sábado, 17 de setembro de 2011

Recado de Deus

Reforma do Paulo VI está sendo finalizada para o IFPB iniciar atividades em Guarabira


Os serviços de reforma do antigo Colégio Diocesano Paulo VI, onde o Núcleo Avançado do IFPB de Guarabira irá funcionar, está em pleno vapor para serem concluídos em poucos dias.

A previsão é que ainda este mês o Núcleo do Instituto Federal de Educação da Paraíba comece a funcionar em Guarabira, pois já houve o processo seletivo do curso Técnico Subsequente em Informática.

Com o resultado divulgado esta semana, mais precisamente na última quarta-feira (14), os candidatos aprovados terão o prazo do dia 19 até 21 para se matricular. O dia 22/09 será para os retardatários, que não conseguirem fazer a matrícula no período normal.

O local para realizar as matrículas é na Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Guarabira, mesmo lugar onde foram feitas as inscrições do PSCT de Guarabira (Rua Otacílio Lira Cabral, s/n, (ao lado do Posto Frei Damião).

A data para começarem as aulas ainda não foi definida pelo reitor, só com a conclusão dos serviços de reforma do Paulo VI é que será anunciado o dia de início das atividades do Núcleo.

codecom-PMG

Cirurgias e exames de vistas irão começar a ser realizadas no Centro da Visão de Guarabira


A prefeita de Guarabira atendendo a solicitação da secretária de Saúde do município já autorizou o Setor de Licitação realizar processo licitatório para contratação de empresa para execução de procedimentos oftalmológicos e cirúrgicos.

De acordo com a secretária de Saúde, Alana Soares Brandão Barreto, os procedimentos serão para atender os pacientes do município de Guarabira e circunvizinhos através da Programação Pactuada Integrada.

A previsão da Secretaria de Saúde é de iniciar os atendimentos no Centro da Visão já no mês de outubro, agendando todos os procedimentos desde consultas de vistas as cirurgias de Catarata, Glaucoma e Pterígio.

Segundo Alana Barreto serão disponibilizados mais de 3.500 exames de vistas, 480 cirurgias de Catarata, 96 de Glaucoma e 60 de Pterígio.

codecom-PMG

Raniery obtém de secretário a garantia de abertura da UPA de Guarabira


Em uma reunião na manhã de quinta-feira (15), o deputado Raniery Paulino (PMDB) obteve do secretário estadual de Saúde, Waldson de Sousa a garantia de que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarabira, inaugurada desde dezembro do ano passado, mas que ainda não teve as atividades iniciadas, passará a funcionar no início do mês de novembro próximo.

O encontro ocorreu no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, quando por ocasião da visita agendada com um grupo de parlamentares para a verificação da situação da unidade, Raniery aproveitou a oportunidade para ir especificamente falar com o secretário, já que há mais de quatro meses vinha tentando sem sucesso a reunião para tratar do assunto.

“O secretário se comprometeu em relação à data de abertura na frente da Bancada Governista e dos jornalistas presentes. Fico feliz com isso, já que através do meu mandato temos tido uma grande luta por esse pleito e espero sinceramente que a população em breve seja beneficiada”, afirmou Raniery.

Ele destacou ainda que o funcionamento dos serviços está comprometido porque o Governo do Estado não vem cumprindo com a convênio tripartite, do qual fazem parte também o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Guarabira.

“O Ministério da Saúde já mandou os recursos, inclusive informou através de documento que vem regularmente cumprindo com sua parte. A Prefeitura, através do trabalho incansável da prefeita Fátima Paulino já contratou o pessoal e disponibilizou o local. E espero que o Estado passe efetivamente a cumprir com a parte que lhe cabe”, destacou o deputado.

Ao longo dos últimos meses, Raniery vem tendo diversas iniciativas em prol da solução do problema e para a mobilização da sociedade. Entre as quais a apresentação de requerimentos, solicitação de audiência e pedidos de informação para vários órgãos à exemplo do Ministério da Saúde, do Ministério Público Federal, da Secretaria Estadual de Saúde e da Procuradoria Geral do Estado.

Durante a reunião, Raniery também solicitou do secretário Waldson que compareça junto com a direção da organização social Cruz Vermelha, responsável pela gestão pactuada do Hospital de Trauma, à audiência pública na Assembleia Legislativa para que sejam tratados de pontos não esclarecidos na audiência anterior, quando nem o representante do Governo do Estado nem da entidade estiveram presentes.

Regulação do Samu – O deputado Raniery tratou na sessão ordinária desta quinta sobre o requerimento apresentado por ele na Assembleia solicitando a realização de uma audiência pública com a convocação da secretária de Saúde de João Pessoa, Roseana Meira, com o objetivo de debater a regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Brejo Paraibano, do Vale do Mamanguape e Vale Paraíba.

“É da competência da Secretaria de Saúde de João Pessoa cumprir com a ampliação da cobertura da Central de Regulação permitindo que sejam recebidos os chamados de emergência e redistribuindo-os para as novas bases operacionais do Samu, todavia, até o momento não se tem notícias das providências adotadas”, justificou o parlamentar.

_______________________________
ASSESSORIA DE IMPRENSA

Delegadas são escolhidas para representar Guarabira na Conferência Estadual da Mulher


Durante toda esta quinta-feira (15) mais de 170 mulheres estiveram participando da I Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Guarabira, escolhendo as delegadas que irão representar o município na etapa estadual.

Após debates sobre temas relacionados à mulher, além dos eixos temáticos onde foram colocados em votação propostas para serem levadas para a etapa estadual, aconteceu a escolha das 07 representantes do município de Guarabira, sendo 05 da sociedade civil e 02 do Poder Público.

De acordo com a secretária da Mulher, Janaina Atayde, a Conferência alcançou seu objetivo, reunindo um número de mulheres superior ao esperado, onde diversas propostas foram apresentadas, discutidas e aprovadas pela plenária para serem levadas a etapa estadual.

“Foi um dia prazeroso, com mulheres de diversos segmentos da sociedade guarabirense, desde representantes da Associação de Catadoras de Lixo do Mutirão a própria prefeita de Guarabira, que levaram suas propostas de melhorias para a mulher do nosso município”, disse a secretária.

Na I Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres foram eleitas para representar o Poder Público a tenente Dayana Cruz Pereira do 4º BPM e a secretária da Mulher, Janaina Atayde.

Representando a sociedade civil as delegadas escolhidas foram: Laurineide Laureano (Sedup), Euzelma Belarmino (MMT), Rosineide Monteiro da Silva (ACAMARE), Maria Sueli Barbosa (MAC) e Ângela Diniz (Sedup).