segunda-feira, 4 de junho de 2012

Zé Maranhão lidera pesquisa em JP com 22% e Cicero aparece em segundo


Apesar de ser a favorita do governador Ricardo Coutinho, Estelizabel aparece distante dos primei­ros colocados
O ex-governador José Mara­nhão (PMDB) e o senador Cíce­ro Lucena (PSDB) saem na fren­te na disputa pela Prefeitura de João Pessoa, segundo pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto de Pesquisas So­ciais, Políticas e Econômicas (Ipespe).
A pesquisa, enco­mendada pelo Jornal da Para­íba, apresenta dois cenários, sendo um com a candidatura de Estelizabel Bezerra e outro com a candidatura de Luciano Agra, ambos do PSB. O mesmo critério foi adotado com as can­didaturas de Nonato Bandeira e Janduhy Carneiro, do PPS.

Em qualquer dos cenários, Maranhão e Cícero lideram a disputa na capital. No cenário 1, em que aparece o nome de Estelizabel, o pré-candidato do PMDB lidera com 22% dos votos. Em seguida vem o pré--candidato do PSDB com 19%, e em terceiro aparece Luciano Cartaxo, do PT, com 7%.
Apesar de ser a favorita do governador Ricardo Coutinho, Estelizabel aparece distante dos primei­ros colocados na pesquisa, com apenas 5% das intenções de voto. A pesquisa Ipespe foi realizada quando ainda não havia sido divulgada a decisão do prefeito Luciano Agra de en­trar na disputa em João Pessoa. Sua decisão saiu dois dias após a pesquisa ter sido concluída.
O PSB terá que escolher entre Estelizabel Bezerra e Luciano Agra na convenção que acon­tecerá no dia 10. Estelizabel Bezerra está um ponto à frente do deputado Toinho do Sopão (PTN), que tem 4% dos votos. Geraldo Amorim (PDT) obteve 2%. Já Nonato Bandeira (PPS) e Major Fábio (DEM) estão com 1%. Não pontuaram na pes­quisa ítalo Kumamoto (PSC), Lourdes Sarmento (PCO) e Antônio Radical (PSTU). O pré--candidato Renan Palmeira, do PSOL, sequer foi citado pelos entrevistados. 23% não sabem,ou não responderam e 16% vo­tam branco ou nulo.

Jornal da Paraíba
WSCOM Online

Casais guarabirenses serão beneficiados pela administração municipal com casamento coletivo no dia 12 de junho

 Com autorização do promotor Eleitoral, a Prefeitura de Guarabira estará beneficiando mais uma vez às pessoas carentes, que desejam contrair matrimônio. O casamento coletivo será no dia 12 de junho no Espaço Glamour.

A informação foi passada ontem (28) durante o programa radiofônico “Gente que Trabalha. Cidade que Cresce” pela secretária de Ação Social, Roseane Marinho Amorim, que confirmou a realização do evento pela administração municipal com recursos próprio do município.

“Mais uma vez a prefeita Fátima Paulino realiza o sonho dos casais carentes, que há muito desejavam formalizar a união, e com a inscrição para o casamento coletivo vê a concretização do tão sonhado momento”, disse a secretária.

A realização do enlace será no Espaço Glamour a partir das 10:30h com a presença do juiz de paz, pastor Sandro da Igreja Congregacional para abençoar os casais, ornamentação, bolo e lembrancinhas, além de músicos para acompanhar a entrada dos noivos e durante a cerimônia.

Os casais beneficiados para o Casamento Coletivo já estavam na lista de espera, tendo se inscrito desde o ano passado na Secretaria Municipal de Ação Social, aguardando apenas a autorização do Ministério Público.

