domingo, 15 de abril de 2012

Veja pesquisa com dois cenários para eleições municipais em JP; sem Maranhão e com Agra

Na edição deste domingo (15), o Jornal Correio da Paraíba divulgou uma pesquisa onde apresenta dois cenários para as eleições municipais. O primeiro é com saída do Ex-governador José Maranhão e a entrada do deputado Manoel Júnior. Já no segundo cenário, o prefeito da Capital Luciano Agra é recolocado na briga pela PMJP, sem a presença de Estelizabel Bezerra e sem Nonato Bandeira.

1º Cenário - PMDB perde força sem Maranhão

A pesquisa Consult/Correio (estimulada) apresenta outros dois cenários para as eleições municipais deste ano, em João Pessoa. No primeiro, sai José Maranhão e entra Manoel Júnior, ambos do PMDB. Os números revelam que a saída do ex-governador enfraquece o PMDB na corrida pela sucessão na Capital e abre espaço para o PSDB.

O senador Cícero Lucena, que apoiou a reeleição de Maranhão durante o segundo turno das eleições 2010, sobe para o primeiro lugar com 27,4%. Na pesquisa estimulada o tucano figurou em segundo. Muito se especula sobre a aliança entre Maranhão e Cícero já no primeiro turno das eleições, mas, até o momento, nada existe de oficial. O tucano também enfrenta problemas internos já que o senador Cássio Cunha Lima, tido como uma das lideranças do partido no Estado e que se aliou ao PSB em 2010, ainda não disse claramente o posicionamento para as eleições na Capital paraibana.

Com a retirada do nome de Maranhão neste cenário, o deputado Luciano Cartaxo, que foi vice-governador no Governo Maranhão III, também ganha espaço. Ele é citado por 14,2% dos eleitores entrevistados e figura em segundo lugar. Já a pré-candidata do PSB, Estelizabel Bezerra, vem em terceiro com 8,1%.

O peemedebista Manoel Júnior só aparece em quarto lugar com 4,2%. Ele chegou a lançar, não oficialmente, a pré-candidatura a prefeito da Capital, mas acabou abrindo mão, após pesquisa interna do PMDB colocar o ex-governador à frente. Os números, entretanto, não foram divulgados já que a pesquisa interna não foi registrada junto a Justiça Eleitoral.

Nonato Bandeira, cuja legenda, o PPS, integra a base do prefeito Luciano Agra na Câmara Municipal de João Pessoa – o vice-presidente estadual a legenda, vereador Bruno Farias, é líder de Luciano Agra – e, na do Governo na Assembleia Legislativa, permanece em quinto lugar em relação ao cenário mostrado na edição deste sábado (14), mas o percentual sobe. Ou seja, com Maranhão fora da disputa, o ex-secretário sai de 2,4% para 2,6%.

Já o médico Ítalo Kumamoto aparece em sexto lugar com 1,9%, seguido de Geraldo Amorim (1,2%). É bom lembrar que o PDT, na CMJP, está dividido. O outro vereador da legenda, Raoni Mendes, apoia Nonato. Em último lugar está Renan Palmeiras com 0,2%. Para este cenário 25,9% disseram que não votam em nenhum dos pré-candidatos citados e 14,3% não souberam dizer.

2º cenário - Percentual de Agra supera o de Estelizabel e Nonato

No segundo cenário apresentado pela Consult/Correio (estimulada) o atual prefeito de Jo~çao Pessoa, Luciano Agra (PSB), é recolocado na corrida à sucessão, sem a presença da ex-secretária Estelizabel Bezerra, que conta com o apoio aberto de Ricardo Coutinho, e sem o jornalista Nonato Bandeira, balizado pela formação da chamada Frente Democrática Partidária, encabeçada pelo PPS e integrada por representantes de outros sete partidos.

Os números revelam que a volta de Agra ainda não é suficiente para o PSB alcance a liderança – lembrando que ainda faltam cinco meses para a eleição -, apesar de estar melhor colocado que a sua substituta, Estelizabel Bezerra, e Nonato Bandeira, cujo partido, o PPS, integra a base aliada do Governo municipal. Neste cenário, José Maranhão volta a ser citado e se mantém em primeiro lugar nas intenções de voto com 27%.

O senador Cícero Lucena vem em segundo com 19,2%. Já Luciano Agra aparece em terceiro lugar, com 12,3%. Somados os percentuais de Estelizabel Bezerra e Nonato Bandeira, nos dois outros cenários da pesquisa - o primeiro foi divulgado neste sábado (14) -, o atual prefeito estaria em vantagem com pelo menos dois pontos em relação aos “aliados”.

Juntos, os ex-secretários Estelizabel e Nonato somam 10,1% das intenções de voto no cenário da pesquisa publicado neste sábado (Estelizabel obteve 7,7% e Nonato, 2,4%). Já no cenário sem Maranhão e com Manoel Júnior, os ex-secretários somam 10,7% na preferência (Estelizabel com 8,1% e Nonato, 2,6%).

Ainda em busca de uma unanimidade interna, o deputado petista Luciano Cartaxo aparece em quarto lugar com 10,1%. Em quinto está o médico Ítalo Kumamoto (1,4%), seguido do vereador Geraldo Amorim (0,9%) e Renan Palmeira (0,2%), dos eleitores entrevistados pela pesquisa Consult/ Correio, 16,8% disseram não votar em nenhum dos candidatos citados neste cenário e 12,1% não souberam dizer.


Da Redação com Jornal Correio edição deste domingo (15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.