quarta-feira, 4 de julho de 2012

As Pessoas estão se tornando Previsivelmente Imprevisíveis



De forma paradoxal, e até estranha, intitulo o meu texto do mês com a finalidade maior de refletirmos sobre o nosso comportamento no dia-a-dia, bem como o das pessoas que nos norteiam.
Vivemos um momento em nossa vida onde nem em sonho ele existia outrora na cabeça de nossos pais e avós.
Vejamos:
Nunca foi tão fácil ter dólar; nunca foi tão fácil comprar uma passagem aérea ou, mesmo, marítima; comprar um celular, mas as famílias cada vez se reencontram e se falam menos, pois ninguém tem tempo, embora se tenha os meios que facilitam esse reencontro;Nunca foi tão fácil tanto dispor de um cartão de crédito (aliás, pode-se ter vários de uma só vez), contas em bancos, empréstimos, taxas de juros historicamente menores e por aí vai, mas as pessoas continuam sem ter a certeza do suficiente.

Estamos apenas com quase somente 5% de desempregados (coisa de primeiríssimo mundo em pleno crescimento), mas as pessoas trabalhando estão sem motivação.Nunca houve tanto concurso público, mas estas vagas, quando conseguidas, pelos candidatos não detém mais a finalidade de prestar um excelente serviço às pessoas ou da realização de um sonho, mas de garantir uma aposentadoria tranquila, ou seja, os candidatos estão se aposentando cerca de 40 anos antes disso acontecer.O Brasil caminha para o pleno emprego.Aí vem a justificativa do título de meu artigo: diante de todas estas condições e ferramentas pergunta-se: VOCÊ É FELIZ? VOCÊ ESTÁ FELIZ?O que será que está acontecendo conosco onde o mar da infelicidade não para de invadir a praia chamada vida?

Outro dia encontrei um rapaz em um aeroporto, nada mais que 30 anos de idade, começamos a conversar a espera do avião, ele havia me reconhecido de uma palestra que assistiu, e relatou que chegou a ficar um ano e oito meses desempregado, com dívidas, casamento em cheque, carro vendido, prestação de apartamento em atraso, porém já estava de volta ao mercado e conseguindo (segundo ele, com muita luta e perseverança) colocar as coisas em dia.Certo de que ali eu havia encontrado a situação ortodoxa para compor a minha fala nas apresentações que faço, perguntei-lhe, então: não tenho dúvidas de que você está adorando este novo momento de sua vida, não? Aí veio a resposta PREVISÍVEL da IMPREVISIBILIDADE humana nos dias de hoje: nada disso professor, o lugar onde trabalho exige que eu viaje, o meu chefe é um cara dificílimo e não ganho o suficiente para me fazer feliz!

Conheço também uma senhora que, quando ainda jovem, obteve sucesso em um dos concursos mais concorridos do Brasil em que o seu sonho, desde o início, era garantir uma aposentadoria tranquila e quando esta época chegou e ela passou a usufruir de seu sonho, durante duas vezes por ano passa por um estado de depressão que já chegou até mesmo em pensar lhe tirar a própria vida.Conheço um profissional de uma grande empresa no sul de nosso País que o seu sonho era ser exatamente o que é hoje – o líder maior de sua empresa, mas me relatou dia desses que está cheio de doenças de pele por causa do estresse da função.Poderia passar o dia todo contando os casos que conheço que me deixam crer o quanto às pessoas se tornaram previsilvemente impresíveis. Luta-se para alcançar algo, têm-se ferramentas que facilitam este desiderato, porém alcançado o sonho chega-se ao pesadelo.
Em uma palestra que proferi acerca de empreendedorismo, após a conclusão, um jovem me falou que o seu sonho desde criança era ser médico, estudou muito para isto, fez residência fora do País, sempre desejou diminuir as dores dos seres humanos, salvá-los, mas hoje não para de reclamar da falta de tempo, de muito trabalho, das noites que não consegue dormir pelos plantões e por aí, mais uma vez, vai!
Conheço também uma jovem senhora que sonhava casar e hoje, depois de seis anos de casada, não consegue enxergar uma única virtude dessa decisão, pois o seu marido trabalha durante a noite e só folga uma vez por semana, um de seu filhos não gosta de ir para a escola e o seu apartamento fica distante de tudo.O que é que estamos fazendo com as nossas vidas?Onde está o livro que normatiza este estilo de vida?Precisamos parar, analisar, encontrar tempo (lembre-se que tempo é prioridade, se você desejar tempo para algo, priorize este algo que o tempo surge), e repensar a vida e o modo que escolhemos vivê-la.Tudo depende de uma decisão sua.Então, comece a mudar agora, fazendo e se comportando como nunca mais o fez e aí, ajude-me a não mais encontrar estes paradoxos que fazem das pessoas previsíveis a serem imprevisíveis.Até a próxima.