Codecom-PMG

Assembléia aprova criação do dia estadual de combate ao uso de agrotóxico

A Paraíba terá um dia estadual de combate ao uso de agrotóxico. O projeto, de autoria do deputado estadual Frei Anastácio (PT), que institui a data, foi aprovado por unanimidade pela Assembléia Legislativa e falta agora ser sancionado pelo governador do estado. “O país já ultrapassou a marca de um milhão de toneladas de agrotóxicos vendidas. Isso representa cinco quilos e duzentos gramas de veneno por habitante, no Brasil”, disse Frei Anastácio.
O petista explica que o dia 19 de março tem como representação simbólica o dia de São José como um marco. Nesse dia, os agricultores do Nordeste esperam a chuva para começar a plantar. “Dessa forma, existe toda uma mística de esperança, envolvendo essa data, e por isso será oportuna para o dia de combate a intoxicação por agrotóxicos”, afirma o parlamentar.
O projeto determina que as escolas públicas estaduais poderão promover atividades culturais e debates, tendo em vista o incentivo à agricultura orgânica, divulgação de métodos alternativos que combatam as pragas prejudiciais à lavoura. “A iniciativa de apresentarmos esse projeto veio através de sugestões dos agricultores familiares, coordenados pela Asa - Articulação do Semi-árido -, que praticam agricultura orgânica, usando inseticidas naturais”, disse Frei Anastácio.
O parlamentar destaca que é importante rememorar que o uso indiscriminado de venenos no controle de pragas e doenças das lavouras, acontece há mais de meio século, substâncias, até então utilizadas como armas químicas durante as grandes guerras mundiais, passaram a ser utilizadas no combate às pragas das culturas agrícolas mundiais.
“Como em todo o mundo, o nosso País não fugiu aos apelos da indústria dos agrotóxicos, rendeu-se às justificativas da modernização da agricultura e de isenção fiscal, baseada na combinação de insumos químicos. Nos últimos anos, houve grande crescimento na utilização de agrotóxicos no Brasil, o que tem sido associado ao aumento vertiginoso dos riscos de contaminação prejudiciais à saúde e ao equilíbrio ambiental”, alertou.
Frei Anastácio relata que, na última década, o mercado brasileiro de agrotóxicos tornou-se o maior do mundo, e o faturamento com a venda de venenos agrícolas saltou de pouco mais de US$2 bilhões  para US%7 bilhões. “Os chamados pesticidas ou praguicidas são algumas das ameaças à saúde da população, principalmente dos trabalhadores que, no campo ou na indústria, estão expostos, diariamente, aos venenos”,concluiu.

Assessoria do deputado



Etapa do Festival de Quadrilhas Juninas em Guarabira tem data antecipada em virtude da final

Por conta da final do Festival de Quadrilhas Juninas da Paraíba a etapa de Guarabira teve sua data de realização alterada, e o evento será nos dias 19 e 20 deste mês. A informação é da secretária adjunta de Cultura e Turismo, Girleny Fernandes.

“A antecipação na data do Festival em nada influencia, pois os quadrilheiros inscritos já estão sendo avisados, preparando suas equipes para os dias 19 e 20”, disse Girleny, informando ainda que a quadrilha interessada em participar pode realizar sua inscrição esta semana.

De acordo com a secretária, mais de 12 quadrilhas de diversas cidades do Brejo já confirmaram sua participação, garantindo muito animação e forró a quem for a Praça da Juventude prestigiar o Festival.

Codecom-PMG

Aguinaldo Ribeiro quer implantar Região Metropolitana de Campina Grande

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), defendeu  a implementação da Região Metropolitana de Campina Grande, criada pela Lei Complementar Estadual nº 92/2009, de sua autoria, aprovada pela Assembleia Legislativa em 17 de novembro de 2009, sendo sancionada pelo então governador José Maranhão (PMDB). O apelo do ministro Aguinaldo Ribeiro para implementar a Região é endereçado ao prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) e ao governador Ricardo Coutinho (PSB), visando também mobilizar a população de Campina Grande.

A idéia do ministro Aguinaldo Ribeiro é facilitar a alocação de recursos para os 23 municípios que integram a Região Metropolitana de Campina Grande, pois grande parte dos recursos do governo federal é dirigida a regiões metropolitanas, e Campina Grande tem perdido muito com isso. Ele citou o caso da Região Metropolitana de João Pessoa, beneficiada com recursos da ordem de R$ 363 milhões para a área de mobilidade urbana.

 O projeto foi sancionado, mas não foi implementado. Se estivesse regulamentada a Região Metropolitana, aqueles municípios receberiam mais benefícios”, disse. “Estou chamando a atenção, fazendo esse apelo, porque falta articulação para instalar essa Região Metropolitana, para que não se perca recursos e a região toda será beneficiada”, disse Aguinaldo, procurando sensibilizar a população e os gestores paraibanos.
Para ele, falta apenas vontade política para implementar a lei. “E eu estou à disposição do governo e do prefeito para discutir os programas do governo federal”, assegurou.

A Região Metropolitana de Campina Grande (RMCG) é formada por 23 municípios. Compreende os municípios de Campina Grande, Lagoa Seca, Massaranduba, Alagoa Nova, Boqueirão, Queimadas, Esperança, Barra de Santana, Caturité, Boa Vista, Areial, Montadas, Puxinanã, São Sebastião de Lagoa de Roça, Fagundes, Gado Bravo, Aroeiras, Itatuba, Ingá, Riachão do Bacamarte, Serra Redonda, Matinhas e Pocinhos. A população da RMCG está estimada em 695.931 habitantes segundo o IBGE em 2010.

Assessoria