segunda-feira, 23 de abril de 2012

Entidades discutem problemas relacionados à seca na sede do Incra-PB

Representantes de entidades ligadas à área rural estiveram reunidos na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Paraíba, em João Pessoa , para discutir medidas de assistência aos trabalhadores rurais paraibanos atingidos pela estiagem. Cerca de 20 pessoas participaram da reunião, proposta pelo presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar no Estado da Paraíba (Fetraf-PB), Ednaldo Leite Pereira. Segundo ele, existem municípios paraibanos onde os agricultores familiares perderam mais de 95% da safra.

Além do superintendente do Incra-PB, Lenildo Morais, participaram das discussões a delegada federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na Paraíba, Giucélia Figueiredo, representantes da Fetraf-PB, da Secretaria de Agricultura Familiar da Paraíba, da AS-PTA-Agricultura Familiar e Agroecologia, do Sindicato dos Trabalhadores em Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Sinter-PB), dos Pólos Sindicais da Borborema e do Curimataú, de Sindicatos de Trabalhadores Rurais, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A pauta da reunião contemplou questões como o abastecimento emergencial de água com carro pipa nas comunidades e projetos de assentamento mais atingidos; a doação de cestas básicas às comunidades que tiveram plantações prejudicadas pela estiagem; a intermediação junto ao MDA da liberação de parcela do Programa Garantia Safra referente à safra 2011; a construção de obras permanentes para o enfrentamento da seca; e ainda a sugestão para que o Governo do Estado diminua os impostos para a aquisição de ração animal pelos agricultores familiares.

“Se não forem tomadas medidas emergenciais vamos passar por sérias dificuldades na Paraíba”, afirmou a delegada federal MDA na Paraíba.

Giucélia Figueiredo também enfatizou que os trabalhadores rurais devem cobrar das Prefeituras Municipais a decretação de estado de emergência em decorrência do quadro de estiagem.

Assesoria do Indra/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.