domingo, 10 de março de 2013

Camara Municipal realizou homenagem aos 90 Anos do Romance do “Pavão Misterioso”


A Câmara Municipal de Guarabira realizou na tarde desta quinta-feira (7/03) uma sessão solene para homenagear os 90 Anos do Romance do “Pavão Misterioso”, obra do cordelista guarabirense, José Camelo de Melo, que nasceu em Pilõezinhos quando ainda a localidade pertencia ao município de Guarabira.
A propositura da solenidade foi do vereador-presidente da Casa de Osório de Aquino, Lucas Porpino, por entendimento com os professores Vicente Barbosa e José Paulo – percussores da ideia.
O professor Vicente Barbosa fez o uso da Tribuna da Câmara, na qual agradeceu ao presidente Lucas, bem como a presença maciça das pessoas que lotaram a galeria da Casa, em sua maioria jovens estudantes. Ele fez a apresentação da obra e falou que talvez ninguém na cidade de Guarabira tivesse o conhecimento do tamanho da dimensão do que significa o Romance do Pavão Misterioso. Ele disse que “A obra de José Camelo tem que ser divulgada,  e peço o apoio da imprensa, dos demais órgãos e entidades da Cultura e Educação”,  ressaltou.
Em seguida o professor José Paulo retratou a história de José Camelo de Melo através de um retroprojetor de imagens. Ele disse que uma revista americana destacou a importância do Romance do Pavão Misterioso por meio de um documentário. E ressaltou que o cordelista José Alves Sobrinho foi o maior estudioso do Cordel, já, segundo o orador, José Camelo de Melo foi “o poeta do romance da história”.

A maioria dos vereadores, tanto de oposição, quanto de situação participaram da sessão solene. Os secretários André Filho (Cultura e Turismo), Raimundo Macedo (Educação) e Humberto Santos (Esporte e Lazer) se fizeram presentes na Câmara.
Codecom-PMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.