terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Desejo de Benjamin Maranhão de disputar PMJP, pode ser barrado pela ficha limpa

O deputado federal Benjamin Maranhão (PMDB) está nutrindo o desejo de ser candidato a prefeito de João Pessoa em 2012 e já começa a discutir os preparativos para o pleito na próxima semana. No entanto, uma condenação no Tribunal de Contas da União (TCU) pode fazer com que o “sonho” do parlamentar em ser prefeito seja adiado caso sua candidatura se confirme.

Benjamin Maranhão foi condenado pelo TCU a pagar uma multa de R$ 10 mil e ressarcir a Funasa em R$ 80 mil. A condenação se deu porque o parlamentar teria contratado uma empresa fantasma durante a sua gestão a frente da prefeitura de Araruna. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União do dia 2 de fevereiro.

O ex-prefeito e hoje deputado federal Benjamin Maranhão foi condenado “em razão da irregularidade concernente à contratação de empresa de fachada, por meio de procedimento licitatório fraudulento”, com recursos de convênio entre a Funasa e a prefeitura de Araruna, em 1999. O objetivo do convênio, segundo o Acórdão nº 92/2011 do TCU, seria a construção de uma usina simplificada de compostagem e reciclagem de resíduos sólidos naquela cidade.

A condenação pode fazer com que Benjamim seja enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Portanto, caso ele venha registrar candidatura no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) em 2012 tanto o Ministério Público Eleitoral (MPE) quanto candidatos adversários podem entrar com uma ação contestando o registro do parlamentar fazendo com que ele tenha a candidatura indeferida.

Essa não foi a primeira vez que o deputado Benjamin Maranhão se envolveu em escândalos de fraude contra o patrimônio público. Em 2006, renunciou à candidatura de deputado federal depois que seu nome foi citado pela CPI das Ambulâncias, o famoso “escândalo dos sanguessugas”, que teria recebido dinheiro em troca de emendas ao orçamento da União para comprar ambulâncias destinadas a municípios paraibanos de sua base política. Com informações doPolíticaPB


24hpb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.