrados, bacharéis, pós-graduados em Ciências Jurídicas, pessoas com formação jurídico-canônica e estudantes de Direito. 

Para Dom Aldo Pagotto, a UJC/PB deve levar a ética e o pensamento cristão ao seu trabalho: “A finalidade da União dos Juristas Católicos é contribuir com sua presença nas atividades judiciárias, legislativas e administrativas, em toda a vida pública e profissional, absorvendo os princípios da ética de inspiração humanitária e cristã encontrada nas Ciências Jurídicas”, explica o arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto. “A UJC/PB contribuirá para a construção da concidadania, fundamentada nos princípios e valores cristãos que nos identificam com o amor a Deus, revelado no Evangelho e plasmado na Tradição e na Doutrina Social da Igreja”, destacou o arcebispo.
O Presidente da União de Juristas Católicos da Paraíba, Harrison Targino, acentuou que ¨esta é uma oportunidade de refletirmos sobre a nossa condição de cristãos e acerca de nossa relação em família¨.




Fonte:Patricia Gouveia

quarta-feira, 17 de agosto de 2011


Reflexão da Palavra de Deus


Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela."
Mateus 16.18



Muitas pessoas decidiram abandonar a igreja por causa de decepções e erros do passado. Porque gostariam de ver naquela comunidade de cristãos um grupo que expressasse perfeitamente o amor de Cristo, a santificação e o cuidado dele.
O que muitos esquecem é que a igreja é formada por pessoas imperfeitas. E que só com paciência, oração, perseverança e o nosso próprio exemplo, podemos modificar, pouco a pouco, a realidade ao nosso redor.
Jesus fez discípulos e deu o exemplo para o mundo. Ele não buscou discípulos perfeitos para formar um grupo perfeito. Muito pelo contrário. E, depois de morrer, ele ainda garantiu a esse grupo que conseguisse permanecer unido, com todos os defeitos e diferenças, a vitória espiritual sobre as hostes do mal.
Muitas vezes somos chamados para resistir dentro de nossas próprias igrejas. Para sermos o sal que faz a diferença, limpa e conserva o ambiente.
Em países de maioria muçulmana é comum vemos a igreja local se desfazer por causa da perseguição. Mas existem aqueles que entendem a necessidade de permanecer onde estão para ser luz do mundo e sal da terra.
Tsuli Narimatsu
Portas Abertas Brasil