Gonçalo Pontes Júnior
Conferencista e Palestrante
www.gpontes.com
 

Frei Anastácio faz balanço positivo de alianças do PT

O deputado estadual Frei Anastácio (PT) fez um balanço positivo das alianças que o PT realizou para as eleições deste ano, mas lamentou que no município de Sapé a tese de candidatura própria não tenha sido aprovada. “Na reunião da executiva estadual do partido, na última quinta-feira, eu vários petista votamos a favor da candidatura do companheiro Garibaldi Pessoa, Mas, fomos derrotados”, disse o deputado.
 Em relação aos municípios de João Pessoa, Soledade, Pombal,Imaculada,Malta, Mamanguape, Conde e Pedras de Fogo, Frei Anastácio afirma que são candidaturas próprias fortes que agregam alianças com plenas condições de vencer as eleições. “Nas cidades de Patos e Campina Grande, Bayeux,Congo e Jacaraú onde o PT entra como vice, também não há dúvidas sobre a importância das alianças e as chances de vencer são reais, além de outras cidades no interior do estado”, disse o deputado.
 Frei Anastácio destaca que o grande reflexo e a sensação das eleições do PT, este ano, é a candidatura de Luciano Cartaxo, na Capital. “Desde que o nome do companheiro Luciano Cartaxo foi lançado houve um reflexo positivo em todo estado. E depois da aliança com o PPS, não se fala em outra coisa do litoral ao sertão. Sem dúvida este ano é a vez do PT, na Paraíba”, disse Frei Anastácio.

Assessoria do deputado Frei

PROGRAMA PROERD EM SUA CASA

Quarta-feira 04 de Julho, das 14h às 15h, irá ao ar mais um Programa PROERD EM SUA CASA na Rádio Pilõezinhos FM. Teremos a honra de ter como entrevistada a Sra Jussara, Conselheira Tutelar da Cidade de Guarabira, a qual irá explanar sobre o trabalho do Conselho no apoio as crianças e adolescentes na luta contra as drogas. E você já pode mandar a suas perguntas ou dúvidas para a entrevistada a partir de agora para nossa caixinha de pergunta (E-mail) proerdemsuacasa@hotmail.com.Ainda poderá interagir conosco durante o programa pelos telefones: 3627-1068 / 9300-3363, ou pelo TWITTER @4bpmpb. O programa pode ser ouvido pelas ondas da Rádio Pilõezinhos FM 87.9 hz e pelo site: WWW.radiopiloezinhosfm.com. Participem, e nos ajude a vencer na luta contra as DROGAS.

Assessoria do 4º BPM

CAPS AD 24 horas e CAPS I serão implantados no município de Guarabira


Guarabira (Codecom) – A coordenadora de Saúde Mental do município de Guarabira, dr.ª Penha Pontes, ao participar do programa radiofônico da Prefeitura informou que o CAPS AD passará a atender 24h e o CAPS I será implantado na cidade.

De acordo com a dr.ª Penha, o projeto da transformação do CAPS AD em 24 horas já está pronto e sendo encaminhado ao Ministério da Saúde, para aprovação e liberação dos recursos de funcionamento do mesmo.

“Para a implantação do projeto se faz necessário ainda que o Estado através do Hospital Regional disponibilize 06 leitos, onde os usuários farão inicialmente a desintoxicação, e em seguida começar o tratamento no CAPS AD 24h”, disse a coordenadora.

Com relação ao CAPS Infantil o projeto já foi apresentado aos secretários municipais da 2ª Gerência Regional de Saúde, que aprovaram o mesmo, e já está sendo encaminhado ao Ministério da Saúde.

“Precisamos com urgência de uma casa com uma estrutura de no mínimo 04 (quatro) quartos, para darmos início à implantação do CAPS I em Guarabira, e quem tiver um imóvel dentro dessas especificações pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde”, declarou Penha.

No próximo dia 12 a Secretaria de Saúde através da Coordenação de Saúde Mental estará realizando, a partir das 14h, uma roda de conversa com familiares de crianças e adolescentes (até 17 anos) com transtorno para cadastramento.

A Coordenação pede aos pais ou responsáveis que participem do encontro, a fim de finalizar o projeto com o cadastramento dos menores que sofrem com problemas de transtornos mentais.

Com orientação da nacional, PT estadual homologa convenção e aliança com Daniela em Campina

Reunida na manhã desta terça (03) a executiva estadual do Partido dos Trabalhadores não reconheceu a convenção realizada pelo ex-presidente do diretório municipal de Campina Grande, Alexandre Almeida, e homologou a convenção realizada pelos convencionais estatutários do partido, realizada no último sábado na AABB, firmando a aliança com o Partido Progressista de Daniella Ribeiro, indicando Péron Japiassu como vice na disputa pela Prefeitura Municipal de Campina Grande.

O presidente do Partido dos Trabalhadores no Estado da Paraíba, Rodrigo Soares, lembra que a realização desta convenção já havia sido homologada anteriormente e  representa as vontades e interesses do PT.

Rodrigo Soares disse ainda que o Partido dos Trabalhadores age em perfeita sintonia com a base do partido em Campina Grande, seguindo as orientações das decisões da base do diretório nacional, nas recentes declarações dadas pelo presidente nacional do partido, Rui Falcão, em visita à Paraíba.

Sousa

Ainda durante reunião da executiva, foi aprovada a aliança com o PMDB de André Gadelha na disputa da Prefeitura Municipal de Sousa, no Sertão paraibano, como também a chapa de vereadores.

Assessoria de Imprensa do Partido dos Trabalhadores no Estado da Paraíba

Thiago Moraes