quinta-feira, 22 de julho de 2010

Caps-ad completa 1 ano de fundação e comemora conquistas relevantes na reabilitação social

Ao completar um ano de fundação, nesta quinta-feira (22), o Caps-ad (Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Droga) pode destacar algumas conquistas relevantes no processo de reabilitação social de dependentes químicos de Guarabira e de outras cidades do Brejo paraibano.
Segundo a coordenadora de Saúde Mental do município, a psicóloga Penha Pontes, o centro atende aproximadamente 200 usuários, que podem contar com um tratamento humanizado. “Nosso trabalho vem se destacando no Estado devido à dedicação dos profissionais que atuam no CAPS, pois são orientados a atenderem os pacientes com profissionalismo e humanidade”, disse.

De acordo com a coordenadora, o Caps-ad oferece à sociedade um serviço destinado a acolher pessoas que fazem uso prejudicial de substâncias psicoativas. Penha explica que a unidade faz uso de ações voltadas para a inserção social, visando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários dos pacientes.

Depoimentos de ex-usuários comprovam o sucesso do Caps-ad no processo de reabilitação. Segundo um dos jovens que frequentam o centro, sua vida modificou completamente depois que veio pedir ajuda ao Caps para se livrar das drogas: “Antes passava o dia todo na rua. Cheguei a ficar quatro noites fora de casa, sem dormir, apenas consumindo maconha. Agora, tudo é diferente, passo o dia no Caps e à noite vou à escola. Lá em casa, também é outra coisa, não existe mais discussão nem tristeza; meus pais me olham com mais carinho e tranquilidade, o convívio é bem melhor”, relatou um jovem, de 18 anos, que está sendo auxiliado pelo Caps há cinco meses.

Através do atendimento diário, individualizado e comunitário, a unidade de sociabilização procura minimizar as conseqüências do uso abusivo de substâncias químicas. Qualquer pessoa pode procurar os serviços do centro, que também recebe pacientes encaminhados por outros órgãos.

Suas principais atividades são: atendimento familiar, em grupo e individual (psicológico e medicamentoso), oficinas terapêuticas, visitas domiciliadas, ambiente de repouso e de desintoxicação, além de exercícios físicos.

O Capas-ad dispõe de oito profissionais, que trabalham de forma interdisciplinar: psiquiatra, clínico, psicólogo, assistente social, enfermeira, professor de dança, artesão e instrutor de artes marciais, além de uma carinhosa equipe de apoio.

Para desenvolver um trabalho de qualidade e incentivar os usuários a voltarem todos os dias ao Caps, são oferecidas 14 oficinas. Confira abaixo:

Oficina de autoestima;

Oficina de tai chi chuan;

Oficina de musicoterapia;

Oficina de expressão corporal;

Oficina de cerâmica;

Oficina de higiene corporal;

Oficina Como parar de fumar;

Oficina de mutuo ajuda;

Cine CAPS;

Oficina psicoterapêutica;

Oficina de orientação familiar;

Oficina DST/AIDS;

Oficina operativa;

Oficina espaço sóciolúdica (jogos, leituras, etc.).

O Caps-ad está localizado no bairro Cordeiro, em Guarabira.

Simone Bezerrill
brejo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.