segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A poesia e o repente perdem um de seus maiores idealistas; morre o poeta Borges

Luto na poesia

O poesia popular está triste. O repente e os versos cantados por poetas populares, também. É que faleceu, neste domingo (17), às 13h, em João Pessoa, o poeta Francisco Sebastião das Chagas Borges, o poeta Borges. Ele tinha 83 anos de idade completados neste sábado (16).
Francisco Borges era natural da cidade de Martins no vizinho Estado do Rio Grande do Norte. Em Guarabira, o poeta tinha como familiares, o filho Gilberto Barros e a nora, psicóloga Penha Pontes, atualmente Coordenadora de Sáude Mental do município.
Gilberto Barros conta que seu pai foi levado, na sexta-feira (15), para o Ortotrauma em João Pessoa, no bairro de Mangabeira, onde permaneceu internado. Lá os médicos diagnosticaram câncer generalizado que levou o poeta a morte.
Francisco Sebastião das Chagas Borges chegou a Guarabira no ano de 1969. Além de Gilberto Barros (ex-candidato a prefeito do município nos idos de 80 pelo PT), o poeta tinha outro filho, Denilson Barros da Silva Borges.
O corpo do poeta Borges foi velado na Casa da Amizade no Bairro do Novo. O sepultamento foi às 10h desta segunda-feira (18). O corpo foi sepultado no Cemitério Central, no centro da cidade de Guarabira.
Francisco Borges morava na Baia da Traição. Há algum tempo vinha lutando para lançar uma coletânea de suas principais poesias. Os poemas (sonetos rimados) de autoria de F. Borges eram ricos de métricas, daí a admiração e o respeito que todos os poetas do ramo tinham por sua obra.
Um dos últimos poemas, vistos pela população guarabirense, de autoria de F. Borges, foi a homenagem, por ele prestada, a poetisa e escritora Marisa Alverga, apresentadora do programa Sem Fronteiras da Rádio Rural AM. O fato ocorreu no dia 17 de outubro de 2009.

PRESENTE POÉTICO
Dª Marisa eu fico agradecido
de convidar-me aqui neste momento
eu expandir do crânio o sentimento
que o dom divino fez-me merecido.
Nos livros seus eu tive acolhimento,
motivo justo e bem atribuído;
seu prefácio para mim valido
num meu livreto de conhecimento.
Rádio Rural aqui já declamei
vários poemas e apoio achei;
pra Baía Traição fiquei ausente.
Ontem oitenta e dois anos de idade
eu completei na sua grã cidade;
Deus lhe dê Paz, eu dou-lhe este Presente.

Guarabira, 17 de outubro de 2009.
Francisco Borges
Poeta

Fonte FatoaFato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.