quarta-feira, 28 de julho de 2010

Homenagem marca os 80 anos da morte de João Pessoa


A Paraíba na última segunda-feira(26) homenageou os 80 anos da morte do presidente João Pessoa com solenidade civica na Praça João Pessoa, visita ao mausoléu do presidente e lançamento de uma programação alusiva aos 80 da Revolução de 30.

O secretário chefe da Casa Civil, Inaldo Leitão lembrou o homem público que foi JOão Pessoa, afirmando que ele não tinha medo de enfrentar desafios e nem de contrariar os poderosos.
O ano de 1930 terá sempre destaque no Brasil e no Estado da Paraíba, pq foi nessa data que estabeleceu o voto da mulher, o voto secreto, a legislaçãoa trabalhista, e assim foram tratados os direitos sociais.

Histórico

João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque nasceu em Umbuzeiro(PB), em 1878. Era sobrinho do ex-presidente da República Epitácio Pessoa e sobrinho neto do barão de Lucena, presidente da provincia de Pernambuco durante o Império.

Ele era formado em Direito pela Faculdade do Recife, em 1904.No ano seguinte, negou apoio ao candidato oficial à Presidencia da República, Júlio Prestes e formou uma chapa de oposição com Getúlio Vargas, nas eleições de 1º de março de 1930.

Em 26 d julho de 1930, o presidente do Estado da Paraíba e candidato a vice-presidente da República, João Pessoa foi assassinado, no Centro de Recife, por João Duarte Dantas, seu adversário político.

A morte de João Pessoa foi considerada o estopim da Revolução de 1930 levando Getúlio Vargas ao poder. A Capital, antes chamada de Paraíba, recebeu o nome de João Pessoa em sua homenagem, em sua memória.

Fonte: Jornal A União

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.